quarta-feira, 27 de maio de 2009

EMATER e AD Costa Doce debatem pontos que integrarão termo de cooperação

Na manhã de quinta-feira 21 de maio a turismóloga Fabiele Dutra e o supervisor regional da Emater, José Francisco Lopes, estiveram reunidos com o Presidente da AD Costa Doce e Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Zelmute Oliveira, para definir pontos que integrarão termo de cooperação a ser assinado entre a EMATER e a Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce – AD Costa Doce visando à dinamização, organização e promoção do turismo rural nos municípios que integram o arranjo produtivo do turismo neste território.
Fabiele e Francisco confirmaram o interesse da EMATER na formalização deste termo de cooperação e na parceria com a região turística da Costa Doce. A EMATER, ao aproximar sua relação com a Costa Doce continuará desenvolvendo ações através de seus extensionistas, em conjunto com os municípios, para potencializar o turismo rural, através de assistência técnica nas propriedades rurais, embelezamento de arredores, gastronomia local, segurança e soberania alimentar, apoio ao artesanato, comunicação e apoio à participação de eventos dos municípios.
Na reunião foi apresentado o planejamento estratégico da AD Costa Doce 2009/2010 para conhecimento da EMATER dos programas prioritários que orientam as ações da governança regional do turismo da Costa Doce. Entre os encaminhamentos foi definida a realização de Seminário na programação do espaço de agroindústrias e turismo rural na 17° FENADOCE, para definição coletiva entre extensionistas e representantes dos municípios associados a AD Costa Doce de pontos que integrarão o termo de cooperação entre as instituições.
A Associação Brasileira de Turismo Rural do Rio Grande do Sul – ABRATURR/RS e a EMBRAPA serão convidadas para integrar este evento que contará com apresentação da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce – AD Costa Doce, do roteiro de turismo rural Pelotas Colonial e definição do plano de ação. Para o Presidente da AD Costa Doce Zelmute Oliveira, “o encontro foi muito importante, temos tratado com o Presidente da EMATER o estreitamento de nossas ações visando o aprofundamento da cooperação entre nossas instituições e fundamentalmente o apoio a agroindústrias e agricultores familiares buscando o desenvolvimento do turismo rural na Costa Doce, ações que a EMATER já desenvolve com eficiência em todo Rio Grande do Sul”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário