quarta-feira, 30 de setembro de 2009

30° Feira do Livro - Programação

A Casa de Cultura de São Lourenço do Sul divulga a programação da 30° Feira do Livro de São Lourenço do Sul, que terá como Patrono Juremir Machado da Silva, com o tema "O Mundo em Transformação" nos dias 01 a 04 de outubro, na Praça Central. Confira a programação.

PROGRAMAÇÃO 30ª FEIRA DO LIVRO
Tema: "O Mundo em Transformação”
Local: Praça Central
Realização: Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul
Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Casa de Cultura

Dia 01/10/09 (Quinta-feira)14h: 30min.
Abertura da 30ª Feira do Livro com presença de autoridades.
Banda Musical Municipal Luís Carlos Colvara
Estande dos Livreiros
Apresentação artística Projeto CONVIVER, alusiva à Semana do Idoso.

15h 30min.Local: Clube Comercial
- Palestra Margarete Moraes – Sistema Brasileiro de Museus
- Palestra Nóris Leal Coordenadora da 7ª Região do Sistema Estadual de Museus
- Palestra Patrick Machado Kowalcski – “As Transformações nas Produções Culturais”

17h- Lançamento dos livros:
- Memória e Patrimônio: ensaios sobre a diversidade cultural – Organizadoras – Francisca Ferreira Michelon, Francine Silveira Tavares
- Fotografia e Memória – ensaios - Organizadoras – Francisca Ferreira Michelon e Francine Silveira Tavares- Sessão de Autógrafos

18h Apresentações artísticas:
- Coral Cidadania do CAPS Nossa Casa
- E.M.E.F. Castro Alves
- Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn
- Grupo de Danças Afro Munjolo
- Projeto Dakaray
- Escola de Dança Danielle Azevedo
- Solo de Dança Rafaela Félix

20h30 min - Show Kadinho e Nenê

Dia 02/10/09 (Sexta-feira)

10h- Estande dos Livreiros
- Lançamento do Livro “Das Malhas da Feiticeira” – Sérgio Laforet Padilha
- Lançamento do Livro “Continuidad de las voces” - Cléia Dröse- Sessão de autógrafos

12h Almoço Restaurante Tropicali’s (por adesão) - Encontro do Centro dos Escritores Lourencianos, do Conselho de Cultura e Ato de Fundação da Associação de Pesquisa Histórica e Amigos da Cultura (APHAC) com o Patrono Juremir Machado da Silva

14h 30 min Encontro do Patrono Juremir Machado da Silva com alunos e professores da rede de ensino e comunidade em geral.Sessão de autógrafos do Patrono Juremir Machado da Silva

16h30minPalestra Profº Mauro Del Pino (diretor FAE/UFPEL) com a presença do Patrono Juremir Machado com o Tema “O Livro Transformando o Mundo”

18h30min Apresentações artísticas:
- E.E.E.F Padre José Herbst
- E.E.E. F. Armando das Neves
- E.E.E Vicente di Tolla
- Projeto Música Encanto
19h 30 min Clube Comercial- Encontro de Manuela D’Ávila (Deputada Federal) e do Patrono Juremir Machado com acadêmicos do Pólo de Apoio ao Ensino Superior UAB/EADPalestra: A Educação no Mundo em transformação.

20h 30 min – Show Caminhos de Si (Jaguarão)

Dia 03/10/09 (Sábado)
10h - Abertura da 30ª Feira do Livro- Estande dos Livreiros

10 h30min – Lançamento do Livro Dom Feliciano 117 anos da Imigração: História e Cultura Polonesa – Márcio Rosiak

14h30min – Lançamento de Livro “Poesia das Sete Mulheres” – Carmem Luiza Braga, Erotildes Citrini, Erenita Claro Ávila, Francisca Isabel de Farias, Inêz Ramos Crespo, Marina Neunann, Vera Konflanz Escobar

15h30min – Apresentações artísticas:
- E. E. Cruzeiro do Sul
- Invernada CTG Galpão da Peonada
- Performance Escola de Música
– Profº Danilo Kuhn
- Piquete Anita Garibaldi

17h30min – Lançamento do Livro “Ser Criança” – Rosângela Stein Pires
-“A Bruxa Gorducha e a Vassoura Magricela” – Catulo Fernandez
-“O Poema é uma Criança Desobediente” – Aluaro Santesteban

19 h – Show Adão Quevedo, Jorge Xavier e grupo

20h – Show Everaldo e Banda

Dia 04/10/09 (Domingo)
10h- Abertura da 30ª Feira do Livro
- Estande dos Livreiros
- Atividades recreativas
15h- Grupo Musical Toque de Mágica da APAE
- Escola Luis Antônio de Abreu Moraes
– canto, coral
- Invernada Infantil CTG Sepé Tiarajú
- D’ Boys Break
- Associação Cultural Sul Brasileira de Capoeira Filhos da Roda
- Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnnenschein – categoria mirim
- Grupo de Arte Nativa Monsenhor Gautsch
- Desfile de moda primavera/verão (Tita)

17h30min- Lançamento do Livro “Argentina en versos y prosas” – Cléia Dröse- Sessão e autógrafos

19h - Grupo Instrumental e Coral da FURG

20h30min – Cine + Cultura

21:30 min. Encerramento da Feira

Atividades Paralelas:- Mostra de trabalhos das Escolas Municipais- Unidade Móvel da Cultura - Biblioteca- Mateada (Erva Mate Madrugada)- Brinquedos Infláveis- Praça de Alimentação
Fonte: Casa de Cultura

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Museus preparam debates durante a 30° Feira do Livro

Em comemoração aos XXV anos do Museu Histórico São Lourenço do Sul, a 30° Feira do Livro abrigará um debate sobre os museus da região, com a presença de Margarete Moraes (foto) - Representante do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), Nóris Leal (Coordenadora da 7° Região do Sistema Estadual de Museus) e Patrick Kovalscki (Mestrando em Ciência Social) com o tema "As Transformações nas Produções Culturais", além da presença dos dirigentes regionais dos museus, do curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, curso de Museologia e o curso de Conservação e Restauro (todos da UFPEL), na quinta-feira a tarde, durante a programação da feira.
O Museu Histórico de São Lourenço do Sul abrigará já na sexta pela manhã, a coletiva do Patrono Juremir Machado da Silva com a imprensa
da região. A divulgação dos museus da região se dará a partir de um banner integrado com fotos alusivas e endereços dos museus, integrando ações conjuntas dos museus, exposto no estande da Casa de Cultura.
Ainda na sexta, no almoço com o patrono Juremir, haverá o lançamento da APHAC (Associação de Pesquisa Histórica e Amigos da Cultura de São Lourenço do Sul) no intuito de valorização e preservação da história local.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Primavera dos Museus Debate Direitos Humanos

Proposta pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, a Primavera de Museus, que visa demonstrar que a cultura pode ser percebida, vivida e indetificada em todos os espaços da sociedade, e dentro desta perspectiva, surgem os Museus como espaços de diálogos interculturais, que contribuem para criação de laços de identidade entre os individuos de uma localidade.
O Museu Histórico São Lourenço do Sul, que já aderiu a política nacional museologica, trabalha em sintonia com o IBRAM, que chega a sua 3° Primavera dos Museus com o tema “Museus e Direitos Humanos”, numa programação que vai de 21 a 27 de setembro, trabalhando visitações guiadas ao museu que enfatiza a relação do trabalho forjado no processo de colonização, video sobre a temática do debate dos diritos humanos, estabelecimento da relação de desenvolvimento social atribuída aos objetos, também palestras itinerantes para a rede pública de ensino na cidade, e descentralização do museu com amostra de peças de seu acervo histórico no Centro Público de Economia Solidária.
Durante as visitações realizadas nesta semana, já participaram cerca de 200 alunos da rede pública de ensino e previstos debates a cerca da declaração universal dos direitos humanos que completa seus 60 anos. Gilmar Pinheiro, Coordenador de Cultura ressalta “o nosso museu está buscando alternativas de debates com a comunidade, numa interação social que permite dialoar temas que as conscientize”.

O tema dos Direitos Humanos, por sua vez, vem ao encontro da ação dos museus cuja responsabilidade é sensibilizar e mobilizar a sociedade para a importância da preservação e da memória e da diversidade cultural.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Weissheimer: As razões para o impeachment de Yeda Crusius

Os principais jornais gaúchos vêm se dedicando com afinco a esconder da população os fatos e as razões que embasam o pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius (PSDB). Esse comportamento editorial escandaloso beira a cumplicidade com o grupo acusado de formar uma quadrilha para roubar dinheiro público. A linha geral do que vem sendo publicado até aqui consiste em destacar que o pedido não tem chances de prosperar, pois o governo tem maioria na Assembléia. Basicamente isso. A divulgação da admissibilidade do impeachment foi totalmente obscurecida, com um esforço especial em neutralizar os fatos que embasaram a decisão do presidente Ivar Pavan (PT).
É fundamental que a população seja informada desses fatos, que se dividem em três eixos principais (as informações a seguir foram distribuídas a todos os jornalistas que cobrem a Assembléia, editores e colunistas de política):
1) A governadora sabia dos acontecimentos no Detran
No processo de montagem do governo, foi mantido o esquema que teve origem no governo Germano Rigotto (PMDB). Conforme investigações do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e depoimento à sindicância na Procuradoria Geral do Estado, diversas manifestações de envolvidos diretamente no processo se referem ao conhecimento e participação da governadora. Na CPI do Detran, em 2008, o ex-presidente do Detran, Flávio Vaz Netto, disse que não fez nada que não fosse do conhecimento da governadora, razão pela chegou a arrolá-la como testemunha de defesa.
A própria governadora, em entrevista de rádio no dia 17 de abril de 2008, corrobora esta afirmação, ao referir seu conhecimento acerca das mudanças no Detran e até mesmo da participação de Lair Ferst e suas empresas. Da mesma forma, a gravação realizada pelo vice-governador Paulo Feijó com o então Chefe da Casa Civil, César Busatto, testemunha o conhecimento da governadora em relação aos procedimentos adotados no Detran.
Além disso, no depoimento de Lair Ferst ao Ministério Público Federal, no início de 2009, estão descritos em detalhe mais 20 fatos graves envolvendo diretamente a governadora e seus assessores mais próximos, tanto no período anterior à eleição quanto no período imediato do seu governo. Com a sua exclusão do esquema, Lair Ferst passou a pressionar para recuperar a sua posição. Em meio a esse conflito, os protagonistas se referem diretamente à necessidade de mediação por parte da governadora.
É importante lembrar que, durante a CPI do Detran, o principal argumento de defesa do governo consistia em afirmar que a governadora não tinha conhecimento do que estava acontecendo no Detran.
2) Mais do que saber, Yeda participou ativamente da reorganização do esquema quando passou de uma fundação para a outra.
O material disponibilizado pela Justiça Federal revela uma ação deliberada de governo no sentido de, inicialmente, viabilizar a organização do esquema, quando da substituição de uma fundação por outra. Há depoimentos e gravações, já divulgados, que revelam a intervenção da governadora neste sentido. Esse foi um dos principais motivos pelos quais a base do governo procurou obstaculizar os trabalhos da CPI do Detran (e segue fazendo o mesmo agora na CPI da Corrupção). Esse esforço pode ser constatado em interceptações telefônicas realizadas no decorrer da investigação, que traziam conversas entre agentes do governo e investigados na operação sobre os trabalhos da CPI. Além disso, houve também uma intervenção direta do centro do governo em um esforço explícito de beneficiar empresas supostamente envolvidas com o esquema delituoso do Detran. Estas ações se materializaram em atitudes pouco usuais na tramitação de procedimentos administrativos visando contratações por dispensa de licitação
3) A governadora não tomou qualquer atitude em relação as ações irregulares de seus assessores diretos, Walna Vilarins e Ricardo Lied (o que também caracteriza improbidade)
O chefe de gabinete da governadora, Ricardo Lied, foi flagrado em várias ações irregulares. Um exemplo disso foi sua intervenção no processo eleitoral municipal em Lajeado, onde ficou evidenciada a tentativa de utilização ilegal de informações sigilosas do sistema de segurança do estado para atacar adversários políticos, conforme gravações e denúncia feita pelo ex-ouvidor da Secretaria de Segurança, Adão Paiani. Outro exemplo foi a visita que fez, juntamente com dois delegados de polícia, à residência do ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, quando propuseram a ele que avisasse o filho de uma operação policial que estava prestes a ser realizada. Por essa razão, Lied é alvo de uma ação civil pública pelo MP Estadual, acusado de violação de sigilo funcional.
A assessora da governadora, Walna Villarins Menezes, é uma das indiciadas no inquérito relativo à Operação Solidária, É acusada de corrupção passiva e formação de quadrilha. O ex-secretário da Transparência, Otaviano Brenner de Moraes, entregou à governadora, no dia 26 de junho, expediente com suas conclusões acerca das denúncias contra Walna Menezes, nas quais recomendava a realização de uma sindicância visando o afastamento da assessora. A governadora se negou a tomar qualquer iniciativa, o que também configura improbidade administrativa.
Há fartas evidências na denúncia do Ministério Público Federal sobre todos esses temas. É um material de domínio público e boa parte dele já foi publicado pelos principais jornais do Estado. No entanto, agora, essas mesmas empresas de comunicação apresentam-se como vítimas de uma amnésia seletiva que sonega da população essa memória e suas conexões. Ao mesmo tempo, seguem recebendo do governo importante quantia em dinheiro resultante de propaganda. Esse fato e o seu custo também são sonegados à população.
http://rsurgente.opsblog.org/

terça-feira, 22 de setembro de 2009

3ª Primavera dos Museus reunirá 789 eventos em mais de 300 instituições em todo o país

O Instituto Brasileiro de Museus -Ibram divulgou nesta quinta-feira, 27 de agosto, a programação da 3ª Primavera dos Museus - Museus e Direitos Humanos. A agenda reúne 789 eventos, que acontecem nos dias 26 e 27 de setembro, em 324 instituições de todo o país. Estão previstas apresentação de seminários, shows, exposições, visitas guiadas e palestras, exibição de filmes e documentários.
Para esta edição, o Ibram convidou os museus a organizar uma programação que refletisse o papel dos museus como espaços de valorização da diversidade cultural e do direito à memória, reconhecendo a cultura como um direito humano, expresso nos modos de vida, motivações, crenças religiosas, valores, práticas, rituais e identidades.
Primavera dos Museus - A iniciativa, com edição anual, tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Desde a sua primeira edição, em 2007, a Primavera dos Museus já realizou 1454 eventos que abordaram os temas Museu, Memória e Vida e Museus e o diálogo intercultural.
Se a instituição museológica desejar produzir um cartaz exclusivo sobre o evento da 3ª Primavera dos Museus, segue abaixo o manual de utilização das logomarcas do Ibram.
Em São Lourenço do Sul ela acontece de 21 a 27 de setembro de forma descentralizada atendendo a rede escolar local e comunidade em geral.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

São Lourenço em Movimento

Este talvez seja o melhor nome para se dar a cidade nesta semana, além dos debates do Orçamento Participativo que movimentam as comunidades em prol do orçamento vindouro, a Prefeitura Municipal organizou ontem, reunião sobre a nova licitação do transporte coletivo e seu regramento, visando implementar um novo sistema que atenda da melhor forma possível seus usuários.
No OP, foram mostrados os efeitos da crise mundial e também as principais realizações decididas com a participação popular, na audiência pública que tratava do novo modelo de transporte público de passageiros, debateu-se temas referentes a tarifas, itinerários e outros afins.

São Lourenço do Sul fomenta os debatesem prol da comunidade.

Juremir Machado será o Patrono da Feira

O Historiador Juremir Machado da Silva (Colunista do Jornal Correio do Povo) será o Patrono da 30° Feira do Livro de São Lourenço do Sul que tem como lema "O Mundo em Transformação" que acontecerá de 01 à 04 de outubro próximo, no entorno da Praça Central. O Patrono estará presente durante todo o dia 02 (Sexta-Feira) nas atividades de programação da feira e autografando suas obras no estande da Casa de Cultura.
Juremir Machado da Silva é Pesquisador, professor, jornalista, tradutor e escritor, graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su
l (1984), em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), DEA em Sociologia da Cultura - Universidade de Paris V (René Descartes, Sorbonne) (1992) e doutor em Sociologia da Cultura - Université Paris V, René Descartes (1995). Fez pós-doutorado sob supervisão de Edgar Morin, Jean Baudrillard e Michel Maffesoli (1998). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Integra os conselhos editorais das revistas Galáxia, Sociétés (Paris), - Revista FAMECOS, - Communicare (São Paulo) e - Hermès (Paris) . Tem 18 livros individuais publicados, entre os quais A miséria do jornalismo brasileiro (2000), As tecnologias do imaginário (2003) e Getúlio (2004). Na França, publicou Brésil, pays du présent (Desclée de Brouwer, 1999) e Les technologies de l'imaginaire - médias et culture à l'ère de la communication totale (La Table Ronde, 2008). Vice-presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) de 2003 a 2005. Pesquisador 1B do CNPq. Representante de área da Comunicação do CNPq de 2006 a 2009.

Um curriculo que dispensa quaisquer outras apresentações.

Fonte: Biblioteca Pública Municipal

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Marcha Mundial das Mulheres repudia violência contra Stela Farias

A Marcha Mundial das Mulheres do RS e a Secretaria Estadual de Mulheres do PT/RS divulgaram nota em protesto contra os ataques que os representantes da base governista vêm desferindo contra a presidente da CPI da Corrupção, Stela Farias. Leia o documento na íntegra

Contra o machismo da CPI da Corrupção

A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer!

Violência contra uma Mulher. É assim que classificamos o que tem acontecido nas sessões da CPI da Corrupção. É assim que tratamos quando sofremos violência no espaço público ou no privado. Não vamos nos calar diante do machismo, de falas desclassificadas, desrespeitosas e com tons de deboches que alguns deputados vem tratando a deputada Stela Farias. Ficamos chocadas, ainda, ao ler a materia postada no blog do PSDB do Rio Grande do Sul, onde escrevem que é preciso "Arreios à mão, para domar Stela" no título da matéria e finalizam escrevendo que "A base aliada terá que ter determinação e firmeza para domá-la". Isto é preconceituoso, misógino e machista e vem com o objetivo de desclassificá-la somente pelo fato de ser uma mulher a conduzir a CPI. Ou se fosse um homem diriam que ele precisaria de arreios?

A Assembleia Legislativa não pode compactuar com estas atitudes e declarações, que tentam diminuir o trabalho brilhante que a deputada vem desenvolvendo diante desta CPI, assim como o fez na CPI do Detran. Nossa luta cotidiana pela emancipação e autonomia das mulheres caminha junto com a luta por relações igualitárias entre homens e mulheres. Exigimos que a Assembleia Legislativa não permita que este tipo de manifestação se repita nem dentro das sessões da CPI e em nenhum lugar desta casa.

Fora machistas, homofóbicos, lesbofóbicos e misóginos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Marcha Mundial das Mulheres do Rio Grande do SulSecretaria Estadual de Mulheres do PT/RS

Grêmio 106 Anos

Em 1903, uma nação inteira nascia dos sonhos de alguns. Movidos pela paixão ao futebol, a Nação Tricolor foi construída sobre conquistas gloriosas, talento, raça e mitos. Uma história que uniu homens e mulheres, de todas as idades e raças, em torno de uma mesma religião: o Grêmio, esteja ele onde ele estiver.
Hoje, tudo isso se transformou em um Clube moderno, que já experimentou todas as conquistas e que nunca se cansa de continuar crescendo e inovando sua história. São 106 anos de glórias, coroados por iniciativas como a da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que qualificou o Grêmio como primeiro colocado no ranking do futebol brasileiro, utilizando como critério as participações das equipes nas duas competições nacionais patrocinadas pela CBF: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Parabens Imortal Tricolor da Azenha!
__________________________________________________
Máteria Site Grêmio

3° Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus surgiu para fomentar debates da atualidade e demonstrar que as instituições museológicas são agentes de diálogos interculturais.

Programação

Segunda-Feira (21/09/09), Terça-Feira (22/09/09) e Quarta-Feira (23/09/09)

- Visitação Guiada ao Museu Histórico São Lourenço do Sul

Horários: 9h, 11h, 14h e 15h.

Quinta-Feira (24/09/09) e Sexta-Feira (25/09/09)

Palestras Itinerantes

Análise Histórica dos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Ministrante: Joel Santana (Assessor de Memória e Patrimônio) *Disponível nos turnos manhã, tarde e noite.

Museus e Direitos Humanos – Ministrante: Jairo Scholl Costa (Assessor de Cultura) *Disponível nos turnos manhã, tarde e noite.

Museus e Cidadania – Ministrante ICECI – Instituto Cultural e Educacional Casa do Imigrante *Disponível somente para o interior no turno manhã.

Sábado (26/09/09) e Domingo (27/09/09)

Museu a Céu Aberto (Mostra do Acervo do Museu Histórico de São Lourenço do Sul) - Local: Centro Público de Economia Popular e Solidária, a partir das 14h até às 17h.

Pré Lançamento da 30° Feira do Livro01 à 04 de outubro de 2009

Obs: As atividades de 21/09 a 26/09 devem ser agendadas na Casa de Cultura no endereço (Rua XV de novembro 302 - Centro) ou pelos telefones (53) 3251-9581 e (53) 3251-9573, até o dia 18/09.

Fonte: Museu Histórico São Lourenço do Sul

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Yeda Surpresa?

Decisão de aceitar pedido de impeachment surpreende Yeda
Em nota, governadora manifesta 'profunda surpresa' pela decisão. Anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa nesta quinta.

__________________________________________


Essa foi a nota do site G1 da Globo sobre o assunto


Surpresos estamos nós, os gaúchos que assistimos a um mar de lama que parece não ter fim, de um governo que desviou mais de 44 milhões do cofres públicos e que tem uma blindagem enorme da mídia golpista que tenta passar e vender idéias como a do Deficit Zero, da implantação de algum programa estruturante.
Na verdade estruturante, neste governo, só a quadrilha mesmo que se instalou.
Parabéns Ivar Pavan, em ser democrático e deixar que o plenário da Assembléia Legislativa decide, o futuro do estado, afinal foram para legislar sobre as leis que foram eleitos.

Região Museológica se reúne em Camaquã

A 7° Região do Sistema Estadual de Museus, aconteceu ontem em Camaquã, no Cine Teatro Coliseu e reuniu o Museu Divino Alziro Beckel (Camaquã), Memorial da Câmara de Vereadores de Camaquã, o Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã, o Museu Histórico São Lourenço do Sul e o Coordenação da 7° Região.
Além dos trabalhos de organizar a articulação dos museus, o debate ocorreu sobre procedimentos da defesa do patrimônio cultural material que vem sofrendo degradações decorrentes do tempo e de interesses financeiros, a participação na 30° Feira do Livro de São Lourenço do Sul, que acontecerá nos dias 01,02,03 e 04 de outubro com o Tema: O Mundo em Transformação, tendo como Patrono Juremir Mahcado (Historiador e Colunista do Correio do Povo), e ainda sobre a 3° Primavera dos Museus, que ocorre sobre a coordenação do Museu Histórico de São Lourenço do Sul, nos dia 21 a 27 de outubro com diversas atividades.
Para o Assessor de Memória e Patrimônio da Casa de Cultura, Joel Santana, a região inicia-se no desenvolvimento de uma interface que visa a divulgação e o trabalho dos museus e interligando-os as outros espaços culturais.

Fonte: Museu Histórico São Lourenço do Sul

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Festival Noites das Artes - Programação

Uma mostra que procura difundir os trabalhos realizados no Ponto de Cultura MusicArte, ressaltando as principais manifestações artísticas e sua interface com a cultura local. Vem aí o 1° FNA - Festival Noite das Artes.

Dia 11/09-NOITE DAS DANÇAS
20hs- Abertura Oficial
20:30hs- Grupo Munjolo
20:50hs- Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Neues Leben
21:10hs- Projeto Dakarai
21:30hs- Escola de dança Daniele Azevedo
21:50hs- Jorge - Afro XV
22:10hs- Rafaela Felix
22:30hs- D’ Boys Breakers
22:50- Agente Pastoral negros
23:10 AC Filhos da Roda

Dia 12/09- NOITE DA MUSICA
20hs- Abertura
20:30- Banda Musical Municipal Luis Carlos Colvara
20:50- Grupo Sistema Nervoso
21:10- Coral Cidadania
21:30- K’ Delicia
21:50- Negritude Periférica
22:10- Banda Dogson

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Esquerda Precisa de Ti

A Singular Digital, em parceria com a HP, Grupo Ediouro e o Best Blogs Brazil, promove o primeiro Prêmio BlogBooks que transformará os melhores blogs do Brasil em livro. O BlogBooks terá a participação de 120 blogs, divididos em 12 categorias (humor, quadrinhos, entretenimento, artes e cultura, comunicação e negócios, universo feminino, universo masculino, sexo, gastronomia, religião, política e tecnologia).
O BLOG DA DILMA é o único blog de Esquerda que concorre ao melhor blog na categoria POLÍTICA no Concurso da BIENAL DO LIVRO 2009.
Solicitamos teu apoio caro leitor. A Esquerda do Brasil precisa de ti.
Acesse:http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/ e vote.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

E o Povo Ficou de Lado

Numa votação já esperada ontem na Câmara de Vereadores de Camaquã, ficou decidido pela compra do terreno próximo ao bairro Viegas que será construído o presídio de segurança máxima com capacidade para 400 apenados.
A oposição votou contrária (PT-PSB e PDT) entendendo que a área é zona de expansão urbana, mas a situação simplesmente ignorou este fato, e fez a comunidade engolir o presídio a guela baixo, e olha que todos sem excessão receberam votos daquela comunidade.


Vejam eles:


Rogério Duarte (PP)- o Rogeronho - Vereador mais votado da cidade e do bairro - votou a favor da instalação do presídio


Renato Dillmann (PMDB)- Vereador que teve votos no bairro - votou a favor da instalação do presídio


Ludgero Marquês (PMDB)- Vereador com cabos eleitorais no bairro - votou a favor da instalação do presídio


Milton Silveira (PP)- Diretor da Escola Osvaldo Aranha, ex-Secretário de Educação - Muitos votos e cabos eleitorais no bairro - pasmem - votou favorável ao presídio.


Carminha Nunes (DEM)- Com eleitores no bairro - votou favorável ao presídio.


Ou seja, todos os vereadores da base do governo, seguiram a risca as ordens do Prefeito Molon (PMDB) e nem sequer foram ouvir a comunidade que os chamou para o debate, uma omissão que será paga pelos moradores do bairro Viegas.
Infelizmente a história se repete, a comunidade do bairro Viegas pagará a conta.