segunda-feira, 29 de junho de 2009

A Culinária Pomerana como patrimônio cultural imaterial

Fazer o resgate histórico da cultura pomerana através dos saberes locais e da culinária peculiar de um povo que construiu a memória de nosso município. É com este intuito que as professoras Flávia Rieth e Cláudia Turra Magno, professoras da Universidade Federal de Pelotas, estiveram na tarde da última quarta-feira na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, com o Secretário Zelmute Oliveira.
As professoras, a estagiária Luciane Menna, o assessor de Memória e Patrimônio da Casa de Cultura de São Lourenço do Sul Joel Santana, juntamente com uma equipe da UFPel, estão realizando um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal que deverá ser encaminhado por edital ao IPHAN para que haja registro de patrimônio imaterial referente a cultura pomerana. Alunos da UFPel virão para São Lourenço do Sul realizar o projeto onde será salientada a diversidade da cozinha pomerana, com destaque para o peito de ganso defumado e o Maischnaps, usado antigamente como remédio. A partir deste centro do inventário, o projeto será vinculado a outras áreas da cultura, como a língua, o casamento e as celebrações do povo pomerano. O projeto, vinculado ao “Saberes e Sabores da Colônia”, contará com elaboração de textos, catalogação de comidas e seleção de imagens com fotos ou até mesmo vídeos feitos na colônia.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Contexto Histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Com o surgimento dos primeiros pensamentos liberais que defendiam a individualidade do homem, surgiu no periodo iluminista, primeiros índicios de que poderia ser escrito um documento que garantisse e exijisse de alguém a garantia de ações que beneficie determinado indivíduo.
Assim inspirados pela suposta “revolução americana” e a constituinte da assembléia francesa, a declaração traz um misto ideológico contido em si, obviamente influencia burguesa, que ao mesmo tempo torna insosa e inerente a sua execução. Tanto é verdade que é este instrumento, na sua legitimidade sequer é respeitado pelos governos.
Nossa ação docente, tenta estímular nesse período, em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa seus 60 anos, a necessidade de se repensar e demonstrar que o que em um lugar se estabelece direito em outro aquilo não se torna inprescindivel, e que conforme a crença, a regionalidade, a tradição e principalmente a cultura, isso denota o que é ou não importante para aquela comunidade.
Pensar a partir dos 30 artigos da declaração universal e demonstrar a falta de direito adquirido por muito ainda, é uma constante do período em que ela foi escrita, no iluminar da humanidade.

Gastronomia do Arroz recebe recurso

A festa da gastronômia do arroz em Camaquã, recebeu um aporte de recurso na ordem de R$ 100 mil reais do Deputado Federal Henrique Fontana (PT), a intermediação se deu através de uma articulação via Ministério do Turismo, além do mais contou com boa parte da ação desenvolvida pela AD Costa Doce através de seu presidente, Zelmute Oliveira.
A gastonômia do arroz abrange a expofeira e a feira de economia solidária dos pequenos agricultores da cidade. O evento já tradicional no município tem a coordenação da ACIC - Associação Comercial e Indústrial de Camaquã. Fontana ressaltou que ajudar esta importante festa de Camaquã é ajudar a região como todo em seu processo de desenvolvimento.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

MANIFESTO A FAVOR DA INSTALAÇÃO DA CPI DA CORRUPÇÃO – GOVERNO YEDA

O Rio Grande está exposto nacionalmente pelas sucessivas denúncias de corrupção e de ilegalidades que envolvem os altos escalões do atual governo do Estado (Governo Yeda). O Povo não tolera irregularidades, e quer o total esclarecimentos das denúncias.

Os Deputados Estaduais devem estar sintonizados com a vontade popular e atender o seu clamor, assumindo a responsabilidade de investigar e responsabilizar os suspeitos do maior escândalo de corrupção na vida pública do Rio Grande, assinando e garantindo a imediata instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

_______________________________________________________________________________________

Texto do Abaixo-assinado para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias do Governo Yeda.

Tarso em Pelotas

Zelmute Oliveira, o Prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes e o Ministro da Justiça e Pré-candidato do PT ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, debateram questões vinculadas ao desenvolvimento regional e analisaram a conjuntura econômica do país, na manhã desta quinta-feira (11), no Café Aquário em Pelotas. Em seguida foram para uma plenária de mobilização no Clube Caixeral com a presença de centenas de militantes do partido.
Tarso ressaltou que a plenária foi a maior ocorrida no interior do estado de todas as que estão acontecendo em sem dúvida a região demonstra força através das lideranças locais que articulam um projeto regional e de sustentabilidade.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cadê os secretários?

É isso mesmo, em Camaquã, os secretariado do prefeito Molon, parece estar digamos "encarangado" com o frio que acomete o RS. Algumas áreas mostram-se tão inexpressivas que antes dos primeiros seis meses de gestão, tem gente que parece estar com a cabeça a prêmio.
Isto é tão verdadeiro, que o próprio prefeito em uma emissora local, e posteriormente publicado em jornal, salientou não estar satisfeito com o rendimento de seus cargos comissionados.
E a quem já comece a lançar apostas desde já para o ingresso no governo.
Teremos desembarques? Mais uma demonstração de incompetência desta gestão?
Por enquanto essas perguntas ficam no ar.
O certo mesmo é que o IFET ficará pronto antes do pórtico feito na entrada da cidade.
Disso não tenho mais duvidas!

Beto Grill assume candidatura

O ex-prefeito de São Lourenço do Sul, Cristal, e ex-deputado estadual Beto Grill, assumiu a condição de pré-candidato a Deputado Estadual pelo seu partido, o PSB, para a Assembléia Legislativa. Ele também concorreu em 2006 ao governo do estado.
Beto que concorreu como vice prefeito na coligação Pra Frente Camaquã, composta por (PDT-PSB-PT-PV-PR) agora tenta voltar a Assembléia e aposta no revigoramento da sua base partidária, além de seu conhecimento nos municípios para se eleger. Grill assumiu a condição em entrevista ao Jornal O Lourenciano na última edição, na Festa do Divino Espirito Santo, no distrito em São Lourenço do Sul.

A despedida pode ser reveladora!

Mas poderia ser na sua cidade...
O Padre, no jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho ininterruptoà frente de uma paróquia, discursa:
- A primeira impressão que tive da paróquia, foi com a primeira confissão que ouvi.
A pessoa confessou ter roubado um aparelho de TV, dinheiro dos seus pais, a empresa onde trabalhava, além de teraventuras amorosas com a esposa do chefe. Também se dedicava ao tráfico de drogas e havia transmitido uma doença venérea à própria irmã. Fiquei assustadíssimo. Com o passar do tempo, entretanto, reconheci que é uma paróquia cheia de gente responsável, com valores, comprometida com sua fé, e desta maneira, tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio.
De repente chega o Prefeito para entregar o presente da comunidade,prestando a homenagem ao Padre, pedindo desculpas pelo atraso e começao discurso:
- Nunca vou esquecer do dia em que o padre chegou à nossa paróquia. Como poderia?
Tive a honra de ser o primeiro a me confessar.............

Silêncio total...

Moral da história: ** ** NUNCA SE ATRASE!!! ** **

A verdadeira face da gestão Aécio Neves.

Estreou semana passada na Current TV nos EUA e no dia 27 de maio no Reino Unido o filme 'Censurados no Brasil'. O filme trata das relações entre governos e a mídia e as pressões sofridas pelos profissionais de mídia e jornalistas.
O filme explora as relações entre o Governo de Minas Gerais e a mídia no país, e como ele usa seu poderio econômico para suprimir críticas econstruir a imagem do Governador Aécio Neves, através de investimentos publicitários.
Esta é a face do governo tucano em Minas Gerais.

Praça da Juventude: Uma Conquista de Alvorada.

A Deputada Estadual Stela Farias (PT), vem articulando com o Deputado Federal Henrique Fontana e através do Ministério da Justiça e dos Esportes, aporte em torno de R$ 1,6 milhões de reais para a execução da obra. E ao mesmo tempo, trabalha para a busca da apuração dos fatos envolvendo as denúncias do Governo Yeda.
Confira na imagem abaixo.

sábado, 6 de junho de 2009

Turismo e Hidrovia Binacional na pauta da Comissão de Assuntos Internacionais e AD Costa Doce

A Comissão do Mercosul e dos Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa realizou na manhã de hoje, em Santa Vitória do Palmar, reunião para discutir o Mercosul e principalmente questões visando favorecer o turismo, o desenvolvimento e a área social na relação entre Brasil e Uruguai. Na noite de ontem o município do Chuí recebeu o encontro. Além dos prefeitos de Santa Vitória, Cláudio Pereira, e do Chuí, Hamilton Silverio Lima, participaram os deputados Paulo Azeredo, presidente da Comissão, o deputado José Sperotto e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce), Zelmute Oliveira. Das reuniões saíram dez temas (ver lista ao final) que serão priorizados nos debates da Comissão do Mercosul a partir de agora e também levados à Reunião de Alto Nível do Mercosul que acontecerá nos dias 09 e 10 em Porto Alegre. Na oportunidade estarão reunidas as chancelarias do Brasil e do Uruguai, intendentes, prefeitos e representantes de órgãos governamentais.

Segundo o deputado Paulo Azeredo, existem diversos temas em que a relação entre Brasil e Uruguai deve ser discutida, de forma a melhorar a vida das populações da faixa de fronteira. Ele cita como exemplos as áreas da saúde e a educação. “Uma criança uruguaia não pode freqüentar aulas no Brasil e vice-versa”, disse. “Na saúde também temos diversas situações que exigem mudança. Rocha, que fica a 30 quilômetros do Brasil, tem serviço de hemodiálise, contudo os moradores de Chuí e Santa Vitória têm que viajar mais de 300 quilômetros para receber atendimento em Pelotas.” Azeredo destacou ainda outros temas como o apoio à rota Caminho del Gaúcho; retirada de impostos a produtos comercializados na fronteira, através da criação de zona de livre comércio; e projetos integrados na área de sanidade animal e na segurança.

O presidente da AD Costa Doce, Zelmute Oliveira, disse que as reuniões contribuirão para o encaminhamento prático de temas que já vem sendo encaminhados através da AD Costa Doce e das prefeituras das regiões Sul e Centro-Sul. “A realização desse debate demonstra a importância da Governança Regional construída pelos municípios em torno da AD Costa Doce e da capacidade que esse acúmulo de forças têm em promover a discussão dos principais temas regionais”, ressaltou. “Assim, estamos construindo uma relação autônoma da região nos cenários políticos estadual, nacional e internacional.”

Para o prefeito Cláudio Pereira, serão fundamentais o apoio da Assembléia Legislativa no busca pela implementação da Hidrovia Binacional da Lagoa Miriam e das questões que envolvem o desenvolvimento do turismo. “É muito importante que o Parlamento venha buscar subsídios e ouvir nossas inquietações para somar-se a pautas irão beneficiar diversas comunidades”, disse.

Temas elencados na reunião do Chuí:

- Organização da Zona de Livre Comércio;

- Redefinição da área livre de impostos;

- Formação de grupo de trabalho para discutir questões sociais;

- Apoio ao turismo;

- Discussão de novo marco legal para o tratado do Mercosul.

Temas elencados na reunião de Santa Vitória do Palmar:

- Credenciamento da Costa Doce no Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) de modo que os empreendimentos possam acessar recursos para investimento com juros menores;

- Saúde e Assistência Social visando a regulamentação das profissões, visando a estabelecer o atendimento de dupla nacionalidade dos profissionais;

- Priorização pelo Estado e pelos governos dos roteiros Campos Neutrais e Camino del gaúcho, como rotas internacionais e indutoras do desenvolvimento;

- Organização da tributação unificada nos municípios das divisas do Mercosul;

- Organização de programa de desenvolvimento elaborado pelos governos do Brasil, Uruguai.