quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Troca de Saberes e Fazeres em Pelotas

Foram dois encontros no dia 5 de setembro da Ação do Griô da SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura. O primeiro encontro foi na Biblioteca Pública Municipal de Pelotas com a equipe que está organizando as atividades do Festival Manuel Padeiro, Duda Keiber, Fernando Keiber e Alexandre Mattos, outro encontro foi com a atriz Aline Maciel – coordenadora do Proje
to Piquenique Cultural e do Festival de Inverno de Pelotas. As agendas das Ações Griôs em Pelotas foram formuladas e acompanhadas pela ativista social Luciane Almeida.
Os encontros contaram com o coordenador do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura, Joel Santana, que integrou as Ações Griô em Pelotas. Joel apresentou a estrutura da SEDAC para os grupos, fez uma explanação acerca das atribuições dos setores da secretaria, “as diretorias trabalham buscando a transversalidade com outras secretarias de estado, no que diz respeito às políticas públicas desse setor, respondendo as demandas da sociedade, na perspectiva de promover o acesso aos bens culturais do Rio Grande do Sul”, reflete o coordenador.

Sobre as Ações do Griô da SEDAC:
As ações de "Troca de Saberes e Fazeres" tem um olhar voltado para a política de acesso aos bens culturais: buscam integrar os diferentes grupos sociais através de um conjunto de ações baseadas na Pedagogia Griô. Os encontros procuram estabelecer às interfaces das falas entre as diversas faixas etárias, onde se procura colocar os conceitos de ancestralidade através da "Roda do Saber" - (instrumentalização teórica e prática da Ação Griô).

- Fortalecer o sentimento de pertencimento, lastros familiares com base na apropriação de territorialidade, socializando conhecimento para o enfrentamento à violação de direitos;
- Promover as culturas tradicionais e outras expressões comunitárias se utilizando de ferramentas dos comunicadores populares e outros agentes sociais como instrumentos de emancipação: Tele-Centros Comunitários, Rádio Escola, Jornal Mural, Revista Impressa, Sitio, Blogs e Integração nas Redes Sociais.
- ‘Desesconder’ a cultura das comunidades periféricas, trabalhando seus processos de afeições familiares e de amizade, valorizando seus espaços de fruição de comunicação e arte na comunidade, incentivando as ações culturais com vista à geração de trabalho e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário