quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia Nacional do Livro

O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil. A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.
Nesta semana também acontece a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, um dos maiores evento no estado sobre a temática livros e afins, e a Coordenadora de nossa Biblioteca Pública Municipal, Maria Lucília encontrasse representando o município no evento buscando novas formas de interação com os livros. Já que a Biblioteca possuí cerca de 28.000 mil livros em seu acervo e 3.000 sócios.
Na obra Os Livros do autor lourenciano Sérgio Laforet Padilha ale parafraseia a autora Bárbara Tuchman cita que "livros são os mensageiros da civilização".

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dialógos RS

Clique na imagem para ampliar

A Fundação Perseu Abramo inicia no estado uma série de debates no RS, que visa organizar uma plataforma e uma agenda para identificar ações que possam vir a formular perspectivas de desenvolvimento.

Uma Sentença de Estupro em 1833

Clique na imagem para ampliar
Este caso curioso para época, demonstra parte da história que retrata como funcionava a justiça e suas punições, interessante para pensar como funciona a nossa sociedade atual e quais ainda os crimes e suas correlações.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Em Foco

Na última sexta-feira foi realizada no Ponto de Cultura MusicArte em São Lourenço do Sul, a III Conferência Municipal de Cultura, que debateu e apontou procedimentos para formulação da política cultural da cidade de São Lourenço do Sul em conformidade com a II Conferência Nacional de Cultura que irá acontecer no mês de março de 2010 em Brasília/DF. Nesta oportunidade acabei sendo escolhido como o representante do governo na conferência. Desde já agradeço a confiança e a missão de representar a cidade neste importante evento.
__________________________________________
Uma denúncia de assédio sexual que tramita na polícia cívil e numa sinbdicância na Prefeitura de Camaquã sobre uma funcionária e um secretário municipal promete esquentar os batidores da política local. Para tanto, um vereador já apresentou um projeto de lei neste sentido, mas a base governista pretende rejeitá-lo. Essa não é a primeira vez que isso ocorre e o mais curioso é que a imprensa local sequer tocou no assunto.
___________________________________________
Esse blog que está em plena comemoração de seu PRIMEIRO ANIVERSÁRIO registra que o Presidente Lula é aniversariante no mesmo dia, não precisamos mais de presentes. heheheh
_______________________________________
E por último abordamos meio a contragosto o acordo petista com o PMDB para levar Dilma a presidência, não é do meu agrado, mas as concessões serão melhores para garantir um mínimo de qualidade de vida a quem mais precisa, a população carente, e essa sem dúvida merece todo o esforço.
________________________________________
Por fim, a inevitável candidatura do Prefeito Boa Praça José Fogaça de Porto Alegre ao Piratini, não faz nada e por isso não tem rejeição, já admitia por todos os caciques peemedebistas.

domingo, 25 de outubro de 2009

Uma boa iniciativa

Eu como um crítico do modo de gestão do Governo Molon em Camaquã, sem nenhuma iniciativa de desenvolvimento para a cidade, tambem sei reconhecer uma boa iniciativa e nesse caso isso acontece no que se diz respeito a organização do Memorial da 16° Região Tradicionalista junto ao Forte Zeca Netto.
A sala criada visa organizar e preservar parte do acervo dos CTGs e Piquetes da região e trabalha no sentido de mostrar a futuras gerações esta manifestação cultural da região, essa iniciativa é do Setor de Cultura do município e merece os minha saudação.

Dia Nacional da Juventude

Desde 1986 o Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado pelo Setor Juventude da CNBB e as Pastorais da Juventude do Brasil, que este ano deram aos seus eventos uma relação temática entre si e com a Campanha da Fraternidade sobre a segurança pública.
Padre Gisley Azevedo, assassinado em Brasília no dia 15 de junho de 2009, vítima da violência que combatia, em sua carta escrita em fevereiro, demonstra uma preocupação com o entendimento da proposta: “O DNJ é parte de um todo maior que busca a dignidade jovem; ele celebra as lutas anuais dos(as) jovens organizados; é a mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz.”
Além do alinhamento temático, é importante que as dioceses e/ou paróquias privilegiem esse momento rico e de fato o realizem, com a devida mobilização e reflexão prévia. Ainda na citada carta, o padre Gisley coloca que a preparação para o evento é um momento privilegiado para aprofundar a realidade juvenil e diagnosticar as diversas maneiras com que a vida dos jovens vem sendo ameaçada.

Parabéns juventude!

sábado, 24 de outubro de 2009

1 Ano!

Ano passado quando iniciamos nossa atividade neste espaço não pensávamos que iriamos fazer tantos amigos, e repercutir tanto como fizemos. Desde já agradecemos a todos que fizeram e fazem parte da vida deste modesto meio de comunicação.
E para comemorar estamos de cara nova para ampliar e marcar este momento.
OBRIGADO A TODOS!

domingo, 18 de outubro de 2009

É Importante Relembrar

No meio de tanta alienação. No meio de um esquecimento histórico. No meio da inexistência do posicionamento político. Em comemoração ao nosso primeiro ano de atividade meu e de meus colaboradores, que completaremos no dia 24 de outubro próximo, relebramos um dos principais fatos da recente vida deste blog a resposta da ministra Dilma Rousseff ao senador Agripino Maia.
video

A Escrita se Manteve

Eu nunca falo de Fórmula 1, embora sempre que posso assisto, esse ano a coisa foi atípica muita gente nova, equipe nova ganhando mundial, e o velho Rubinho mantendo a escrita, mesmo que dessa vez ele foi longe, chegou vivo no Brasil pra disputa e fez a pole no grid, mas o carro não quebrou dessa vez, foram os pits stops que atrasaram a sua vida, ele correu bem, mas o pneu furou e novamente se manteve a escrita Barrichelo é azarado.
E olha que não é todo dia que o Juremir Machado da Silva, grande colunista tenta incentivá-lo mas mesmo assim não deu. Quem sabe ano que vem?

Será?

O sábado segundo Lucas

Lucas, meu personagem em "Solo", assim pensava dos sábados: "Assim vamos, iluminados pelos tubos catódicos. Noite de sábado é como uma fogueira extinta. Revolvo as cinzas. Dá para ouvir algum ruído vindo de um mundo em festa. Jovens avançam para o escuro das boates. Carros zunem na avenida em repouso. Há tesão no ar. Em casa, o tempo equilibra-se numa placa de concreto desarmado. A vida, já disse, tem algo de Fórmula 1. Já saiu a ordem de largada. A pole tem dono. Quase sempre os mesmos. Só restaria aos demais saber desistir da corrida. Jogar outro jogo. Brincar de outra coisa. Dar o fora. Mas os retardatários são os mais insistentes. Observo-os tomando volta depois de volta e arrastando-se na pista, lentos, tristes, perdendo os pedaços, esperançosos. Incorrigíveis. Na televisão, nunca existem perdedores. Tudo é lúdico, didático e positivo. Na Globo, o Ministério da Saúde me adverte dos perigos do cigarro. Provoca câncer de tudo. Agradeço. Não fumo. Todo mundo se lixa para a morte lenta. Na MTV, aprendo, muito bacana, na linguagem da galera, tudo sobre o uso de camisinha. Agradeço. Não trepo. Ninguém se importa com a morte rápida. Curto a estética hip-hop num programa da MTV. Maneiro. O pessoal manda bem um ritmo alucinante e descolado. Vou tentar me vestir como eles, um dia. Juro. Pena que a vadia da Irene não tenha tido tempo de revolucionar a minha cabeça. Eu só queria trocar o divã pela cama. Ela não entendeu. A televisão é a minha prostituta predileta. Uma cadela refestelada. Me dá tudo o que preciso para me ralar sozinho. Não pede nada. Mas eu lhe dou a minha alma. Vemos no GNT uma reportagem sobre previsão do futuro com lascas de unhas. Depois, já na madrugada, em outro canal, um especial sobre vidas passadas”. Lucas não é uma boa referência. É um pessimista. Neste domingo, Rubinho Barrichelo vencerá e redimirá todos os retardários. Assim seja!

Juremir Machado da Silva - 17/10/2009 - Colunista do Jornal Correio do Povo

sábado, 17 de outubro de 2009

Uma Novidade Agradável

Hoje recebi a agradável informação do inicío do blog do Sebo Dom Quixote de Camaquã, de fato um ambiente muito especial e propício ao desenvolvimento da leitura e da alternatividade camaquense. Tão alternativo que reúne em seu acervo discos de vinil, selos, cd's, revistas e fitas de vhs, assim formatando junto a história de um lendário guerreiro o seu nome.
Nada mais, nada menos que Dom Quixote de La Mancha, um visionário e suas andanças fazendo imaginário de sua leitura construções de seu cotidiano, nada mais representativo.
Um sebo onde a troca de livros, compras aquisições e principalmente divulgas obras literarias e aquisição a um custo mais baixo, uma atividade cultural que deve ser simbolo de progresso e de desenvolvimento da cultura no município e na região.
Entao não deixe de visitar este blog sebodomquixote01.blogspot.com uma boa oportunidade cultural na internet.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Prefeitura Fez Gastronomia Perder 200 Mil Reais

A incompetência do executivo municipal está sendo deflagrada constantemente pela comunidade camaquense, que sente os seus efeitos no dia a dia. Tal insatisfação pode ser sentida entre os próprios servidores municipais que externam comentários sobre a paralísia da máquina pública camaquense sobre a gestão de Ernesto Molon (PMDB).
O fato agora foi a perda de emendas de valor de 100 mil reais oriundas dos Deputados Federais Mendes Ribeiro (PMDB) e Henrique Fontana (PT), com a articulação do Presidente da AD Costa Doce, Zelmute Oliveira junto ao Ministério do Turismo. Ao todo perdeu-se 200 mil reais de emendas para o evento.
A perda desses recursos que melhorariam a qualidade do evento, ocorreu por conta de uma prestação de contas mal feita de um repasse a um clube de mães de valor em torno de 10 mil reais, e ao qual o governo não conseguiu regularizar junto ao CAUC-SIAF, lista que cuida da inadimplência das gestões e orgãos, e por esse fato não acabou ocorrendo o repasse desse recurso.
Assim fica claro os equívocos da gestão de Molon que governa e parece não governar a cidade, sem o mínimo planejamento e projetos para captação de recursos e trabalhos que possam a vir desenvolver a economia local. Infelizmente ou a falta de vontade política afetou Camaquã, ou o descaso e o comodismo venceu. Cabe você julgar.

Dia do Professor

As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades!!!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

IF Sul Rio-Grandense Prepara instalação do Campus Camaquã

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia Sul Rio-Grandense - antigo CEFET Pelotas - atendendo a disposição do Ministério da Educação/Governo Federal em ampliação do ensino técnologico no país, prepara para março de 2010 a instalação do Campus Camaquã.
A nova instituição de ensino gratuíto da cidade terá três cursos de ensino técnico de nível médio, Manutenção e Suporte em Informática, Automação Indústrial e Controle Ambiental. O ingresso ao curso se dará na forma de vestibular, para os cursos de Controle Ambiental e Automação Indústrial exige-se apenas o ensino fundamental, já para o curso de Manutenção e Suporte em Informática exige-se o ensino médio.
"O IF Sul Rio-Grandense assume o compromisso de ser um espaço de produção do saber por excelência e tem o desafio de formar um cidadão livre e responsável, capaz de ter iniciativas e tomar decisões diante dos avanços técnológicos, auxiliando no processo de construção social do conhecimento." afirma o Diretor-Geral do Campus Camaquã Ricardo Pereira Costa.
Maiores informações podem ser obtidas no site www.ifsul.edu.br

sábado, 10 de outubro de 2009

O Nobel da Paz

A divulgação da vitória de Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos como vencedor do Nobel da Paz este ano, por seus esforços em relação a diplomacia internacional e a paz foi recebida com muita alegria pelos americanos.
Mas nem todos os americanos devem estar contente, imaginem Bush como teria reagido ao saber da notícia, ele que vociferou a política imperialista no mundo, ressaltando guerras, esse não deve ter gostado nada do êxito do Obama.
Eu, particularmente não sei bem ao certo, se Obama já estava na hora de receber tal tempo, mas de todo modo, não foi injusto ele é uma figura que pode sim trabalhar e muito pela paz mundial e evitar conflitos internacionais. Por isso é torcer para o Presidente Obama aumente seus esforços e amplie sua atuação nessa bandeira que é fundamental para as comunidades mundiais.

A Governança do Turismo e a fundação do Consórcio Intermunicipal do Extremo Sul

A fundação do Consórcio Intermunicipal do Extremo Sul representa um novo patamar de organização jurídica e política na região sul do Rio Grande do Sul. A criação deste novo ente federado dará oportunidade para que os municípios aprofundem sua integração e consolidem planejamentos e projetos de captação de recursos fundamentais à superação de fatores críticos históricos de infraestrutura regional. Representa a condição de um novo ambiente de cooperação, no qual se insere a busca permanente da alteração de paradigmas que tratam da baixa articulação dos atores sociais desta região.
A Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce - AD Costa Doce tem a satisfação de ter colaborado efetivamente neste processo. Desde sua criação em abril de 2005 temos sido incisivos na afirmação da importância de uma mobilização regional efetiva, que tenha resultados executivos na consolidação de um novo modelo de desenvolvimento regional. Em outubro de 2008 realizamos, juntamente com a FUNASA, Audiência Pública em Pelotas propondo a criação do Consórcio Intermunicipal da Costa Doce. Neste ano de 2009 assinamos convênio com o Consórcio Intermunicipal da Região Centro-sul, onde coordenamos a Câmara Setorial do Turismo e auxiliamos com nossa experiência nos debates relacionados à criação do Consórcio Intermunicipal do Rio Camaquã. Estes atos estão no cerne da perspectiva de criação do Consórcio Intermunicipal do Extremo Sul.
Estes exemplos demonstram concretamente o novo momento que vive nossa região. Seguindo exemplos de diversas regiões do mundo e de outras regiões do estado, estamos transformando gradativamente nossa realidade a partir do sinergismo e da convergência. Atuando com foco na produção e na formulação de políticas públicas e de resultados orientados à melhoria da qualidade de vida de nossas comunidades. Buscando estabelecer relações de complementaridades vitais ao fortalecimento de arranjos produtivos tradicionais e ao mesmo tempo associando esforços imprescindíveis de inovação e agregação de valor às produções tradicionais. Pactuando investimentos prioritários em saneamento ambiental e energias renováveis.
Temos afirmado que a busca de consensos é tão importante quanto complexo para concretizar um novo cenário de investimentos na Metade Sul do Rio Grande do Sul. No arranjo produtivo do turismo temos dado nossa contribuição com orgulho. Estamos propondo e executando na prática a valorização de nossa auto-estima. Fortalecendo as qualidades que estão em nosso entorno. E nos associando a muitas instituições municipais, estaduais, federais e internacionais para que possamos semear com altivez nossa participação na história. É tempo de valorizar o trabalho, a cultura, a educação e a identidade regional do gaúcho da Costa Doce com humildade e sabedoria. Precisamos dar passos firmes e efetivos para sermos reconhecidos como exemplo de um território onde suas organizações avançaram a partir de relações associativas, trilhando, desta forma, novos rumos de desenvolvimento endógeno com sustentabilidade, responsabilidade e coesão.

Zelmute Oliveira

Presidente da AD Costa Doce

www.costadoce.com.br

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Revitalização do MHSLS

A partir de amanhã, três estagiários cedidos pela Universidade Federal de Pelotas quer realizam o curso de museologia, estarão efetuando ações para conservação, catalogação e organização das exposições de peças do Museu Histórico São Lourenço do Sul.
Essa equipe terá a coordenação de Nóris Leal, professora do curso e Coordenadora da 7° Região do Sistema Estadual de Museus para realização dessse trabalho.
Como coordenador do Museu e da parte de memória e patrimônio da cidade, estamos trabalhando para implantar uma marca e organizar projetos para capatação de recursos, além do trabalho das visitações guiadas, e também das divulgação e programações que o museu vem se articulando.
Enfim em comemoração aos XXV anos o MHSLS não poderia ter ganhado melhor presente que este.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A Magia do Livro

“As crianças grandes continuam com seus brinquedos, mas elas querem ouvir e contar histórias”, assim poderia sintetizar a passagem de Juremir Machado da Silva, Patrono da 30° Feira do Livro em São Lourenço do Sul. Uma história que se transformou em feira e encorajou-se a desbravar a leitura a margem de um livro.
“O Mundo em Transformação” serviu como lema neste ano para abrigar o sentimento e as expressões, postas no desenvolvimento de debates dos temas como da educação, da referência do livro, dos museus como espaços de diálogos interculturais e das transformações nas produções culturais. E nestas interações, os idealistas voltaram a se manifestar na criação da APHAC – Associação de Pesquisa Histórica e Amigos da Cultura de São Lourenço do Sul, concedendo o título de Presidente Honorífico desta instituição ao também historiador Juremir Machado da Silva, e que o mesmo continuará a contar nossas histórias por meio de seu pós-modernismo.
Se ele chegará mais cedo para se sentar confortavelmente em seu sofá e assistir o aparelho televisivo eu não sei, na verdade ninguém sabe os “Caminhos de Si”, e que seja mesmo um show para se observar, este é um vôo “Solo”, que não fica exposto no Acervo Tamandaré, nem é reflexo de “Um Homem na Crise dos 40”, sequer que “Getúlio” tenha se esgotado nas bancas da feira.
E mesmo que o livro impresso ouse a acabar, haverá outras tecnologias para se contar esta história, de pessoas que mantêm viva e acesa a chama da arte de ler e assim poder transformar o mundo, humanizar as relações nesta estrada de duas vias como é a nossa vida em “Palomas”.
E agora pasmem, isso tudo aconteceu de 01 a 04 de outubro de 2009, não em “Palomas”, mas na Praça Central de São Lourenço do Sul, com a intelectualidade do discípulo de Michel Maffesoli, um cronista que gera polêmica e contradiz os interesses de vantagens de muitos. Obrigado Juremir Machado da Silva, Patrono da 30° Feira do Livro de São Lourenço do Sul.

Joel Santana
Assessor de Memória e Patrimônio
Casa de Cultura de São Lourenço do Sul