sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Programa de Governo da Aliança Pra Frente Camaquã PT – PDT – PSC - PRB


Nosso compromisso está baseado no Desenvolvimento Regional Sustentável, na Participação Popular e na Inclusão Social. Para que isso aconteça:

1 - Fortaleceremos nos processos de decisão os instrumentos da Democracia Participativa. Vamos instituir o Orçamento Participativo (OP) para estimular a participação direta das pessoas na elaboração e fiscalização do orçamento público. Criaremos o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) para que todos os setores da sociedade civil tenham uma participação efetiva nos processos de decisão, monitoramento e avaliação do Governo.

2 - Implantaremos uma gestão profissional e teremos no planejamento (que será secretaria) o centro de elaboração e avaliação das políticas públicas sugeridas no OP e pelo CDES.

3 - Instituiremos o Gabinete de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos com técnicos das áreas da Administração, Economia e Engenharia, para otimizar a captação de investimentos públicos e privados para Camaquã.
4 - Apoiaremos a economia local, na agricultura, na indústria, no comércio e nos serviços, para que se fortaleça nossa condição de cidade polo regional. Estimularemos as compras locais e apoiaremos na captação de novos mercados, para que os empregos cada vez mais sejam gerados aqui.

5 - Apostaremos na educação como a principal ferramenta de inclusão social, preparando para a vida e para o trabalho. Garantiremos acesso a todos. Estabeleceremos parcerias com escolas estaduais, particulares, IFSUL e universidades, em temas que visem valores de vida saudável, de educação ambiental e de segurança no trânsito.

6 - Garantiremos a autonomia das escolas municipais, o acesso à internet, a melhoria da energia elétrica e a qualidade da água, além das obras de reforma e ampliação necessárias. Garantiremos o transporte gratuito para o ensino médio e modificaremos a atual lei de transportes para o ensino fundamental.

7 - Implementaremos instrumentos de gestão democrática interna na secretaria de educação, para que se aproveite o máximo o potencial dos nossos professores e funcionários.

8 - Garantiremos na área da cultura a participação de toda a comunidade, dos profissionais da cultura, dos gestores públicos, do Núcleo de Pesquisas Históricas, da CAPOCAM, dos CTGs, dos setores de cultura das escolas e outros dispostos a trabalhar pela preservação, criação e produção cultural em Camaquã.

9 - Promoveremos um estudo profundo, com profissional especializado, na área de trânsito e transporte coletivo, para que se resolvam os problemas existentes. Nas deliberações garantiremos a gestão democrática. Temos convicção que tanto motoristas, quanto pedestres, encontram dificuldades no centro de nossa cidade.

10 – A partir do Plano Municipal de Saneamento que orientará as políticas locais de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos, elaboraremos projetos específicos para captar os recursos e implementar as ações necessárias. Queremos Camaquã uma cidade limpa, com água sempre disponível, com esgoto coletado e tratado, com os pontos de alagamentos reduzidos e acima de tudo ir tirando do lixo aquilo que não é lixo e tem valor, para que se cumpra a lei e preserve o meio ambiente. Camaquã se tornará uma referência para o Rio Grande, para o Brasil e pro Mundo nesta área.

11 – Assumimos responsabilidades com a Saúde e o bem estar social de nossa população. Complementaremos e buscaremos novas parcerias com os programas estaduais e federais de proteção a criança e aos idosos. Fortaleceremos a rede já existente na proteção social e conveniaremos em outras áreas, como o combate ao álcool e as drogas e proteção da infância.

12 – O Programa Estratégia de Saúde da Família (antigo PSF) se mostra superior na qualidade de atendimento da saúde e sua prevenção. Retomaremos este programa em Camaquã. O Programa Academia da Saúde é um sucesso na melhoria das condições de vida e saúde das pessoas, portanto trabalharemos para implantá-lo em nossa administração.

13 - Apoiaremos as atividades esportivas do interior de Camaquã e seremos parceiro da Guarany para consolidar sua participação no futebol profissional. Incentivaremos as diversas modalidades esportivas. Faremos parcerias com instituições e escolinhas existentes para estimular o esporte como ferramenta de inclusão social e combate as drogas.

14 – Defenderemos com firmeza a proteção da nossa agricultura. A lavoura de arroz e a de fumo e as suas cadeias produtivas, foram, são e serão fundamentais para consolidar nosso desenvolvimento. Estabeleceremos políticas de atração de investimentos públicos e privados para que outras cadeias agroindustriais privadas ou cooperativadas se estabeleçam em nosso município, para que nossos agricultores tenham opções complementares de aumentar sua renda.

15 – A Agricultura Familiar é o principal setor em nossa economia em geração de postos de trabalho. Nosso compromisso é para que o interior tenha melhor atenção nas estradas gerais, secundárias e travessões, com a substituição paulatina das pontes de madeira pelas de concreto. Adquiriremos equipamentos especiais para a manutenção das estradas internas das propriedades rurais, bem como novos equipamentos para a patrulha agrícola, auxiliando no aumento da produção das propriedades. Apoiaremos projetos de diversificação e produção agroecológica.

16 – Promoveremos nos bairros de Camaquã obras de calçamento, drenagem e limpeza pública com a mesma atenção que cuidaremos do Centro da cidade.

17 – Trataremos o funcionalismo público e suas representações com respeito e transparência nas decisões administrativas. Nossa política de reposição salarial será sempre construída com muito diálogo e números abertos para que todos ajudem a construir a melhor proposta.

18 – Assumimos compromisso com os pressupostos ambientais e de sustentabilidade defendidos pela Fundação ZERI e pelo Programa Cidades Sustentáveis. Nosso Candidato a Prefeito José Carlos Copes participa do Projeto que a ZERI desenvolve em Camaquã e tem compromisso com ele. Copes é signatário da Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis e se eleito compromete-se a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em Camaquã, incluindo nossa cidade no ranking de 600 cidades do mundo (principalmente europeias) que atualmente trabalham o desenvolvimento sustentável.

Por fim, estes são nossos principais compromissos para um projeto de governo que será construído de forma participativa no dia a dia. Não temos a pretensão de apresentar um modelo pronto e acabado, pois muito ouviremos na campanha e incluiremos no planejamento. Mas é na execução que vamos precisar do “protagonismo cidadão” de cada camaquense.

Sou + 1


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

6° Região Museológica se Reune em Dom Pedrito

A 6° Região Museológica do Sistema Estadual de Museus se reuniu em sua sede regional na cidade de Dom Pedrito, para uma reunião de trabalho de articulação e uma palestra com o Coordenador do SEM/RS, Joel Santana, na última segunda-feira (27) no auditório da Secretariade Educação e Cultura da cidade.
Na manhã foram apresentados relatos dos encaminhamentos do Conexões Ibram RS, que determinou grupos de trabalhos com uma agenda de ações a serem trabalhadas, o 13° Fórum Estadual de Museus do RS, que acontece em novembro do corrente ano, o FAC dos museus, edital que será aberto em setembro do corrente ano, o novo site do Sistema Estadual de Museus e a 3° edição do Guia Estadual de Museus, que será lançado no 13° fórum.
Na tarde foram cumpridas agendas com a imprensa local com  Joel Santana (Coordenador do SEM/RS) e Adilson Oliveira (Coordenador da 6° Região Museológica do SEM/RS), após Santana proferiu a palestra com o tema: Direitos Humanos: Direito à Memória; Direito aos Museus – Ensaio Sobre a Educação em Museus.
Por fim, Adilson Oliveira, Coordenador da 6° RM SEM/RS agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do sistema estar cada vez mais ligados com as regiões, fortalecendo o papel dos museus.

Quando a Piada Virá Realidade!

Essa é a Camaquã, sem asfalto, sem calçamento, sem infraestrutura, sem planejamento, com o trânsito caótico, com um transporte público em péssimas condições, com meios fios atravessados nas ruas para disfarçar a péssima qualidade de manutenção de nossas ruas.
Tá na hora de mudar, acredite na mudança, agora é Copes, agora é PT, agora é 13

Presidente do Ibram Visita o Museu do Inter

O Museu do Inter recebeu na tarde da última quinta-feira (23/08) a visita do Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, acompanhado do coordenador do Sistema Estadual de Museus, Joel Santana. A Gerente Geral do Museu, Mariana Rutenberg, aproveitou para apresentar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo Museu nestes dois anos e meio de atividade e posteriormente, com a presença do Curador do Museu, Nico Rocha, foram discutidas as possibilidades de futuros projetos para a Copa do Mundo de 2014.
A visita ocorreu após o encerramento do Conexões Ibram, no qual o Museu do Inter esteve presente nos três dias de programação. O Ibram, desde março de 2012, percorre todos os estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e aos instrumentos de gestão museais, por meio do projeto Conexões Ibram.
O encontro, que ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na casa de Cultura Mario Quintana, abordou diversos temas como Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, Legado Cultural para o Setor Museal- Megaeventos Esportivos, dentre outros, que foram discutidos com os representantes do setor cultural e cidadãos. Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram realizou reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Rio Grande do Sul nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo Ibram.

Fonte: Museu do Inter

domingo, 26 de agosto de 2012

Copes Tem o Melhor Plano de Governo Para Camaquã!

VOTE COPES - VOTE 13

A Festa da Mudança Vai Continuar Em São Lourenço do Sul Diz o Povo

Mais de 800 pessoas e diversas lideranças da Frente Popular (PT - PR - PCdoB), lotaram o CTG em São Lourenço do Sul, para confirmar o apoio do Daniel Raupp Prefeito e Gilmar Vice na terra de todas as paisagens.
Uma grande festa e um clima de bastante felicidade marcam a campanha de Daniel rumo a prefeitura, com grupos da cidade e do interior afirmando que votar no 13 é o caminho para continuar o legado deixado pelo Prefeito Zé Nunes.
Daniel Raupp também assinou na manhã do dia (25) o Pacto Pela Juventude, em que se compromete em sua futura gestão a gerar políticas públicas para a juventude em São Lourenço do Sul.
Agora é 13, pra avançar na mudança e fazer ainda mais...

sábado, 25 de agosto de 2012

Megaeventos Esportivos: Qual a Melhor Estratégia Para investimentos?

A última palestra do Conexões Ibram RS, ontem (22) em Porto Alegre, foi sobre Legado Cultural: megaeventos esportivos – tema abordado pelo projeto em todas as cidades-sede da Copa do Mundo 2014.
“Temos que investir nos elementos simbólicos e não só em infraestrutura para construir a imagem de um Brasil diverso: isso deve estar presente nas 12 cidades onde os jogos vão acontecer”, pontuou Patrícia Albernaz, coordenadora do Ibram.
Albernaz abordou dados relativos a investimentos e retornos com megaeventos esportivos, assim como a proposta de moblização que o Ibram tem apresentado para o setor de museus. “Esperamos como legado cultural museus qualificados, ampliação de roteiros turísticos e a consolidação de uma ‘cultura de planejamento’ no setor museal”.
Joel Santana, coordenador do Sistema de Museus do RS, fez o contraponto local, citando os primeiros passos do estado para ampliar a participação da cultura durante a Copa 2014. “as cidades-sede já estão construindo suas identidades para o evento: temos que encontrar nossa estratégia de organização”, apostou.
Texto: Ascom/Ibram

Patrimônio Musealizado e Museologia Social: Duas Faces da Memória no RS

“Os museus guardam símbolos de nossa memória, por isso é grande o compromisso com a preservação dos acervos musealizados”, afirmou Luciana Palmeira, museóloga do Ibram, durante palestra hoje (22) sobre riscos ao patrimônio de museus, em Porto Alegre (RS), durante segundo dia do do Conexões Ibram.
Foi apresentando um panorama dos 10 principais riscos ao patrimônio musealizado brasileiro, a partir de levantamento do Departamento de Processos Museais (DPMUS/Ibram), e as formas da instituição se precaver ou minimizar possíveis danos.
Já Andrea Bachettini, do departamento de Museologia, Restauro e Conservação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), apresentou a proposta do Comitê Regional do Escudo Azul RS – programa internacional em torno da salvaguarda e proteção de bens culturais, presente no Brasil e em diversos países.

Memórias das identidades
Mesa dos Pontos de Memória
A segunda mesa tratou do programa Pontos de Memória, que reconhece e premia iniciativas em torno de propostas que dialogam com a museologia social. Atualmente, o Ibram tem mapeados mais de 150 pontos de memória no Brasil, tanto incentivados pelo programa do Ibram quanto outras iniciativas.
Segundo Marcelle Pereira (foto), coordenadora de Museologia Social e Educação do Ibram, os pontos de memória são “museus comunitários, ecomuseus, iniciativas de memória ligadas a matrizes culturais, que possuem vínculo comunitário, e não se sintam contemplados com a ‘narrativa histórica’ de museus ditos tradicionais”, conceitua.
A historiadora Claudia Feijó contextualizou os pontos de memória no Rio Grande do Sul. Coordenadora geral do Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, apresentou um dos projetos levados a cabo: Patrimônio Inventariado e Itinerários Culturais da Lomba do Pinheiro.
Em um mapa, foram relacionados 26 vilas e comunidades como forma de “aproximação da comunidade ao patrimônio da região”, que se integra a uma proposta de turismo comunitário – chamada de Lombatur. Assista o programa Conhecendo Museus sobre a Lomba do Pinheiro e saiba mais sobre a iniciativa.

Texto e foto: Ascom/Ibram

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cultura do RS Vai Lançar Edital de Fomento a Museus em Setembro

O percentual de investimento em museus cresceu no Brasil na última década, conforme dados recentes do Ibram, e ontem (22), no segundo e último dia das palestras do Conexões Ibram em Porto Alegre (RS), o tema do Fomento e Financiamento a museus trouxe novidades aos museus gaúchos.
Mesa de Fomento e Financiamento
Denise Pereira (foto), diretora de Economia da Cultura da secretaria de Estado da Cultura do RS, apresentou as linhas gerais do primeiro edital da secretaria para a área de museus. São R$ 350 mil via Fundo de Apoio a Cultura (FAC), sendo quatro prêmios de R$ 50 mil, três de R$ 30 mil e outros três de R$ 20 mil. Saiba mais sobre o edital.
Recentemente implantado, o novo fundo para a cultura deve ampliar o acesso aos recursos públicos: “é preciso haver diversificação das fontes de financiamento. O incentivo fiscal é viável mas também pode ser cruel com pequenos projetos culturais. Temos que encontrar outros caminhos”, esclareceu a diretora.
Em sua palestra, Tânia Caldeira, coordenadora de Fomento e Financiamento do Ibram, fez um panorama sobre os mecanismos atuais utilizados pelo governo federal para atender a cultura – como o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e Lei Rouanet – e apresentou os editais que compõem o Programa de Fomento aos Museus Ibram. A mediação da mesa foi feita por Simone Flores, assessora técnica do Sistema de Museus do RS.

Texto e foto: Ascom/Ibram

Legislação de Museus em Debate no Conexões Ibram RS

A implantação de um Fundo Estadual de Cultura e o fortalecimento do Sistema Estadual de Museus do RS foram citados como práticas que estão coordenadas com o Plano Nacional Setorial para Museus (PNSM) e o Plano Nacional de Cultura (PNC). O tema foi abordado ontem (21) em palestra do projeto Conexões Ibram, em Porto Alegre.
Mesa do Plano Nacional Setorial de Museus
“É preciso que o setor de museus tenha conhecimento sobre o espaço que ocupa na política cultural no seu estado ou município”, apontou Patrícia Albernaz (foto), da coordenação de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias do Ibram/MinC. “O Conexões Ibram quer fazer essa ponte e estimular a aproximação”.
Alice Bemvenutti, diretora do Museu do Trem, e também representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Museus RS, lembrou que “pensar na profissionalização também significa incluir os museus e seus profissionais. O museu tem que abrir as portas para começar a mudar – os avanços acabam por vir com esforço”, acredita.
Ainda em torno da legislação de museus, recentemente compilada em publicação pela Câmara dos Deputados, Ana Maltez, ligada ao Departamento de Processos Museais do Ibram, apresentou em linhas gerais do Estatuto de Museus (Lei nº 11.904).
Já válido para os museus federais, o estatuto deve estar sendo cumprido por todos os museus brasileiros até 2014. “É necessário que o setor se aproprie e tome conhecimento do estatuto e sua regulamentação posterior – que trará, inclusive, esclarecimentos conceituais”, explicou Ana Maltez. A regulamentação do Estatuto de Museus está em processo final de análise e deve seguir para sanção presidencial. Já Simone Monteiro, assessora técnica do Sistema Estadual de Museus do RS ressaltou o papel do estado na construção do estatuto de museus e da formulação da lei, e traçou uma breve análise sobe a situação da sua implantação no RS.

Texto e foto: Ascom/Ibram

Ibram Aposta em Novo Sistema Para Melhor Comunicação Com Museus Brasileiros

Karla Uzeda, chefe do Cadastro Nacional de Museus (CNM/Ibram), apresentou a proposta do projeto iMuseus na primeira palestra do Conexões Ibram hoje (21) em Porto Alegre (RS).
Mesa iMuseus – Conexões RS

O projeto consiste em disponibilizar informações de qualidade “sobre os museus e para os museus”.
Além dos dados que constam no Informativo Temático RS, com um recorte da publicação Museus em Números sobre a realidade do estado, Uzeda (foto) falou ainda sobre o novo sistema que o Ibram desenvolve para as instituições museais.
“O novo cadastro vai possibilitar uma busca ágil por informações, além de permitir exportação de dados, geração de gráficos etc, ampliando o acesso de pesquisadores e interessados na área”, esclareceu. Ainda não há data para o nova versão do CNM entrar no ar.
A professora da Universidade Federal do RS (UFRGS), Ana Maria Dalla Zen também participou da mesa e apresentou o projeto de pesquisa Caminhos dos Museus –  proposta de integrar os museus às rotas turísticas gaúchas. “Para que essa integração aconteça, contudo, é preciso que o museu esteja funcionando, de portas abertas para o público”, afirmou.
Noris Leal, professora do curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mediou o debate e lembrou da importância dos fóruns estaduais e nacionais de museus e um maior conhecimento sobre a Carta do Rio Grande, produzida no 8º Fórum Estadual de Museus (2002), pois “muito daquela carta precisa ser implantado ainda”.

Texto e foto: Ascom/Ibram

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Conexões Ibram Inicia-se na Casa de Cultura Mario Quintana

Rio Grande do Sul assina termo de cooperação técnica com o Ibram.
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), desde março de 2012, percorre todos os estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão, por meio do projeto Conexões Ibram. O evento chega ao Rio Grande do Sul nos dias 21, 22 e 23 de agosto na Casa de Cultura Mario Quintana (Sala A2B2 – 2º andar – Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre).
Mesa de abertura do Conexões Ibram RS – Foto: Asscom Ibram
A abertura oficial ocorreu na manhã dessa terça-feira (21) com a sala A2B2 lotada pela comunidade do setor. No encontro foi assinado um termo de Cooperação Técnica entre a secretaria de Estado da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o reconhecimento, difusão, fomento e incentivo do setor museológico no estado.
Em nome da secretaria da Cultura falou o secretário Adjunto, Jéferson Assumção. “Esta parceria  faz parte de uma maneira que entendemos muito adequada de trabalhar que é aproximando municípios, estados e União. Temos um conjunto de museus que precisam cada vez mais ser revitalizados. Essa vitalidade é que faz com que tenhamos os intercâmbios culturais necessários para a ampliação dos repertórios, tanto individuais como coletivos. O elemento da memória é que nos possibilita fazermos aquele mapa de identidade, uma narrativa pessoal de maneira mais positiva e segura. Temos três elementos: inovação, criatividade e memória, como norteadores da própria ideia de cultura”. Jéferson Assumção anunciou ainda um edital do Fundo de Apoio à Cultura, específico para a modernização de museus, que será lançado nesta quarta-feira (22) às 14h, dentro da programação do Conexões Ibram- Rio Grande do Sul.
A coordenadora da Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes, lembrou seu trabalho no projeto inicial do Ibram. “ O Instituto está à frente, em organização e numa ação nacional que é modelo de trabalho para muitos Sistemas no setor da cultura”.
O presidente do Ibram, José Nascimento Junior, ressaltou o protagonismo e o trabalho, considerado como referência nacional no setor, realizado pelo Rio Grande do Sul. “ O Ibram é resultado do que foi feito aqui no estado.Todas a linhas de trabalho do Instituto foram inspiradas, experimentadas ou desenvolvidas aqui.” Lembrou também a importância da Copa do Mundo 2014 para o setor. “É fundamental que se busque um trabalho conjunto entre Estado e Governo Federal para se enraizar as políticas museológicas no Brasil. Esses encontros têm nos possibilitado renovar ideias e realinhar determinados temas. Aqui em Porto Alegre, um dos assuntos fundamentais é o legado da copa. Importante que se pense a agenda dos museus para que de fato produzamos algo que fique para o estado. O legado cultural da copa é estratégico para nós”.
O coordenador do Sistema Estadual de Museus, Joel Santana, apresentou a nova página do sistema na internet e falou sobre os desafios do setor. “O SEM está fazendo um grande esforço não apenas para fortalecer, mas também  para gerar  novas provocações para os museus gaúchos. Queremos ampliar cada vez mais nossa rede de museus e os Pontos de Memória. Ainda precisamos nos organizar para formalizar o debate sobre uma política pública específica de gestão para os museus, por isso é muito importante o trabalho Colegiado Setorial de Museus, implantado pela Sedac”.
Conexões Ibram
O projeto trata diversos temas como Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, dentre outros, para serem discutidos diretamente com os representantes do setor cultural e os cidadãos. Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram propõe reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo Ibram.
Saiba mais sobre o projeto em http://conexoesibram.museus.gov.br/

Texto: Asscom Sedac

domingo, 19 de agosto de 2012

Do SEM aos Historiadores


REM/RS em São Miguel das Missões

Nosso próximo encontro será dia 24 de agosto, em São Miguel das Missões!

Data e horário: 24/08/2012, das 14 às 18h
Cidade: São Miguel das Missões
Local: 14h – Auditório da Escola Estadual Padre Antônio Sepp, Av. Antunes Ribas, 2021 (durante a tarde realizaremos também uma visita ao Museu das Missões).
Tema: Diálogos sobre a relação museu/escola – realidades e perspectivas.
Convidadas: Marcelle Pereira (IBRAM) e Andréia da Fonseca Rodriguez (Museu das Missões)
Nossa reunião de agosto está inserida em uma programação maior, para a qual estão todos convidados. Abaixo, seguem detalhes sobre a programação, transporte e estadia em São Miguel. Participem!

· Encontro da Rede de Educadores em Museus do RS (REMRS);
· II Encontro da Rede de Pontos de Memória e iniciativas de Memória e Museologia Social do RS (REPIMRS);
· Intercâmbio de Formação entre os Pontos de Memória do Rio Grande do Sul;
· Visitas técnica ao Ponto de Memória Missioneira e comunidade Mybia Guarani na Aldeia Indígena Tekoa Koeiju.

24 de Agosto – Sexta-Feira

Tarde
14h às 18h
Reunião da REMRS
Objetivo: Apresentar a Rede de Educadores em Museus e debater com os professores da rede pública e privada a relação museu/escola.
Noite
19h às 21h30
II Encontro da Rede dos Pontos de Memória; Apresentação da Rede; Leitura da Carta de Princípios da Rede dos Pontos de Memória; Apresentação dos Pontos de Memória; Apresentação do Programa Pontos de Memória. Proposições para a Rede.
Objetivo: Apresentar o Programa Pontos de Memória; Dialogar sobre a Carta de princípios da Rede dos Pontos de Memória e Iniciativas em Memória e Museologia Social, bem como, promover o intercâmbio entre os Pontos de Memória do Rio Grande do Sul.

25 de Agosto - Sábado
Manhã
09h às 12h Intercâmbio entre os Pontos de Memória Missioneira, Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro e Ponto de Memória de São Leopoldo.
Objetivo: Promover o intercâmbio entre os pontos de memórias do Rio Grande do Sul
1h30min: cada ponto terá 30 minutos para apresentar suas ações desenvolvidas.
1h para diálogo.
Tarde
14h às 18h
Apresentação do Programa Pontos de Memória a comunidade Mybia Guarani na Aldeia Indígena Tekoa Koeiju
Objetivo: Apresentar, promover e fomentar as iniciativas comunitárias realizadas pela comunidade Mybia Guarani, bem como, promover o acesso a informação do programa pontos de memória.

26 de Agosto - Domingo

Manhã
09h30 às 11h
Intercâmbio entre os Pontos de Memória Missioneira, Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro e Ponto de Memória de São Leopoldo.
Objetivo: Promover o intercâmbio entre os pontos de memórias do Rio Grande do Sul
Tarde
12h30min. Retorno para Porto Alegre

Transporte e Estadia:
Haverá um ônibus saindo da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, às 4h da manhã do dia 24/08/2012, com retorno no dia 26/08 saindo de São Miguel das Missões às 12h30min. Neste transporte ainda há poucas vagas, que serão disponibilizadas às primeiras pessoas que entrarem em contato com Marcia, Ethiene e Claudia (e-mails em cópia). Prazo de inscrição para o transporte: 15/08, quarta-feira. Confirmar presença e enviar nome completo e número da identidade, para enviarmos ao Detran - não é possível viajar sem o número da documentação - confirmando também se haverá adesão na pousada ou hotel.
O valor do ônibus será de R$ 90,00 por pessoa, que deverão ser depositados ainda nesta semana em conta a ser informada.

Hospedagem na Pousada das Missões:

Quarto quádruplo 50 reais por pessoa a diária
Quarto triplo 55 reais por pessoa a diária
Quarto duplo 65 reais por pessoa a diária
Sozinho 85 reais por pessoa a diária

Hotel Tenondé:
Quarto quádruplo 65 reais por pessoa a diária
Triplo 85 reais por pessoa a diária
Duplo 105 por pessoa a diária
Sozinho 125 por pessoa a diária

Para maiores informações entrar em contato conosco pelo e-mail remriograndedosul@gmail.com

I Conferência GEMMUS


Os Novos Campos de Pesquisa-ação da História

Compreender a história, suas correlações e seus contextos, configura um campo de saber bastante abrangente e minucioso. Esta complexidade ultrapassa sentidos de periodização do seu ensino como afirma (SCHIMDTT), e os muros e intra-muros como constata (FREIRE), tornando necessário uma nova abordagem e significação para caracterizar esta linguagem.
Dentro desta abordagem, confirmam-se saberes e fazeres, memórias e esquecimentos, dialetos e patrimônios culturais, tradição e conflito, oralidades e etnias, artefatos e documentos... Enfim, uma gama de possibilidades de instrumentos que trarão (re)leituras sobre determinado objeto de estudo. Contudo (CHAGAS) ressalta o exemplo dos museus neste papel, o museu não é uma ciência, e nem pode ser o objeto; A ciência está na relação dialógica e na atribuição de sentido que este provoca no indivíduo.
A reflexão que (CHAGAS) nos traz, é que a pesquisa-ação precisa fazer sentido, provocação (provocar ação), pautar diálogos, promover debates e gerar problemáticas (BITTENCOURT). Só assim, registrará novas possibilidades de evidenciar os processos históricos com uma linguagem multicultural, perpassando uma ponte que liga o passado ao presente, utilizando as mais diversas fontes como alicerce de sua análise.
Assim como o poema “O Catador” de Manoel Bandeira, em que o catador ao juntar pregos enferrujados do chão, descobriu o real sentido de ser, do o que de ter, ou seja, sua descoberta pessoal, o objeto que ressignificou seu modo de pensar, pois a atribuição de sentido está conectada com os meios sociais, ao qual cada indivíduo está inserido.
Desta forma, os campos de pesquisa-ação precisam ser descobertos ou revisitados pelos historiadores, a fim de que as linguagens históricas possam ser este instrumento do homem que pronuncia o mundo (FREIRE), sem os tradicionais estranhamentos que impossibilitam um diálogo transversal sobre a história (NORA).
Inspirar-se a aventurar por meio da organização social, do local para o global, dos patrimônios culturais materiais e imateriais, das memórias, são novos desafios postos que propiciam percepções de novas singularidades e pluralidades, muitas vezes invisibilizadas, por conta de alguns processos segmentares da história.
Mas para além de um processo de segmentação da história, a invisibilidade ocorre, por que a memória, é um saber em disputa, principalmente por quem a pronuncia, sendo um retrato autobiográfico da sociedade atual (CALLIGARIS).
Portanto, os novos campos de pesquisa-ação da história, podem dar grande contribuição ao que (CASTELLS) contextualiza com base em um ou mais atributos culturais como parte de um processo de formação de identidades dos sujeitos; A partir desta perspectivas de novos olhares de pertencimento e/ou reconhecimento.
O desafio está posto, como diz um provérbio “a cada um conforme sua possibilidades, a cada um conforme suas necessidades”, ou seja, o mundo em transformações, novos desafios, novas inspirações.



Joel Santana
Mestrando em História/FURG

sábado, 18 de agosto de 2012

Aos Companheiros Historiadores


Lançamento Oficial da Aliança Pra Frente Camaquã

Aconteceu no dia 03 de agosto, em evento realizado na sede municipal do PDT, o lançamento oficial da Candidatura de Copes - Prefeito e Renato Nogueira – Vice.
Estiveram presentes além das centenas de simpatizantes, militantes e lideranças locais, o Deputado Federal e vice-Líder do Governo no Congresso Nacional Henrique Fontana, o Prefeito de São Lourenço José Nunes e o ex-Prefeito de Santa Vitória do Palmar e atual Presidente do IRGA Cláudio Pereira.
Os discursos tiveram como marca a emoção, pela grande receptividade que os candidatos vem tendo por parte da comunidade camaqüense, o que demonstra a vontade de mudar.
Copes em sua manifestação, fez um breve relato de todas as suas propostas e projetos para Camaquã crescer no ritmo do Rio Grande e do Brasil, mas deixou evidente que com ele e seu vice Renato Nogueira na Prefeitura, todos vão ter vez e voz, através do Orçamento Participativo que será implementado na administração municipal. “Só assim os camaqüenses terão a oportunidade de ajudar a decidir as prioridades para uma Camaquã melhor, bem como resgatar a verdadeira cidadania”, conclui Copes.
A agenda de campanha prevê a participação dos candidatos em diversas atividades e eventos da comunidade, visitas aos estabelecimentos comerciais e mateada no Comitê Central de Campanha (sábado 11/08 a partir das 10hs).

Conexões Ibram Chega ao RS


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), desde março de 2012, percorre todos os estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais, por meio do projeto Conexões Ibram. O evento será realizado no Rio Grande do Sul nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na Casa de Cultura Mario Quintana (Sala A2B2 – 2º andar – Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre).
O projeto trará diversos temas como Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, dentre outros, para serem discutidos diretamente com os representantes do setor cultural e os cidadãos. Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram propõe reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo Ibram.
Os temas propostos para as reuniões abertas são:
- Programa iMuseus: construção de rede de informações do setor museal
- Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão
- Plano Nacional Setorial de Museus e a participação do estado
- Patrimônio Musealizado em Risco e a integração de ações públicas
- Programa Pontos de Memória
- Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
- Legado Cultural para o setor museal – megaeventos esportivos

Confira abaixo a programação completa do evento Conexões Ibram/RS:

Dia: 21/08/12
9h – Abertura
*Assinatura do Convênio IBRAM – Estado
*Apresentação do site do Sistema Estadual de Museus (SEM/RS)
11h às 12h – Programa iMuseus
14h às 15h30 – Plano Nacional Setorial de Museus
16h às 18h – Estatuto dos Museus

Dia: 22/08/12
9h às 10h30 – Patrimônio Musealizado em Risco
11h às12h – Programa Pontos de Memória
14h às 15h30 – Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
16h às 18h – Legado Cultural Para o Setor Museal – Megaeventos Esportivos

Dia: 23/08/12
09h às 12h – Formação dos GtS
-  Estatuto dos Museus
-  Plano Nacional Setorial de Museus
-  Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
-  Programa Pontos de Memórias
14 às 18h – Reunião Interna de Trabalho Ibram – SEM/RS

Saiba mais sobre o projeto em http://conexoesibram.museus.gov.br/

Texto: Asscom Sedac

5 Dias Maravilhosos em Rio Grande

O XI Encontro Estadual de História da Anpuh/RS sob o tema: História/Memória/Patrimônio realizado na FURG em Rio Grande, foi o atrativo que me conduziu a passar 5 dias nesta bela cidade e universidade. Comigo, além da expectativa do primeiro evento como Mestrando de História da FURG, nada além, e nada mais do que a minha Ana, brilhante Graduanda em História pela PUC/RS, que me deliciou com a sua companhia.
Descobri várias coisas nessa convivência mais intensa, de que como é bom dividir e compartilhar os mesmo assuntos da área, como é ótima nossa convivência, e de como estar ao teu lado me faz bem meu amor...
Nunca imaginei que uma pessoa fosse me fazer tão feliz, tão realizado estando apenas do meu lado, como você me faz... Mas também preciso dizer, até já por que nem sei o nome da deusa da história, mas se não tivesse eu a chamaria de Ana, tamanha é a minha vontade e o estímulo que ela me dá apenas com aquele olhar meigo e carinhoso.
É assim Ana, que me encontro enamorado de ti, apaixonado por você, mas principalmente vivendo dias maravilhosos como estes, momentos lindos e noites mágicas ao teu lado, por que o nosso amor tem um diferencial que se chama partilha, quando a entrega é verdadeira...
Te amo...

Rotina de Muitas Atividades

Aeroporto Salgado Filho


Em Brasilia na reunião Cultura na Copa
As fotos acima demonstram bem a rotina de muitas atividades que venho exercendo nos 15 últimos dias, por isso, já me desculpo com todos aqueles meus leitores cativos que sentiram a falta das postagens desse blog.
Tenho vivido algumas pontes áreas e cruzado rodovias, para tratar de diversos temas que perpassam minha atuação profissional e acadêmica.
Fui a Brasília para a reunião do Cultura na Copa, grupo de trabalho que está traçando um projeto para a Copa do Mundo de 2014 para o setor cultural, retornando me desloquei a Rio Grande, onde participei do XI Encontro Estadual de História promovido pela Anpuh/RS sob o tema História/Memória/Patrimônio na FURG, e novamente a Brasília para reunião com o IBRAM para tratar pautas referentes a realização do projeto Conexões em nosso estado.
Disto ainda percorri diversas cidades e me dediquei muito na formulação e viabilização da realização do Conexões no RS.
Com isso, peço minhas desculpas pela ausência seguimos em frente...
De volta ao blog.