quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Jornada da Diversidade Discute Cultura e Combate à Desigualdade

Aberta oficialmente na noite dessa terça-feira (13), no Palacinho, a 1ª Jornada da Diversidade do Rio Grande do Sul reunirá uma extensa programação que dará visibilidade a diversas tendências culturais, além de ser uma oportunidade para fortalecer as iniciativas e políticas públicas já desenvolvidas no Estado.
A programação é resultado de um trabalho que reuniu equipes de oito secretarias estaduais, três prefeituras e cerca de 30 organizações da sociedade civil e abrange 24 dias de atividades, como seminários, atos públicos e mostra de cinema.
Cerca de 30 entidades se uniram na organização da 1ª Jornada da Diversidade do RS- Foto: Bruna Cabrera
A cerimônia de abertura contou com a participação da primeira-dama do Estado, Sandra Genro, da representante do Ministério da Cultura, Margarete Moraes, e dos secretários estaduais da Cultura, Assis Brasil, da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana.
O secretário Assis Brasil lembrou as lutas históricas de líderes negros e destacou os avanços do Brasil na questão racial, étnica e de gênero. “ No Rio Grande do Sul estamos  num processo de conscientização que é bem visível. A cultura é fundamentalmente inclusão social e cidadania e por isso a Sedac se orgulha em participar desta jornada”.
Para Sandra Genro, a realização da primeira jornada é um marco na história cultural do Estado. “Quero desejar sucesso à iniciativa e dizer que vejam em mim uma parceira”,disse a primeira-dama.
Margarete Moraes relacionou a realização de eventos como a jornada a uma série de iniciativas governamentais que reconhecem e estimulam a manifestação de expressões populares que não eram consideradas artísticas ou culturais.
“Queremos salientar a importância da ação conjunta entre movimentos sociais e poder público para estabelecer políticas que reduzam as desigualdades e combatam a intolerância”, disse a ativista do Movimento Negro Unificado, Silvia Regina. Ela falou em nome de todos os movimentos sociais participantes da jornada.

Texto: Sinara Sandri
Edição: Asscom Sedac

2 comentários:

  1. Está Jornada da diversidade é só para quem faz parte do governo ou está aberto a todos?

    ResponderExcluir
  2. É uma agenda de atividades construídas com os movimentos sociais, e todas as ações são abertas ao público sim....

    ResponderExcluir