terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Importância da Informação

O ato de informar, é garantido por lei, todo cidadão tem o direito a opinião, de se expressar, de explanar suas idéias, de criticar, de observar pontos de vistas, posturas e comportamentos, essa foi a luta pela democracia que forjou anos e anos dos brasileiros este direito. A internet cada vez mais vem ampliando esse direito, dando vez e voz a quem antes só ouvia e quase nunca falava, em particular a blogosfera presta hoje, o que a gente pode dizer de emancipação da informação, encontrando nela, diferentes posicionamentos, pontos de vistas e opiniões, ao qual hoje, num sistema democrático legitimado, temos esse direito garantido.
O que ocorre, é que cercear este direito, implica em voltar atrás nas garantias conquistadas na constituição de 1988, no acesso a informação, da sua divulgação e principalmente na prosposição de debates que fomentem o pensar e o agir das pessoas, trazendo o sentido da reflexão para a sua atuação em seu cotidiano.
Não é mais admissível, que somente tenhamos opiniões que sejam a contento deste ou daquele individuo ou interesse, de que não se possa usar o senso crítico para levantar questionamentos, ou simplismente expressar uma opinião contrária ao que já está posto na sociedade. Por tudo isso, toda hora é hora de afirmar o direito de opinião, legalmente constituído, pois lutamos muito para conquistá-lo.
"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las" (Voltaire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário