terça-feira, 31 de maio de 2011

Caminhos da Matriz

No dia 29 do mês de maio de 2011, o Museu Julio de Castilhos teve a grata satisfação de participar do Projeto Caminhos da Matriz, de iniciativa do Memorial do Ministério Público.
Na bela tarde daquele dia o museu recebeu os participantes da atividade propiciando uma visita mediada às diferentes salas de exposição. Com muita disposição e bom humor os visitantes ouviram atentamente ao mediador e também colaboraram com comentários e perguntas.
Durante aproximadamente uma hora foram apresentados os diferentes períodos que o acervo do Museu Julio de Castilhos traz a tona como testemunhas do passado do Estado do Rio Grande do Sul.

O Museu nos Caminhos da Matriz Cabe também destacar neste espaço a importância do Museu Julio dentro deste projeto. Uma vez que, os Caminhos da Matriz se propõe a visitações nos espaços de memória relacionados ao poder público estadual.
O Museu Julio de Castilhos é uma instituição com mais de 100 anos e que se encontra no espaço que constituiu a moradia, do então Presidente da Província e líder do Partido Republicano Riograndense, Julio de Castilhos. Personalidade importante para política do Estado do Rio Grande do Sul, responsável por um legado lembrado até hoje.
Dentro deste contexto o Museu Julio de Castilhos, instituição vinculada a Secretaria de Estado da Cultura, se afirma como importante ponto da memória política do nosso Estado, junto com as outras instituições que fazem parte desta iniciativa.

Museu Antropológico do RS Oferece Bolsas de Iniciação Científica

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica — PROBIC — da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) para estudantes, a partir do 3º semestre dos cursos de Ciências Sociais, Museologia, Antropologia e áreas afins.
As vagas destinam-se ao trabalho de pesquisa no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul e as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de junho de 2011. A instituição oferece bolsa no valor de R$ 360,00.
Veja o edital completo aqui na página da Sedac/Editais.
O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul é uma das instituições museológicas da Secretaria de Estado da Cultura.

Inscrições:
Os interessados devem enviar currículo, histórico do curso e comprovante de matricula de 23/05 a 10/06/2011 para o e-mail mars@cultura.rs.gov.br, ou entregá-lo pessoalmente na sede do MARS, na Rua dos Andradas, 1234 – Sala 1009 – Centro – Porto Alegre.
Processo de Seleção: 13/06 e 14/06/2011.
Divulgação do resultado: 15/06/2011.
Outras informações pelo telefone 51 3228-7664.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Mística da PJ

Voltar a algum lugar, a algum espaço, a alguma memória, é recordar, "[...]e recordar é passar pelo coração", uma lembrança que antes fora não esquecida, mas adormecida pela turbulência do dia a dia. Uma lembrança que passa pelo histórico de vida, e pela formulações e opções que forjam as concepções de quem eu sou e de quem eu pretendo ser, perpassadas por um projeto de vida, escrito e reescrito por outrem com desejos e medos, mas outrora de utopia e de desafios... Relembradas quando visitei, ou melhor, revisitei nesse último final de semana a 1° Etapa da Escola da Juventude de Porto Alegre, e pude ver com a história também é cíclica, de quanto e quando ainda há de nossos sonhos externados em novos rostos e corações.
Um mesmo som, uma mesma, um mesmo cheiro, uma mesma luz... Tudo alicerçado por mesmo "novo" desafiador "momento. Um momento de deserto, de busca de si, para entender o outro, e conviver com os outros. Um momento de se revisitar, de se "reolhar" de se perceber e perceber que parte de suas escolhas, são por que as pode buscar.
Quanto a mim, fiquei feliz de como posso me perceber, e de como ainda é bom saber que a gente pode se identificar com um ideal tão rico, de como me entendo enquanto sujeito que se forja e de construção de mundo, que pode e está em constante mudança. Fiquei orgulhoso de ver minha história, recontada por alguns amigos, de ver como cada vez que a conto e ela se ressignifca para mim, mas principalmente de como é bom se identificar com as novas histórias dentro das Pastorais de Juventude, nesses 30 anos de RS, e de mais de uma década da qual tive a oportunidade de descobrir e desvelar...
A mística nos remete a essas voltas, a esses calabouços que por ora se fecham com um sinal de proteção, de nos fazer repensar a vida e nossa atitude, de como é necessário o outro para consigo mesmo, e de como a incompletude de nosso ser, é ampla, diversa e plural, mas que ao mesmo tempo é idêntica a do outro, e de que os termos podem estar em consonância, com uma algo agora, no futuro e no passado, ou seja sempre presente na memória e na história.
É como diz uma canção "Quando a gente se encontra, não somos apenas alguns..."

Um Governo em Rede

Literalmente os sistemas são ferramentas que possibilitam interligar áreas, debates e promover discussões acerca de questões que são comuns a poucos, a muitos e a todos. No contexto social, cada vez mais as gestões públicas vem aperfeiçoando e enfatizando duas vertentes importantRio Grandees de suas políticas públicas, uma o desenvolvimento econômico aliado a geração da ampliação da capacidade de trabalho e renda, e outra a democracia participativa, incluindo novos agentes e comunidades nos debates decisórios de construção de alternativas para os encaminhamentos das soluções de questões fundamentais a toda a sociedade.
Neste contexto, o atual Governo do Estado do Rio Grande do Sul, retoma um processo iniciado lá na gestão do ex-Governador Olívio Dutra(1998/2002) fortalecendo o serviço público do estado nas cruzadas instituicionais de algumas autarquias completamente sucateadas no governo Yeda Crussius (2006/2010), e na busca de alternativas para a valorização do funcionário público do estado, enfrentando temas como a previdência, as condições de trabalho, o salário, os precatórios, a divida ativa do estado com a união e outros, que representam um descompasso com um modelo de gestão equanime e equilibrada, já que o estado apresenta um déficit em suas receitas.
Contudo o governo arregaça as manga e busca atrair novos investimentos, sejam através de elaboração de projetos vinculados a união, ao Mercosul, a investidores estrangeiros, ou mesmo ampliando ações como o simples gaúcho que diminuem a carga tributária para a iniciativa privada no estado.
Na democracia participativa, o governo edita algumas das consagradas alternativas de gestão do ex-Presidente Lula no país, como a criação da Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a criação do Gabinete de Relações Internacionais, o recorte de gênero com a criação de Políticas Públicas Para as Mulheres, e amplia a medida que anuncia a retomada do Orçamento Participativo no Estado (Gestão Olívio), a criaçaõ do Gabinete dos Prefeitos, as audiências públicas do PPA, a interatividade do Gabinete Digital como ferramenta de um diálogo direto com o cidadão, reconhecendo novos agentes como formuladores da opinião pública, e do direito ao acesso a informação tão bem expressado pela blogosfera, e muitas outras ações participativas refletidas para dentro das secretarias de estado, como os Diálogos Culturais e a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer que formulará para além do Conselho Estadual de Cultura, um Plano Estadual e Colegiados Setoriais de Cultura, desenvolvendo uma interligação e ações específicas para o fortalecimento das áreas artísticas.
Enfim um Governo em rede, que reconhece espaços, formas, debates, diálogos e discussões exercidas das mais diferentes formas, como mecanismos que fomentem cada vez a cidadania, que estes processos impliquem na consolidação de um processo de consertação que amplie o desenvolvimento econômico e social do RS.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

No Teatro de Arena

Referendo Popular Italiano 2011

Coordenação América Meridional
 
Se você é ou conhece algum cidadão italiano residente no exterior ajude a divulgar o Referendo Popular.
 
Os italianos no exterior votam por correspondência até as 16 horas de 09 de junho de 2011 para 4 referendos populares e sua participação é muito importante.
 
Ela é relevante seja para reafirmar o interesse destes pela Itália, seja para ajudar os italianos a chegar ao número mínimo de votos necessários a validação do referendo. Lembre que o voto é a mais importante demonstração de cidadania e não podemos desperdiçá-lo.
 
A cédulas para o voto já devem ter chegado para a maioria dos eleitores – quem não as recebeu deve contatar o Consulado Geral da Itália de sua circunscrição - mas a quantidade de informações sobre o tema é bastante escassa, o que tem dificultado as manifestações de voto.
 
Por isso, o Círculo de Porto Alegre do Partito Democratico está enviando informações sobre como votar e uma explicação sobre os quesitos a serem votados com explicações e com a nossa posição.
 
Referendo nº1 Cédula Vermelha
§        Modalidade de concessão e gestão de serviços públicos locais de importância econômica. (Privatização da água)
§        REVOGAÇÃO
O quesito prevê a anulação das normas que atualmente permitem privatizar a gestão dos serviços públicos locais e consequentemente a água.
 
Referendo nº2 Cédula Amarela
§        Determinação das tarifas da água tendo por base a adequada remuneração do capital investido.
§        REVOGAÇÃO PARCIAL DA NORMA
O quesito propõe a anulação das normas que preveem não apenas o pagamento do serviço como também a remuneração do capital investido pelo gestor, onerando as tarifas de fornecimento da água.
A água é um serviço básico e como tal não devia premiar financeiramente os gestores.
 
Referendo nº3 Cédula Cinza
§        Novas centrais para a produção de energia nuclear
§        REVOGAÇÃO PARCIAL DA NORMA
O quesito propõem a anulação da norma que prevê a criação de mais centrais de produção de energia nuclear na Itália.
 
Referendo nº4 Cédula Verde
O quesito propõe a anulação de normas em matéria de legítimo impedimento do Presidente e dos Ministros de comparecer em audiências penais.
Estas normas impossibilitam julgar, durante o mandato, quem nos governa, deixando tais governantes imunes e impunes. Acreditamos que quem nos representa deva seguir as mesmas leis e ser punido da mesma forma que nós, cidadãos.
 
§       Vota SIM quem quer anular estas normas
§       Vota NÃO quem quer que permaneçam em vigor
 
Para preservar a água pública, a saúde e a justiça VOTE 4 vezes SIM:
§        SIM para que a água siga pública!
§        SIM para que a tarifa da água seja justa!
§        SIM contra as Centrais Nucleares!
§        SIM contra o legítmo impedimento!
 
 
Se deseja conhecer ou participar de nosso círculo entre em contato pelo telefone 55 51 92556132
 
 
Apoio:
Assessoria & Traduções

Antonini, Falavigna, Poletto & Bernardo
Há 15 anos reconstruindo a história das famílias italianas
Rua José de Alencar 377/03 CEP 90880-481 Porto Alegre RS
Telefone: 51 32321149 - E-mail: citalia@terra.com.br

Museu Julio de Castilhos Recebe Portas Restauradas

A fachada do Museu Julio de Castilhos está com novo rosto. Na manhã dessa quarta-feira (25) iniciou a colocação das portas restauradas.
O processo de restauração, além de incluir os procedimentos de conservação, preocupa-se com a valorização dos valores históricos e estéticos, conferindo ao trabalho a qualidade de obra histórica única. Esse processo busca conservar e proteger a estrutura da fachada da casa onde viveu Julio de Castilhos da atuação de agentes externos, como a temperatura, umidade e ação do ar, de forma a favorecer a proteção aos materiais constitutivos da obra.
Com a supervisão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) está sendo realizado o polimento e redefinição da pintura das esquadrias, um trabalho específico sobre as figuras presentes nas portas da casa e o acabamento das mesmas, assim como a colocação dos balaustre de mármore.
O Museu Julio de Castilhos é uma das instituições museológicas vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro em número de museus.
 
Museu Julio de Castilhos
Rua Duque de Caxias, 1.205 – Centro – Porto Alegre
A instituição fica aberta ao público de terças a sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
Telefone (51) 3221.3959, no site www.museujuliodecastilhos.rs.gov.br ou
pelo e-mail museu_juliodecastilhos@cultura.rs.gov.br

Texto e Foto: Rodrigo Vieira Ribeiro
Edição: Asscom/Sedac

REM no Museu do TREM

O próximo encontro da REM-RS será no dia
28/05, às 14 horas.
Local: Museu do Trem em São Leopoldo
Endereço: Rua
Lindolfo Collor, nº61 - Centro

Palestra com a diretora do Museu do Trem - Alice Benvenuti - "Breve
Histórico das Ações Educativas para os Museus e Museus de Arte no período de
1816 a 2003".

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Filme Ventre Livre no Museu Julio de Castilhos

Finalizando a programação do Mês dos Museus, o Museu Julio de Castilhos exibe gratuitamente nesta quinta-feira (26), às 19h, na sala do Cineclube, o filme Ventre Livre.
Dirigido por Ana Luiza Azevedo, o documentário gaúcho de média-metragem aborda questões de direitos reprodutivos. Filmado em 1994, o filme acumula diversos prêmios, entre eles, os Kikitos de Melhor Média-Metragem, Filme Gaúcho, Roteiro e Montagem, no Festival de Gramado.
Formada em Artes Plásticas pela UFRGS, Ana Luiza Azevedo é integrante da Casa de Cinema de Porto Alegre. Em 2007, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Antes que o Mundo Acabe, que foi apresentado e premiado em alguns festivais, antes mesmo de seu lançamento comercial.
O Museu Julio de Castilhos é uma das instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Localiza-se na Rua Duque de Caxias, 1.205 – Centro – Porto Alegre - CEP.: 90.010-283. A instituição fica aberta ao público de terças a sábados, das 10h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3221.3959 ou no site www.museujuliodecastilhos.rs.gov.br

Texto: Asscom/Sedac

O Fundo de Desenvolvimento dos Museus é Aprovado em Comissão da Câmara

A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã desta quarta-feira, 4/5, o Projeto de Lei nº 3845/2008, que autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Nacional de Desenvolvimento dos Museus (FNDM). A aprovação do PL na comissão é uma conquista do setor museal, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).
De autoria da então senadora Ideli Salvatti, o projeto de lei, que já foi aprovado no Senado Federal, tem por objetivo apoiar projetos de museus que visem à criação, construção, restauração e modernização de prédios e monumentos; aquisição e manutenção de acervos museológicos; formação e valorização de profissionais que atuam na área; e melhoria da gestão dos museus e desenvolvimento de programas educativos, de comunicação e difusão de acervos. Na CEC, o PL obteve parecer favorável da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), tendo sido aprovado por unanimidade.
De acordo com o parecer, a criação do Fundo “encontra plena consonância com os dispositivos constitucionais referentes à proteção do patrimônio cultural brasileiro (art. 216 e respectivos incisos da CF), com a legislação infraconstitucional vigente (Estatuto dos Museus, lei nº 11.904/ 2009), com as diretrizes da política cultural em vigor, com a Política Nacional de Museus e o Sistema Brasileiro de Museus (decreto nº 5.264/ 2004); com os princípios de valorização da nossa diversidade cultural e com a demanda social pela ampliação do acesso aos bens culturais a um maior número de brasileiros”.
O projeto de lei estabelece que a gestão do FNDM caberá ao Ministério da Cultura, por intermédio do Ibram,na qualidade de formulador da política de transferências e aplicações e de supervisor da execução das operações; e à Caixa Econômica Federal, na qualidade de agente operadora e administradora dos ativos e passivos, conforme dispuser regulamento legal.
O PL 3845/2008, que tramita em regime de prioridade sujeito à apreciação conclusiva pelas Comissões, será apreciado ainda pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).

 Fonte: Assessoria de Comunicação – Ibram/MinC

Vem Aí o Maior Festival Nativista do RS

Este o Festival Reponte da Canção, chega a sua 27° edição initerrupta e marca a volta da produção cultural da cidade de São Lourenço do Sul, pós as enxurradas que afetaram aquela comunidade.
Neste contexto, o Reponte que além de já ser por objeto de lei um Patrimônio Cultural do Município, surge como um símbolo dessa retomada, dessa força que essa comunidade vai expressar através de seu canto, de sua história, de sua melodia.
Vamos todas a terra de todas as paisagens prestigiar este importante evento.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ANPUH realizou Reunião de Trabalho no Museu Julio de Castilhos.

O Museu Julio de Castilhos, instituição vinculada a Secretaria de Estado da Cultura, recebeu neste sábado (20) reunião de trabalho do GT de Estudos Medievais, ligado à ANPUH-RS. Durante o evento aconteceu à posse dos novos coordenadores dos GTs ANPUH.
A ANPUH (Associação Nacional de História) é uma associação formada por profissionais ligados a área de história, que busca difundir e produzir conhecimento sobre temas históricos.
O Evento contou ainda com a palestra A Transmissão dos Saberes no Ocidente Medieval, séculos XI e XII, ministrada pela nova coordenadora, Dra. Carlinda Maria Fischer Mattos.

Presidente da Funarte Conversa Com a Comunidade Cultural Gaúcha

Dentro do ciclo Encontros com o Ministério da Cultura, Porto Alegre recebeu o presidente da Fundação Nacional de Arte – Funarte - Antonio Grassi. O encontro foi na tarde dessa segunda-feira (23) no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana.
O Secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, o secretário adjunto Jéferson Assumção, e o diretor da CCMQ, Marcos Barreto, participaram da mesa de abertura junto com o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, a representante da Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes.
O secretário Assis Brasil, deu as boas vindas à equipe do MinC e falou sobre a grande produção cultural gerada pelos gaúchos. “ O Governo do Estado está pronto para debater as políticas públicas para a cultura e as encaminhar da melhor forma possível”, disse o Assis Brasil.
Vitor Ortiz falou do desafio que o ministério tem em dar continuidade aos projetos encaminhados no governo Lula e avançar ainda mais nas propostas. “ Temos preocupação em dar andamento aos projetos iniciados e zelar para superar os problemas encontrados na trajetória”, finalizou o secretário executivo do MinC.
Antonio Grassi relatou a história da criação da Funarte e do objetivo de criar um calendário que conjugue com as ações dos Colegiados Setoriais do ministério. “ E o nosso grande desafio é trabalhar para integrar a Funarte totalmente ao ministério, criando um programa de trabalho integrado e não sermos apenas uma vinculada”, enfatizou o presidente da Fundação Nacional de Arte.
Em seguida o encontro foi aberto à participação da plenária que lotou o teatro Bruno Kiefer, com capacidade para 200 lugares. O maior interesse dos participantes foi em saber como suas linguagens e atividades culturais se enquadram nos projetos da Funarte e formas de financiamento.
O objetivo principal dos Encontros com o Ministério da Cultura é apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas do MinC. Entre as propostas também está ampliar o diálogo com a classe artística, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias.

Texto e foto: Asscom Sedac

sábado, 21 de maio de 2011

Vice Diretora do Museu do Índio do Rio de Janeiro Faz Palestra no Museu Julio de Castilhos

O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, em parceria com o Museu Julio de Castilhos, realizou nessa sexta-feira (20) palestra com a antropóloga e vice diretora do Museu do Índio do Rio de Janeiro, Ariuza Almeida .
O Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao Ministério da Justiça, foi criado por Darcy Ribeiro, no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1953. É a única instituição oficial no país, exclusivamente dedicada às culturas indígenas.
Durante sua explanação Ariuza, apresentou a estrutura do Museu do Índio, que conta hoje com laboratórios de conservação, reservas técnicas, biblioteca e galerias, além de dar ênfase às exposições de longa duração e mostras temporárias realizadas pela instituição. Num segundo momento foram apresentadas as experiências realizadas no campo da expografia e de ações educativas. Segundo Ariuza os projetos da instituição buscam associar entretenimento, educação e estudo, transformando o Museu do Índio em forte referência para pesquisadores e interessados na questão indígena.
O Museu Antropológico e o Museu Julio de Castilhos são instituições vinculadas a Secretaria de Estado da Cultura.

Texto e Foto: Rodrigo Ribeiro

90 Anos do Palácio Piratini

Por Luciane Franco

Do positivismo de Borges de Medeiros passando pelo trabalhismo de Leonel Brizola até a democracia participativa de Tarso Genro passaram-se 90 anos. Neste quase um século de existência o Palácio Piratini tornou-se o símbolo das decisões políticas do Estado. E nada mais significativo do que uma grande festa nos jardins para encerrar as comemorações de aniversário do prédio tombado há 11 anos pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
_________________________________________________________
Por Joel Santana

Não por menos, quero falar da minha satisfação em comparecer ao jantar em homenagem a este monumento político cultural do RS, que ressignifica a nossa história enquanto povo, enquanto cidadania, enquanto democracia. A altura da magnitude do Palácio Piratini foram as apresentações culturais, com a significação do brinde e da lembrança de Julio de Castilhos, homem este, que influenciou a Borges de Medeiros tornar como sede do governo estadual este Palácio.

Foto: Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini

Concerto de Piano para Comemorar Dia Internacional dos Museus no Júlio de Castilhos



O público que compareceu no Museu Júlio de Castilhos na noite dessa quarta-feira (18) acompanhou um brilhante concerto de piano do músico e compósitos uruguaio, Gustavo Britos. Litz, Chopin, e composições próprias formaram o programa que marcou as comemorações do Dia Nacional dos Museus.
Antes do concerto a diretora do Arquivo Público do Estado, Isabel Almeida, apresentou a linha de pesquisa de um projeto que vai delinear a figura da mulher no período de 1889 a 1975.A pesquisa é feita com base nos documentos de vara de família que pertencem ao acerto do Apers. O projeto prevê a publicação de fascículos com toda a pesquisa.

Gustavo britos é compositor, pianista, ex-diretor do conservatório musical de Montevidéu, no Uruguai. Criou um método para o ensino de piano. Compôs seis sonatas para piano, uma para violino e piano e uma para orquestra de cordas, e ainda quatro fantasias para piano.



Texto : Asscom Sedac
Foto: Rodrigo Vieira Ribeiro

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Literalmente a Volta do Jeans

Na verdade, o jeans nunca saiu de frequência, nem de moda como se diz, mas é inegável o efeito que o inverno faz ressurgir muitas peças dos jeans dos armários, tomando as ruas, as vitrines das lojas, e aumentando o consumo do vestuário.
O jeans é uma roupa que combina com os mais variados estilos, desde os mais tradicionais aos mais despojados, se adaptando conforme os estilos e suas personalidades.
Há pessoas que se vestem exclusivamente de jeans, formando desse tecido marcas e um estilo bem peculiar, até porque o jeans tem uma variedade de cores e formas compondo inclusive o tecido de alguns calçados.
Enfim, o jeans nunca saiu de moda, e de fato, no inverno ele resplandece mostrando a sua força, de fato o inverno chegou trazendo com ele o jeans.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hoje é o Dia Internacional de Museus, Comemore!

Dentro da programação da 9ª Semana Nacional de Museus, o Museu Julio de Castilhos, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, realiza nesta quarta-feira (18), palestra com a Diretora do Arquivo Público do Rio Grande do Sul, Isabel Almeida, que apresentará a linha de pesquisa do Arquivo Público Afinal, onde estão as mulheres no Arquivo Público? Gênero, Memória e História. Na oportunidade, o pianista uruguaio Gustavo José Britos Zunin apresentará obras clássicas de Franz Liszt, Frederik Chopin e Sergei Vasilievich Rachmaninoff, e obras de sua própria autoria ao público presente. Gustavo Britos residente no Brasil há algumas décadas, já foi diretor do "Conservatório Musical Montevidéu no Uruguai”.

Atendimento ao Público:
Rua Duque de Caxias, 1.205 – Centro – Porto Alegre - CEP.: 90.010-283. A instituição fica aberta ao público de terças a sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3221.3959, no site www.museujuliodecastilhos.rs.gov.br ou
pelo e-mail museu_juliodecastilhos@cultura.rs.gov.br

Edição: Asscom/Sedac

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Universo Feminino Retratado em Mostra no Museu Júlio de Castilhos

Aberta na noite dessa terça-feira (10) a exposição Tecendo...Memórias do Feminino, que fica aberta ao público de terças a sábado das 10h às 18h. Com esse evento a Secretaria de Estado da Cultura integra a programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que também apresenta palestras e filmes.
O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro que possui um mês dedicado aos museus, que é este mês de maio, pois no dia 18 se comemora o dia Internacional de Museus. A exposição Tecendo...Memórias do Feminino é composta com obras do acervo do Museu e conta com a parceria da secretaria de Políticas para as Mulheres e do Instituto Brasileiro de Museus.
Na cerimônia de abertura o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, lembrou que possui uma ligação especial com o Museu Júlio desde os seus tempos de criança, quando estudava no colégio Anchieta, que ficava ao lado do Museu. “Temos que festejar essa iniciativa da exposição em homenagear as mulheres, com suas conquistas ampliadas no mundo. Há muito o que recuperar ainda e é uma mostra emblemática nesse momento de transformação política em que se encontra o estado”, disse o secretário.
A secretária de Estada das Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, disse que a exposição lança um desafio a todos e todas para mergulhar na lembrança desses cenários de dureza para as mulheres que estão marcados nas fotos. “O desafio de conseguir mergulhar na história da vida de cada mulher ali retratada e que nos remete ao presente”, afirmou a secretária Márcia.
O diretor do Museu Júlio de Castilhos falou sobre o novo momento na expografia da instituição que se inicia com essa mostra. Além da exposição Tecendo...Memórias do Feminino há outras atividades programadas para o mês dos museus.

18/05 – 19h
Isabel Almeida – diretora do Arquivo Público - APERS – Afinal, onde estão as mulheres no Arquivo Público? Gênero, Memória e História

26/05 – 19h –
No Cineclube do Museu- exibição do filme – Ventre Livre - de Ana Luiza de Azevedo- entrada Franca.

Semana dos Museus

A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente em celebração do Dia Internacional dos Museus, que é 18 de maio. Durante uma semana as instituições museológicas de todos o país promovem eventos em torno de um mesmo tema, que em 2011 é Museu e Memória.

Texto e foto: Asscom Sedac

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Nó Tático de Renato em Falcão

O último GRENAL fica marcado pelo nó tático que o Técnico do Grêmio Renato Gaúcho deu em Falcão Técnico do Inter (ao qual era favorito, porque jogava em casa e enfrentava um Grêmio completamente desfigurado com muitos desfalques), Renato colocou o time a jogar pelas laterais nas costas do time adversário, no meio campo a presença de dois armadores (Douglas e Escudero) deram mais qualidade no toque de bola da equipe, a troca de zaga, com a presença de Wilson deu mais força na marcação, e o ataque ficou mais rápido e veloz com Viçosa e Leandro, obviamente ainda é um time fraco perto dos quase galáticos colorados, com seus D`alessandro, Damião, Guinãzu e outros..., mas um time batalhador.
Renato também não deu moleza a equipe e estava sempre a postos, gritando e orientando a equipe a beira do campo, não se intimidou por sair perdendo, jogou pra cima do adversário fora de casa, resultado uma vitória de 3 X 2 fora de casa, e toda a vantagem pra decisão no estádio Olímpico no próximo domingo na disputa pelo título do Campeonato Gaúcho de 2011.
Mas os próximos 90 minutos deste clássico (que é sem dúvida a maior rivalidade do país) ainda tem muita coisa pra acontecer... Vamo, vamo, vamo tricolor!!!

Foto do site www.clauderioaugusto.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Programação do Museu Júlio de Castilhos na 9° Semana de Museus



Programação:

Dia: 10/05 (Terça – Feira)
Horário: 19 h
Abertura da Exposição: Tecendo Memórias do Feminino

Dia: 17/05 (Terça-Feira)
Visita Técnica do IBRAM
Elaboração do Roteiro Conhecendo Museus

Dia: 18/05 (Quarta – Feira)
Apresentação da Linha de Pesquisa do APERS
Por Isabel Almeida (Diretora do Arquivo Público do Estado do RS)
Afinal, onde estão as mulheres no Arquivo Público?
Gênero, Memória e História

Dia: 26/05 (Quinta-Feira)
Cineclube Museu Julio de Castilhos
Filme: Ventre Livre de Ana Luiza de Azevedo

Pode-se Ver Através Disto?

A Liberdade da Auto-Suficiência

Quanto mais uma pessoa tem em si, tanto menos os outros podem ser alguma coisa para ela. Um certo sentimento de auto-suficiência é o que impede os indivíduos de riqueza e valor intrínseco de fazerem os sacrifícios importantes, exigidos pela vida em comum com os outros, para não falar em procurá-la às custas de uma considerável auto-abnegação. O oposto disso é o que torna os indivíduos comuns tão sociáveis e acomodáveis: para eles, é mais fácil suportar os outros do que eles mesmo. Acrescente-se a isso que aquilo que possui um valor real não é apreciado no mundo, e aquilo que é apreciado não tem valor. A prova e consequência disso estão no retraimento de todo o homem digno e distinto. Assim sendo, será genuína sabedoria de vida de quem possui algo de justo em si mesmo, se, em caso de necessidade, souber limitar as suas próprias carências, a fim de preservar ou ampliar a sua liberdade, isto é, se souber contentar-se com o menos possível para a sua pessoa nas relações inevitáveis com o universo humano.


Por outro lado, o que faz dos homens seres sociáveis é a sua incapacidade de suportar a solidão e, nesta, a si mesmos. Vazio interior e fastio: eis o que os impele tanto para a sociedade quanto para os lugares exóticos e as viagens. O seu espírito carece de força impulsora própria para conferir movimento a si mesmo, o que faz com que procurem intensificá-la mediante o vinho. E muitos, ao tomar esse caminho, tornam-se alcoólatras. Justamente por isso, os homens precisam sempre de estímulo exterior, e do mais forte, ou seja, dos seus iguais. Sem ele, o seu espírito decai sob o próprio peso, prostrando-se numa letargia esmagadora.

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Exposição “Tecendo... Memórias do Feminino”

O Museu Julio de Castilhos, instituição vinculada a Secretaria de Estado da Cultura, inaugurara a exposição “Tecendo... Memórias do Feminino” que ocupará um das salas centrais do Museu Julio de Castilhos. A exposição traz no seu bojo o protagonismo feminino retratado no seu cotidiano, no tempo e no espaço - público e privado. A diversidade étnica – índia, negra e branca – e social é retratada através da iconografia que dá visibilidade ao encontro no espaço das salas das casas, nas relações de gênero, no labor feminino e na rua como espaço não só de lazer, mas também de luta. Os objetos expostos, as luvas, vestidos, chapéus e máquinas, agregado a textos que provocam e evocam uma representação do feminino através do tempo.

Local: Museu Julio de Castilhos 
Horário: 19 h 
Dia: 10/05/2011

Texto: Jane Mattos (Setor Técnico do Museu)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Casamento Real x Osama Bin Laden

O que tem de comum esses dois episódios que tomaram conta do noticiário nesses último dias?
Além de uma superexposição por parte da mídia, que extrapolou a relação de bom senso, um total desrespeito com a relação de Direitos Humanos. Afinal erros justificam erros? Alguém antes de ler meus argumentos pode até sugestionar um certo radicalismo de minha parte, mas chega a ser nojento o que vem acontecendo nessa imprensa.
Enquanto a futilidade imperou em torno de detalhes de um casamento "real", que na verdade simboliza um sistema opressor de sociedade que hoje é uma relação de pura aparência bancada por um feudo britânico, que acha bonito princepezinho se vestir de nazista, e seja qual deles for, que uma imprensa resgate um casamento de mera aparência, onde o beijo não é dado com a veracidade e sim para mera fotografias de revistas. Onde um país que não tem nada a ver com esse rito, acaba tendo em sua pauta de programação por horas e horas afim esse ultraje e que remonta a mim, a um mero controle social, enquanto tantos outros assuntos são fundamentais para o país não são sequer ditos na imprensa. E o pior esse assunto ainda é capa e materia principal de nossos veículos de comunicação.
Por outro lado, temos um país co-irmão vestejando a morte de pessoas, pagando com o mesmo veneno, o que eles supõem chamar de "vingança", e me pergunto um "Um erro justifica outro?" Mas também temos um anúncio que interrompe novamente nossa programação e toma a cena principal de nossos veículos de comunicação, para exaltar a "façanha" do "todo poderoso" que de "coitadinho" agora é "vingado" e sai as ruas para bradar seu canto de força.
Provas? Ainda nenhuma, mas quem ousa duvidar da glória americana, de um Presidente negro que diz que iria para com o intervencionismo e nada verdade pouco se fez para que isso ocorra.
E novamente o que tem isso em comum? Duas notícias que atacam a integridade da luta de nossos direitos humanos, quando tenta impor ou justificar valores e comportamentos que não são nossos, que tenta por mais argumentos que for que o extermínio de pessoas e o pior a sua comemoração como ato de comoção nacional.
É a partir daí que vem os esteriótipos, quem formam os preconceitos que criam tendências meramente de mercados, e principalmente se esquecem de cobrar dos nossos massacres e dos problemas que acontecem todos os dias.

Efetivamente no Meu Ponto de Vista Uma Semana Cultural

A Conferência Cultura Para o Rio Grande Crescer, realizada no último final de semana em Santa Maria/RS, trouxe novamente ao debate a temática cultural do estado do Rio Grande do Sul. Mas mais do que isso, voltou a aproximar a Secretaria de Estado da Cultura dos produtores, dos artistas, dos gestores e enfim... de toda uma perspectiva da cena cultural que iniciou no bojo de oito dialogos culturais e entrou em cena, justamente no dia da "Dança" no último dia 29/04.
Mais do que uma data, mais um novo ritmo a cultura se inicia, um ritmo que respeita as diferenças, que compreende as mudanças como um processo de afirmação e reconhecimento, de transformação. Em contraponto a inércia que essa mesma cultura se arrastou nestes últimos anos, denunciada pelo crime que o próprio Secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil cita quando aponta os míseros 0,07% do orçamento do estado, e o menor orçamento de cultura do país, uma herança deixada pelo ridiculo governo Yeda.
Obviamente o desafio é imenso, frente ao grande anseio de tornar este estado como uma palco onde sirva para receber a todos aqueles que queiram produzir e reproduzir sua cultura, no encantamento que as nossas linguagens culturais sabem expressar.
Efetivamente esta foi uma semana cultural, que trouxe a cultura do estado a sua maior riqueza, o dialogo entre si.