sexta-feira, 24 de julho de 2009

7° Região Museológica reuniu-se em São Lourenço do Sul

A Prefeitura Municipal, através de sua Casa de Cultura recebeu integrantes da 7º Região Museológica, promovendo o intercâmbio entre profissionais e estudantes de museológia da (UFPEL) Universidade Federal de Pelotas. O encontro, organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SEM) realizou-se na quinta-feira (23), no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI).

O Estado do Rio Grande do Sul conta com um total de 325 museus, divididos em sete regiões museológicas. A 7º região tem como sede Pelotas e abrange toda região sul e centro sul, apresentando museus com temas predominantemente relacionados, aos procesos de colonização e formação dos municípios, à tradição fronteiriça, rica em passagens que envolveram a defesa territorial e cenários de momentos importantes da história gaúcha e nacional. Nóris Leal Coordenadora da Região destaca a importância do encontro. “É importante a região trabalhar unida por políticas de integração e incentivo, visando cultivar a história e a memória, através do patrimônio histórico”, destacou.

As ações do encontro devem refletir-se por toda a região, em São Lourenço do Sul, começa a elaborar o sistema municipal de museus, que visa organizar as coleções históricas e seus registros institucionais, criando a partir deste momento, uma interface nos trabalhos e ações podendo a vir a ser desenvolvido uma trilha museológica municipal. A próxima reunião ficou marcada para a cidade de Camaquã no dia 10 de dezembro, a partir das 14h em local a ser confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário