segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pressão Por Todos Os Lados

Primeiramente uma correção do que aqui foi dito, o atual presídio de Camaquã, não será desativado e está em pleno trabalho de reforma, e assim cai por terra. Feito o registro, passo a relatar os acontecimentos da última semana. Enquanto a comunidade do bairro Viegas lotou a sessão plenária da Câmara de Vereadores e fez reuniões no bairro convidadando todos os vereadores para estarem presentes. O Judiciário e o MP também convidaram os senhores vereadores para expor seus pontos de vistas.
A Pressão de ambos os lados é legitima, já que ambos defendem seus interesses, uma questão complexa que deve ser tratada com responsabilidade. Os moradores do bairro Viegas debateram e escutaram os poucos vereadores presentes e seus assessores que se dispuseram a ir nos bairros, em contra mão do bom debate o judiciário e o MP numa prepotência sem tamanho tentou de fato intimidar os vereadores e ao qual criou um clima instável, onde algunbs se retiraram da reunião.
Ná Rádio Camaquense, na última sexta-feira, outra declaração infeliz vinda do representante do MP num debate que envolveu também o Prefeito Municipal Ernesto Molon (PMDB) e o Vice Presidente da Associação Comunitária do Bairro Viegas Marco Longaray e o Promotor de Justiça Dr. Rolando Raul Moro, ao qual este último chegou a ser deselegante com o dirigente comunitário, com frases "como o senhor sabe que o bairro vai expandir para esta área, o senhor tem bola de cristal?", "De agora em diante, cada vereador que leva um preso para a sua casa", e ainda " Agora estrupador, assaltante e assassino que fiquem soltos".
Frases que considero inapropriadas e quem tentam intimidar um movimento legitimo de reivindicação dos moradores do bairro, afinal como bem lembrou o dirigente comunitário "os representantes do MP e judiciário ficam em torno de 2 a 4 ano e estão de passagem pelo município e a comunidade que arcará com o ònus desta questão" .
Acredito que não é dessa forma que o debate deva ocorrer, a legitimidade do debate deve transcorrer de forma natural, sem esquecer os principais envolvidos , a comunidade do bairro. Assim hoje, será decidido na Câmara de Vereadores, se concorda com a compra do terreno próxima ao bairro. Esperamos bom senso por parte dos vereadores.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Chama Crioula 2009

Quem me conhece sabe que não possuo nenhuma simpatia pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, sem sou simplório ao cultuar as tradições, meu poucos hábitos como gaúcho que sou é tomar um chimarrão, comer um churrasco e escutar algumas das canções de nosso pago. Como historiador estou na turma do Taogolin, grande crítico do MTG e seu monte de regramentos.
Nesta última semana, como menbro da Casa de Cultura da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, e como a mesma era a cidade sede da Chama Crioula 2009, um dos principais eventos tradicionalistas deste estado, tive que trabalhar no evento, e isto implica se piulchar (vestir) e seguir aquelas inúmeras regras, que bem ao certo são mais excludentes do que inclusivas.
Pois bem, organizamos um bonito evento, que em partes comoveu o público, os remeteu a sua utopia de heróis farroupilhas, mas o mais singular de tudo, foi a singela e reconhecida homenagem aos lanceiros negros, sempre esquecidos na história e que tiveram um momento de destaque.
Não perdi minhas convicções, e nem sai encantado por essa ação, mas já dizia um amigo meu algumas vezes "As vezes, é preferivel ceder, para avançar", digo isto por que de todo o modo, as pessoas que aqui passaram estes dias, trouxeram a um município pobre da metade do Rio Grande do Sul, recursos financeiros e ajudaram a movimentar a economia de uma pequena cidade.
A mim, ficou o ensinamento e o aprendizado de que a construção da cidadania deve ser feita por todos, respeitando a sua diversidade, nem que para isso seja necessário ceder, para no futuro poder avançar.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Professora da UFPel apresenta projeto pedagógico do curso de Museologia em encontro nacional

No âmbito das atividades comemorativas dos 40 anos do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), o Instituto está apoiando a participação de professores em eventos nacionais, divulgando e discutindo, nos fóruns adequados, os projetos pedagógicos dos cursos novos criados a partir de 2006.
Representando o curso de Museologia do ICH/UFPel, a professora Noris Leal participará, em Salvador e Cachoeira(BA), do II Encontro de Professores de Museologia, formado a partir do Fórum Nacional de Museus e da preocupação com o trabalho em rede para discutir as atividades da profissão e da realidade dos diferentes cursos.
Neste ano, serão apresentados os programas pedagógicos dos cursos de museologia do Brasil. O Bacharelado em Museologia da UFPel, que é o terceiro curso do Brasil, comporá uma das mesas-redondas nesta terça-feira(25), juntamente com os representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (segundo curso do país), UFG, UNB, UFOP, Unirio (primeiro curso do país), UFRB, UFRGS, Unibave, UFSC, UFPA, UFPE, UFS. Nesta edição, o evento estará sendo realizado em Salvador devido às comemorações dos 40 anos do curso de museologia da Universidade Federal da Bahia.

Fonte: Site UFPEL

Augusto Cury vai se filiar no PV

O site Terra anunciou que o Partido Verde (PV) anunciou a filiação do escritor Augusto Cury, o psiquiatra já vendeu mais de 12 milhões de livros em todo o mundo. O PV afirma que Cury "tem idéias novas e criativas sobre educação, saúde mental e diversos outros tópicos e está extremamente mobilizado para participar da campanha Brasil no Clima", em referência à campanha do partido pela maior participação do governo brasileiro na conferência mundial sobre aquecimento global a ser realizada em dezembro deste ano em Copenhague, na Dinamarca.
As negociações e sua confirmação se deram com a ida da Senadora Marina Silva que saiu do PT para o PV, obviamente esta uma grande perca para o partido que perdeu uma de suas principais lideres na questão do desenvolvimento sustentável.
Marina que deve concorrer a presidência da república no ano que vem, inicia a articular sua campanha "Brasil no clima" em referência da reformulação identitária do PV e faz ações de fortalecimento da legenda. Bem da verdade Marina precisará de auto-ajuda.

Num Governo Fora da Lei a Morte Se Faz Regra

Quem estabelecer uma relação plausível entre a propaganda do déficit zero, as escolas de lata, o saque ao erário e a morte de um Sem Terra, além da tortura sobre outros, ganha um murro. Dá para se perguntar se é vingança, esse grande motor dos homicídios que tanto povoa as legislações penais, o que matou Elton Brum, o militante Sem Terra executado hoje, à queima-roupa, na presença do Ministério Público Estadual, pela Brigada Militar. Mas vingança, como se sabe desde Aristóteles, pelo menos, estabelece-se numa relação comutativa, entre iguais. A tendência ao infinito e à consequente destruição total que a prática da vingança implica é um dos fundamentos para que se tenha desenvolvido o conceito de justiça distributiva e também o de lei. É claro, a vingança não desapareceu, mas algumas de suas manifestações tornaram-se passíveis de punição, porque passaram a ser subsumidas pela lei como crime.
É então preciso que a lei seja observada, para não que não saiamos a matar as pessoas que nos roubam. Ou que mataram um companheiro, ou que saquearam o Estado, ou que perseguiram e espancaram opositores, ou que furtaram de ladrões eméritos, ou que mataram em nome de ladrões poderosos. Diante dessas coisas é que se faz necessário o respeito à lei. E se tem uma coisa que pelo menos a maioria do Movimento dos Sem Terra sempre defendeu foi uma disputa pela legalidade. Pode-se discordar do MST. Também se pode discordar de “proprietários” de terras que não conseguem tornar sua propriedade irredutivelmente legal.
Esse tipo de controvérsia vem sendo tratada como um conflito causado unilateralmente por um grupo de criminosos, organizados nos Movimentos Sociais. As famílias que mandam na grande mídia brasileira agem como se a propriedade fosse uma realidade, apesar do direito. E se não há direito, há crime? Quem junta tico e teco sabe bem que sem lei não há crime e propriedade fora da lei não é, por definição, propriedade. Logo, não precisa de aparato policial para aplicar a lei onde não há crime, como quem pensa também pode saber, sem muito esforço.
Só que há lei, a despeito desse lamentável capítulo governamental do Rio Grande do Sul, chamado Governo Yeda Crusius. Este desastre, tão avesso à lei que trata os críticos como inimigos a serem exterminados, denunciados e desqualificados. E não é apenas pela incapacidade total de dar o exemplo ou de ter autoridade, a menor que seja, para defender o direito, o legal, o legítimo.
Diante desse governo falar em violência e ilegalidade no uso do poder de polícia por parte das forças de segurança do aparato estatal parece trivial. Para os atuais ocupantes do executivo gaúcho, de fato, é. Só tratando a violência como trivialidade se mata um militante de um movimento social com um tiro de espingarda calibre 12 nas costas. Só um governo com graves problemas legais torna possível um acontecimento como esse.
Só que há lei. E Elton Brum foi assassinado. Fosse a lei respeitada, o assassino deveria ser demitido por justa causa e encarcerdo. Ganha um murro quem negar, diria o governo. Porque num governo fora da lei, a morte se faz regra. Até quando?
___________________________________________________
Contribuição feita por Itiberê Borba

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Um compromisso!

A Deputada Estadual Stela Farias (PT) tem a enorme responsabilidade de ser a Presidenta da CPI da Corrupção que investigará os atos ilicitos da governadora Yeda Crussius e de mais figurantes de seu governo envolvido em denuncias de corrupção ativa e formação de quadrilha.
Stela foi a primeira a assinar o requerimento que pede a Comissão Parlamentar de Inquérito, e trabalha forte para dar uma resposta sobre os indicios a comunidade gaúcha, a CPI deverá ter sessão pelas segundas e quintas feiras a tarde e já prepara lista de arrolamentos dos depoimentos, assim como já requereu o processo ao MPF.
O Rio Grande Sul terá uma mulher e deputada forte e decidida a esclarecer os que de fato aconteceu no seu estado. Um compromisso que Stela já demonstrou estar preparada.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Presídio Público em Camaquã é alvo de debates

Após o corte na máquina pública que derrubou 4 secretários e mais cargos de confiança e estagiários, Ernesto Molon (PMDB), Prefeito de Camaquã, trabalha fortemente para aprovação de um projeto que visa retirar 100 mil dos cofres municipais, junatmente com doação do empresário Helmuth Tessmann de 200 mil, na compra de um terreno ao qual deverá instalar-se o novo presídio local.
É verdade, que a atual expansão urbana da cidade já chegou e colocou o atual presídio em meio a cidade camaquense, e que é salutar o despreendimento financeiro do empresário camaquense que concientemente apóia uma causa importante para a ressocialização das pessoas. Importante a preocupação do prefeito municipal em se retirar o presídio da zona urbana.
Mais as questões que merecem mais esclarecimentos e mais coerencia por parte dos proponentes do projeto, ou seja, a municipalidade de camaquã e seus vereadores. A área pretendida a ser adquirida seria próximo ao bairro Viegas em torno de 900 metros, do mais populoso e com maior densidade demográficade todos os bairros da cidade, cerca de quase 10.000 pessoas reisdem no local.
A área fica no perímetro urbano e com valorização superior do hectare que anteriormente foi avaliado pelo poder municipal por um preço e agora custa outro, estranho não?
Além do mais ninguém discutiu nada com ninguém, simplesmente se silenciou a questão. O que se sabe é que outros bairros não aceitaram a adesão de ter o presídio.
Na última semana no bairro Viegas, estive presente juntamente com a associação comunitária daquele bairro que rechaçou a possibilidade de receber o presídio, declarando que o presídio não oferece segurança como alega a municipalidade, e que esta instituição traria uma desvalorização dos seus terrenos, assim ficou articulado uma manifestação com o apoio dos vereadores de oposição em sensibilizar os vereadores da base do governo para não votarem a área do projeto na sessão da Câmara de Vereadores.
Registrando a presença no local da reunião dos Vereadores Neco e André Oswaldt - PDT.
Fica a pergunta, por que a urgência na escolha desse local? Por que o super valorização agora da área? Trocar um presídio de um perímetro urbano para outro faz diferença? Colocar o Presídio num alcance maior de municípes não é colocar a segurança do município em risco? 200 mil reais não seria quantia de grande valor para aquisição de mais de 13 hectares de terra? Ou seria porque um vereador de oposição possui um propriedade privada próxima do local pretendido? Richa Política?
Ficam as questões a serem respondidas.

La Estupidez Humana

En un avión, iniciado el vuelo, una "señora" oprime insistentemente el timbre para llamar a la azafata
-¿Cuál es el problema, Sra.?
- Pregunta la azafata
-¿Es que no lo ve?
- Responde la dama
- Me colocaron junto a un sucio indígena. No soporto estar al lado de uno de estos seres repugnantes.
¿¿¡¡No tiene otro asiento!!??
- Por favor, cálmese... -dice la azafata
- Casi todos los asientos están ocupados. Pero, voy a ver si hay un lugar disponible La azafata se aleja y vuelve de nuevo algunos minutos más tarde:
-Sra., como yo pensaba, ya no hay ningún lugar libre en la clase económica. Hablé con el comandante y me confirmó que no hay más sitios disponibles en la clase económica. No obstante, tenemos aún un lugar en primera clase.
Antes de que la dama pudiera hacer el menor comentario, la azafata sigue:
-Es del todo inusual permitir a una persona de la clase económica sentarse en primera clase. Pero, dadas las circunstancias, el comandante encuentra que sería escandaloso obligar a alguien a sentarse junto a una persona tan repugnante. Todos los pasajeros alrededor, observaban la escena, indignados. Entonces, la azafata, dirigiéndose al indígena, le dice:
-Si el Sr. lo desea, tome su equipaje de mano, ya que un asiento en primera clase le espera. Y los pasajeros, que sorprendidos, presenciaban la escena, se levantaron y aplaudieron. .
HAY DOS COSAS QUE SON INFINITAS:
EL UNIVERSO Y LA ESTUPIDEZ HUMANA...
Y DEL UNIVERSO NO ESTOY MUY SEGURO. "Einstein"

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fontana ressalta importância de Marina para o PT

O Globo: O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), juntamente com outros petistas, fez um novo apelo para que a senadora Marina Silva não troque o PT pelo PV. Fontana disse agora há pouco que esteve com Marina no dia de ontem e que Marina garantiu que ainda não decidiu seu destino. Apesar de dizer que está otimista com a possibilidade de Marina permanecer no PT, Fontana admitiu que sua saída preocupa.
- Claro que preocupa o cenário político. Se fizemos todo esse movimento, é porque reconhecemos a importância da Marina no nosso jogo político e na candidatura Dilma,que fica mais forte com a Marina junto - disse Fontana, acrescentando:
- A senadora Marina está vivendo um momento de reflexão muito difícil e está fazendo questão de multiplicar as conversas. Foi uma conversa de companheiros, de amigos.
Fontana criticou ainda aqueles que dentro do partido já defendem que exigir o mandato de senador para o PT caso Marina se filie ao PV.
- O momento não é de "tensionar".
Fontana criticou ainda a convocação da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Lina Vieira disse que recebeu ordens da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para encerrar com rapidez as investigações sobre empresas da família Sarney. Dilma nega o encontro com Lina.
- Considero um erro essa convocação. A oposição está na linha de desgaste da ministra Dilma.
Sobre a rebelião dos deputados, que não votaram medidas importantes essas semana por estarem irritados com a não-liberação de emendas parlamentares ao Orçamento, Fontana disse apenas que na semana que vem as votações serão retomadas.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Pânico na Gestão Yeda

Após a denuncia do MPF e as assinaturas para o início da CPI da Corrupção na Assembléia Legislativa, Yeda ameçou o PMDB de Fogaça e Rigotto, e disse "Não Vou cair sozinha" e aumentou " e acrescentou "se existem irregularidades, começou no governo do PMDB".

Segundo informações da Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT), disse que o Poder Legislativo fará o seu papel de investigar e disponibilizar à sociedade gaúcha as denúncias feitas pelo Ministério Público Federal.

O PMDB deve se reunir amanhã para avaliar a posição de ficar ou não ficar na base do governo do estado e as postura frente a acusação da governadora.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Nota da Executiva Estadual do PT do RS

O PT vem a público manifestar a sua indignação frente à gravidade da crise política e ética que se abateu sobre o Rio Grande.
Nesse sentido, entende que a atual governadora Yeda Crusius não tem mais condições políticas de continuar a frente do Executivo Gaúcho e endossa o pedido do Ministério Público Federal de seu imediato afastamento do cargo.

O PT defende, simultaneamente, a imediata instalação da CPI da Corrupção, haja vista as conclusões apresentadas pelo Ministério Público Federal, provocadas pela bancada petista logo após o término da CPI do DETRAN.

O PT/RS se soma aos movimentos sociais na luta pelo Fora Yeda e convoca sua militância a participar ativamente da grande mobilização popular no próximo dia 14 de agosto de 2009.


Porto Alegre, 06 de agosto de 2009.


EXECUTIVA ESTADUAL DO PT-RS

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tá caindo a casa de Yeda

O Ministério Público Federal protocolou hoje, junto a 3ª Vara Federal de Santa Maria, uma ação civil de improbidade administrativa contra a governadora Yeda Crusius (PSDB) e mais oito pessoas: Carlos Crusius (marido da governadora), deputado federal José Otávio Germano (PP), deputados estaduais Luiz Fernando Zachia (PMDB) e Frederico Antunes (PP), presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Luiz Vargas, Walna Villarins Meneses (assessora da governadora), Delson Martini (ex-secretário geral do governo estadual), Rubens Bordini (vice-presidente do Banrisul e ex-tesoureiro da campanha de Yeda). Pesam sobre eles acusações de enriquecimento ilícito, dano ao erário e infração de princípios administrativos, crimes relacionados à fraude que desviou cerca de R$ 44 milhões do Detran gaúcho.
Entre outras coisas, a ação pede o afastamento dos denunciados que ocupam cargos públicos enquanto perdurar o processo, o bloqueio de bens dos mesmos, e a quebra de sigilo envolvendo as provas pertinentes ao processo. A ação civil de improbidade administrativa prevê as seguintes sanções: perda dos bens adquiridos ilicitamente, ressarcimento do prejuízo aos cofres públicos, perda do cargo ou função pública, suspensão dos direitos políticos por um período de 8 a 10 anos, pagamento de multa civil e proibição de contratação com o setor público.
Os procuradores que participaram da coletiva não apresentaram maiores detalhes sobre as acusações, destacando que isso só poderá ocorrer após a manifestação da Justiça Federal. Segundo o MP Federal, as acusações referem-se a uma segunda etapa das investigações em torno da fraude no Detran, com novos elementos relativos à destinação de dinheiro público para partidos e pressões exercidas por governos.
O caso está nas mãos da juíza
Simone Barbisan Fortes, de Santa Maria, que notificará os denunciados para que apresentem sua defesa preliminar. A juíza decidirá também sobre o pedido de quebra de sigilo em torno das provas relativas ao processo. A ação do MP Federal tem mais de 30 volumes, com 1.200 páginas e 20 mil ligações telefônicas analisadas.
O MP Federal também confirmou que encaminhou uma representação à Procuradoria Geral da República, relativa à casa que a governadora Yeda Crusius comprou logo após o segundo turno da campanha eleitoral de 2006. Além desta, há outras representações na PGR sobre o mesmo tema.

Após a confirmação de ação de improbidade administrativa contra Yeda e outros nove envolvidos, os outros três Deputados do PDT decidiram assinar a CPI e investigar o governo de Yeda.
Literalmente, os claros indícios de corrupção estão vindo à tona e começarão a ser apurados pelos órgãos competentes.

Tá loco meu, que festa!

Este foi o sentimento de quem saiu do 30° Bailôco no último final de semana em Camaquã, ao som da banda Formigos e do cantor Sidney Magal que animaram a festa, e levaram hits dos mais variados estilos e épocas aos participantes.
Sem sombra de dúvida, o grande público que prestigiou o Bailôco, em suma maioria jovens, demonstra que esta festa além de ter um caráter regional é uma das maiores festas à fantasia do estado do Rio Grande do Sul, e fundamenta-se pela irreverência dos participantes e suas fantasias.
Mas por que o Bailôco além de ser uma das festas mais tradicionais da região faz tanto sucesso? Essa pergunta é facilmente respondida a medida que considerarmos inúmeros aspectos desta festividade e compreendermos a magia que transcende este ambiente.
Além de movimentar financeiramente a cidade, como trazer turistas, formular empregos diretos e indiretos, e divulgar a cidade de Camaquã, o Bailôco tem na sua essência a magia do trajar-se diferentemente do habitual, e isto, traz ao imaginário popular figurações que a partir de fantasias retratam formas do cotidiano popular, seja este exemplificado por influência dos meios de comunicação, seja por aspectos regionais e criações pessoais.
O Bailôco é muito mais que uma idéia legal, é uma espaço de interação social, onde as diferentes tribos juvenis e da sociedade como um todo, se encontram para uma festividade que possui inúmeras características peculiares e ao mesmo tempo não tem um padrão de formas ou requisito, onde a expressão dos diferentes se evidenciam perante uma sociedade.
A grande participação dos jovens é uma referência do sucesso que esta festividade tem, tanto pela novidade que a festa toma a cada ano, como também pelo inesperado, o não saber o que irá acontecer durante a festa, a atração, ambientes e os próprios personagens criam esta mistica.
Os personagens criados e recriados para o Bailôco, aliados ao um ambiente de som, luzes e cores que movimentam em principal os jovens a programarem-se e a partir disto coexiste juntamente com a festa uma série de preparações individuais e grupais que antecede o evento.
As pré concentrações que antes ocorriam nas ruas foram para os grupos e blocos, exemplo disso é o grupo Garrafa Quebrada, que organiza durante o ano inúmeras festividades, preparou-se para o Bailôco com um concentração para a festa, e mostra algumas das muitas ações que ocorreram na noite, outro fator de curiosidade do 30° Bailôco foi cambistas a porta do evento tentando repassar ingressos para os demais.
A Lokofesta, uma festa à fantasia ocorrida em São Lourenço do Sul que encontra-se na 11° edição, foi inspirada no Bailôco, e mostra toda referência de festividade e importância social que o Baile Louco tem.
Enfim além de um espaço de troca de vivência, da relação econômica, de um ambiente místico, da construção de imagens e personagens, da referência que o Bailôco representa, tudo isso interagindo com os retratos das identidades juvenis e suas manifestções, eis aí parte do sucesso do Bailôco.


Joel Santana
Estudante do Curso de História
UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Monografia: E AI TU VAI NA FESTA? Retratos das Manifestações Juvenis no Bailôco

Assessor de Memória e Patrimônio
Casa de Cultura
São Lourenço do Sul