quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Chama Crioula 2009

Quem me conhece sabe que não possuo nenhuma simpatia pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, sem sou simplório ao cultuar as tradições, meu poucos hábitos como gaúcho que sou é tomar um chimarrão, comer um churrasco e escutar algumas das canções de nosso pago. Como historiador estou na turma do Taogolin, grande crítico do MTG e seu monte de regramentos.
Nesta última semana, como menbro da Casa de Cultura da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, e como a mesma era a cidade sede da Chama Crioula 2009, um dos principais eventos tradicionalistas deste estado, tive que trabalhar no evento, e isto implica se piulchar (vestir) e seguir aquelas inúmeras regras, que bem ao certo são mais excludentes do que inclusivas.
Pois bem, organizamos um bonito evento, que em partes comoveu o público, os remeteu a sua utopia de heróis farroupilhas, mas o mais singular de tudo, foi a singela e reconhecida homenagem aos lanceiros negros, sempre esquecidos na história e que tiveram um momento de destaque.
Não perdi minhas convicções, e nem sai encantado por essa ação, mas já dizia um amigo meu algumas vezes "As vezes, é preferivel ceder, para avançar", digo isto por que de todo o modo, as pessoas que aqui passaram estes dias, trouxeram a um município pobre da metade do Rio Grande do Sul, recursos financeiros e ajudaram a movimentar a economia de uma pequena cidade.
A mim, ficou o ensinamento e o aprendizado de que a construção da cidadania deve ser feita por todos, respeitando a sua diversidade, nem que para isso seja necessário ceder, para no futuro poder avançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário