sábado, 10 de outubro de 2009

A Governança do Turismo e a fundação do Consórcio Intermunicipal do Extremo Sul

A fundação do Consórcio Intermunicipal do Extremo Sul representa um novo patamar de organização jurídica e política na região sul do Rio Grande do Sul. A criação deste novo ente federado dará oportunidade para que os municípios aprofundem sua integração e consolidem planejamentos e projetos de captação de recursos fundamentais à superação de fatores críticos históricos de infraestrutura regional. Representa a condição de um novo ambiente de cooperação, no qual se insere a busca permanente da alteração de paradigmas que tratam da baixa articulação dos atores sociais desta região.
A Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce - AD Costa Doce tem a satisfação de ter colaborado efetivamente neste processo. Desde sua criação em abril de 2005 temos sido incisivos na afirmação da importância de uma mobilização regional efetiva, que tenha resultados executivos na consolidação de um novo modelo de desenvolvimento regional. Em outubro de 2008 realizamos, juntamente com a FUNASA, Audiência Pública em Pelotas propondo a criação do Consórcio Intermunicipal da Costa Doce. Neste ano de 2009 assinamos convênio com o Consórcio Intermunicipal da Região Centro-sul, onde coordenamos a Câmara Setorial do Turismo e auxiliamos com nossa experiência nos debates relacionados à criação do Consórcio Intermunicipal do Rio Camaquã. Estes atos estão no cerne da perspectiva de criação do Consórcio Intermunicipal do Extremo Sul.
Estes exemplos demonstram concretamente o novo momento que vive nossa região. Seguindo exemplos de diversas regiões do mundo e de outras regiões do estado, estamos transformando gradativamente nossa realidade a partir do sinergismo e da convergência. Atuando com foco na produção e na formulação de políticas públicas e de resultados orientados à melhoria da qualidade de vida de nossas comunidades. Buscando estabelecer relações de complementaridades vitais ao fortalecimento de arranjos produtivos tradicionais e ao mesmo tempo associando esforços imprescindíveis de inovação e agregação de valor às produções tradicionais. Pactuando investimentos prioritários em saneamento ambiental e energias renováveis.
Temos afirmado que a busca de consensos é tão importante quanto complexo para concretizar um novo cenário de investimentos na Metade Sul do Rio Grande do Sul. No arranjo produtivo do turismo temos dado nossa contribuição com orgulho. Estamos propondo e executando na prática a valorização de nossa auto-estima. Fortalecendo as qualidades que estão em nosso entorno. E nos associando a muitas instituições municipais, estaduais, federais e internacionais para que possamos semear com altivez nossa participação na história. É tempo de valorizar o trabalho, a cultura, a educação e a identidade regional do gaúcho da Costa Doce com humildade e sabedoria. Precisamos dar passos firmes e efetivos para sermos reconhecidos como exemplo de um território onde suas organizações avançaram a partir de relações associativas, trilhando, desta forma, novos rumos de desenvolvimento endógeno com sustentabilidade, responsabilidade e coesão.

Zelmute Oliveira

Presidente da AD Costa Doce

www.costadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário