sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Programa de Governo da Aliança Pra Frente Camaquã PT – PDT – PSC - PRB


Nosso compromisso está baseado no Desenvolvimento Regional Sustentável, na Participação Popular e na Inclusão Social. Para que isso aconteça:

1 - Fortaleceremos nos processos de decisão os instrumentos da Democracia Participativa. Vamos instituir o Orçamento Participativo (OP) para estimular a participação direta das pessoas na elaboração e fiscalização do orçamento público. Criaremos o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) para que todos os setores da sociedade civil tenham uma participação efetiva nos processos de decisão, monitoramento e avaliação do Governo.

2 - Implantaremos uma gestão profissional e teremos no planejamento (que será secretaria) o centro de elaboração e avaliação das políticas públicas sugeridas no OP e pelo CDES.

3 - Instituiremos o Gabinete de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos com técnicos das áreas da Administração, Economia e Engenharia, para otimizar a captação de investimentos públicos e privados para Camaquã.
4 - Apoiaremos a economia local, na agricultura, na indústria, no comércio e nos serviços, para que se fortaleça nossa condição de cidade polo regional. Estimularemos as compras locais e apoiaremos na captação de novos mercados, para que os empregos cada vez mais sejam gerados aqui.

5 - Apostaremos na educação como a principal ferramenta de inclusão social, preparando para a vida e para o trabalho. Garantiremos acesso a todos. Estabeleceremos parcerias com escolas estaduais, particulares, IFSUL e universidades, em temas que visem valores de vida saudável, de educação ambiental e de segurança no trânsito.

6 - Garantiremos a autonomia das escolas municipais, o acesso à internet, a melhoria da energia elétrica e a qualidade da água, além das obras de reforma e ampliação necessárias. Garantiremos o transporte gratuito para o ensino médio e modificaremos a atual lei de transportes para o ensino fundamental.

7 - Implementaremos instrumentos de gestão democrática interna na secretaria de educação, para que se aproveite o máximo o potencial dos nossos professores e funcionários.

8 - Garantiremos na área da cultura a participação de toda a comunidade, dos profissionais da cultura, dos gestores públicos, do Núcleo de Pesquisas Históricas, da CAPOCAM, dos CTGs, dos setores de cultura das escolas e outros dispostos a trabalhar pela preservação, criação e produção cultural em Camaquã.

9 - Promoveremos um estudo profundo, com profissional especializado, na área de trânsito e transporte coletivo, para que se resolvam os problemas existentes. Nas deliberações garantiremos a gestão democrática. Temos convicção que tanto motoristas, quanto pedestres, encontram dificuldades no centro de nossa cidade.

10 – A partir do Plano Municipal de Saneamento que orientará as políticas locais de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos, elaboraremos projetos específicos para captar os recursos e implementar as ações necessárias. Queremos Camaquã uma cidade limpa, com água sempre disponível, com esgoto coletado e tratado, com os pontos de alagamentos reduzidos e acima de tudo ir tirando do lixo aquilo que não é lixo e tem valor, para que se cumpra a lei e preserve o meio ambiente. Camaquã se tornará uma referência para o Rio Grande, para o Brasil e pro Mundo nesta área.

11 – Assumimos responsabilidades com a Saúde e o bem estar social de nossa população. Complementaremos e buscaremos novas parcerias com os programas estaduais e federais de proteção a criança e aos idosos. Fortaleceremos a rede já existente na proteção social e conveniaremos em outras áreas, como o combate ao álcool e as drogas e proteção da infância.

12 – O Programa Estratégia de Saúde da Família (antigo PSF) se mostra superior na qualidade de atendimento da saúde e sua prevenção. Retomaremos este programa em Camaquã. O Programa Academia da Saúde é um sucesso na melhoria das condições de vida e saúde das pessoas, portanto trabalharemos para implantá-lo em nossa administração.

13 - Apoiaremos as atividades esportivas do interior de Camaquã e seremos parceiro da Guarany para consolidar sua participação no futebol profissional. Incentivaremos as diversas modalidades esportivas. Faremos parcerias com instituições e escolinhas existentes para estimular o esporte como ferramenta de inclusão social e combate as drogas.

14 – Defenderemos com firmeza a proteção da nossa agricultura. A lavoura de arroz e a de fumo e as suas cadeias produtivas, foram, são e serão fundamentais para consolidar nosso desenvolvimento. Estabeleceremos políticas de atração de investimentos públicos e privados para que outras cadeias agroindustriais privadas ou cooperativadas se estabeleçam em nosso município, para que nossos agricultores tenham opções complementares de aumentar sua renda.

15 – A Agricultura Familiar é o principal setor em nossa economia em geração de postos de trabalho. Nosso compromisso é para que o interior tenha melhor atenção nas estradas gerais, secundárias e travessões, com a substituição paulatina das pontes de madeira pelas de concreto. Adquiriremos equipamentos especiais para a manutenção das estradas internas das propriedades rurais, bem como novos equipamentos para a patrulha agrícola, auxiliando no aumento da produção das propriedades. Apoiaremos projetos de diversificação e produção agroecológica.

16 – Promoveremos nos bairros de Camaquã obras de calçamento, drenagem e limpeza pública com a mesma atenção que cuidaremos do Centro da cidade.

17 – Trataremos o funcionalismo público e suas representações com respeito e transparência nas decisões administrativas. Nossa política de reposição salarial será sempre construída com muito diálogo e números abertos para que todos ajudem a construir a melhor proposta.

18 – Assumimos compromisso com os pressupostos ambientais e de sustentabilidade defendidos pela Fundação ZERI e pelo Programa Cidades Sustentáveis. Nosso Candidato a Prefeito José Carlos Copes participa do Projeto que a ZERI desenvolve em Camaquã e tem compromisso com ele. Copes é signatário da Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis e se eleito compromete-se a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em Camaquã, incluindo nossa cidade no ranking de 600 cidades do mundo (principalmente europeias) que atualmente trabalham o desenvolvimento sustentável.

Por fim, estes são nossos principais compromissos para um projeto de governo que será construído de forma participativa no dia a dia. Não temos a pretensão de apresentar um modelo pronto e acabado, pois muito ouviremos na campanha e incluiremos no planejamento. Mas é na execução que vamos precisar do “protagonismo cidadão” de cada camaquense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário