sábado, 29 de junho de 2013

Fórum de Museus Reconhece Atuação de ex-Coordenador Nacional do Setor

No último dia do 13º Fórum Estadual de Museus do RS, quando o evento discute a importância da Carta de Rio Grande, na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, na Casa de Cultura Mario Quintana, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, entregou uma placa a José do Nascimento Junior, por sua atuação ao longo de dez anos na coordenação da Política Nacional dos Museus. Na ocasião também estava presente na mesa Simone Monteiro, ex-coordenadora do Sistema Estadual de Museus (SEM), de 2003 a 2011, que atualmente trabalha do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC.
“Uma cidade sem museu é uma cidade sem alma. Qualquer cidade que eu visito, o primeiro lugar que vou é o museu. Ali posso avaliar o grau de civilização desta comunidade”, disse o titular da pasta. O escritor elogiou a atual gestão do SEM, na figura do ‘jovem idealista e engajado’, e espera que o próximo evento da área seja realizado na CCMQ, já restaurada, referindo-se ao processo pelo qual passará a instituição, iniciado esta semana. Também mencionou as obras em andamento, do Teatro da Ospa, e o reconhecimento do trabalho que José do Nascimento Junior prestou ao Brasil, durante uma década.
Para o homenageado, o evento, iniciado na última terça, “mantém a história do Rio Grande do Sul de mobilização dos museus, de ser vanguarda na política pública, que vem crescendo, com a ampliação de museus e cursos na área”, declara. Na opinião de José do Nascimento, isto ajuda muito a manter a política museológica ativa. Sob o tema “Políticas Museais: a Memória, os Avanços e a Contemporaneidade”, o fórum, em seu encerramento, na tarde de hoje, contemplará plenárias e deliberações dos grupos de trabalho.

Fonte: Setor de Comunicação da CCMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário