segunda-feira, 29 de junho de 2009
A Culinária Pomerana como patrimônio cultural imaterial
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Contexto Histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Assim inspirados pela suposta “revolução americana” e a constituinte da assembléia francesa, a declaração traz um misto ideológico contido em si, obviamente influencia burguesa, que ao mesmo tempo torna insosa e inerente a sua execução. Tanto é verdade que é este instrumento, na sua legitimidade sequer é respeitado pelos governos.
Nossa ação docente, tenta estímular nesse período, em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa seus 60 anos, a necessidade de se repensar e demonstrar que o que em um lugar se estabelece direito em outro aquilo não se torna inprescindivel, e que conforme a crença, a regionalidade, a tradição e principalmente a cultura, isso denota o que é ou não importante para aquela comunidade.
Pensar a partir dos 30 artigos da declaração universal e demonstrar a falta de direito adquirido por muito ainda, é uma constante do período em que ela foi escrita, no iluminar da humanidade.
Gastronomia do Arroz recebe recurso
quinta-feira, 11 de junho de 2009
MANIFESTO A FAVOR DA INSTALAÇÃO DA CPI DA CORRUPÇÃO – GOVERNO YEDA
Os Deputados Estaduais devem estar sintonizados com a vontade popular e atender o seu clamor, assumindo a responsabilidade de investigar e responsabilizar os suspeitos do maior escândalo de corrupção na vida pública do Rio Grande, assinando e garantindo a imediata instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
_______________________________________________________________________________________
Texto do Abaixo-assinado para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias do Governo Yeda.
Tarso em Pelotas
Tarso ressaltou que a plenária foi a maior ocorrida no interior do estado de todas as que estão acontecendo em sem dúvida a região demonstra força através das lideranças locais que articulam um projeto regional e de sustentabilidade.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Cadê os secretários?
Teremos desembarques? Mais uma demonstração de incompetência desta gestão?
Por enquanto essas perguntas ficam no ar.
O certo mesmo é que o IFET ficará pronto antes do pórtico feito na entrada da cidade.
Disso não tenho mais duvidas!
Beto Grill assume candidatura
A despedida pode ser reveladora!
De repente chega o Prefeito para entregar o presente da comunidade,prestando a homenagem ao Padre, pedindo desculpas pelo atraso e começao discurso:
- Nunca vou esquecer do dia em que o padre chegou à nossa paróquia. Como poderia?
Tive a honra de ser o primeiro a me confessar.............
Silêncio total...
Moral da história: ** ** NUNCA SE ATRASE!!! ** **
A verdadeira face da gestão Aécio Neves.
Praça da Juventude: Uma Conquista de Alvorada.
sábado, 6 de junho de 2009
Turismo e Hidrovia Binacional na pauta da Comissão de Assuntos Internacionais e AD Costa Doce
Segundo o deputado Paulo Azeredo, existem diversos temas em que a relação entre Brasil e Uruguai deve ser discutida, de forma a melhorar a vida das populações da faixa de fronteira. Ele cita como exemplos as áreas da saúde e a educação. “Uma criança uruguaia não pode freqüentar aulas no Brasil e vice-versa”, disse. “Na saúde também temos diversas situações que exigem mudança. Rocha, que fica a 30 quilômetros do Brasil, tem serviço de hemodiálise, contudo os moradores de Chuí e Santa Vitória têm que viajar mais de 300 quilômetros para receber atendimento em Pelotas.” Azeredo destacou ainda outros temas como o apoio à rota Caminho del Gaúcho; retirada de impostos a produtos comercializados na fronteira, através da criação de zona de livre comércio; e projetos integrados na área de sanidade animal e na segurança.
O presidente da AD Costa Doce, Zelmute Oliveira, disse que as reuniões contribuirão para o encaminhamento prático de temas que já vem sendo encaminhados através da AD Costa Doce e das prefeituras das regiões Sul e Centro-Sul. “A realização desse debate demonstra a importância da Governança Regional construída pelos municípios em torno da AD Costa Doce e da capacidade que esse acúmulo de forças têm em promover a discussão dos principais temas regionais”, ressaltou. “Assim, estamos construindo uma relação autônoma da região nos cenários políticos estadual, nacional e internacional.”Para o prefeito Cláudio Pereira, serão fundamentais o apoio da Assembléia Legislativa no busca pela implementação da Hidrovia Binacional da Lagoa Miriam e das questões que envolvem o desenvolvimento do turismo. “É muito importante que o Parlamento venha buscar subsídios e ouvir nossas inquietações para somar-se a pautas irão beneficiar diversas comunidades”, disse.
Temas elencados na reunião do Chuí:- Organização da Zona de Livre Comércio;
- Redefinição da área livre de impostos;
- Formação de grupo de trabalho para discutir questões sociais;
- Apoio ao turismo;
- Discussão de novo marco legal para o tratado do Mercosul.
Temas elencados na reunião de Santa Vitória do Palmar:
- Credenciamento da Costa Doce no Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) de modo que os empreendimentos possam acessar recursos para investimento com juros menores;
- Saúde e Assistência Social visando a regulamentação das profissões, visando a estabelecer o atendimento de dupla nacionalidade dos profissionais;
- Priorização pelo Estado e pelos governos dos roteiros Campos Neutrais e Camino del gaúcho, como rotas internacionais e indutoras do desenvolvimento;
- Organização da tributação unificada nos municípios das divisas do Mercosul;
- Organização de programa de desenvolvimento elaborado pelos governos do Brasil, Uruguai.