sexta-feira, 30 de julho de 2010

Grande Comício de Dilma e Tarso em POA

Milhares de pessoas lotaram o Gigantinho para afirmar que o Rio Grande do Sul é Tarso aqui e Dilma Lá, é 13!

O presidente Lula iniciou sua fala lembrando a trajetória de visitas ao Rio Grande do Sul, elogiou a união política obtida pela Unidade Popular no RS e ressaltou que Dilma vai construir a maior coesão política que o país já viu. Dirigindo-se a Tarso, afirmou: “Posso te dizer que a aliança que vocês contruíram aqui vai te levar no dia 3 de outubro ao Piratini.” Também salientou as qualidades de Tarso como ministro da Educação. “Aprendi como esse companheiro que era possível fazer uma revolução na educação.”
Lula emocionou o público ao lembrar que foi um presidente sem diploma que levou educação a milhões de brasileiros. “A elite que governou esse país não sabia o que era capitalismo, precisou entrar um metalúrgico socialista e ensinar a eles”, disse ao referir-se ao fim da dívida externa brasileira. “Agora é o FMI que deve para nós.”
Ao rebater quem dizia que ele não tinha candidato no estado disse: “Tenho número, tenho partido e tenho governador: 13, PT e Tarso.”

7° Aniversário do Ponto de Cultura ArtEstação

Rede de Educadores em Museus Será Formada no RS

Tirado como encaminhamento do 4° Fórum Nacional de Museus, os represenantes gaúchos, que já vinham se articulando na formulação da rede, organizaram uma reunião na qual definirá uma equipe de coordenação dos trabalhos e inicio de suas atividades, nas quais servirão de orientação a ação educativa nos museus.
A REM como é conhecida a rede, surgiu como forma de organizar e sistemaizar trabalhos e experiências dos educadores em museus, congregando profissionais, educadores, estagiários e voluntários, na tarefa de capacitar cada vez mais os espaços museais em conhecimento, criando interfaces com as comunidades locais e visitantes.

Horário: 7 agosto 2010 de 14:00 a 16:00
Local: Museu de História da Medicina do RS
Rua: Independência
Cidade: Porto Alegre
Telefone: 51-30292900
Tipo de evento: Reunião
Organizado por: REM RS

O endereço do blog é http://rem-rs.ning.com/?xg_source=msg_mes_network é necessário que preencher a ficha em anexo e enviar para o seguinte e-mail:remriograndedosul@gmail.com

terça-feira, 27 de julho de 2010

O Que Dizer de Um Final de Semana Indescritivel

Bom muitas emoções e poucas palavras podem descrever este último final de semana, até porque elas não fariam jus aos instantes mágicos vivenciados por este blogueiro. Quando a visita é especial, tudo se torna especial, mágico, extraordinário, inclusive coisas rotineiras, como olhar um filme, passear à beira da praia, ver os pássaros, e coisas deste tipo. E até se meter no barro em pleno domingo, admito, acaba tendo seu toque mágico.
Muitas coisas, queria aqui contar, mas para ser justo não encontraria as palavras adequadas para exprimir cada momento, cada instante, cada gesto e cada olhar que dei e recebi neste final de semana. As vezes, ainda me percebo, meio bobo, meio nostálgico, meio ermitão, meio tudo e meio nada, em total transe, como se fosse picado por um bichinho que me desperta sentimentos, do qual não quero ser mais curado.
Noutra vez, espero receber mais visitas, que elas venham com aquele olhar de ternura e carinhoso, que me embriaga e me consome, que me coloca a pensar sobre os meus dias, sobre o meu futuro, e no mais traduz minha essência em saber o que realmente é importante pra mim. Já dizia o livro do Pequeno Principe "o importante é invisível aos olhos", e acho que foi isso que se traduziu.
Vou ainda a olhar o infinito, em sua linha, na plenitude, até anoitecer, quem sabe lá não surge a estrela que um dia as nuvens enconbriram, mas que nunca deixou de brilhar. Pensarei em ti estrela, torcendo para que o vento leve as nuvens e volte a me mostrar o teu encanto, o teu brilho, me guiando a buscar novos horizontes, seja eles onde estiverem, sejam quais forem as distâncias.
Um cavalheiro, deve sempre estar pronto a desbravar novos caminhos e a encontrar novas formas de fazer e de ser feliz.

Em Pelotas, Vamos Fazer a Diferença!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Espera de Uma Visita!

Ah ansiedade que me consome...
Meu sono, meus pensamentos, meus desejos
A mesma ansiedade que não abrevia o tempo para te trazeres aqui
Perto de mim
E te esconde, como o tempo que não passa para tu chegares.
E por falar em tempo...
Estou a tempo para te dizer...
Que mesmo que dure um momento, um tempo, um cento
Preço, valor ou momento a tua espera será a minha maior alegria
Porque te aguardo como se fosse uma eternidade
Na ansiedade em te rever, te abraçar, te beijar
Mesmo, que o tempo venha a se esgotar
Sinto que é este o momento de falar
Ao quatros cantos do vento, do tempo, do mundo
Que eu quero te amar
Para o todo sempre
Em todo o momento.
Tempo! Preciso Respirar
Antes que a visita possa chegar
Pois a casa vou arrumar
Pra te esperar
E me esperar encantar, somente por te olhar
Pois tu és o meu tempo, o meu momento.
E se todo homem tem um preço!
O meu valor eu já achei

4° Fórum Nacional de Museus e os Resultados

Nos últimos dias foram implementados, as votações dos eixos temáticos e transversais que determinaram a Política Nacional de Museus que vigorará pelo período de 10 anos, já adequando as instituições a lei do Estatuto de Museus, e o Plano Nacional Setorial de Museus que rege pela organicidade dos Museus e suas especificdades e anunciado o programa de Unimuseus, que trará cursos de qualificação e captação de através de instituições de ensino superior.

Veja os outros encaminhamenos:

-Convênio com a Secretaria de Cultura do RS, o Sr. Secretário Cesar Prestes assinou com o IBRAM termo de Cooperação Técnica – 1º estado no pais assinar este tipo de convênio.
- Formação da Rede de Educadores em Museus no Rio Grande do Sul – Dia 7 de agosto no Museus Histórico da medicina
-Apresentação do Roteiro Histórico Nacional Sítios Históricos da republica
-Lançamento do caderno de Estudos Museus e Turismo – Estratégias de Cooperação – IBRAM
- Exposição memória em Movimento Exposição Audiovisual do IBRAM Instituições Museologicas exposição Pontos de Memória
-Adequação e Implantação dos Estatutos dos Museus
-Regionalização do Editais
-Reunião de Professores do Campo Museológico – Ano que vem ocorre em pelotas
- Assembléia Extraordinária do Conselho Internacional de Museologia
- Elaboração do Plano Nacional Setorial de Museus
- Apresentação de Trabalhos
- Conferências Temas
- Reunião Região Sul – Criação do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Cultural – Lei das Cooperativas
- Unimuseus – Programa de qualificação em museus
- Programa de Qualificação de Museus em Turismo
- Política Nacional para os próximos 10 anos

Fica os parábens a todos da equipe do IBRAM que organizaram um fórum de gente grande, em especial a José do Nascimento Junior - Presidente do IBRAM, e a Margarete Moraes que possibilitaram o convite e minha participação no fórum.

Direito à Memória no Grafite e no Museu do Cortejo.


O rapper, grafiteiro e presidente do Ponto de Memória Museu de Favela – MUF (RJ), Carlos Esquivel, conhecido como ” Acme”, e o grupo DF Zulu, do Distrito Federal, fizeram grafite em painéis em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde está acontecendo o 4º Fórum Nacional de Museus. Os artistas estão retratando o tema Direito à Memória.
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Em ritmo contagiante de alegria, o Museu Cortejo percorreu, nesta terça-feira, 13 de julho, o Fórum Nacional de Museus após a abertura da mostra fotográfica Memória em Movimento - que retrata e une em Brasília as comunidades onde estão sendo desenvolvidos os Pontos de Memória.
Para celebrar a ligação das comunidades com a terra – a luta pela moradia , questão que perpassa a história e memória de todas, os representantes dos pontos apresentaram as terras por eles trazidas, que, num ritual de celebração, foram misturadas, tornando-se uma só.
Marcando a união de terras, memórias e pessoas, o museólogo e diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Mário Chagas, gritou “terra brasilis“, guiando então o cortejo até o auditório, onde começou a Conferência Produção Simbólica e Diversidade Cultural.

Fonte: IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

sábado, 17 de julho de 2010

Centenas de Pessoas Prestigiam Inauguração do Comitê de Zelmute e Henrique Fontana em São Lourenço do Sul

Centenas de militantes e simpatizantes prestigiaram na última quinta-feira 15, a inauguração do Comitê de Zelmute Oliveira Deputado Estadual – 13121 e de Henrique Fontana Deputado Federal – 1313 em São Lourenço do Sul. Nem as baixas temperaturas sentidas naquela noite afastaram centenas de pessoas que participaram manifestando seu carinho, apreço e compromisso com as eleições de Zelmute e Henrique Fontana.
O Prefeito de São Lourenço do Sul José Nunes foi enfático ao declarar, “vou votar e fazer campanha para o Zelmute Oliveira para Deputado Estadual e para o Henrique Fontana para Deputado Federal, com estes dois trabalhadores, comprometidos com São Lourenço do Sul, e as eleições de Dilma Presidente, Tarso Genro Governador, Paim e Abgail no Senado, vamos ampliar as conquistas, acelerar o crescimento e seguir criando novas oportunidades para o nosso povo no interior e na cidade”, exclamou.
O Vice-Prefeito Daniel Raupp, os (as) Vereadores (as) Luiz Weber, Márcia Lucas, Dra. Neide e Anete Peglow, participaram da inauguração que contou ainda com as presenças de secretários (as) municipais, empresários (as) e lideranças comunitárias da zona rural e urbana.
O Comitê é na rua Júlio de Castilhos, 1300 (ao lado do Supermercado Jepsen) e está aberto diariamente. É um espaço aberto a participação de militantes e simpatizantes das campanhas. Pegue sua bandeira, saia para rua, leve os materiais, cole adesivo no seu carro, coloque placas e bandeirolas em suas casas e venham construir uma grande vitória de São Lourenço do Sul, elegendo Zelmute Oliveira Deputado Estadual – 13121 e Henrique Fontana Deputado Federal – 1313.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Painéis Simultâneos Formaram Propostas aos Museus no 4° FNM - Brasília/DF

o 4° dia do Fórum Nacional de Museus, ocorreram as Comunicações Coordenadas que tratam de diversos projetos e trabalhos de museus e universidades, com os respectivos cursos de história, memória social e museus, iniciando por temas como a Educação em Direitos Humanos, Direito as Memórias Negras e Outras Histórias, Memorial da Resistência em São Paulo e o Ponto de Memória em Belém/PA. Mas o ponto alto dos debates foram os diversos paínéis simultâneos que abrangeram temas significativos aos museus, no qual pude participar do tema, Museus, Diversidade e Diálogos Culturais,  Ministrada por Lourdes Carbonnel (Diretora do Centro Provincial do Patrimônio Cultural de Granna/Cuba), Luiz Mott (Presidente de Honra do Grupo Gay da Bahia) José Carlos Capinan (Presidente da Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira - AMAFRO) que debateu questões como a experiência cubana em patrimônio cultural e museus, os museus eróticos em ênfase ao Museu Erótico da Bahia e questões de sexofobia e homofobia cultural, ainda vimos uma explanação apaixonada a cerca do Museu da Cultura Afro Brasileira em quesitos como alteridade, reflexão, ação e debate e multisincretismo.
Na reunião da região sul do país, foram estudados a criação de um Fundo de Assistência Técnica, Educaional e Cultural das Cooperativas para os Museus, propostas pelo Instituto Museu, Memória e Vida do Paraná, na volta aos grupos que desde ontem debateram o Plano Setorial de Museus de História, debati no grupo de Pesquisa e Inovação, que ressaltou a pesquisa nas áreas da educação, histórica, em objetos e de público, outos grupos merecem destaque como Economia de Museus e Manutenção e Segurança. Na Conferência Tema IV, Museus, Cidade e Cidadania, que trouxe como Ministrantes Jorge González (Universidade Nacional Autonôma do México), Graça Filipe (Instituto de Museus e da Conservação, Lisboa/Portugal), e Inês Lourdes Ferrera González (Museóloga, Diretora do Museu de Guisa e Granma e Deputada na Assembléia Nacional do Poder Popular de Cuba), onde se tratou de temas como energia social que emana entre as relações sociais, memória como símbolo de ocupação de territórios, o símbolo KC@, onde K significa timoneiro (timonel), C significa Cultura (Cultur) e @ - Circulo Virtuoso e Criação Inteligente, aprendemos com os Príncipios da Política Museológica de Portugal, e a Experuiência em Museus Comunitários na Ilha de Cuba, a História Como um dos Definidores das Humanidades, Território Simbólico e o Mundo Que Pode Caber em Tantos Outros.
Pois organizar ações e projetos que implementem e ampliem pesquisas de cárater científico nos Museus de História, é um desafio que levo na mala de garupa.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Museus e Direitos Culturais em Debates no 4° FNM - Brasília/DF

Os museus e os direitos culturais foram os principais temas, do 3° dia do Fórum Nacional de Museus, com o tema "Museus, Acessibilidade e Direitos Culturais" com os Ministrantes Isabel Portella (Museu da República) Regina Cohen (Núcleo Pró Acesso da UFRJ) e TT Catalão (Secretário da Cidadania Cultural/MinC - Responsável pelo programa Cultura Viva - Pontos de Cultura) foram possíveis compreender questões como: Características de desvantagens na acessibilidade, o espaço museal como deficência, as explorações tatéis como mecanismo de interação aos visitantes com necessidades especiais em visão, videoguia e audioguia, e com o ministrante TT Catalão, fica a relação da Paisagem afetiva, do manifesto antropofágico, a organicidade é surpreendente, a radicalização poética e a poética na vida, e a resignificação de memórias que os fluxos dos pontos de cultura propiciam. Na reunião dos Museu História, foram iniciados debates que se prolongam no dia de hoje para a formulação de planos setrorias de museus, que enfocam os temas transversais, como Gestão Museal, Preservação, Aquisição e Democratização de Acervos, Formação e Capacitação, e Educação e Ação Social.
Na abertura da Conferência tema II - Museus e Economia Criativa com o Ministrante Pedro Cláudio Cunca Brando Bocayuva (Professor do Instituto de Relações Internacionais IRI-PUC/Rio, Trabalha com pesquisa e elaboração de projetos como: as políticas e o planejamento para a gestão e o desenvolvimento territorial, as redes e a incubação em economia solidária, as tecnologias sociais, a produção social, do espaço periférico e questão urbana metropolitana) numa surpreendete abordagem que focou em reeducar o acesso ao novo processo de linguagens, om capitalismo cognitivo, a economia da cultura e do conhecimento, a propriedade intelectual - captando o potencial das inteligências, a espacialização - reconstruindo espaços para lidar com o tempo, na utilização de produtos socio-culturais e contrapondo o fluxo do espetáculo e do conhecimento, o trauma da memória, a interlocução dos modos de ver, captar e produzir as narrativas, a hiperxposição, a customização, seleção e o salvamento de tendências para sua manutenção ou preservação, as ofertas que constrói demandas, as dinâmicas e justificativa da economia de projetos, a hipermídia, a cultura como novo caráter simbólico, produtivo e crítico, a pressão dos novos formatos, os direitos as cidades e os urbanos, a revalidação de novos paradigmas que ocorram leituras e releituras da sociedade, rumos e possibilidades dos manejos e trajetos do software cultura/educação, e os sujeitos fragmentados na cidade.
Uma explanação empolgante, que nos levou a instigar novas perspectivas sobre a vida museal, a sua economia, sua interferência como política pública, nesse foco, cultura/política/educação.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

4° Fórum Nacional de Museus - Brasília/DF

No segundo dia do 4° Fórum Nacional de Brasília, participei articulações da formação da REM/RS - Rede de Educadores em Museus do RS, na qual tem por base o aprofundamento da ação educativa, como referencial de experiências e orientador de bibliografia para o trabalho nos museus, conhecemos a Carta de Princípios da REM, observamos na volta ao mini curso de Museus e Turismo, nos foi apresentado o o roteiro de Sítios Históricos da República, tópicos do novo caderno que deve em breve ser lançado pelo IBRAM, Museus e Turismo - Estratégias de Cooperação, na qual solidifica, os museus como equipamento turístico, enfatiza a cultura e identidade local, e atrativos de lazer, observamos o material didático Missão Cruls, distribuidos as escolas pública de Brasília.Ocorreu a abertura da exposição Pontos de Memória, a Reunião de Professores do Campo Museológico e a Assembléia Extraordinária 2010 do Conselho Internacional de Museologia ICOM/Brasil.
Na abertura da Conferência Tema II: Produção Simbólica e Diversidade Cultural, teve como Ministrante Sérgio Manbert (Dramaturgo há mais de 40 anos, foi Secretário da Diversidade Cultural e esta Presidente na Fundação Nacional de Artes - Funarte/MinC), onde caracterizou a importância na uniãod e vozes na diversidade cultural, a identidade representada na sua produção simbólica, falou da crítica economicista em fator de homogeinização da identidades, fechadas em sí, da antiga separação entre cultura popular e erudita, e dos meios de comunicação, que tentam homogeinizar a a informação.
Todo debate ao 4° FNM.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Direto de Brasília no 4° Fórum Nacional de Museus

No primeiro dia de evento no Centro de Convenções em Brasília/DF, além de reencontrar os amigos do campo museológico, houve a realização de diversos mini cursos que enfatizaram debates pertinentes a vida museal. Optei pelo mini curso de Museus e Turismo, organizado pelo Ministrantes Lana Guimarães (Especialista em Turismo Cultural, Dirige a Empresa Triade Patrimônio Turístico Educação), André Ângulo (Museológo, Responsável pela Reserva Técnica do Museu da República/IBRAM e Coordenador do Circuito de Sitíos Históricos da República), onde foram abordados temas características do Turismo Cultural, Turismo Educativo, Interferência Museológica, Experiências e Bibliografias, Programa de Modernização de Museus para o Turismo, e o Papel da Visitação Para a Comunidade Local.
As 19hs, ocorreu ontem, a Abertura da Conferência Tema I: Direito à Memória, Direito à Museus com o Ministrante Christian Feest (Diretor do Museun Für Völkerkunde (Museu da Etnologia) em Viena/Austria, Etnólogo, Historiador, Especializou-se em Nativo-Americanos dio Nordeste e na Antropologiada Arte Nativo- Americana), no qual fez questão de se comunicar em português com todos os participantes da Conferência.
Ocorreu também a abertura da Exposição Memória em Movimento, e de multiplos espaços como ambientes, Conhecendo Museus do Ibram que inclui exposição e material audiovisual elaborado em conjunto Fundação José de Paiva Neto, Mostra de Artesanato, e diversos estandes de instituições ligadas a vida museológica. Na ocasião o Secretário de Cultura do Estado do RS, Sr. César Prestes, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o Sistema Estadual de Museus do RS e o Instituto Brasileiro de Museus, sendo o primeiro estado brasileiro a assinar este termo no país.
Enfim é o passado legitimando ações do Presente no 4° Fórum Nacional de Museus, e definindo caminho para as políticas públicas culturais deste setor.

Eu Já Sabia

Não sou vidente, mas eu avisei, e foi na mosca! Espanha Campeã Mundial. O time que aos poucos foi se acertando na competição, levou a taça com um futebol de qualidade parando o compacto Portugal, superando a Alemanha, vencendo o Paraguai, e no último embate vencendo a Holanda.
Quem sabe, eu não preveja agora as eleições de 2010?
A oitsava seleção a entrar no rol das campeãs. Fúria, Campeã Mundial.

domingo, 11 de julho de 2010

E Pra Quem Não Se Lembra

Já que hoje, o mundo futebol vai ganhar um novo campeão mundial, Espanha ou Holanda, lembre-se de que em 8 de junho neste mesmo blog eu falei que a Espanha seria campeã mundial, pois é, será que acertei.
Daqui a pouco teremos a resposta, mas uma coisa é inegável, que eu cheguei bem perto, ah isso eu cheguei. De olho na tela, por que o jogo vai começar, boa sorte Espanha, para ti e para minha previsão.

Foto: Revista Abril

sábado, 10 de julho de 2010

Blog da Cultura, Um Ano no Ar

Esta semana, mais precisamente no dia (7), o blog da Casa de Culura de São Lourenço do Sul, completou seu primeiro ano de vida, levando informação sobre os eventos municipais, sobre o MHSLS - Museu Histórico São Lourenço do Sul, a Biblioteca Pública Municipal, o Ponto de Cultura MusicArte, a Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara, o Telecentro Digital, o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico e sobre o município de São Lourenço do Sul.
Fica a dica acessem http://www.culturasls.blogspot.com/ um ótimo blog sobre cultura.
Parabéns a Casa de Cultura de São Lourenço do Sul por disponibilizar uma importante ferramenta de informação e descentralização da cultura a comunidade.

4° Fórum Nacional de Museus, Aí Vou Eu!


O Fórum Nacional de Museus (FNM) é um evento bienal, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e para o Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
A 4ª edição do Fórum Nacional de Museus é uma culminância do processo de construção da Política Nacional de Museus e sintetiza o esforço empreendido para articular, promover, desenvolver e fortalecer o campo museal brasileiro. Trata-se de um momento propício para a avaliação da PNM em termos de metas, experiências, realizações, resultados efetivos, frustrações e, ao mesmo tempo, de construção e projeção no futuro de novas possibilidades e experimentações, de novos caminhos, desafios e horizontes.
Estou indo ao fórum como um Convidado do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, para debater e contribuir com a elaboração de propostas na construção das políticas museológicas do setor. Novamente, sou o único gaúcho convidado pelo IBRAM, o que aumenta a minha responsabilidade no debate, mas ao mesmo tempo mostra que nosso trabalho frente a Assessoria de Memória e Patrimônio de São Lourenço do Sul, é reconhecido nacionalmente.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

São Lourenço do Sul Tem Candidato a Deputado Estadual: Zelmute Oliveira

Nesta terça-feira (6), teve início o processo eleitoral em nosso país. Quero solicitar licença aos internautas, para pedir o seu apoio e o seu voto nesta eleição. Sou candidato a deputado estadual por São Lourenço do Sul, para representar o interior e a cidade, continuar defendendo os interesses do nosso município e região, no Estado e no País. Quero, conectado com o governo municipal de Zé Nunes e Daniel Raupp, continuar trabalhando para ampliar nossas conquistas, promovendo desenvolvimento econômico com geração de emprego, renda e inclusão social. Vou honrar os 4 anos do mandato na Assembleia Legislativa.
Faz diferença eleger um deputado estadual de São Lourenço do Sul, presente, conhecedor de nossa realidade, de nossos problemas e possibilidades. Defensor da pesca artesanal e da diminuição da carga tributária para as micro e pequenas empresas. Um trabalhador simples e humilde, disponível para receber e conversar com todos (as), sempre buscando com compromisso e criatividade, encaminhamentos para superação de nossas necessidades. Comprometido com a agricultura, turismo, cultura, meio ambiente, saúde, educação, economia solidária e segurança. Disposto a lutar por oportunidades para todos (as).
Nas próximas 12 semanas quero conversar com cada cidadão (a) lourenciano (a). Visitar o maior número de residências possíveis. Receber vocês nos nossos comitês: na Rua Júlio de Castilhos, 1300 (ao lado do Supermercado Jepsen) e na Av. Nono Centeno, 1714/2 (ao lado do Comercial Porepp) ou na sede do Partido dos Trabalhadores, na rua Almirante Barroso. Vamos apresentar nestes espaços, propostas de organização de um mandato na Assembleia Legislativa que faça diferença, juntamente com a tua participação.
Vamos realizar uma campanha alegre e participativa, onde cada cidadão (a) lourenciano (a) está convidado (a) a somar esforços conosco para conquistarmos este mandato para nosso município e região. Vamos trabalhar coletivamente para juntos valorizarmos a autoestima do nosso povo, potencializarmos o momento positivo e a energia que construímos juntos.
Faz diferença eleger um deputado estadual de São Lourenço do Sul. Vou trabalhar incansavelmente, juntamente com cada um de vocês para, juntos, construirmos uma grande vitória para o nosso município. Vote 13121. Zelmute Oliveira deputado estadual.

Foto: Rafael Grigoletti

terça-feira, 6 de julho de 2010

Em Camaquã

Nos últimos dias diversas agendas me levaram a Camaquã, foi a 30° edição da Feira do Livro, encontro com o Partido dos Trabalhadores, reunião com grupo de jovens do campo e da cidade, lideranças do interiror e visitas ao comércio, sempre com a presença do amigo Fernando Restani e o companheiro Zelmute Oliveira.
Na foto, tirada pelo amigo Rafael Grigoleti que nos acompanhou durante a jornada, o encontro com jovens em Camaquã, na sede dos Aposentados e Pensionistas da cidade, onde através de debates e dinâmicas contextualizaram seu cotidiano.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Vote Com Consciência Nas Eleições de 2010.

Apartir das 00:01 de amanhã (6), inicia-se o periodo eleitoral, uma campanha que torcemos para que seja propositiva sem baixarias, sem apelos desesperados e desqualificados, injúrias e outras peripécias que o período acaba mostrando. Queremos fortalecer a democracia, e torcemos para que isto, simbolize e signifique a ampliação do protagonismo social nas eleições, que as escolhas sejam importantes na construção do desenvolvimento de cada cidade, estado e do país.
Este é um momento importante, com uma eleição de novidades, com o uso livre da internet, a força das redes sociais, e o fortalecimento do militante virtual na disputa da qualidade de informação e convencimento.
É hora de fazer a diferença nas eleições em 2010, mãos à obra, construir a unidade popular em torno do Rio Grande do Sul, construíndo um Brasil que queremos.
Vote com consciência nas eleições de 2010.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nova Enfermidade Foi Descoberta

ENFERMIDADE: SEFOIA

SEFOIA: Enfermidade ainda não aceita pela classe médica. Entretanto, milhões de pessoas em todo mundo padecem deste mal e esperam a aprovação da Organização Mundial de Saúde para que se estude e se encontre a cura para esta mortal enfermidade que, cada dia, é adquirida por milhares de pessoas.

SINTOMAS QUE DEFINEM O APARECIMENTO DESTA PATOLOGIA:
1.- Se um café te provoca insônia.
2.- Se uma cerveja te leva direto ao banheiro.
3.- Se tudo te parece muito caro.
4.- Se qualquer coisa te altera.
5.- Se todo pequeno excesso alimentar te provoca aumento de peso.
6.- Se a feijoada "cai" como chumbo no estômago.
7.- Se o sal sobe a tua pressão arterial.
8.- Se em uma festa pedes a mesa mais distante possível da música e das pessoas.
9.- Se o amarrar os sapatos te produz dor nos quadris.
10.- Se a TV te provoca sono.

Todos esses sintomas são prova irrefutável que padeces de Sefoia

SE-FOI-A juventude!!!!!!!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tarso Debate na Famurs


A Governadora Yeda Crusius não compareceu ao encontro, ocorrido no 30º Congresso dos Municípios do RS, promovido pela Famurs, em Porto Alegre. Tarso Genro e José Fogaça participaram do primeiro debate na corrida pelo Piratini em 2010. O encontro, ocorrido no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
A governadora Yeda Crusius não compareceu, prestigiando apenas a solenidade de posse do novo presidente da entidade, Vilmar Zanchin (prefeito de Marau), ocorrida após o debate. Sabatinados pelo jornalista Lasier Martins, Tarso e Fogaça responderam a onze perguntas elaboradas por técnicos da Famurs.
O evento durou cerca de três horas. Os candidatos mantiveram o clima amistoso, evitando maiores confrontamentos. Tarso, no entanto, fez questão de salientar a ligação com a candidatura de Dilma Rousseff, e destacar as conquistas do governo Lula. “É importante que a população saiba identificar nos candidatos o projeto que eles representam. Nós somos os representantes da candidatura da ministra Dilma, e fizemos parte das grandes conquistas obtidas ao longo de oito anos do governo Lula”, afirmou.
Na educação, o petista fez questão de priorizar a expansão do ensino técnico e a qualificação no ensino médio e ensino superior, como prevê o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). “O Fundeb amplia os recursos que já eram repassados para ensino fundamental, para que os Estados ampliem as vagas do ensino médio”, explicou o ex-ministro da Educação. Tarso também prometeu "tirar da UTI" a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e ampliar o alcance do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O Pronasci entrou em pauta também quando o assunto foi Segurança Pública. Segundo o ex-ministro, o programa já destinou ao Estado R$ 167 milhões. “A Lei aprovada no Congresso e que instituiu o Pronasci propõe a integração das forças policias, dos municípios, do Estado e da União”, enfatizou Tarso.
Outro ponto de destaque foi o comprometimento com o respeito à Emenda 29, que prevê o repasse de 12% das receitas do Estado para investimentos em saúde nos municípios. Tarso ainda falou sobre a criação de um gabinete especial que servirá de link direto entre prefeitos e o governo estadual. Esse contato direto facilitaria na criação de núcleos de apoio aos prefeitos na obtenção de financiamentos do governo federal, BNDES, Banrisul e Banco Mundial.

Fotos: Fernando Rezende/Famurs
Fonte: Claiton Silva