sexta-feira, 1 de maio de 2009

3° Encontro Juventude - Consumo e Educação

Dias 15 e 16 de setembro de 2009Local – ESPM Porto Alegre/RS
Na sociedade de consumo os significados sociais dos bens estão em constante movimento. Contudo para que esses bens possam assumir novos significados se faz necessário a presença de diversos atores: crianças, jovens, adultos e idosos; homens e mulheres, que depositam e articulam um arsenal simbólico multifacetado sobre esses bens.
Embora presente na vida cotidiana de todos nós, só recentemente o consumo encontrou o devido reconhecimento no ambiente acadêmico. E gradualmente ele passa a ser visto como um elemento central para a compreensão da vida na sociedade contemporânea, uma vez nesta a dimensão socializadora que exerce é inquestionável. Em vista disso, o consumo pode ser compreendido como um direito relacionado aos demais direitos do cidadão moderno; como forjador de distintas identidades sociais; e também como um poderoso demarcador de fronteiras simbólicas – flexíveis e cambiantes – entre as camadas sociais.
Em vista desses aspectos, o 3º Encontro Juventude, Consumo & Educação visa suscitar o debate, promover a reflexão e motivar novas pesquisas entre os interessados nesta temática em suas múltiplas confluências tendo em vista as premissas anteriormente expostas.
Comissão organizadora: Profª. Michele de Lavra Pinto – mlavra@espm.br
Profª. Janie K. Pacheco – jpacheco@espm.br
Profª Mariângela Toaldo – mtoaldo@espm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário