quinta-feira, 23 de julho de 2009

Acendimento da Chama Crioula 2009 é lançado em Porto Alegre

Em cerimônia realizada hoje (22) no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, São Lourenço do Sul apresentou oficialmente a programação do Acendimento da Chama Crioula 2009, que será realizado daqui a um mês no município, no dia 22 de agosto. Autoridades, Imprensa e convidados prestigiaram o ato em que a governadora Yeda Crusius foi representada pelo chefe da Casa Militar, coronel João Batista Gil.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Oscar Fernande Gress, disse que o significado histórico do acendimento da chama crioula é muito forte. “É uma representação de orgulho que traduzimos em atos que reforçam cada vez mais o culto às tradições do Estado do Rio Grande do Sul”, justifica. “Este ano, principalmente pelo tema, que é o ‘Os Farroupilhas e suas façanhas’, São Lourenço faz parte, e é oportuno que realizemos o Acendimento nesse importante município no cenário da Revolução Farroupilha”. Gress relembra que nos dez anos da Revolução (1835-1845), São Lourenço do Sul teve grande responsabilidade, tanto oferecendo infraestrutura às tropas como na elaboração das estratégias do comando revolucionário.
O presidente da Comissão Organizadora do Acendimento da Chama Crioula 2009 e secretário do Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Zelmute Oliveira, disse que a cerimônia de lançamento foi um evento à altura dos preparativos que o município desenvolve para o dia 22 de agosto. “Será um acontecimento de promoção da cultura do Rio Grande do Sul, com ênfase na Revolução Farroupilha”, antecipou. “Vamos estabelecer relação entre a cerimônia, o roteiro Caminho Farroupilha e os serviços turísticos de São Lourenço do Sul e da Costa Doce.” Oliveira adiantou também que o ator global Werner Schünemann participará de encenação, que incluirá no roteiro o deslocamento da centelha a partir de embarcação que atracará no Arroio São Lourenço e deslocamento em cavalgada até a Fazenda do Sobrado, onde acontecerá o ato principal do evento. Já o Núcleo de Arte Piratinenses (NAP) participará com personagens caracterizados com vestimentas de época.
Para o prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, a história da região sul e do município tem vários momentos especiais na Revolução Farroupilha. “A nossa formação (da região), expressa a constituição do Estado, tanto nos tempos mais primórdios, como dos últimos acontecimentos da imigração alemã-pomerana”, disse. “Divulgar isso para o Estado é algo positivo. São Lourenço é uma síntese bastante interessante do que é o Estado do Rio Grande do Sul.”
O presidente da Comissão Estadual da Semana Farroupilha, Manoelito Savariz, elogiou a atuação da Prefeitura de São Lourenço do Sul nos preparativos para o evento do dia 22 de agosto. “Nós confiamos plenamente no trabalho que vocês fazem”, disse. “São Lourenço terá o privilégio de fazer o Acendimento da Chama Crioula porque o conquistou.” Para Savariz, o município é um local especial para dar início às festividades da Semana Farroupilha, pelo fato de figurar como elemento fundador da história sul-riograndense. “Nós devemos muito do nosso ideal de sociedade e de ser humano a esta passagem.”
Para a secretária da Cultura, Mônica Leal, o momento de mais um Acendimento da Chama Crioula requer reflexão para que não se perca o perfil lutador do gaúcho, presente em sua história. “É um povo respeitoso, ético e cuidadoso”, destacou. “É necessário brigarmos para resgatar, cada vez mais, os valores que marcam a história do Rio Grande do Sul.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário