segunda-feira, 15 de junho de 2009

Contexto Histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Com o surgimento dos primeiros pensamentos liberais que defendiam a individualidade do homem, surgiu no periodo iluminista, primeiros índicios de que poderia ser escrito um documento que garantisse e exijisse de alguém a garantia de ações que beneficie determinado indivíduo.
Assim inspirados pela suposta “revolução americana” e a constituinte da assembléia francesa, a declaração traz um misto ideológico contido em si, obviamente influencia burguesa, que ao mesmo tempo torna insosa e inerente a sua execução. Tanto é verdade que é este instrumento, na sua legitimidade sequer é respeitado pelos governos.
Nossa ação docente, tenta estímular nesse período, em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa seus 60 anos, a necessidade de se repensar e demonstrar que o que em um lugar se estabelece direito em outro aquilo não se torna inprescindivel, e que conforme a crença, a regionalidade, a tradição e principalmente a cultura, isso denota o que é ou não importante para aquela comunidade.
Pensar a partir dos 30 artigos da declaração universal e demonstrar a falta de direito adquirido por muito ainda, é uma constante do período em que ela foi escrita, no iluminar da humanidade.

3 comentários:

  1. gostei muito do blog!! ajudou me num trabalho

    ResponderExcluir
  2. adorei o blog !! me ajudo muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando algo que pudesse me ajudar no meu trabalho e esse blog foi muito importante para entender mais sobre o contexto histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos

    ResponderExcluir