quinta-feira, 30 de julho de 2009

Encontro Estadual de Gestores de Juventude e Vereadores/as do PT

A Juventude do PT do RS está construindo ativamente o I Encontro Estadual de Gestores de Juventude que ocorrerá no próximo dia 6 de agosto na sede da FAMURS em Porto Alegre. Para articular a participação petista neste encontro, estamos convocando todos os gestores de juventude e vereadores/as do PT para uma reunião dia 5 de agosto.

A construção deste encontro iniciou-se após a realização de um Seminário Estadual de Políticas Públicas de Juventude, protagonizado pela Deputada Federal Manuela D´Avila (PCdoB) e da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Canoas. Desde então, alguns gestores de juventude, muitos das prefeituras do PT, constituíram uma comissão para organizar este Encontro Estadual de Gestores de Juventude em parceria com a FAMURS.

Portanto, a Juventude do PT está na construção efetiva deste processo de fortalecimento institucional da política pública de juventude e da organização dos gestores municipais, através deste Encontro Estadual. O PT possui uma grande legitimidade na elaboração e implementação de políticas públicas para a juventude devido suas diversas experiências exitosas nas administrações.

Sendo assim, queremos reafirmar a convocação – já realizada pela própria FAMURS a todas as prefeituras do RS - para participarem ativamente deste Encontro Estadual de Gestores de Juventude, para que nossas prefeituras - caso não tenham órgãos de juventude na sua estrutura institucional - mandem representantes. Queremos convocar também os/as vereadores/as do PT – em especial os jovens - e estender esta a toda a militância da Juventude Petista do RS.

A participação dos petistas no Encontro Estadual de Juventude é de fundamental importância pelos seguintes motivos:

a) Este Encontro terá como objetivo constituir formalmente o Fórum Gaúcho de Gestores de Juventude o qual passará a ter uma função efetiva na formulação e fiscalização das políticas públicas de juventude no RS, na representação dos gestores do nosso estado no Conselho Nacional de Juventude, na participação no debate em torno do Plano Nacional de Juventude, da necessidade da construção do Plano Estadual de Juventude, da representação das demandas dos gestores gaúchos junto ao Governo Estadual e Federal, além de muitas outras pautas.
b) Será um espaço onde nossas prefeituras poderão ter acesso à todas as informações a cerca da construção das políticas públicas de juventude no seu município e da realização de projetos com demais esferas de governos, etc.
c) Será um momento de debate a respeito do Plano Nacional de Juventude que está tramitando no Congresso Nacional e que tem como relator o Dep. Federal Reginaldo Lopes (PT-MG).
d) Deverá abrir o debate sobre a necessidade de construirmos o Plano Estadual de Juventude e todas suas implicações na política de Estado e de Governo no RS.

Para articularmos a intervenção petista neste Encontro Estadual de Gestores de Juventude, a JPT/RS está convocando uma reunião com os gestores de juventude das administrações petistas, com os/as vereadores/as, dirigentes da juventude de todo o RS no dia 5 de agosto a partir das 18h na sala Salzano no 3º andar da Assembléia Legislativa do RS.

Portanto, o PT deverá através de seus militantes, vereadores e vereadoras, gestores e representantes das prefeituras que administramos contribuir enormemente com a construção deste Fórum Gaúcho de Gestores de Juventude para fortalecer institucionalmente a política de juventude, abrir o debate sobre a necessidade de políticas públicas que atendam o direito da juventude gaúcha e para que coloque as nossas experiências como referência, constituindo assim a política do PT como alternativa para a juventude e para o povo gaúcho.

Todos e todas ao Encontro Estadual de Gestores de Juventude – dia 06 de agosto

Todos e todas à reunião da JPT com Gestores de Juventude e vereadores do PT – dia 5 de agosto, 18h na sala Salzano, 3º andar da ALERGS.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

30° Bailôco

Uma das maiores festas a fantasia do estado, torma forma em Camaquã/RS, o 30° BAILÔCO no clube alvorada, será sem dúvida uma festa singular e deverá ser embalada ao som da Banda irrevenrente Formigos e o cantor Sidney Magal.
O BAILÔCO mais do que uma festa, é um espaço de interação e criatividade, principalmente da juventude principal ator social do evento, um ambiente formado por muita alegria e que toma as ruas e invade salões comemorando uma festividade singular e retratando manifestações juvenis.
Vale a pena conferir esse momento histórico em Camaquã.
Confira no site mais informações: www.bailoco.com.br

terça-feira, 28 de julho de 2009

Biblioteca Móvel e Ponto de Cultura presentes na Festa do Colono

A Biblioteca Móvel e o Ponto de Cultura MusicArte estiveram no último domingo dia (26), na tradicional Festa do Colono na localidade da Coxilha do Barão. A Biblioteca Móvel esteve proporcionando a leitura e o desenho em sua unidade móvel, fazendo a alegria da criançada, já o Ponto de Cultura MusicArte levou através de suas monitoras uma oficina de retalhos onde os aprendizes faziam bonecos utilizando a técnica manual e os retalhos, causando curiosidade entre os presentes sobre o modo de confecção.
Ambos estiveram representando a cultura municipal, levando a mensagem da inclusão através da arte!
Fonte: Casa de Cultura

Duas posições e uma pessoa

Parece até comico a posição do Senador Pedro Simom, no congresso ele defende a apuração dos fatos e critica ferozmente a corrupção exigindo respostas aos escândalos. De outro lado, ao chegar no estado e se deparar com o embate que vive sociedade e governo Yeda, Simom se ausenta dos debates e minimiza os acontecimentos.
Por que será que o Senador tem duas posições diferentes para o mesmo tema?
Será por que o seu PMDB está envolvido nas denúncias?
Sua postura têm conotação política?
Manifeste-se Senador Simom, o povo gaúcho quer saber da sua opinião aqui no RS, afinal foram os votos dos gaúcho que lhes elegeu.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Assessor de Cultura em evento da imigração alemã em Pelotas

No último dia 23 de julho a Câmara de Vereadores de Pelotas realizou sessão solene comemorativa dos 185 anos da imigração alemã no Brasil. O evento contou com a presença do Sr. Norbert Kürstgens, Cônsul Geral da Alemanha, representante do Executivo Municipal Pelotense, e outras autoridades.
Na ocasião, o Assessor de Cultura de São Lourenço do Sul, Dr. Jairo Scholl Costa proferiu palestra sobre o tema " Imigração Alemã-Pomerana em Pelotas", a qual recebeu entusiasmada manifestação por parte dos presentes, em vista da abordagem de aspectos praticamente desconhecidos sobre a colonização germânica do vizinho município de Pelotas.
No mesmo dia o Dr. Jairo Scholl Costa participou da reunião almoço da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e participou da recpção ao cônsul alemão na Escola de Língua Alemã da Professora Renata Dietrich.
Fonte: Assessoria de Cultura

A Esperança na Costa Doce

No último mês, o Partido dos Trabalhadores de São Lourenço do Sul, realizou o seu encontro referente a política estadual do partido ao piratini e definiu também que o Secretário de Turismo, Indústria e Comercio de São Lourenço do Sul e Presidente da Agência de Desenvolvimento da Costa Doce, Zelmute Oliveira, será o representante da região à Assembléia Legislativa em 2010.
A indicação foi feita pelo diretório municipal e ratificada pelo conjunto do partido, que indica além de um militante social dedicado, um gestor que rompe fronteiras e pre-conceitos elaborando uma política regional sobre o turismo e sustentabilidade, trazendo uma interface entre os municípios da região, criando articulações referente a políticas conjuntas que visam o desenvolvimento regional e sustentável.
Zelmute Oliveira, além atuar regionalmente, incentiva e ajuda nas esferas estaduais e federais recursos advindos para os municípios da região, sua articulação é reconhecida pelo dialógo e debate das necessidades e capacidade de negociação. Um perfil diferenciado que caracteriza este gestor público, que se envolve nas questões cotidianas da comunidade, respeitando a diversidade e a pluralidade de cada região atuando para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Sem sombra de dúvidas, a região tem, a oportunidade de já ter um pré-candidato e quem sabe um bom deputado estadual, comprometido e com capacidade de elaborar a boa política, a articulação regional, desenvolver e gerar oportunidades nos municípios da Costa Doce, fazendo uma interface das ações e uma ação conjunta na busca de melhor qualidade de vida a todos, principalmente nesta região tão escassa de representatividade e de recursos.
Um desafio que acredito ser grande, mas creio também possa ter encontrado um gestor e interlocutor a sua altura. Zelmute Oliveira, um nome para se prestar atenção no sul do RS, até 2010.

Reponte: Patrimônio Cultural Imaterial de São Lourenço do Sul

O Reponte da Canção, festival criado em 1985 em decorrência das festividades do centenário do município, ocorrido inicialmente no Ginásio Municipal Nedilande Vargas Corrêa, obteve imensa aceitação da comunidade e dos artistas, tanto que já na sua segunda edição, foi construído um Galpão de castaneiras e santa fé, de chão batido e tesouras inteiras de eucalipto junto ao Camping Municipal.

Na 15° edição do festival ganhou sua primeira gravação com os vencedores das etapas anteriores, na 17° edição dividiu-se em duas linhas, a campeira e manifestação riograndense conhecida por livre, e na 22° edição começou a receber composições em língua estrangeira. Hoje na 25° edição evidencia-se como uma das principais referências da música nativista no estado do Rio Grande do Sul. Este festival reúne milhares de pessoas de todos os cantos do estado, e atualmente projeta-se a nível nacional e internacional, inclusive com apresentações latinas em seus palcos.

São Lourenço do Sul é o palco do Reponte, e trabalha através da municipalidade e comunidade, ações que efetivem esta manifestação cultural com elevado destaque. Um exemplo disto é o projeto de lei n° 3081 datado de 23 de junho de 2009 que acaba de ser aprovado na Câmara de Vereadores, que institui o Festival Reponte da Canção como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de São Lourenço do Sul, tal ação visa a preservação histórica, a sua continuidade e ressalta a sua importância cultural para o desenvolvimento econômico da comunidade lourenciana.

A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, como forma de estabelecer e ratificar este festival nativista como instrumento cultural do estado, encaminha ao IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) a referida lei para que o Reponte se torne ao mesmo tempo patrimônio cultural imaterial do estado. Outro exemplo é a criação do Memorial do Reponte, que começa a ser elaborado pela Coordenadoria de Cultura do município, para que esta história não se perca e fique exposta para as futuras gerações no Museu Histórico da cidade, ou seja, o legado nativista deste festival.

A identidade do Reponte se confunde com a história local, que carrega em si aspectos dos costumes e da tradição da terra de todas as paisagens, revelando novos cantores, compositores e músicas inesquecíveis, bem como ressaltou o poeta e músico lourenciano Mário Freitas ganhador do II Festival com a canção Peão das Águas onde dizia que “[...] o rio grande não é feito só de pampa, de coxilhas e de matas, e de gados. Tenho aqui minha parelha de canoa, sou gaúcho da lagoa [...]”.

As canções apresentadas no Reponte são retratos da tradição que continua a contar a sua história e a sua arte no relato do cotidiano pampeiro e dos costumes em que o campesino forja a sua vida. Uma vertente que ultrapassa os doces mares da Lagoa dos Patos e traz há um galpão muito mais que um simbolismo tradicionalista, mas sim a cultura gaúcha em sua essência. Os interpretes das canções, cantam seus hábitos e sua lida no campo, as saudades que sentem, a história que construíram, cantam seus amores e seus temores, e exprimem em versos e palavras os verdadeiros sentimentos ao qual compõe este festival, canção e emoção.

Reponte da Canção, a mão que toca o ouvido e o coração.


Joel Santana
Assessor de Memória e Patrimônio
Casa de Cultura de São Lourenço do Sul

Publicado no Jornal Gazeta Regional em 10/07/09 – Página 02
Publicado no Jornal Primeira Hora em 16/07/09 - Página 02

7° Região Museológica reuniu-se em São Lourenço do Sul

A Prefeitura Municipal, através de sua Casa de Cultura recebeu integrantes da 7º Região Museológica, promovendo o intercâmbio entre profissionais e estudantes de museológia da (UFPEL) Universidade Federal de Pelotas. O encontro, organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SEM) realizou-se na quinta-feira (23), no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI).

O Estado do Rio Grande do Sul conta com um total de 325 museus, divididos em sete regiões museológicas. A 7º região tem como sede Pelotas e abrange toda região sul e centro sul, apresentando museus com temas predominantemente relacionados, aos procesos de colonização e formação dos municípios, à tradição fronteiriça, rica em passagens que envolveram a defesa territorial e cenários de momentos importantes da história gaúcha e nacional. Nóris Leal Coordenadora da Região destaca a importância do encontro. “É importante a região trabalhar unida por políticas de integração e incentivo, visando cultivar a história e a memória, através do patrimônio histórico”, destacou.

As ações do encontro devem refletir-se por toda a região, em São Lourenço do Sul, começa a elaborar o sistema municipal de museus, que visa organizar as coleções históricas e seus registros institucionais, criando a partir deste momento, uma interface nos trabalhos e ações podendo a vir a ser desenvolvido uma trilha museológica municipal. A próxima reunião ficou marcada para a cidade de Camaquã no dia 10 de dezembro, a partir das 14h em local a ser confirmado.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os Seus Problemas se acabaram!

Cura tudo!
Essa igreja é póderosa!
Acabou com o sofrimento agora!
Eita! Pai Ambrósio véio.
Esse é abençoado mesmo.
Bom se isso não resolver os seus problemas, ninguem resolverá!

PT indica Tarso ao Piratini

O PT definiu hoje à tarde, no auditório da Assembléia Legislativa, que Tarso Genro será o candidato do partido ao governo do Estado nas eleições de 2010. Com a retirada das pré-candidaturas do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e do deputado estadual Adão Villaverde, Tarso foi escolhido por aclamação. Além de definir o candidato ao Piratini, o 19° Encontro Estadual Extraordinário Adão Pretto também definiu o campo de alianças do PT para as eleições do ano que vem, dando prioridade ao PDT e aos partidos da Frente Popular (PCdoB, PSB e PCB). Abriu-se a possibilidade de uma aproximação também com o PTB, desde que esse partido deixe o governo estadual e a base de sustentação de Yeda Crusius, apoiando o programa de governo da Frente Popular. Participaram do encontro estadual 1.252 delegados escolhidos em 366 encontros municipais realizados nas últimas semanas.
“Assim como construímos a unidade no partido, iremos construir a unidade em torno de um novo projeto político para o Rio Grande do Sul”, disse Tarso após a indicação. O projeto da Frente Popular, anunciou, deverá recuperar a relação com os movimentos sociais, propor políticas públicas de fôlego para enfrentar os problemas do Estado, implantar uma gestão pública eficiente e propor um modelo de desenvolvimento sustentável, que priorize a base da economia gaúcha e busque, através de estruturas do Estado, agregar novas tecnologias. “Vamos construir o crescimento de baixo para cima a partir dos interesses da população”, disse ainda Tarso. O presidente estadual do PT, Olívio Dutra, garantiu que a formação de uma frente para enfrentar o desgoverno no RS será buscada já no primeiro turno, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável com o protagonismo do povo gaúcho.

Acendimento da Chama Crioula 2009 é lançado em Porto Alegre

Em cerimônia realizada hoje (22) no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, São Lourenço do Sul apresentou oficialmente a programação do Acendimento da Chama Crioula 2009, que será realizado daqui a um mês no município, no dia 22 de agosto. Autoridades, Imprensa e convidados prestigiaram o ato em que a governadora Yeda Crusius foi representada pelo chefe da Casa Militar, coronel João Batista Gil.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Oscar Fernande Gress, disse que o significado histórico do acendimento da chama crioula é muito forte. “É uma representação de orgulho que traduzimos em atos que reforçam cada vez mais o culto às tradições do Estado do Rio Grande do Sul”, justifica. “Este ano, principalmente pelo tema, que é o ‘Os Farroupilhas e suas façanhas’, São Lourenço faz parte, e é oportuno que realizemos o Acendimento nesse importante município no cenário da Revolução Farroupilha”. Gress relembra que nos dez anos da Revolução (1835-1845), São Lourenço do Sul teve grande responsabilidade, tanto oferecendo infraestrutura às tropas como na elaboração das estratégias do comando revolucionário.
O presidente da Comissão Organizadora do Acendimento da Chama Crioula 2009 e secretário do Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Zelmute Oliveira, disse que a cerimônia de lançamento foi um evento à altura dos preparativos que o município desenvolve para o dia 22 de agosto. “Será um acontecimento de promoção da cultura do Rio Grande do Sul, com ênfase na Revolução Farroupilha”, antecipou. “Vamos estabelecer relação entre a cerimônia, o roteiro Caminho Farroupilha e os serviços turísticos de São Lourenço do Sul e da Costa Doce.” Oliveira adiantou também que o ator global Werner Schünemann participará de encenação, que incluirá no roteiro o deslocamento da centelha a partir de embarcação que atracará no Arroio São Lourenço e deslocamento em cavalgada até a Fazenda do Sobrado, onde acontecerá o ato principal do evento. Já o Núcleo de Arte Piratinenses (NAP) participará com personagens caracterizados com vestimentas de época.
Para o prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, a história da região sul e do município tem vários momentos especiais na Revolução Farroupilha. “A nossa formação (da região), expressa a constituição do Estado, tanto nos tempos mais primórdios, como dos últimos acontecimentos da imigração alemã-pomerana”, disse. “Divulgar isso para o Estado é algo positivo. São Lourenço é uma síntese bastante interessante do que é o Estado do Rio Grande do Sul.”
O presidente da Comissão Estadual da Semana Farroupilha, Manoelito Savariz, elogiou a atuação da Prefeitura de São Lourenço do Sul nos preparativos para o evento do dia 22 de agosto. “Nós confiamos plenamente no trabalho que vocês fazem”, disse. “São Lourenço terá o privilégio de fazer o Acendimento da Chama Crioula porque o conquistou.” Para Savariz, o município é um local especial para dar início às festividades da Semana Farroupilha, pelo fato de figurar como elemento fundador da história sul-riograndense. “Nós devemos muito do nosso ideal de sociedade e de ser humano a esta passagem.”
Para a secretária da Cultura, Mônica Leal, o momento de mais um Acendimento da Chama Crioula requer reflexão para que não se perca o perfil lutador do gaúcho, presente em sua história. “É um povo respeitoso, ético e cuidadoso”, destacou. “É necessário brigarmos para resgatar, cada vez mais, os valores que marcam a história do Rio Grande do Sul.”

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Uma História Doce

O alimento que mais seduz a humanidade é também aquele que agregou tanto valor em determinadas épocas da história que chegou a ser conhecido como “ouro branco” e era guardado em cofres. De consumo reduzido até o final da Idade Média, a partir de sua principal matriz a cana de açúcar, os doces sabores do açúcar tornaram-se populares a partir da ação dos portugueses em suas colônias do Atlântico, em especial em virtude do plantio desse produto no Brasil.

Originário do extremo oriente, mais precisamente da Índia e da China, a utilização do açúcar entre esses povos é milenar. As lendas relativas ao uso e produção do açúcar por indianos e chineses remontam a períodos longínquos em que os europeus nem ao menos desconfiavam que existisse um produto capaz de adoçar seus pratos que não fossem o mel ou as frutas.

Foram, no entanto, as guerras religiosas promovidas pelos cristãos europeus contra os mulçumanos árabes que levaram a popularização do açúcar em terras européias. Ao lado de outras especiarias como o cravo, a canela, o gengibre e outros produtos, os doces encantos do zucchero (açúcar em espanhol) não apenas seduziram por suas possibilidades gastronômicas como também pelo fato de suas qualidades enquanto conservante e medicamento.

Os europeus puderam, desde os primeiros contatos com os árabes, provar da grande variedade de doces apreciados e consumidos de forma regular naquela região do planeta. Ao importarem tal riqueza para suas próprias terras, as nações do Velho Mundo que estavam começando a se estruturar politicamente como reinos absolutistas fizeram com que o açúcar logo se tornasse importante parte de suas “tradições” gastronômicas. A substituição do mel pelo forasteiro proveniente das Arábias foi gradual, mas rápida e constante se a compararmos aos outros produtos que adentraram a Europa em virtude da expansão marítima.

Também deve ficar claro que a utilização do açúcar não foi disseminada da mesma forma entre os diversos povos que habitavam a Europa. Produtores (como os portugueses) e distribuidores (como os italianos ou os holandeses) se apoderaram dessa impressionante riqueza algum tempo antes dos demais e, por esse motivo, fizeram com que o sugar (açúcar em inglês) fosse comum em suas cozinhas já a partir do século XV.

A elitização do açúcar vai, aos poucos, cedendo lugar à popularização dessa mercadoria nos centros urbanos europeus a partir do momento em que se estabelecem grandes centros de produção nas regiões tropicais do planeta, particularmente nas Américas e na África. A consolidação da produção açucareira no Brasil (colônia portuguesa), a partir dos engenhos estabelecidos principalmente no Nordeste do país, ajuda a aumentar a oferta de açúcar na Europa e, aos poucos, motiva à queda dos preços.

Independentemente disso, o Brasil não se torna apenas um referencial no que tange a produção do açúcar, mas também na utilização desse doce produto na produção de seus próprios pratos típicos, nesse caso específico, na composição de suas famosas sobremesas. O encanto pelos doces nacionais serve de inspiração, por exemplo, para um estudo sociológico do açúcar por um dos mais respeitados e conceituados pesquisadores brasileiros, Gilberto Freyre.

Por isso a relevância deste produto na história mundial e que é bem retratada aqui no sul do país, com a feira nacional do doce, a Fenadoce, que chega em sua 17° edição, por tudo isso o açúcar continua a contar a história das cidades e do desenvolvimento humano.

Joel Santana

Assessor de Memória e Patrimônio

Casa de Cultura de São Lourenço do Sul

Publicado no Jornal Gazeta Regional em 19/06/09 – Página 02

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Registrando

Que a dupla Grenal deixou a desejar perdeu a oportunidade de se sagrar vitoriosas frente ao embate com o Corinthians com ique foi Campeão da Copa do Brasil vencendo o colorado e o Grêmio que perdeu a classificação para a final da Taça Libertadores da América para o Cruzeiro
______________________________________________________________________
Como anteriormente mencionando a Governadora do RS, Yeda Crussius, vem sofrendo mais e mais denúncias e cada vez mais cresce a pressão popular por sua saída do governo. As denúncias cada vez mais apontam para irregularidades e desvios em sua gestão e encaminham-se para assessores próximos da governadora.
______________________________________________________________________
O fúneral de Michael Jackson ocorreu sobre as luzes de muito holoforte, com ingressos vendidos e ontem com um show onde o próprio Michael em um caixão estava no sendo do palco onde foi homemageado por várias celebridades.
______________________________________________________________________
A 7° Região Museológica do Sistema Estadual de Museus, confirmou que São Lourenço do Sul receberá a reunião de trabalho dos museus, a atividade prevê intercâmbio, troca de experiências e também noções de museológia.
______________________________________________________________________
São Lourenço do Sul realizou a Conferência Municipal de Educação que tratou de temas transversais e do cotidiano escolar, o evento reuniu escolas da rede municipal e estadual de educação.
______________________________________________________________________
Camaquã será o palco da ° edição do Bailoco - a maior festa a fantasia do estado, e contará com atrações com o cantor Sidney Magal e a Banda Formigos, tudo na Sociedade Recreativa Alvorada no dia 1° de agosto. Simplesmemte Imperdível.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Notas

Em Camaquã, um fato merecem o referido registro, a Festa de São João Batista, padroeiro da cidade é digna de elogios, os fogos, o grande público e as atrações foram de fato o destaque. Parabéns a gestão municipal que conduziu muito bem os trabalhos.
_____________________________________________________________________
Em São Lourenço o destaque do mês passado foi a aprovação do Festival Reponte da Canção como Patrimônio Cultural e Imaterial de São Lourenço do Sul. O festival completou seus 25 anos.
______________________________________________________________________
Parceria do Museu Histórico de São Lourenço do Sul com a UFPEL - Universidade Federal de Pelotas, foi destaque no caderno cidades do Jornal O Correio do Povo da última sexta-feira 03/06/09.
______________________________________________________________________
Diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores no RS, escolheram os delegados para o Encontro Extraordinário Adão Pretto, que escolherá entre os pré candidatos petistas ao Piratini. Concorrem o Deputado Esatdual Adão Villaverde, o Prefeito reeleito de São Leopoldo Ary Vanazzy e o Ministro da Justiça Traso Genro. Segundo dados internos fornecidos pela correntes a previsão é que Tarso Genro acumule em torno de 60% dos votos dos filiados no estado.
____________________________________________________________________
No encontro realizado pelo diretório de São Lourenço do Sul, que elegeu 5 delegados pró-Tarso ao encontro estadual, foi também confirmado a indicação do Secretário de Turismo, Indústria e Comércio e Presidente da AD Costa Doce, Zelmute Oliveira como pré-candidato a Deputado Estadual no pleito em 2010.
____________________________________________________________________
E por último este blog não poderia se furtar de relatar a morte do "REI DO POP" Michael Jackson, até por que o cara além de dançarino e cantor, era também o produtor e escritor de seus hits. Figura polêmica e esquisita Michael Jackson, sem dúvida marcou a história da música mundial.

Esclarecimento

Aos amigos que com frequência se habituaram a visituar este blog, venho por meio deste que volto a retomar as suas atividades. A paralisação neste foi devido há alguns problemas de saúde deste amigo, que agora já está de volta ao que Gramsci chamou de "Batalha das idéias", muito orbigado por sua compreensão.