A construção deste encontro iniciou-se após a realização de um Seminário Estadual de Políticas Públicas de Juventude, protagonizado pela Deputada Federal Manuela D´Avila (PCdoB) e da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Canoas. Desde então, alguns gestores de juventude, muitos das prefeituras do PT, constituíram uma comissão para organizar este Encontro Estadual de Gestores de Juventude em parceria com a FAMURS.
Portanto, a Juventude do PT está na construção efetiva deste processo de fortalecimento institucional da política pública de juventude e da organização dos gestores municipais, através deste Encontro Estadual. O PT possui uma grande legitimidade na elaboração e implementação de políticas públicas para a juventude devido suas diversas experiências exitosas nas administrações.
Sendo assim, queremos reafirmar a convocação – já realizada pela própria FAMURS a todas as prefeituras do RS - para participarem ativamente deste Encontro Estadual de Gestores de Juventude, para que nossas prefeituras - caso não tenham órgãos de juventude na sua estrutura institucional - mandem representantes. Queremos convocar também os/as vereadores/as do PT – em especial os jovens - e estender esta a toda a militância da Juventude Petista do RS.
A participação dos petistas no Encontro Estadual de Juventude é de fundamental importância pelos seguintes motivos:
a) Este Encontro terá como objetivo constituir formalmente o Fórum Gaúcho de Gestores de Juventude o qual passará a ter uma função efetiva na formulação e fiscalização das políticas públicas de juventude no RS, na representação dos gestores do nosso estado no Conselho Nacional de Juventude, na participação no debate em torno do Plano Nacional de Juventude, da necessidade da construção do Plano Estadual de Juventude, da representação das demandas dos gestores gaúchos junto ao Governo Estadual e Federal, além de muitas outras pautas.
b) Será um espaço onde nossas prefeituras poderão ter acesso à todas as informações a cerca da construção das políticas públicas de juventude no seu município e da realização de projetos com demais esferas de governos, etc.
c) Será um momento de debate a respeito do Plano Nacional de Juventude que está tramitando no Congresso Nacional e que tem como relator o Dep. Federal Reginaldo Lopes (PT-MG).
d) Deverá abrir o debate sobre a necessidade de construirmos o Plano Estadual de Juventude e todas suas implicações na política de Estado e de Governo no RS.
Para articularmos a intervenção petista neste Encontro Estadual de Gestores de Juventude, a JPT/RS está convocando uma reunião com os gestores de juventude das administrações petistas, com os/as vereadores/as, dirigentes da juventude de todo o RS no dia 5 de agosto a partir das 18h na sala Salzano no 3º andar da Assembléia Legislativa do RS.
Portanto, o PT deverá através de seus militantes, vereadores e vereadoras, gestores e representantes das prefeituras que administramos contribuir enormemente com a construção deste Fórum Gaúcho de Gestores de Juventude para fortalecer institucionalmente a política de juventude, abrir o debate sobre a necessidade de políticas públicas que atendam o direito da juventude gaúcha e para que coloque as nossas experiências como referência, constituindo assim a política do PT como alternativa para a juventude e para o povo gaúcho.
Todos e todas ao Encontro Estadual de Gestores de Juventude – dia 06 de agosto
Todos e todas à reunião da JPT com Gestores de Juventude e vereadores do PT – dia 5 de agosto, 18h na sala Salzano, 3º andar da ALERGS.