sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ministra da Cultura Marta Suplicy Visita 5º FNM e Garante Maior Investimento Em Museus Para 2013

 A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou na tarde de ontem (22), do 5º Fórum Nacional de Museus, em Petrópolis (RJ). Em fala à plenária, a ministra ressaltou a importância do fórum como “espaço de estímulo à criação de redes entre os profissionais do setor”, além do intercâmbio com estudantes de Museologia e áreas afins, e da divulgação dos museus brasileiros.
A ministra lembrou o crescimento do número de museus no Brasil – já são cerca de 3.260 mapeados pelo Ibram – e da visitação a exposições, além do aumento do investimento no campo museal nos últimos dez anos.
“As políticas adotadas desde 2003 conseguiram ressignificar a importância dos museus, mostrar o quão rentável é para o investidor e para a sociedade o investimento em cultura”, disse. “Nosso esforço agora é garantir e elevar o campo museal para o padrão de excelência que almejamos, profissionalizando e valorizando os seus agentes em todos os elos da cadeia”.
Foram citadas também ações como o Programa de Fomento aos Museus, que vai destinar, até o fim de 2013, cerca de R$ 20 milhões a instituições museais, por meio de prêmios e editais, além da destinação de R$ 7 milhões aos museus ligados ao Ibram.
 
Fonte: IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Museologia Gaúcha Tem Forte Participação no 5° Fórum Nacional de Museus

A cidade imperial de Petrópolis/RJ acolhe de 19 a 23 de novembro, no SESC Quintandinha, a quinta edição do Fórum Nacional de Museus com o tema “40 anos da mesa-redonda de Santiago do Chile – entre o idealismo e a contemporaneidade”, organizado pelo IBRAM – instituto Brasileiro de Museus e ABM – Associação Brasileira de Museologia, com uma presença significativa com as mais diversas representações da museologia gaúcha.
O Fórum Nacional de Museus traz na sua programação minicursos, painéis, conferências, encontros dos Pontos de Memórias, reunião de professores de museologia, dos sistemas e redes estaduais, do conselho internacional de museus, da rede de museus e acervos arqueológicos e da rede de educadores em museus, além da eleição para escolha dos representantes dos museus no CNPC (Conselho Nacional de Politicas Culturais), reuniões de grupos de trabalhos com temáticas específicas, comunicações coordenadas de trabalhos de pesquisas, do encontro nacional de estudantes.
Também há no evento uma programação paralela, ocorrendo simultaneamente no evento, como mostra de artesanato local, o espaço do programa televisivo Conhecendo Museus exibido pela TV Brasil, as exposições “Década do Patrimônio Museológico (2012-2022)” do Ibermuseus e “Educação Museal a Serviço da Diversidade Cultural e da Memória Social” (Prêmio Darcy Ribeiro e Banco Ibero-Americano de Boas Práticas em Educação em Museus) e stands comerciais e institucionais.
Alguns momentos merecem destaque como a conferência-tema do Fórum, que trouxe a participação Paula Assunção (Diretora do Programa de Mestrado Internacional em Museologia da Academia Reinwardt de Patrimônio Cultural/Holanda), Maria Célia Teixeira Santos (Diretora de Museus – Secretaria de Cultura/BA) e Teresa Scheimer (Vice-presidente do Conselho Internacional de Museus), o painel que abordou o tema “Memórias em Movimento” com a participação de Adelina Coda (Diretora de Cultura de Alta Grácia/Argentina – Museu Che Guevara), Elenira Mendes (Diretora da Casa Memorial Chico Mendes – Xapuri/AC) e Noaldo Ribeiro (Gerente Executivo de Resgate da Identidade Cultural – Secretaria da Cultura e Turismo/PB – Projeto de Memorial sobre a Coluna Prestes).


Foto Divulgação: Adelina Coda (Diretora de Cultura de Alta Grácia/Argentina – Museu Che Guevara), Joel Santana (Coordenador do Sistema Estadual de Museus do RS) Elenira Mendes (Diretora da Casa Memorial Chico Mendes – Xapuri/AC)
Hoje (22), ainda teremos a fala da Ministra da Cultura Marta Suplicy em homenagem aos 80 anos do Curso de Museologia da Unirio, e amanhã (23) a Conferência em homenagem aos 40 anos da mesa-redonda de Santiago/Chile, com Hugues de Varine (que participou da construção deste documento que construiu novos olhares para a museologia no mundo). Para Joel Santana, Coordenador do Sistema Estadual de Museus do RS, o “fórum oportuniza um momento de troca muito importante para o setor, consolida conceitos e práticas, e permite rever os procedimentos que precisam ajustes, articular o setor, intercambia relações, e define e atualize diretrizes do Plano Nacional Setorial de Museus… Enfim, um importante momento da museologia no Brasil.”

Fonte: Sistema Estadual de Museus do RS

domingo, 18 de novembro de 2012

Exposição Curricular da Museologia UFRGS "Brinquedo é Coisa Séria"


A proposta da exposição “Brinquedo é coisa séria” é sensibilizar o público quanto às influências existentes no dia-a-dia infantil que, por meio dos brinquedos, induzem as crianças às funções sociais que lhes são pré-atribuídas, uma vez que é brincando que a criança descobre os papéis de cada sujeito na sociedade. Assim, a exposição estimulará o público visitante a problematizar as representações que o brinquedo sugere e refletir acerca da intervenção destes na construção das identidades e comportamentos que a sociedade atribui a cada gênero.

Período: de 20 de novembro a 03 de dezembro de 2012
Local: Memorial do Rio Grande do Sul (R. Sete de Setembro, 1020 Porto Alegre, RS - Brasil)

Atividades: Oficina - Confecção de brinquedos com material reciclado; mediação em LIBRAS; Palestra; parte do acervo será tátil.

E-mail para agendamento de escolas e demais informações: brinquedoecoisaseria@yahoo.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Jornada da Diversidade Discute Cultura e Combate à Desigualdade

Aberta oficialmente na noite dessa terça-feira (13), no Palacinho, a 1ª Jornada da Diversidade do Rio Grande do Sul reunirá uma extensa programação que dará visibilidade a diversas tendências culturais, além de ser uma oportunidade para fortalecer as iniciativas e políticas públicas já desenvolvidas no Estado.
A programação é resultado de um trabalho que reuniu equipes de oito secretarias estaduais, três prefeituras e cerca de 30 organizações da sociedade civil e abrange 24 dias de atividades, como seminários, atos públicos e mostra de cinema.
Cerca de 30 entidades se uniram na organização da 1ª Jornada da Diversidade do RS- Foto: Bruna Cabrera
A cerimônia de abertura contou com a participação da primeira-dama do Estado, Sandra Genro, da representante do Ministério da Cultura, Margarete Moraes, e dos secretários estaduais da Cultura, Assis Brasil, da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana.
O secretário Assis Brasil lembrou as lutas históricas de líderes negros e destacou os avanços do Brasil na questão racial, étnica e de gênero. “ No Rio Grande do Sul estamos  num processo de conscientização que é bem visível. A cultura é fundamentalmente inclusão social e cidadania e por isso a Sedac se orgulha em participar desta jornada”.
Para Sandra Genro, a realização da primeira jornada é um marco na história cultural do Estado. “Quero desejar sucesso à iniciativa e dizer que vejam em mim uma parceira”,disse a primeira-dama.
Margarete Moraes relacionou a realização de eventos como a jornada a uma série de iniciativas governamentais que reconhecem e estimulam a manifestação de expressões populares que não eram consideradas artísticas ou culturais.
“Queremos salientar a importância da ação conjunta entre movimentos sociais e poder público para estabelecer políticas que reduzam as desigualdades e combatam a intolerância”, disse a ativista do Movimento Negro Unificado, Silvia Regina. Ela falou em nome de todos os movimentos sociais participantes da jornada.

Texto: Sinara Sandri
Edição: Asscom Sedac

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Museu de Favela... Um Museu a Conhecer...

A ONG Museu de Favela (MUF) integra moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo e desenvolve projetos com o objetivo de transformar o morro em um monumento turístico carioca. O MUF é o primeiro museu territorial de favela do mundo, onde residem mais de 20 mil pessoas.

Fonte: Youtube

Estratégia Para o Próximo Período da Esquerda Democrática


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Menos Obama

Compartilho aqui, o pensamento do Secretário de Cultura de São Leopoldo/RS, Pedro Vasconcellos, e é óbvio que sabemos que Obama é menos imperialista que seu adversário, mas este texto mostra que ele ainda assim é imperialista... Texto não indignação melhor dizer...

Por Pedro Vasconcellos

Eu fico indignado para essa babação de ovo pro Obama. Gente de esquerda, gente que luta por diversos direitos, inclusive gente do movimento negro, comemorando a vitória do Obama... É o cúmulo da confusão ideológica. Obama é negro mais é de direita, é negro mais é imperialista, é negro mais controla a mais poderosa e assassina máquina de guerra do planeta. Um governo que tem tropas no Afeganistão, no Iraque, na Líbia, que tenta provocar uma guerra contra o Irã. Obama é inimigo da América Latina, dos povos oprimidos, dos negros, dos asiáticos, dos árabes, dos palestinos, dos indígenas, dos cubanos, dos chineses e de todos que se insurgem contra o seu Império. 
Chega de babação de ovo pro Obama. Só porque ele é menos pior que o ultra-direita Mitt Romnney, isso não faz dele nosso aliado. E o fato dele ser negro, não desabona sua conduta anti-humanidade a frente do governo norte-americano. E ainda venceu uma eleição que não é democrática, que é indireta, e que é movida a bilhões de dólares dos verdadeiros donos do estados Unidos: os grandes bancos e as grandes multinacionais. Um sujeito que serve aos interesses destas grandes multinacionais, do capital financeiro, da indústria bélica, das empresas mais poluidoras do mundo definitivamente: NÃO TEM O MEU APOIO!!!!!!
Fora Imperialismo Norte-Americano! Em defesa da auto-determinação dos povos!

domingo, 11 de novembro de 2012

O Absurdo de um Colunista da Folha de São Paulo Que Fala Sobre a Aprovação no Senado do Diploma de Historiador, e Em Seguida a Resposta da ANPUH

Por Fernando Rodrigues

Historiador? Só com diploma
BRASÍLIA - Poucos notaram, mas o Senado aprovou um projeto de lei estapafúrdio na última quarta-feira. Eis o essencial: "O exercício da profissão de historiador, em todo o território nacional, é privativo dos portadores de diploma de curso superior em história, expedido por instituição regular de ensino".
Em resumo, se vier a ser aprovada pela Câmara e depois sancionada pela presidente da República, a nova lei impedirá que pessoas sem diploma de história possam dar aulas dessa disciplina.
A proposta é de um maniqueísmo atroz. Ignora que médicos, sociólogos, economistas, engenheiros, juristas, jornalistas ou cidadãos sem diploma possam acumular conhecimentos históricos sobre suas áreas de atuação. Terão todos de guardar para si o que aprenderem.
Há sempre a esperança de alguém levantar a mão e interromper essa marcha da insensatez na Câmara. Mas mesmo que seja abortado, o episódio não perderá a sua gravidade. Trata-se de um alerta sobre a obsolescência e a falta de lógica do processo legislativo brasileiro.
A ideia nasceu em 2009. Era um projeto do senador Paulo Paim, do PT gaúcho. Em três meses, o senador Cristovam Buarque, do PDT de Brasília, deu um parecer favorável. Ouviu um chiste de José Sarney: "Você quer me impedir de escrever sobre a história do Maranhão".
Cristovam parece arrependido do seu protagonismo. Indica ter deixado tudo para assessores, sem supervisioná-los como deveria. Erros acontecem. Só que o senador defensor da educação não quis reconhecer o equívoco na quarta-feira. Preferiu se ausentar do plenário.
O Senado tem 81 integrantes. Só dois votaram contra o diploma obrigatório para historiadores: Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Pedro Taques (PDT-MT). É muito pouco para impedir que o país se transforme, de lambança em lambança, numa pátria das corporações.

sábado, 10 de novembro de 2012

Atenção Prefeituras Gaúchas: FAC dos Museus Vai Distribuir R$ 350 mil

O período de inscrições para o edital do Pró-cultura RS - Fundo de Apoio à Cultura que selecionará projetos de prefeituras para modernização de instituições museológicas se estende até 29 de novembro.

O edital FAC dos Museus contemplará projetos que objetivem:

a) ações e estudos estratégicos para modernização da Instituição;
b) manutenção das ações e/ou programações culturais regulares;
c) ampliação do acesso, educação e formação de público;
d) serviços para preservação e conservação de acervos;
e) serviços de atividade editorial e curatorial;
f) capacitação de funcionários;
g) serviços para adaptação, reaparelhamento e modernização de museus;
h) serviços para adaptação de espaços e serviços para acessibilidade; e
i) serviços para ações de difusão, divulgação e promoção institucional.

Até o final do ano, serão lançados também o edital FAC das Artes que distribuirá 1,6 milhão nas áreas de audiovisual; circo, dança e teatro; música e artes visuais e o edital FAC de Apoio a Projetos Colaborativos, que soma R$ 500 mil.
Mais informações em www.cultura.rs.gov.br

Secretaria da Cultura apresenta:

FAC R$ 10 milhões em 2012

Cultura como fator de desenvolvimento econômico e social para o Estado.

carta_memoria mmkt.jpg
Os editais do Fundo de Apoio à cultura lançados em 2012 são uma conquista de toda a sociedade gaúcha. É a primeira vez que o FAC recebe tamanho aporte, ao todo são R$ 10 milhões de investimento da Secretaria de Estado da Cultura. Inscreva seu projeto e faça parte dessa história.

Fonte: Asscom SEDAC

Memorial de Francisco Valdomiro Lorenz é Apresentado à Comunidade de Dom Feliciano

Netos de Francisco Sinval e Vladimir descerrando o Epitáfio do Memorial.
No dia 04 de novembro de 2012, a Prefeitura de Dom Feliciano através do Departamento de Cultura e Turismo e a Família Lorenz realizaram a Cerimônia de Inumação dos Restos Mortais de Francisco Valdomiro Lorenz, um momento sonhado e esperado por um bom tempo, mas que no domingo se realizou com a apresentação do Memorial em homenagem a este grande mestre para toda comunidade. 
Estiveram presentes  Ivan Jancarek - Embaixador da República Tcheca, Pavel Prochazka - Cônsul Geral da República Tcheca, Martin Musel – Presidente da Associação Cultural Tcheca – Brasileira, Martina Cermakowa - Professora da República Tcheca, além de familiares de diversas cidades, representantes da FERGS, UME Camaquã, 11ª Região Espírita, Loja Maçônica Florisbelo Neto, Grupo Espírita Francisco Valdomiro Lorenz, Grupo Espírita Porta de Damasco, Instituto Francisco Valdomiro Lorenz, visitantes de Camaquã, Porto Alegre, São Lourenço, Encruzilhada do Sul, São Paulo e Florianópolis, e de nossa comunidade. Os netos de Francisco, Vladimir e Sinval Lorenz que foram os idealizadores do Memorial descerraram o Epitáfio da obra e após foi realizada a leitura do mesmo para os presentes.
Fala da Diretora de Cultura de Dom Feliciano Luciana Novinski
Os netos prestaram também uma homenagem, ao Embaixador, ao Cônsul, ao Prefeito e a Diretora de Cultura entregando a cada um uma placa de agradecimento. E o Embaixador e Cônsul Tchecos também homenagearam a Diretora Luciana Novinski Rembowski com um lembrança de seu país, um Legítimo Cristal Tcheco. Entre as falas das autoridades, a Secretária Adjunta de Educação Juliana Topachewski esteve representante do Prefeito que não pode estar presente, e o Cônsul Geral entregou a família Lorenz a certidão de nascimento de Francisco Valdomiro Lorenz que trouxe da República Tcheca, dando por encerrada a cerimônia, e todos se dirigiram para o Almoço no Hotel Cally e Restaurante Goldas e após o almoço o Embaixador e os visitantes que não conheciam a Casa da Cultura tiveram oportunidade de conhece-la. Foi um momento muito especial, pois a partir de agora Francisco Valdomiro Lorenz que era professor, filósofo, médico homeopata, escritor, astrônomo, astrólogo, poliglota (dominava 104 idiomas), esperantista, patrono de uma loja maçônica, Delegado Geral do Círculo Esotérico do Pensamento no RS, Doutor em Cabala  e médium renomado terá um lugar dedicado a ele onde repousam seus restos mortais e que se tornará em um lugar de reflexão, onde espelhando-se em sua dedicação ao semelhante possamos como ele nos tornarmos pessoas melhores em busca de um bem comum chamado AMOR.
 
Fonte: Prefeitura Muncipal de Dom Feliciano

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Brasil é Reeleito Para a Presidência do Programa Ibermuseus

O Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus reelegeu, por maioria, o representante brasileiro junto ao programa, José do Nascimento Junior, também presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), para seguir na presidência da entidade pelos próximos três anos. A eleição aconteceu no âmbito do VI Encontro Ibero-americano de Museus, que teve lugar no Uruguai na última semana.
Nascimento Jr. (esq.) foi reeleito presidente do Programa Ibermuseus durante encontro
O comitê reuniu-se nos dias 26 e 27 de outubro, na cidade de Colônia do Sacramento, também no Uruguai, com a presença de representantes de 10 países ibero-americanos e instituições vinculadas ao Programa: SEGIB (Secretaria General Ibero-americana), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) e AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento).
Os representantes revisaram a gestão do Ibermuseus nos seus três anos de atividade e reafirmaram a intenção de consolidar o programa, fortalecendo suas ações e equipe. A realização do VII Encontro Ibero-americano de Museus será em Bogotá, Colômbia, no último trimestre de 2013. Saiba mais na página do Programa Ibermuseus.

Texto: Divulgação Programa Ibermuseus
Edição: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação

segunda-feira, 5 de novembro de 2012