quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Brasil Sediará Conferência Mundial de Museus em 2013

Nesta sexta-feira (12), durante o encerramento da 22ª Conferência Mundial do Conselho Internacional de Museus (ICOM) em Xangai, a cidade do Rio de Janeiro foi confirmada como sede da próxima edição do evento, a ser realizada em 2013.
Os representantes brasileiros receberam a bandeira do ICOM das mãos do representante chinês e da presidente do Conselho, Alissandra Cummins. A entrega da bandeira simboliza para o Rio o status de cidade-sede do evento.
“Isso demonstra a importância que o Brasil vem ocupando no cenário internacional”, avaliou o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior. “O fato de realizarmos a Conferência Mundial de Museus em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, é o reconhecimento da comunidade museológica internacional das realizações do setor museal brasileiro e da Política Nacional de Museus. De hoje até 2013, o Rio de Janeiro será a capital mundial dos museus”, afirmou Nascimento.
A disputa pela sede do principal evento internacional do campo museológico foi decidida em 2009. Representando o Brasil, o Rio de Janeiro venceu com 53,2% dos votos as demais cidades concorrentes, Milão e Moscou. Museus: Memória + Criatividade = Mudança Social será o tema do encontro em 2013. Até hoje, a América Latina sediou a Conferência Trienal do Icom uma única vez, em 1986, quando o evento ocorreu em Buenos Aires.
Acompanharam a entrega da bandeira ao Brasil o presidente do ICOM-Brasil, Carlos Brandão; a secretária de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, Ana Luisa Lima; a secretária de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes; e o embaixador do Consulado Geral do Brasil em Xangai, Marcos Caramuru de Paiva. Também integraram a delegação brasileira a diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM/Ibram), Eneida Rocha; a diretora do Museu da República, Magaly Cabral; e o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior.

Conselho Internacional

Durante a 22ª Conferência, dois brasileiros foram eleitos para a direção do Icom: Tereza Scheiner, como vice-presidente, e Carlos Brandão, como membro do conselho diretivo. O ICOM é a organização internacional dos museus e profissionais de museus que se dedica à conservação, preservação e comunicação à sociedade do patrimônio natural e cultural, tangível e intangível. Criado em 1946, mantém relações formais com a Unesco e tem status consultivo junto ao Conselho Social e Econômico das Nações Unidas.

Fonte e Fotos: IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário