quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Ano Em Que Virei Fã de O Bairrista

O melhor jornal do RS, e do mundo também!

O Bairrista é um portal de notícias fictícias destinado ao público maior de idade, além é claro, de ser o melhor jornal do Rio Grande. E do mundo também! Um humor criativo que brinca com a suposta "superioridade" do povo gaúcho, de maneira divertida e descontraída.
O blog é uma verdadeira sensação no estado, milhares de acessos, e comentários públicos inclusive do Governador Tarso Genro, que elogiou o blog dizendo ser esta uma "maneira inteligente e divertida de comunicar."
O blog se baseia nas questões cotidianas, e cria uma ficção fazendo relação com o povo gaúcho e com o estado, interagindo não só em seu blog www.obairrista.com sem br, porque sem br? Como eles mesmos dizem é coisa de Brazileiro, com z, para desidentificar nossa nacionalidade, que não pode ser outra ao da República Rio Grandense, mas em outras mídias sociais como o  facebook e o twitter @O_Bairrista, eles também estão presentes.
E agora em 2012, organizaram um compêndio e viraram livro, um livro de noticias com "as melhores notícias do país" de Junior Maíca.
Parabéns a galera do Bairrista, sem dúvida, uma das melhores novidades de 2011.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pregão Presencial do Projeto Fornecer RS em Camaquã

No dia 15 de fevereiro de 2012, quarta-feira, no Plenário da Câmara Municipal de Camaquã, será realizado um pregão presencial do Projeto Fornecer RS, para aquisição de pão e leite para o Presídio Estadual de Camaquã.
O Projeto Fornecer é um programa criado pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, através da Central de Compras - Cecom.

O Fornecer tem como base legal a Lei Estadual nº 13.706, de 6 de abril de 2011, que dispõe sobre a concessão de tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações públicas, no âmbito da Administração Pública Estadual.

Os micro e pequenos empresários devem acessar o site do Cecom, e a partir das datas dos pregões, devem reunir os documentos necessários para poderem se habilitar.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador Copes (PT/Camaquã) e Portal Camaquã/RS

Uruguai Aprova Aborto e Imposto Para Combater Concentração de Terras

Manifestantes a favor da possibilidade de se interromper a gravidez até 12 semanas de gestação (Foto: © Carlos Lebrato/Flickr)
Manifestantes a favor da possibilidade de se interromper a gravidez até 12 semanas de gestação (Foto: © Carlos Lebrato/Flickr)
Na última sessão do ano, o Senado do Uruguai aprovou na terça-feira (27) dois projetos polêmicos. Um deles legaliza o aborto nas primeiras 12 semanas de gestação e outro prevê a taxação das grandes propriedades para combater a concentração de terras no país.
Após intensos debates, o projeto que legaliza o aborto foi aprovado por 17 dos 31 senadores presentes, com amplo apoio da bancada governista Frente Ampla, de esquerda, e um voto de senador do Partido Nacional, de oposição. Agora o projeto de lei será analisado na Câmara dos Deputados. O texto irá à Câmara de Deputados e, se aprovado, irá a sanção pelo presidente José Mujica, também da Frente Ampla, que já avisou que não vetará a proposta.
No senado, o respaldo para a aprovação foi dado pela Frente Ampla com 16 votos, a qual se somou o senador do Partido Nacional Jorge Saravia, um ex-membro da coalizão de esquerda. O Partido Colorado votou em bloco contra a medida.
Os senadores de oposição ao projeto centraram suas críticas na crença de que existe vida a partir do momento da concepção e que, portanto, o direito de viver deve ser respeitado. Outro elemento comum em várias das intervenções da oposição foi que o número de abortos só aumentou nos países onde o procedimento foi legalizado.
Os defensores da descriminalização do aborto - agrupados em torno da Frente Ampla, partido que detém a maioria no Senado e ocupa a presidência da República - argumentaram que é um direito das mulheres decidir livremente se desejam continuar o processo de gestação, dentro do prazo de 12 semanas estipulado pela nova regra. 
Também afirmam que a atual lei de criminalização do aborto, aprovada nos anos 1930, tem sido repetidamente desrespeitada e não tem feito outra coisa senão desenvolver as práticas inseguras destas operações. A Frente Ampla também sustentou que a descriminalização do aborto confirma o Estado laico e que a Igreja e pontos de vista religiosos não devem ser base para decisões políticas. 
Fora do Palácio Legislativo, em Montevidéu, manifestantes a favor e contrários à lei pressionavam os senadores. Um dos votos mais polêmicos foi justamente o do senador nacionalista Saravia. Quando estava na Frente Ampla, ele havia sido um dos que conduziram a iniciativa, mas ontem declarou-se pessoalmente "contra o aborto", mas "a favor de descriminalizar as cerca de 40.000 mulheres condenadas a um aborto por circunstâncias sociais" a cada ano. 
Mesmo na Frente Ampla, que é composta por várias tendências internas - chamadas de listas - houve discordâncias com o projeto que legaliza o aborto. Conforme havia entecipado, o frente-amplista Carlos Baráibar (da lista interna Assembleia Uruguai) argumentou contra a medida, mas logo pediu licença e retirou-se da sessão, deixando a decisão nas mãos de seu suplente, Milton Antognazza, que votou a favor. 
No plenário do Senado, não chegou a haver debate, mas uma sucessão de discursos nos quais os senadores apenas mantiveram suas posições conhecidas de antemão. Os discursos começaram ao meio-dia com a Monica Xavier (do Partido Socialista, que integra a Frente Ampla), uma dos promotoras da iniciativa. Xavier explicou que o projeto é "um mecanismo que garante que, se a mulher não pode continuar a gravidez, tenha as mesmas garantias que uma mulher que leva sua gravidez a termo". "Nós não somos censores da moral, nós somos legisladores em uma sociedade felizmente diversificada. Precisamos reconhecer a diversidade da sociedade para tornar a regra mais justa", disse a senadora. 
Em seguida, o senador do Partido Colorado Alfredo Solari (da lista interna Nós Uruguai) rebateu: "Como pode ser estabelecida por lei que a interrupção da gravidez pode ser decidida apenas pela mulher? E o homem, ele não teve participação? Sua opinião não conta? Em vez de promover a paternidade responsável, o que dizemos com esta lei é que não importa a opinião masculina", indignou-se. 
Mais tarde, o senador do Partido Nacional Carlos Moreira (da tendência Aliança Nacional) considerou que o direito à vida "começa a partir do momento da concepção, como declarado no Pacto de San José de Costa Rica", e que, se aprovada a lei, o Uruguai estaria violando tratados internacionais. 
Por sua parte, o frente-amplista Luis Gallo Frente (da Assembleia Uruguai), disse que esta lei "afirma a natureza secular do governo uruguaio," e que "as crenças religiosas não são uma fonte de direito." Com esta lei estamos dando um alento a um grupo social mascarado e silenciados", disse ele. De acordo com Gallo, a normai "deve estar alinhada com o consenso social vigente no país, e os legisladores não devem desprender-se dele. A lei que criminaliza o aborto é desconsiderada e constantemente violada. Criminalizar o aborto fere múltiplos direitos, o da vida, da saúde, da igualdade, da decisão de consciência, da liberdade, da integridade e da segurança" ,defendeu o senador.

Ministro da Saúde comemora
O Ministro da Saúde, Jorge Venegas, saudou a vitória da descriminalização do aborto do Senado e disse que está confiante de que os deputados também aprovarão a lei. "Como instituição, o nosso Ministério tem sido convocado para as comissões parlamentares inúmeras vezes. Creio que a interrupção da gravidez dentro de um programa e numa concepção de saúde sexual e reprodutiva é um direito que deve ser dado às mulheres". 
"Este é um passo que dá a sociedade. Nós não apenas devemos cuidar da vida, mas também cuidar de nossas mulheres. Elas têm o direito de interromper ", disse o secretário de Estado em suas primeiras declarações após a aprovação do projeto ontem à noite no Senado. 
Se a lei for aprovada na Câmara dos Deputados e sancionada pelo presidente Pepe Mujica, todos os serviços de saúde, públicos e privados do Uruguai, terão a obrigação de realizar o aborto de forma gratuita se forem solicitados. A lei vigente, aprovada em 1938, pune com entre três e nove meses de prisão a mulher que faz aborto não autorizado.

Taxação de concentração da terra
O Senado uruguaio também aprovou um projeto de lei para criar um imposto a proprietários de mais de 2.000 hectares, com o objetivo de combater a concentração da terra. O projeto foi aprovado por 16 votos de 27, apenas com os votos da governante Frente Ampla (esquerda). Como o texto já havia sido aprovado em novembro pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção de Mujica. 
Segundo os cálculos do governo, o novo imposto afetará menos de 1.500 dos mais de 50 mil produtores do país, que possuem um terço dos 17 milhões de hectares cultiváveis ou produtivos de todo o território. O governo acredita que o imposto permitirá arrecadar cerca de US$ 60 milhões anuais que serão destinados a obras de acesso ou de estradas rurais nos departamentos do interior.

Fonte: Sul21

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mais Recursos Pro IBRAM em 2012

Dia do Museólogo é comemorado no Rio de Janeiro com anúncio dos recursos do Ibram para 2012
José do Nascimento Jr - Presidente do Ibram
O orçamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para 2012 poderá ser ampliado em até 72% se o Congresso aprovar todas as emendas parlamentares em favor da autarquia apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União. Foi o que afirmou o presidente do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, José do Nascimento Junior, em discurso na cerimônia do Dia do Museólogo, nesta terça-feira, 20, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
Nascimento disse que, entre os órgãos vinculados ao Ministério da Cultura, o Instituto é o que deve conseguir mais recursos por meio de emendas parlamentares. “Este desempenho mostra a consolidação da imagem da instituição no Congresso Nacional”, acrescentou.
Para o presidente do Ibram, as perspectivas da autarquia para 2012 são boas, apesar da crise econômica externa. A meta é aplicar bem os recursos recebidos. Ele garantiu que a autarquia vai investir na qualificação de pessoal e lembrou que a agenda de trabalho será intensa, já a partir do início do ano, porque a promessa do governo é não contingenciar as verbas do orçamento, ao contrário do que ocorreu este ano.
No Rio de Janeiro, os museus terão programação especial em junho, durante a Rio +20 , reunião sobre meio ambiente promovida pela Organização das Nações Unidas. Além disso,  estão previstas para o próximo ano as seguintes atividades do Ibram:  Fórum Nacional de Museus (de 16 a 20 de julho), X Semana Nacional de Museus (14 a 20 de maio) e a Sexta Primavera de Museus (setembro).
Pátio do Museu Histórico Nacional, palco da festa em homenagem ao Dia do Museólogo
Nascimento lembrou também que, em 2012, o Brasil coordenará, no âmbito da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o debate sobre a criação de um marco regulatório internacional para a preservação e a divulgação do patrimônio museológico mundial. Mais de 40 países participarão dessas negociações.

Balanço de 2011
De acordo com o presidente do Ibram, 2011 foi um ano muito produtivo. A instituição conseguiu empenhar cem por cento de seu orçamento e os 30 museus a ele vinculados realizaram um total de 70 exposições. Na área de fomento, a instituição apoiou mais de 200 projetos e realizou ações inovadoras, como a criação de pontos de memória no exterior (Espanha, Uruguai e Bélgica), rede que deverá ser ampliada em 2012, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Outra iniciativa destacada foi o 1º Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais, uma das maiores premiações do país neste setor, que recebeu a inscrição de mais de 120 propostas.
Em seu balanço das atividades de 2011, Nascimento ressaltou também a implantação do Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI), que deu mais transparência à gestão documental da instituição. E destacou  importância do setor de publicações do Instituto na sistematização e produção de conhecimento. Segundo ele, não há terceirizações nesta área.

Publicações do Ibram
Publicações do Ibram
Este ano, a autarquia publicou dois números da Coleção Museus, Memória e Cidadania (o número nove, dedicado aos relatos sobre a luta contra a ditadura e a vida na clandestinidade durante o regime militar; e o número 10, sobre uma  experiência etnográfica com os maracatus de Recife). Foram publicados também dois volumes de Museus em Números; o Guia dos Museus Brasileiros; a quinta edição da Revista Brasileira de Museus e Museologia (Musas);  e os Cadernos Museológicos sobre Política  de Segurança para Arquivos , Bibliotecas e Museus . O Ibram apoiou ainda a edição do Inventário sobre a Arte Sacra Fluminense, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Concursos
Em sua fala, a diretora do Museu Histórico Nacional, Vera Lúcia Tostes, destacou os avanços obtidos pelo setor nos últimos dois anos, após a criação do Ibram. Ela acrescentou que, além de celebrar as conquistas, é preciso também dar mais atenção à política de pessoal. Vera Lúcia afirmou que faltam funcionários nos museus. Segundo ela, muitos estão se aposentando e, para substituí-los, o governo precisa abrir mais concursos. Em sua opinião, não se deveria falar apenas em Dia do Museólogo e sim no Dia dos Profissionais de Museus, já que muitas outras profissões participam do dia a dia do trabalho nos museus.
A representante técnica do Ibermuseus, programa de cooperação intergovernamental para a criação e fortalecimento de políticas públicas de museus, Antía Vilela, apresentou a segunda edição do Edital Conversaciones. O edital apoia projetos de curadoria, incentivando a pesquisa e a pré-produção de projetos  expositivos entre instituições de dois ou mais países. As inscrições poderão ser feitas até 20 de abril do próximo ano.
A cerimônia do Dia do Museólogo incluiu também uma homenagem à Tv Globo por seu trabalho de divulgação dos museus nas novelas Fina Estampa e Morde e Assopra. O Diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger,  disse que “qualquer museu que quiser divulgar suas exposições e atividades pode nos procurar”.
Durante a solenidade, foi exibido ainda um episódio da série Conhecendo Museus. O programa, que será veiculado em 2012  nas emissoras de Tv educativas,  foi produzido pelo Ibram, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil, e a Fundação José de Paiva Neto. A  série é composta por 52 episódios, com duração de 20 minutos cada. Os vídeos serão levados também às escolas públicas de todo o país, através da TV Escola, graças a um acordo firmado com o Ministério da Educação.

(Texto: Heloísa Lopes – Ascom/RRRJ/MinC)
(Fotos: André Melo  Ascom/MinC)

Um Pouco de Humor Bairrista

Companheiro pro mate!

Denuncie a Violência Contra a Mulher, Ligue Para a Escuta Lilás

A Escuta Lilás é uma central de atendimento à mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS, acessada pelo telefone gratuíto 0800.541.0803 junto ao Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM).
O CRM é um serviço público de acolhimento às cidadãs em situação de violência, que atende as vítimas com o apoio dos vários órgãos que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Estado do Rio Grande do Sul. 
Ligue para a Escuta Lilás e receba informações sobre os melhores procedimentos para o encaminhamento das situações relatadas por qualquer cidadão preocupado com a garantia dos direitos das mulheres.
Escuta Lilás - 0800.541.0803
Atendimento de segunda a sexta
Das 8h30min às 18 horas
Porto Alegre/RS -Brasil 

Para a Central de Atendimento à Mulher, 24 horas, lique:

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ethiene Natchigall Coordenará a Rede de Educadores em Museus do RS em 2012

Fonte: Site da Bienal do Mercosul
A arte-educadora Ethiene Natchigall, que integra a equipe do Projeto Pedagógico e atuou como coordenadora dos Cursos de Formação de Mediadores das 6ª, 7ª e 8ª Bienais do Mercosul, coordenará a Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul em 2012, a sua escolha ocorreu na última reunião do grupo gestor ocorrida na Casa M.
Dentre suas missões, a mestra em artes visuais, Ethiene, terá junto com o grupo gestor a missão de ampliar o conhecimento das instituições culturais para o trabalho da REM/RS, difundir e defender o setor educativo como elemento fundamental para as instituições e promover debates que aproximem os gestores culturais da ação educativa que estes podem promover na efetivação de difusão de conhecimento.
A Rede de Educadores em Museus vem se fortalecendo neste 1 ano e meio de vida, e já inclusive, possui cadeira no Colegiado Setorial de Museus do RS, como uma das 15 instituições que compõem a instância. A rede está fortalecendo a troca das experiências em ações educativas nas instituições museais.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal a Todos!

Fonte: idadecerta.com.br

Nossa homenagem ao Papai Noel do Brasil, Força Lula!

Centro Cultural Palacinho - Sonho Que Se Concretiza

Dia 2 de janeiro de 2011 entrei pela primeira vez no Palacete Santo Meneghetti, conhecido como Palacinho. Como a grande maioria dos gaúchos, não conhecia este patrimônio que outrora fora uma residência e há muitos anos abrigava a vice-governadoria do Rio Grande do Sul.
Ao subirmos as escadas da entrada do prédio, já nos chamam a atenção as paredes laterais e o teto, com belas pinturas esmaecidas pelo tempo. Entrando no saguão, a luminosidade nos faz imediatamente olhar para o teto, onde um grande vitral filtra a luz solar inundando de cores a escadaria de mármore de Carrara e os alpendres que lembram castelos árabes. A altura das paredes das numerosas salas amplas nos transporta aos tempos em que nestas corriam crianças, aconteciam grandes festas, faziam-se negócios e comentava-se a vida da Porto Alegre no início do século XX. O Palacinho foi inaugurado em 1926 por seu proprietário Santo Meneghetti, um rico comerciante que o encomendou ao arquiteto italiano Armando Boni, já muito conhecido na época e responsável pela construção de vários prédios em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul.
A ideia de transformá-lo em Centro Cultural surgiu já nos primeiros dias de funcionamento do meu gabinete e iniciamos as medidas necessárias para viabilizá-la.  Foram realizadas reuniões com a Secretaria da Cultura, o Museu da Comunicação José Hipólito da Costa, o Margs, Iphae e MinC e a reação de todos foi de entusiasmo e apoio.
No dia 2 de dezembro foi finalmente assinado pelo Governador o decreto de criação do Centro Cultural Palacinho - Fototeca do Rio Grande do Sul, com o objetivo que guardar a memória fotográfica do nosso Estado e possibilitar às universidades, profissionais da fotografia e ao público em geral o conhecimento e o estudo dessa memória. Além disso proporcionará, como já vem acontecendo desde o inicio deste ano, encontros culturais de música, teatro e seminários de discussão sobre fotografia.
O Centro Cultural tem assessoria da Associação dos Amigos do Palacinho que, pelas suas características jurídicas permite o aporte de verbas não-governamentais, a fim de não sobrecarregar o orçamento da Secretaria da Cultura.
Desejamos que o Rio Grande do Sul usufrua mais deste local de encontros culturais e de reserva de memória, pois nada como o cuidado com a memória para preservarmos a história e a cultura para as gerações que nos seguem.

Sandra Genro
Primeira Dama do Estado do RS

O Presente de Natal do Serra!

Postado no Blog Maria Frô e Altamiro Borges

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sistema Nacional de Informações de Indicadores Culturais Tem Acordo de Cooperação

Acordo de cooperação

FBN, Ibram e Arquivo Nacional dão início à integração de acervos para implantação do SNIIC
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e o Arquivo Nacional, do Ministério da Justiça, assinaram nesta quarta-feira, 21, o acordo de cooperação técnica visando à integração de documentos de 10 mil instituições de memória social (bibliotecas, museus e arquivos). A cerimônia de celebração do acordo ocorreu na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente da FBN, Galeno Amorim, do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior e do diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva.
A assinatura do acordo marca a implantação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), primeiro passo para o cumprimento das 53 metas do Plano Nacional de Cultura, anunciado no dia 13 de dezembro pela ministra Ana de Hollanda.
De acordo com Galeno Amorim, a integração de trabalhos ajudará a aumentar a dimensão pública dos acervos, reunindo em um só lugar dados sobre biblioteconomia, museologia e arquivologia: “O que estamos fazendo vai permitir que as pessoas tenham acesso à nossa memória social”, disse.
José do Nascimento Júnior ressaltou que o acordo vai integrar as ações das três instituições, que já possuem vários projetos de natureza semelhante, mas que agora vão trabalhar de forma mais integrada. “Os esforços que vamos promover potencializam a capacitação técnica de funcionários e a integração de bases de dados”, disse.
Para o diretor do Arquivo Nacional, o País encontra-se em um momento importante em termos de acesso público a documentos. Ele citou como exemplo a Lei de Acesso à Informação, sancionada em novembro pela Presidenta Dilma Rousseff e chamou atenção para a importância de se criarem equipamentos de guarda em âmbito municipal, já que apenas 5% dos municípios possuem instituições do gênero.
José do Nascimento lembrou que apenas 20% dos municípios brasileiros possuem museus, e ressaltou a dimensão da base de dados que será criada pelo SNIIC: “Não há uma rede de instituições culturais maior que esta”.
Entre outras medidas, o acordo prevê o estímulo ao intercâmbio de documentos técnicos entre as instituições, a operação compartilhada de sistemas cadastrais de informação, além do incentivo a ações de valorização, registro e disseminação de conhecimentos específicos de cada área.
O Ministério da Cultura prevê que, dentro de oito anos, todas as bibliotecas públicas do país e 70% dos museus e arquivos disponibilizem informações sobre seus acervos no SNIIC.


(Texto: Jean Souza – Ascom/FBN)
(Fotos: André Melo – Ascom/MinC)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Reunião Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos

A Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos fez sua primeira reunião entre o atual presidente e os integrantes da nova diretoria, nessa segunda-feira (19). Entre os assuntos da pauta o cadastramento de novos associados, a eleição e a assembléia geral da Associação.

Comentaristas, Que Aconteceu... ???

Venho assistindo os programas de esportes na televisão, e principalmente sobre como a mídia golpista esportiva se convalesceu com a saraivada que o Santos levou do Barcelona. Atônitos, muitos procuram formular teses e encontrar argumentos que possam dar alguma sustentabilidade para o seu raciocínio.
Patético, ver algumas dessas explicações, principalmente do arrogante Técnico Santista, Muricy Ramalho, disse ele, "[...] eles jogam no 3,7,0, se eu jogasse assim no Brasil, estaria demitido [...]" e ai essa frase se repercutiu em quase todos os comentaristas, fazendo análises das mais estapafúrdias, ou seja, não é um 3,7,0 como disse Muricy, mas é um 0,3,7 porque a zaga do Barcelona joga no meio do campo do adversário, uma dificuldade de reconhecer um futebol de qualidade, é tanta, que ontem, o bravo representante da imprensa golpista esportiva, Galvão Bueno, tentava com seus convidados achar saídas, vendo que não era possível, tentou isentar o Santos de qualquer culpa pelo fracasso, e se referia ao futebol brasileiro do passado, num breve saudosismo, se efetivamente fazer uma análise, é que o Brasil tem ótimos jogadores, só que precisa parar de convocar o que a imprensa, os patrocinadores e o Ricardo Teixeira quer e convocar os que realmente jogam, chega de marketing, de uma publicidade exacerbada, e vamos colocar os caras pra suar e jogar bola, que alias ganham bem demais pra isso.
Ídolo deveria ser um referencial de vida, alguém que de fato se doou a uma sociedade, que mudou paradigmas de atuação, que interferiu positivamente na sua realidade, e lutou por ideais como democracia, dignidade humana, respeito e dedicação, para que possamos ai sim, aproveitar o lazer e a saúde que o esporte pode nos sujeitar e no entreter, quem sabe se o mercado só fizer no Brasil o seu papel de mercado, e o futebol o do futebol, quem sabe um dia não temos um Barcelona, tanto em time, quanto de estrutura.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Reunião do Colegiado Setorial de Museus do RS

Nessa segunda-feira (19) às 14h, no Museu Julio de Castilhos foi realizada uma reunião do Colegiado Setorial de Museus do Rio Grande do Sul. O objetivo foi debater a estrutura e funcionamento do colegiado e organizar seu regimento interno para ser enviado à Secretaria de Estado da Cultura, que publicará a portaria de funcionamento.

Deputado Denuncia Perfil Falso no Facebook

Lindenmeyer denuncia perfil falso no Facebook

O deputado estadual Alexandre Lindenmeyer foi surpreendido com a criação de um perfil falso na rede social Facebook. Criado há uma semana, o perfil conta com 91 amigos, alguns, seguidores do deputado em outras redes sociais. Confira a nota publicada pelo parlamentar nos seus perfis originais: 
“ATENÇÃO amigos e amigas do FACEBOOK: NÃO sou responsável pelo perfil Alexandre Lindenmeyer III nesta rede social. Trata-se de um fake (perfil falso). Portanto, peço-lhes que me ajudem a COMPARTILHAR esta informação junto a sua rede de amigos e que DENUNCIEM o perfil Alexandre Lindenmeyer III como FALSO. Já estou tomando as devidas providências jurídicas a fim de que haja exclusão desta conta”.

São perfis do deputado no Facebook: Alexandre Lindenmeyer e Alexandre Lindenmeyer II.

E Agora Galvão? Meninos da Vila Tomam Chinelada do Barça...

Fonte: Conexão Paulista
Quebrou-se o encanto no domingo, finalmente foi desmascarado, um time que não ultrapassa o status de regular/bom para um "fantástico" como bem apresenta imprensa golpista esportiva brasileira, ou bem mais o seu porta-voz, Galvão Bueno, que venerava os "meninos da vila" e que tantas o noticiário ficava em três partes, obviamente Rio-São Paulo no monopólio, Corinthians (que esse ano até fez por onde merecer ficar), Flamengo e o Pilantra (que parece já dar dor de cabeça a nação rubro-negra) e o Santos (como os Meninos da Vila"), esses endeusados e já comparados a super-craques com mostra de lances bonitos, mas elevado a uma proporção extremamente desproporcional.
Essa desproporção se mostrou no Mundial Interclubes ao ver o Barcelona aplicar 4 X 0 no Santos, e mostrar que tanto a arrogância do Muricy, quanto o endeusamento brasileiro de "Neymar" e "Ganso", são frutos de duas constatações, a prepotência em se considerar melhores e a petulância em tratar imprensa e torcida com que bem lhe entender de um time que ficou na zona intermediária do seu campeonato nacional, e a outra o efeito que certos comunicadores tem em produzir ídolos antes de que eles comecem a ser de fato, e elevando tudo que está ao seu entorno numa estratosfera no futebol para além da realidade, simplesmente por conta de um mercado.
Ficou provado com essa chinelada do Barcelona aos "Meninos da Vila", e que a Espanha tem hoje o melhor futebol do mundo, de time e de seleção.
E agora Galvão, que tu vai dizer?

sábado, 17 de dezembro de 2011

Me Adiantando na Data

Como não estarei aqui amanhã, quero deixar o registro do trabalho fundamental e estrutural que esse profissional tem no trabalho no resgate,  na preservação e difusão da memória individual ou coletiva de nossa sociedade, nas instituições, espaços de atuação e no protagonismo de sua tarefa, ainda bastante desconhecida da população em geral.
No dia 18 de dezembro, comemoremos esta importante data, do Dia do Museólogo, profissional este que estuda os museus, pensa suas realidade, interpreta a relação objeto e homem, patrimônio e identidade, dentre as mais diversas linhas da formação do pensamento, ou seja, o museólogo tem tarefas múltiplas na atuação da vida museal.
Enfim, um profissional que lida com a técnica e com o conceito na elaboração de exposições, trabalhos de restauração, programas educativos, na ampliação de um discurso museológico que difunde conhecimento, diverte e ensina.
Parabéns aos museólogos do país.

Joel Santana
Coordenador Interino do Sistema Estadual de Museus
Diretor do Museu Julio de Castilhos

Hospital Dom Sinésio Bohn Será Inaugurado

Comunidade está convidada a participar dos atos de inauguração no dia 22 de dezembro.

A Prefeitura de Dom Feliciano, Secretaria de Saúde, ASDOMF (Associação de Saúde de Dom Feliciano) e Irmãs Franciscanas do Senhor convidam a comunidade para as atividades de Inauguração do Hospital Dom Sinésio Bohn que ocorrerão no dia 22 de dezembro.
Na programação: às 9h – Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora de Czestochowa; 10h– Pronunciamento das autoridades; 10h30min – Descerramento da fita e placa e abraço ao hospital pelos alunos da escola estadual e escolas municipais; 11h – Bênção do Hospital; 12h – Almoço no CTG.
Quem deseja participar do almoço pode adquirir ingresso na Recepção do Pronto Atendimento ou da Prefeitura por R$ 12,00.
Dia 18 de dezembro, às 19h acontecerá Culto em Ação de Graça - relativo à inauguração do Hospital Dom Sinésio Bohn - na Igreja Assembleia de Deus. 

Fonte: http://www.domfeliciano.rs.gov.br

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Debate Direitos Humanos e Povos Indígenas

O evento de 15/12 à noite no Museu Julio de Castilhos - exibição do vídeo “Direitos Humanos e Povos Indígenas”, seguida de palestra sobre o tema -, que trata da relação entre os povos indígenas do Brasil e os direitos humanos, que está associada à exposição “Memórias e Atualidades ao Sul da Mata Atlântica” (fruto de uma parceria entre a UFSC, Museu Universitário Professor Osvaldo Rodrigues Cabral, Museu Julio de Castilhos e Museu Antropológico do Rio Grande do Sul), mostrou a posição quanto ao tema de diversos antropólogos brasileiros. 
A atividade começou com a exibição do vídeo, uma produção da PALEOTV e ANDHEP, seguida de uma palestra proferida pelo Diretor do Museu Antropológico e Professor do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, da UFSC, Walmir Pereira. Ocorreu também a saudação da Cacique da representação do povo indígena Charrua, Maria Acuab e da representante do povo indígena Xokleng, Neli Teixeira Xokleng Zagaua, que relataram um pouco de sua luta e de suas dificuldades no cotidiano. 
Ao fim da palestra, abriu-se espaço para o debate acerca do tema, com várias intervenções do público, como a do arqueólogo Sérgio Leite, que ressaltou a importância dos artefatos arqueológicos para a ancestralidade indígena, e do Diretor de Cidadania Cultural da SEDAC, Marcelo Azevedo, que falou sobre direitos culturais como elemento para a formação das políticas públicas. 
A atividade teve continuidade numa mostra de artesanato charrua e na visitação da exposição “Memórias e Atualidades ao Sul da Mata Atlântica”, que contou com a presença da Profª Drª em Ciências Antropológicas, Rossana Stella Podestá Siri, da Universidad de Puebla, do México, da Profª Maria Aparecida Bergamaschi, da FACED UFRGS. 
O evento de 15/12 à noite no Museu Julio de Castilhos - exibição do vídeo “Direitos Humanos e Povos Indígenas”, seguida de palestra sobre o tema -, que trata da relação entre os povos indígenas do Brasil e os direitos humanos, que está associada à exposição “Memórias e Atualidades ao Sul da Mata Atlântica” (fruto de uma parceria entre a UFSC, Museu Universitário Professor Osvaldo Rodrigues Cabral, Museu Julio de Castilhos e Museu Antropológico do Rio Grande do Sul), mostrou a posição quanto ao tema de diversos antropólogos brasileiros.
A atividade começou com a exibição do vídeo, uma produção da PALEOTV e ANDHEP, seguida de uma palestra proferida pelo Diretor do Museu Antropológico e Professor do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, da UFSC, Walmir Pereira. Ocorreu também a saudação da Cacique da representação do povo indígena Charrua, Maria Acuab e da representante do povo indígena Xokleng, Neli Teixeira Xokleng Zagaua, que relataram um pouco de sua luta e de suas dificuldades no cotidiano.
Ao fim da palestra, abriu-se espaço para o debate acerca do tema, com várias intervenções do público, como a do arqueólogo Sérgio Leite, que ressaltou a importância dos artefatos arqueológicos para a ancestralidade indígena, e do Diretor de Cidadania Cultural da SEDAC, Marcelo Azevedo, que falou sobre direitos culturais como elemento para a formação das políticas públicas.
A atividade teve continuidade numa mostra de artesanato charrua e na visitação da exposição “Memórias e Atualidades ao Sul da Mata Atlântica”, que contou com a presença da Profª Drª em Ciências Antropológicas, Rossana Stella Podestá Siri, da Universidad de Puebla, do México, da Profª Maria Aparecida Bergamaschi, da FACED UFRGS.
Essas ações contemplam um conjunto de atividades organizadas entre o Museu Júlio de Castilhos e o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, com o objetivo de afirmar o conceito e a prática da cidadania cultural, como elemento formador de identidade.

Texto: Carlos Schaun/MARS e Joel Santana/MJC
Fotos: Aline Moreira/MARS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Revitalizar a Associação dos Amigos do Museu Julio de Castilhos

São Lourenço do Sul é Destaque no Lançamento do PAC 2 Rede Brasil Rural

A Presidenta Dilma anunciou em Porto Alegre, a entrega de 114 máquinas retroescavadeiras que beneficiaram 126 municípios da área rural do RS, alguns utilizando-a mutuamente através de consórcio intermunicipal, também anunciou a Rede Brasil, uma plataforma que vai unificar procedimentos de compra e venda de produtos entre iniciativa privada, governos e produtores rurais, aumentando o escoamento e o mercado de sua produção, otimizando resultados para a produção brasileira. E a Presidenta ainda surpreendeu a todos ao anunciar a construção de uma segunda ponte do Rio Guaíba, obra que ampliará a ligação entre a capital dos gaúchos e a metade sul, com valor estimado em R$ 900 milhões reais.
Noticias ótimas para o RS trazidas pela Presidente,  mas também comemoremos o exemplo de boa gestão, a COOPAR de São Lourenço do Sul, com seu leite e feijão pomerano, foram destaques de exemplo na apresentação do Brasil Rural, com o Prefeito de São Lourenço do Sul, Zé Nunes, recebendo das mãos da Presidenta a chave que simbolizava a entrega das máquinas aos prefeitos e a COOPAR, a primeira cooperativa a receber o cartão do BNDES para operar na plataforma Rede Brasil Rural.
Esse é o exemplo de um município que ousou transformar a sua realidade rural, organizou os produtores, elaborou planejamentos, diversificou sua produção, e hoje está colhendo frutos de um trabalho de anos, mas que cada vez mais se consolida e reafirma o protagonismo de desenvolvimento não mais somente de sua localidade, mas influenciando toda a região.
Parabéns São Lourenço do Sul, me orgulho de aprender com vocês cada vez mais...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Governo do Estado Amplia Melhorias na Energia Elétrica em Camaquã

Camaquã recebe melhorias na área de energia elétrica com investimento de mais de 5 milhões

Nesta segunda-feira, 12, com a presença do vice-Governador, Beto Grill, do Secretário da infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, do presidente do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, do vereador José Carlos Copes, e demais autoridades, foram inauguradas as subestações Cassino, obra da área de Distribuição do Grupo CEEE, e Camaquã 1, da Transmissão. Com investimento de R$ 1,2 milhão, a SE no Balneário de Cassino foi ampliada e contou com a instalação de um novo transformador de 25 MVA, com comutação automática de tensão, e de um disjuntor de 69 kV, o que irá beneficiar mais de 18 mil clientes. Na SE Camaquã 1, também ampliada por conta da instalação de um segundo transformador de 69/23 kV – 25 MVA e conexões associadas, o investimento foi de R$ 5,1 milhões, o que irá beneficiar cerca de 60 mil clientes residenciais, rurais, comerciais e industriais de Camaquã, São Lourenço, Vasconcelos, Capivarita, Encruzilhada e Irapoazinho. 
Foi realizada, ainda, a automação e telecomando da SE Cassino, na qual foi confeccionado um novo barramento de média e alta tensão. A obra integra o planejamento para o verão da Empresa. Já a SE Camaquã 1, recebeu novos painéis de comando, proteção e controle, além da ampliação do módulo geral, com aquisição de terreno adjacente à Subestação, e de oito entradas de linha de 23 kV. Em Camaquã, o empreendimento irá aumentar em 100% a capacidade de fornecimento de energia, aumentando a confiabilidade do fornecimento em 23 kV. Com esse novo transformador, a capacidade instalada da SE Camaquã 1 passa a ser de 216 MVA, o que elimina a possibilidade de sobrecarga e permite que os consumidores da região recebam energia com melhor qualidade e condições de atendimento.
Também na presença de prefeitos da região e diregente de obras da Brasília Guaíba foi assinado e autorizado o assentamento aslfáltico da avenida Nestor de Moura Jardim, que liga a cidade de Camaquã à RS 350 (acesso Chuvisca/Dom Feliciano). As obras deverão começar em breve.
"Esta é uma importante e aguardada obra do governo Tarso para Camaquã, que possibilitará o aumento da qualidade da energia elétrica no interior para nossa cidade. Também assinada a ordem de serviço para o esfaltamento que liga a cidade de Camaquã à RS 350, a muitos anos esperada por todos, e o comprometimento do Secretário Albuquerque, que firmou compromisso pela finalização das obras de esfaltamento da ligação da Chuvisca a Dom Feliciano. O conjunto de investimentos  demonstra todo o  compromisso do Governo Tarso com o desenvolvimento da nossa região". Comentou Copes.
Fonte: Assessoria do Vereador Copes(PT/Camaquã)

PT e PDT Confraternizam no Natal em Camaquã

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Direitos Humanos e Povos Indígenas


No dia 15 de dezembro, o Museu Julio de Castilhos e o Museu Antropológico, exibirão o vídeo "Direitos Humanos e Povos Indígenas" seguido de uma palestra sobre o tema. O filme é uma realização de PALEOTV e ANDHEP, com coordenação de Kiko Goifman e direção de Marcelo Caetano. Como palestrante Walmir Pereira, antropólogo e atual diretor do MARS.

Data: 15 de dezembro de 2011.
Horário: 18h30min
Local: Auditório do Museu Julio de Castilhos

domingo, 11 de dezembro de 2011

Deputado Estadual Jeferson Fernandes Homenageia os 30 Anos das Pastorais da Juventude

Foto: Marcos Eifler
No período do Grande Expediente, nesta quinta-feira (1º), o deputado Jeferson Fernandes (PT) homenageou os 30 anos das Pastorais da Juventude. “Atualmente, a PJ vem sendo referência no debate dos direitos humanos no Brasil ao pautar a violência contra a juventude”, frisou o parlamentar. Ele destacou a trajetória das ações da Igreja voltadas às demandas da realidade mundial e aos jovens, implantadas a partir do início do século passado.
“A grande força da Pastoral da Juventude se dá no Brasil em 1992, marcada pelo tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Juventude - Caminho Aberto”, lembrou o parlamentar. As iniciativas da CNBB para os jovens foram citadas, a partir da criação do Setor de Juventude em 1983. “Assumiu a Pastoral Orgânica da Juventude, tendo o jovem como protagonista de sua ação evangelizadora, visando favorecer a articulação dos jovens a partir dos ambientes onde vivem. Não é uma ação planejada para jovens e, sim, a partir deles e delas, jovens evangelizando jovens”, disse.
Por volta de 1920, mencionou Jeferson, o Papa Pio XI, preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial com o processo de urbanização e industrialização, estimulou a chamada Ação Católica. Tratava-se da formação de um espaço de participação dos leigos no apostolado hierárquico da Igreja para a difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social.

Ação Católica Especializada
Com a implementação da Ação Católica Especializada –  de 1950 a 1960, passaram a ser formados grupos, como Juventude Agrária Católica, Juventude Universitária Católica, Juventude Estudantil Católica e Juventude Operária Católica. Segundo o parlamentar, a partir disso houve o início de um novo modelo de evangelização para os jovens, e a Pastoral de Juventude herdou muita coisa deste período.
“O surgimento de uma Pastoral de Juventude orgânica e transformadora como conhecemos hoje foi sendo gestado na década de 70 por iniciativa da própria Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e iluminado por um novo modelo de Igreja Latino-americana que vinha sendo construído através das conclusões e encaminhamentos das Conferências dos Bispos da América Latina ocorridas em Medelin, Colômbia,em 1968, e em Puebla, México, em 1979”, citou ainda sobre as ações desenvolvidas para os jovens ao longo dos anos.

Pastorais da Juventude
O deputado mencionou as diversas pastorais organizadas no país: Pastoral da Juventude, que organiza-se a partir dos grupos nas comunidades; PJE - Pastoral da Juventude Estudantil; a PJMP - Pastoral da Juventude do Meio Popular e PJR - Pastoral da Juventude Rural.

Menções especiais
O deputado concluiu fazendo agradecimentos e manifestou gratidão a algumas pessoas especiais, como Dom Sinésio Bohn, bispo emérito da diocese de Santa Cruz do Sul, e padre Hilário Dick, sacerdote jesuíta. “Eles são exemplos de amor pela juventude, anos de história, vidas dedicadas e gastas no serviço e pela causa da juventude. Na simplicidade de suas presenças, no trabalho e empenho, na luta em defesa da vida dos jovens, foram e ainda são incansáveis.”

Manifestações
Manifestaram-se, em apartes, os deputados Miki Breier (PSB), Altemir Tortelli (PT), Silvana Covatti (PP), Aloísio Classmann (PTB) e Giovani Feltes (PMDB).
No fim da homenagem, o músico Victor Farias Schüller, da Pastoral da Juventude de Pelotas, executou o hino comemorativo aos 30 anos das Pastorais da Juventude e a música Coração Livre.

NOTÍCIA: Claudia Paulitsch - MTB 9095
FONTE: Site da Assembleia Legislativa do RS

sábado, 10 de dezembro de 2011

Hoje é o Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Brasil vem avançando muito no debate dos Direitos Humanos nos últimos anos, com a Comissão da Verdade, Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, ampliação da expedição da Certidão de Nascimento, enfim, uma série de políticas públicas até chegar no Plano Nacional de Direitos Humanos, mas há muito o que fazer...
As violações são contínuas e permanentes, basta prestar atenção nas manchetes de jornais, nas ruas, na televisão e ainda no preconceito que figura em muitas pessoas que atentam dizer que os Direitos Humanos é só para "bandidos e marginais", uma triste constatação quando vemos "soldado estuprado dentro do quartel", um absurdo em local que deveria proteger as pessoas, 'programas policialescos fazendo julgamentos sociais em plena cadeia nacional", "crimes hediondos, como o da mulher que jogou os dois filhos de um apartamento do quatro andar", "assistir um deputado homofóbico e reacionário em plena bancada federal", "as inúmeras agressores de mulheres por esse país e que aqui no RS ainda sofrem violência a cada dois minutos", "do preconceito racial, velado ainda por muitos" e tantos outros.
Por isso, reafirmo que é necessário cada vez mais implantarmos um sentido de cidadania e principalmente de respeito a diversidade, a compreender a estética do outro, e se isso não for possível, ao menos ser tolerante, porque inadmissível que ainda ocorram estas barbáries com tanta frequência e veemência no Brasil e no RS. É preciso nos unir para combater estas atrocidades, num esforço coletivo de estudantes, professores, trabalhadores, pesquisadores, gestores e representantes públicos  e sociedade em geral, para que tenhamos consciência de que a dignidade da pessoa humana é o maior valor que podemos cultivar.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

IFSul Camaquã Realiza Vestibular

IFSul - vestibular verão/2012 encerra-se neste domingo (11)

O vestibular Verão/2012 do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) termina neste domingo (11), com as provas para os cursos técnicos oferecidos em diferentes campi da instituição de ensino. A disputa por uma vaga começa pela manhã, das 9h às 12h, para os 2.782 inscritos nas formas concomitante e subsequente. Já para os 4.950 concorrentes na forma integrada, os testes serão aplicados à tarde, das 16h às 19h. A relação com os locais de prova está disponível no portal www.ifsul.edu.br/processoseletivo.
O vestibular ocorrerá simultaneamente em todos os campi do IFSul. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com 30 minutos de antecedência, portando documento de identidade, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. Os portões serão fechados às 8h55min no turno da manhã e às 15h55min no da tarde.
As provas para os cursos técnicos concomitante e subsequente terão duração de três horas e serão constituídas por questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química. Para a forma integrada, o tempo será o mesmo, três horas, e o vestibulando terá de responder questões de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.
A lista com os aprovados será divulgada no dia 10 de janeiro, pelo portal www.ifsul.edu.br/processoseletivo, e afixada na portaria dos campi.

PT o Partido Que Mobiliza o Brasil

Filie-se ao PT e ajude a construir a história de um Brasil com mais cidadania e inclusão social.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ARCCOV Debateu Preservação e Humanização do Viaduto Otávio Rocha

A Associação Representativa e Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha, realizou no Museu Julio de Castilhos o Painel "Preservação e Humanização do Viaduto Otávio Rocha" em comemoração a Semana dos 79 Anos do Viaduto.
No painel foi apresentado pelo Arquiteto Elton (Representante da EPHAC/Prefeitura) o processo histórico de construção do prédio e também a sua atual depredação e algumas providências para a elaboração de um projeto executivo de restauro e sustentabilidade, visto que, anteriormente foi estabelecido já por parte do órgão público, um diagnóstico e um termo de referência alusivo a esta questão.
As atividades da semana continuam até o dia 09/12 confira:

08 de Dezembro:
14h – Exposição “Arte Postal” – Teatro de Arena
17h30 – Exposição de fotos (banners) – Hotel Everest
18h30 – Banda da Brigada Militar – Altos do Viaduto
20h – Sarau poético: Gilberto Wallace convida para o “Ultimo Sarau” – Hotel Everest

09 de Dezembro:
14h – Exposição “Arte Postal” – Teatro de Arena
17h30 – Exposição de fotos (banners) – Hotel Everest
18h30 – Grupo Restinga Crew – Teatro Quilombo das Artes (Casa Utopia e Luta)
20h – Peça “A Bilha Quebrada”  - Teatro de Arena, R$ 20,00 – R$ 10 ,00 meia-entrada

Exposição Lomba do Pinheiro: Patrimônio Inventariado e Itinerários Culturais

O Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre (RS) inaugura o seu Ponto de Memória com a exposição Lomba do Pinheiro: patrimônio inventariado e itinerários culturais, no dia 15 de dezembro, quinta-feira, às 19h. A exposição é fruto do protagonismo da comunidade que contou com o incentivo do Museu para a realização de seus Inventários Participativos. Os Inventários são resultado do trabalho da comunidade na reconstrução da memória e da história. O processo vem ocorrendo há dois anos e se intensificou nos últimos dois meses. Cada liderança trabalhou junto às suas comunidades, com intuito de inventariar as principais referências culturais dos moradores, registrando os equipamentos urbanos, a paisagem natural, os lugares e as circunstâncias de identidade dos diversos grupos fundadores e habitantes do bairro. A partir dessa pesquisa, o Museu elaborou um mapa de 60 pontos estratégicos da identidade cultural indicados por seus moradores. O mapa é guia e catálogo da exposição. 
O projeto Pontos de Memória é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) e do Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI/Ministério da Justiça) e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Integrantes dos Índios Charruas Visitam o Museu Julio de Castilhos

O Museu Julio de Castilhos recebeu dois indígenas do grupo Charrua. Sérgio Senakê e Maria Acuab vivem na Aldeia Polidoro na Lomba do Pinheiro. No ano de 2008, os Charrua manifestaram ser esse espaço adequado as suas especificidades sócio-culturais e ambientais, com vistas à sustentabilidade. Acuab é a cacica-geral dos Charruas no Estado do Rio Grande do Sul. 
Os indígenas foram atraídos pela exposição "Guarani, Kaingáng, Xokleng- Memórias e Atualidades ao Sul da Mata Atlântica" que está  atualmente em exposição em parceria com a UFSC e seu Museu Universitário.
A partir dessa visita, foram esboçadas algumas ações conjuntas. Os Charruas também doaram ao Museu duas pontas de lança, usadas pelos seus ancestrais, que eles mantinham sob sua guarda.

Reunião da Setorial da Cultura da Esquerda Democrática

Visita ao Museu do Pão em Ilópolis

Na tarde dessa quarta-feira (06) os parceiros e patrocinadores da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari – AAMoinhos, além do Coordenador do Sistema Estadual de Museus, Joel Santana, estiveram reunidos nas dependências do Museu do Pão, em Ilópolis. 
Foram apresentadas algumas atividades desenvolvidas pela AAMoinhos no ano de 2011 e iniciado o debate para definir as metas para 2012. A Entidade tem por objetivo, além do resgate dos antigos saberes e fazeres culturais e a preservação do patrimônio material e imaterial, a inserção da comunidade local e regional por meio das atividades que desenvolve alusivas ao pão.
Precisa ser destacada a importância da EMATER/RS – ASCAR, dos quatro Municípios que compõe a AAMoinhos, além da Regional de Lajeado, no engajamento das comunidades onde os Moinhos do Roteiro Caminho dos Moinhos se encontram inseridos, além dos parceiros que proporcionam a AAMoinhos promover Oficinas de Panificação de forma gratuita, garantindo assim um aprendizado técnico, além de disponibilizar polígrafos com as receitas e certificados de participação. 
O Diretor Geral Claudir Fachinetto agradeceu o apoio contínuo dos poderes executivos e legislativos dos Municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga e ressaltou a importância de fortalecer essas ações para o desenvolvimento da região.

Cidadania na Via

Debate as Interfaces entre Direitos Humanos, Justiça, Cidadania e Mobilidade

O programa Cidadania na Via, que surgiu de uma parceria entre a Cia. Carris Porto-Alegrense com o Jornal Estado de Direito, será lançado nesta quinta-feira (8), às 19h, na Sala de Convenções C2 da Casa de Cultura Mario Quintana, com entrada franca. A abertura contará com a apresentação especial do projeto Samba no Pé & Direito na Cabeça, com shows de Anderson Moreira e Wagner Vieira, da banda Zamba Bem; Alexandre Lemos, da banda Cara Black e Zunca e grupo Samba e Suingue.
A primeira atividade visa destacar e propor uma discussão sobre duas importantes datas da nossa história: Dia da Justiça (08/12) e o Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12). O debate As interfaces entre Direitos Humanos, Justiça, Cidadania e Mobilidade será apresentado e mediado pela diretora do jornal Estado de Direito, Carmela Grune e pela coordenadora da Unidade de Documentação e Memória da Carris, Renata Andreoni.
A iniciativa busca desenvolver ações que fomentem o diálogo e a reflexão sobre o conceito de cidadania na contemporaneidade. Dessa forma, o programa pretende (re)construir ações que permitam compreender a cidadania e outros tantos conceitos que constituem o cotidiano.
Participam: o advogado Antônio Cortês; o procurador do Estado, Jorge Terra; o arquiteto e urbanista Júlio Vargas, professor da UFRGS; a socióloga e bacharel em Direito, Lorecinda Abrão; a ex-desembargadora Maria Berenice Dias; o advogado e professor de Direito da Ulbra, Pedro Osório Lima e o professor de Direito da PUC, Ricardo Arrone.
Inscrições pelos e-mails memória@carris.com.br e contato@estadodedireito.com.br ou telefone 3289-9433.

Texto: Asscom Sedac

A Frase e a Cumplicidade

Indaguei-a sobre o que significava a frase "Eu te a...", um pouco fruto da minha ansiedade admito, mas disse a ela que aquela frase me inquietava, me martirizava, e que logo o a... veio a se refletir como a palavra que eu tanto esperava. 
Relato isso,  porque vejo essa palavra tomar forma  todos os dias, nos momento em que eu  queira estar ao seu lado, compartilhando os minutos e os segundos, escutando a sua voz sempre doce, e que sempre antecede um beijo ardente, e assim, aos poucos, partilhando cada gesto, cada momento, vamos nos tornando cúmplices de um sentimento que é arrebatador, que vai nos tomando assim por assalto, nos roubando da realidade, mas nos levando aos sonhos, que desejo ser possível que se torne real, aliás o quanto antes ...
Uma cumplicidade feita também de respeito e admiração um pelo outro, numa saudade inexplicável, e num desejo tresloucado, num sonho acordado que até as vezes duvidamos que ele possa ser realidade, que de tão forte e intenso que possa ser, e assim o é ...
É simples e complicado definir isso tudo, é como o gosto doce e salgado, que nossos beijos vão provocando um emaranhado de sensações, quando se tem decifrado o que a... pode significar para cada um de nós, complementando um ao outro, mesmo sonhando em noites de insônia, e fazendo da realidade um sonho, e do sonho uma realidade, assim é a nossa cumplicidade ...
As reticencias na verdade, é o mistério que o a... continua a trazer, pois não  há melhor mistério que o amor possa provocar ... Por isso te amo!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Reioria do IFSul Permanecerá Em Pelotas

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara dos Deputados acatou na quarta-feira (dia 30) a emenda supressiva encaminhada pelo deputado Fernando Marroni e decidiu retirar de pauta a proposta de transferência da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) para Porto Alegre.
Com a decisão, a reitoria do IFSul permanece sediada em Pelotas. O mesmo vale também para os IFs de Santa Maria e Bento Gonçalves.
“Foi uma grande vitória para Pelotas e para toda a região. O ensino técnico está crescendo muito no nosso país e a permanência da reitoria em Pelotas é extremamente importante para alavancarmos ainda mais o nosso desenvolvimento”, disse Marroni ao sair da reunião da comissão.
O projeto discutido na comissão é o PL 2134/11, no qual o Ministério da Educação propõe a criação de cargos em instituições federais de ensino. Ao ser analisado na Comissão de Educação, o projeto recebeu uma emenda que determinava a transferência da reitoria do IFSul para Porto Alegre.
A proposta surpreendeu tanto lideranças locais, como o reitor do IFSul, Antônio Carlos Barum Brod que solicitou ao deputado pelotense que apresentasse uma emenda com o objetivo de suprimir a proposta feita na Comissão de Educação. O relator da proposta na Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos, deputado Alex Canziani (PTB-PR) acatou o pedido de Marroni.
Atualmente o IFSul engloba 12 campi e, recentemente, foi selecionado entre as dez melhores instituições de Ensino Superior do país, além de ter sido apontado pelo Ministério da Educação como segundo lugar entre as escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Fernando Marroni (PT/RS)

Rápidas Políticas e Futebolísticas

Lupi (Ministro do Trabalho e Emprego) entregou sua carta de demissão a Presidente Dilma, acusado de irregularidades no cargo, sai do ministério para ter amplo poder de defesa.
___________________________________________________________
Reunião do campo popular e democrático em Camaquã, teve a presença de partidos como (PDT, PT, PSB, PPS e até o PSDB) na visão da construção de uma alternativa de governo para a cidade em 2012. Será criado grupo de trabalho eleitoral para o início desta construção.
___________________________________________________________
Vereador Copes (PT) é o nome mais forte para disputar as eleições em Camaquã, por sua trajetória e afirmação de políticas públicas no trabalho na Câmara de Vereadores. Camaquã em 2012 terá 15 vereadores.
___________________________________________________________
A perda de Sócrates para o futebol, é a perda de um jogador extremamente diferenciado que ousou e usou do conhecimento para tornar o futebol mais profissional e mais transparente, além de jogador habilidoso que foi. Um exemplo de cidadão que lutou nas diretas já por democracia. Um grande brasileiro.
__________________________________________________________
Finalmente Roth foi embora, espero que o Caio Junior possa trazer esperança a equipe tricolor, o novo Técnico tem história com o clube, e principalmente identidade com a torcida. Será apresentando hoje às 16h no estádio Olímpico, o Grêmio é o 12° clube na carreira do treinador.
___________________________________________________________
Adão Villaverde é confirmado como canidato do PT a Prefeitura de POA, aclamado no dia 03/12 em congresso municipal.
___________________________________________________________
CPERS Sindicato decide parar com a greve. A SEDUC diz que fim de greve significa retomada do diálogo com o sindicato.
___________________________________________________________
TSE acolhe denúncia sobre infidelidade partidária contra Danrlei (PSD), que trocou de sigla deixando o PTB, Danrlei é Deputado Federal, por que o mesmo não participou de ato de fundação do partido, e por isso não o caracteriza como fundador da sigla, e assim fora do enquadramento da lei que permite a troca de partido.

Governador Anunciará R$ 42 Milhões Em Investimentos Em Saneamento

O governador Tarso Genro vai anunciar na segunda-feira (05), em Santa Maria, investimentos de R$ 42 milhões para melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em diversas cidades do Rio Grande do Sul. O evento que está marcado para às 15h contará com a presença do secretário de Estado de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, do presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, e prefeitos de diversos municípios. "O Estado do Rio Grande do Sul tem uma necessidade enorme principalmente em tratar esgoto. Nossa meta é chegar em 30% de tratamento em todo o Estado até o final do governo. Um trabalho longo, com muito dinheiro para aplicar, muita obra para fazer", revela Frison.

Mais Água e Esgoto Tratado Para Santa Maria 
Somente para Santa Maria, a Corsan está garantido um investimento superior a R$ 22 milhões para melhorias em saneamento. Neste valor está a assinatura da ordem de início da implantação de rede coletora, ramais prediais, estações elevatórias e linhas de recalque do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, totalizando um investimento de mais de R$ 2 milhões com recursos próprios da Corsan. A obra beneficiará 1.500 habitantes e permitirá a coleta e tratamento de 100% do esgoto do Bairro Nossa Senhora de Lourdes. A Companhia ainda viabilizou, via recursos do Orçamento Geral da União, R$ 2,259 milhões para a elaboração de estudos e projetos para os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 
Além disso, a Corsan está finalizando as obras de ampliação da estação de tratamento de água no município e irá implantar nova elevatória de água bruta junto ao Rio Ibicuí Mirim. A nova elevatória irá ampliar o Sistema de Produção de Água da cidade de Santa Maria em 60%, e permitirá a desativação da antiga. Através desta intervenção a Companhia irá adequar-se aos novos parâmetros operacionais, garantindo maior eficiência energética, reduzindo perdas, aumentando a confiabilidade do sistema de bombeamento e beneficiando mais de 250 mil habitantes. As obras contam com recursos do BNDES na ordem de R$ 9 e R$ 8,7 milhões respectivamente. 
Para o diretor presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, estes anúncios reforçam o compromisso da Corsan com o município. "Estamos trabalhando com afinco para trazer estes benefícios para Santa Maria. Os recursos anunciados envolvem várias questões que eram reivindicações históricas do município, e a Companhia e o Governo do Estado tem orgulho de estar proporcionando este salto de qualidade em saneamento", afirma.

R$ 19 Milhões Para Estudos e Projetos de Saneamento
Durante a cerimônia, será anunciado o valor de R$ 21 milhões, recursos do Orçamento Geral da União, para a elaboração de projetos de saneamento em diversas cidades do Rio Grande do Sul. São elas: Alvorada, Viamão, Araricá, Arroio dos Ratos, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha, Portão, Capela de Santana, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esteio e Sapucaia, Guaíba, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Parobé, Passo Fundo, Rio Grande, São Jerônimo e Triunfo. 
Do valor total anunciado, R$ 1,124 milhão do tesouro do Estado será utilizado para elaboração de planos de saneamento em 91 municípios. Os convênios que serão assinados para o repasse de recursos financeiros para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico vão contemplar 22 cidades que fazem parte do Consórcio de Municípios do Alto Jacuí. Estes vão dividir o valor de R$ 400 mil provenientes do Tesouro do Estado. O restante será compartilhado por outros 69 municípios. 
O evento de assinaturas e anúncios de investimentos em obras de saneamento acontecerá no bairro Nossa Senhora de Lourdes, na rua Irmão Donato, entre as avenidas Fernando Ferrari e Octávio Alves de Oliveira.

Texto: Mariana Martinez e Marcio Costa
Edição: Redação Secom

Cais do Sertão Luiz Gonzaga

Ministra Ana e governador de Pernambuco conversam sobre o projeto que será inaugurado em 2012.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu na manhã desta sexta-feira, 2, em seu gabinete, em Brasília, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Durante o encontro, foram tratadas questões relativas ao esforço conjunto entre o MinC e o governo pernambucano para viabilizar a inauguração das obras do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, museu dedicado  ao ‘Rei do Baião’, como era conhecido o músico e compositor brasileiro. As obras serão iniciadas no começo do próximo ano e a inauguração está prevista para o dia 13 de dezembro de 2012, data que marca o centenário de nascimento do instrumentista, compositor e cantor nascido na cidade de Exu (PE). O espaço cultural funcionará no Armazém 10, na região revitalizada do Porto de Recife.
Outro assunto abordado durante a reunião com a ministra da Cultura foi o projeto Restauração e Revitalização do Complexo Arquitetônico do Palácio do Campo das Princesas, que ainda será apresentado à Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), para análise e posterior aprovação com vistas à captação de recursos, de acordo com a Lei Rouanet (Lei 8.313/91).  “A reforma é urgente e necessária”, afirmou o governador. O projeto abrange restauração e revitalização do complexo arquitetônico, paisagístico e bens integrados do Palácio do Campo das Princesas – sede do governo pernambucano -, composto por um prédio sede, quatro prédios anexos e jardins.

Apresentação do Cais do Sertão
O projeto Cais do Sertão Luiz Gonzaga foi lançado em Recife, no dia 28 de dezembro de 2010, numa cerimônia que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que mobilizou o Marco Zero (no Recife Antigo). Durante a audiência com a ministra Ana de Hollanda, o governador teve a ideia de promover, no dia 28 de dezembro próximo (um ano depois), também na capital pernambucana, a apresentação conceitual sobre todo o projeto, trabalho que ficará a cargo do Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Elaborado pelo escritório Brasil Arquitetura, de São Paulo, o projeto contará com recursos do Ministério da Cultura, do Governo do Estado e Porto do Recife. Além do acervo de Luiz Gonzaga, o projeto prevê alta tecnologia e interatividade, oficinas de instrumentos, diversão, conhecimento, biblioteca, midiateca, estações digitais e muito mais, dentro de 7 mil metros quadrados de área construída.
O espaço contará com um terraço panorâmico, com um jardim que vai remeter ao habitat sertanejo. A ideia é trazer o sertão para o litoral, tendo Luiz Gonzaga como a figura de destaque.

Presenças
Acompanharam a audiência desta sexta-feira, no MinC, a presidente (substituta) do Ibram, Eneida Braga, o diretor do Departamento de Patrimônio Material (Depam), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrey Rosenthal, Kleber Rocha, da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), o coordenador-adjunto do Programa Monumenta, Robson Almeida, e o secretário de Imprensa do Governo de Pernambuco, Evaldo Costa.

(Texto: Glaucia Lira – Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi – Ascom/MinC)