terça-feira, 25 de maio de 2010

III Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial

A conquista da realização da III Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial em São Lourenço do Sul, demonstra os resultados de uma administração pró-ativa, incessante na busca de oportunidades ao município e que integra as estruturas governamentais com o objetivo do interesse público. Este acontecimento foi fruto da ação articulada da secretaria municipal da Saúde e secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Disputávamos a decisão de sede do evento com a capital Porto Alegre. Mas, pela disposição dos agentes públicos, histórico de atuação do município e seus profissionais na implantação das políticas públicas de saúde mental, infraestrutura turística e comercial instalada e pela atuação do secretário Arilson Cardoso e sua equipe, vencemos e conquistamos a condição de sede do evento, ocorrido nos dias 20, 21 e 22 de maio.
Este exemplo é a comprovação concreta e prática do esforço de dinamizar a economia, atrair visitantes através de eventos setoriais na baixa temporada, movimentar hotéis, pousadas, restaurantes, postos de gasolina, supermercados e todos os demais serviços associados ao turismo. Ao mesmo tempo em que expressa o compromisso com a saúde pública de qualidade, com a defesa do SUS, com a luta antimanicomial, com a democracia participativa através da construção de espaços abertos de apresentação de propostas e práticas que contribuam com a elevação da consciência da comunidade. A sociedade deve sempre estar organizada, denunciando abusos, práticas que utilizam a medicina para conquista de votos e resistindo aos ataques permanentes que sofre o sistema público de saúde brasileiro.
Usuários, gestores, prestadores de serviços, autoridades municipais, estaduais e federais, compartilharam de excelentes momentos na “terra de todas as paisagens”. Aprovando propostas, resoluções e moções que apontam os rumos para a política de saúde mental para o Rio Grande do Sul e o Brasil. Ocorreram qualificadas convivências junto aos empreendimentos de economia popular e solidária, fornecedores de serviços de alimentação, passeios e ainda divertiram-se na festa realizada sexta-feira à noite. Estes são os exemplos do Brasil que dá certo. Da São Lourenço do Sul que estamos construindo juntos com muito trabalho, dedicação e acima de tudo com muitas interfaces entre as pessoas que vivem aqui. Parabéns a todos (as) que trabalharam e garantiram o sucesso deste importante evento.
Em conjunto com a III Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial ocorreu o MentalTchê. Iniciativa local que desde 2006 reúne o Rio Grande do Sul em São Lourenço do Sul para tratar dos temas da saúde mental, e “reabastecer as energias”, como afirmou o secretário Arilson Cardoso na cerimônia de abertura da Conferência, reencontrar amigos (as) e lutadores desta causa tão importante para a liberdade e o respeito aos direitos humanos. Minha saudação e meu compromisso com a luta antimanicomial, com a saúde pública, com o aperfeiçoamento e a manutenção do Sistema Único de Saúde - SUS, com os lourencianos e lourencianas que, como nós, trabalham diariamente para que este município tenha cada vez mais qualidade de vida e oportunidades para todo seu povo, especialmente os que mais precisam.
 
Zelmute Oliveira
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário