segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

E se as Revoltas Prosperassem no Brasil Império, Como Seríamos?

*Por Ulisses da Mota Costa (postado originalmente no Facebook)
E se as revoltas nativistas do Primeiro Império e do Período Regencial tivessem sido bem sucedidas? Como seria o Brasil?
Para fins apenas de curiosidade, fiz durante as férias este mapinha com um "achismo" de como seríamos em termos de geografia, caso os revoltosos tivessem vencido. É um exercício de imaginação e não pretende defender nenhum tipo de separatismo.
Mas poderia ser mais ou menos assim:

CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. Capital: Recife.
Independente em 1824. Juntaria as províncias do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco (que, na época, englobava Sergipe e Alagoas e se estendia por quase todo o curso do Rio São Francisco). Levando em conta, claro, que a Revolução Pernambucana (1817) não tivesse sido exitosa.

REPÚBLICA DO GRÃO-PARÁ. Capital: Belém.
Independente em 1835, durante a Cabagem. A província do Grão-Pará era formada pelos atuais Pará, Amazonas e Roraima e estaria totalmente dentro da Floresta Amazônica (o mapa não está 100% correto, há regiões na época que pertenciam à Grã-Colômbia).

REINO ISLÂMICO MALÊ. Capital: Salvador, provavelmente com outro nome.
Independente em 1835. Quando se fala em separatismo na Bahia, se fala da Sabinada (1837-1838). Mas antes aconteceu a Revolta dos Malês, encabeçada por escravos muçulmanos que pretendiam criar uma monarquia islâmica. O movimento se restringiu a Salvador, mas, se tivesse sido vitorioso, quem sabe não se alastraria pela Bahia?

REPÚBLICA RIO-GRANDENSE. Capital: Piratini.
Independente em 1836, durante a Revolução Farroupilha. Na história do Brasil, foi de fato o único movimento separatista que durou um pouco mais (cerca de nove anos) e que tentou, ainda que timidamente, reconhecimento internacional.

REPÚBLICA DO MARANHÃO. Capital: São Luís.
Independente em 1838, durante a Balaiada, que se espalhou pela vizinha província do Piauí. Sabemos quem seria o presidente eterno deste país, certo?

REPÚBLICA JULIANA. Capital: Laguna.
Independente em 1839. República federada à Rio-Grandense. Seu território inicial compreendia o sul da província, mas poderia depois estender seu domínio pelo restante dela.

TERRITÓRIOS PERTENCENTES A OUTROS PAÍSES. O Acre (anexado em 1903) permaneceria da Bolívia, assim como o oeste catarinense continuaria território argentino; é bem provável que a França invadisse o Amapá, transformando-o em parte da Guiana Francesa. Historicamente, essas questões de fronteira foram resolvidas pelo Barão de Rio Branco - que não se interessaria em defender ex-províncias brasileiras.

BRASIL. Capital: Brasília? Rio de Janeiro?
Independente em 1822. Seria composto por Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A área aproximada seria de 3,5 milhões de quilômetros quadrados, o sétimo do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário