segunda-feira, 29 de junho de 2009

A Culinária Pomerana como patrimônio cultural imaterial

Fazer o resgate histórico da cultura pomerana através dos saberes locais e da culinária peculiar de um povo que construiu a memória de nosso município. É com este intuito que as professoras Flávia Rieth e Cláudia Turra Magno, professoras da Universidade Federal de Pelotas, estiveram na tarde da última quarta-feira na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, com o Secretário Zelmute Oliveira.
As professoras, a estagiária Luciane Menna, o assessor de Memória e Patrimônio da Casa de Cultura de São Lourenço do Sul Joel Santana, juntamente com uma equipe da UFPel, estão realizando um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal que deverá ser encaminhado por edital ao IPHAN para que haja registro de patrimônio imaterial referente a cultura pomerana. Alunos da UFPel virão para São Lourenço do Sul realizar o projeto onde será salientada a diversidade da cozinha pomerana, com destaque para o peito de ganso defumado e o Maischnaps, usado antigamente como remédio. A partir deste centro do inventário, o projeto será vinculado a outras áreas da cultura, como a língua, o casamento e as celebrações do povo pomerano. O projeto, vinculado ao “Saberes e Sabores da Colônia”, contará com elaboração de textos, catalogação de comidas e seleção de imagens com fotos ou até mesmo vídeos feitos na colônia.

2 comentários:

  1. Olá Joel, bom dia!
    Tomara que consigas ler este comentário (em virtude das datas da postagem e comentário).
    Fiquei interessada no assunto, desenvolvo uma pesquisa de mestrado nessa linha, nesse mesmo assunto. Gostaria de saber mais do projeto.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida.

      Obrigado por sua visita, deixo meu email para contato: joelsantana.fp@gmail.com

      Abraços.

      Joel Santana

      Excluir