sábado, 1 de setembro de 2012

Cultura Garante Proteção a Prédios Históricos em Santa Cruz do Sul

O Palacinho da prefeitura e a antiga Estação Férrea de Santa Cruz do Sul têm a partir de agora proteção do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, assinou a inscrição no Livro Tombo na quarta-feira, durante visita à cidade. O tombamento já havia sido definido em portaria publicada em 2011, no Diário Oficial, em atendimento a um pedido da prefeitura na década de 1990.
O secretário afirmou que a medida faz com que a preservação dos imóveis seja efetivada e sacramentada. Ressaltou que o Palacinho é um dos melhores prédios neoclássicos do Estado e comentou a importância econômica que a Estação Férrea representou para a região. Os dois imóveis também estão relacionados no patrimônio municipal. Pelas características das construções, o nível de preservação permite utilizar técnicas de restauro para recuperação e alterações estruturais mais significativas a fim de se modificar o uso dos edifícios, desde que previstas em projetos aprovados pelo Estado.

Palacinho da prefeitura Foto: Divulgação
A prefeitura já desenvolve um plano no Palacinho, com orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). O objetivo, além da restauração, é tornar o prédio mais atrativo do ponto de vista turístico. Os planos envolvem a implantação de uma biblioteca pública, um saguão para exposições e apresentações artísticas e uma cafeteria. A intenção é buscar apoio do Estado para a viabilização do projeto via Lei de Incentivo à Cultura. O prédio em estilo neoclássico, na Praça da Bandeira, foi finalizado em 1889, concebido para receber a prefeitura. Também abrigou a Câmara de Vereadores e, hoje, é sede de órgãos municipais.

Antiga Estação Férrea Foto: Divulgação
O imóvel da antiga Estação Férrea, atualmente Centro de Cultura José Francisco Frantz, localiza-se na rua Ernesto Alves e foi inaugurado em 1905. O local abrigou por cinco décadas a Estação Férrea. Hoje, funcionam no espaço o Arquivo Público Municipal e o Centro de Genealogia. O local também é utilizado para exposições e oficinas diversas. Santa Cruz tem agora quatro imóveis protegidos pelo Estado. Já constavam na lista a construção do Banco Pelotense, hoje Casa das Artes Regina Simonis, e a do antigo Fórum, onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Planejamento.

Fonte: Asscom SEDAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário