domingo, 24 de março de 2013

O Encontro Histórico de Papas e as Possibilidades de Novas Perspestivas

Neste último sábado (23), a Igreja Católica presenciou um encontro histórico e inédito em sua trajetória, a visita de um papa a outro, Papa Francisco visitou o Papa Emérito Bento XVI, no Castel Gandolfo, residência de Bento XVI.
O encontro teve um momento de oração, onde ambos rezaram juntos e uma conversa reservada na biblioteca, mas traz uma simbologia toda especial para mostrar o rito de passagem da igreja, que por conta do pontificado de Francisco terá outras linhas de atuação.
Enquanto Bento XVI primou pela dimensão teológica em seu pontificado, o Papa Francisco deve primar pela dimensão pastoral, como bem já anunciou que os olhos da igreja precisam estar voltados para os pobres, o meio ambiente e a paz.
Esse encontro traduz essa mudança de paradigma e de visão de igreja, quem vendo sendo estabelecida, enquanto Ratzinguer (Bento XVI) é hoje o principal teólogo vivo da igreja, fundamentando pensamentos e reflexões, Bertoglio (Francisco) trará o anúncio jesuíta de peregrino, dos votos de pobreza, da simplicidade e do exemplo, que devem trazer novas mensagens aos fiéis.
A igreja deve manter dogmas e não deve ter muitas mudanças doutrinarias como opiniões sobre o aborto, o casamento, o celibato e outros, embora ao que me parece da visão do Papa Francisco, que talvez o anticoncepcional seja permitido, principalmente por este influir na questão do controle de natalidade e este tema estar de certa forma correlacionado com a fome no mundo.
Já na visão pastoral, a igreja deve retomar a visão peregrina, terá outro discurso frente as questões do ter e do ser, principalmente por um comando jesuíta, e a formação (educação) das estruturas é uma outra marca que o seu pontificado pode vir a voltar a fortalecer a igreja neste cenário.
Aguardemos, sinais estão sendo emitidos, e é preciso atenção, tempo e cuidado para entendê-los.
Que a igreja possa se renovar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário