domingo, 15 de julho de 2012

Diálogo CDES: Debate Sobre o Plano Estadual de Cultura Registra Grande Participação na Capital

Mais de 200 pessoas, entre artistas, agentes culturais, educadores, produtores e gestores lotaram o Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), nesta quarta-feira (11), em Porto Alegre. O grupo apresentou contribuições sobre o planejamento de longo prazo para o Plano Estadual de Cultura, iniciativa até então inédita no Rio Grande do Sul.
Comunidade cultutral participou ativamente dos Diálogos Culturais em Porto Alegre- Foto: Camila Domingues

A atividade denominada Diálogos Culturais CDES-RS  foi organizada conjuntamente entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) e a Secretaria do Estado da Cultura (Sedac), foi a última da série de eventos Diálogos Culturais, promovidos para assegurar a participação social no processo de construção do Plano.
A importância do papel do Estado na promoção da cultura popular sul-rio-grandense foi o centro da convergência entre as manifestações. Os 10 colegiados setoriais da cultura, vinculados à Sedac, entregaram relatórios com contribuições para os diversos componentes culturais. Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Culturas Populares; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Memória e Patrimônio; Museus; Música; e Teatro, foram segmentos representados na atividade manifestando suas impressões sobre o Plano e reivindicaram demandas.
Secretário Assis Brasil destacou a singularidade da cultura no RS- Foto: Camila Domingues
Novo momento para a cultura no Estado
O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, afirmou a compreensão do Governo Estadual de que a gestão pública deve atuar como fomentador para a valorização da cultura estadual, conciliando os elementos étnicos que compõem a sua diversidade. “Convocamos a sociedade a participar ativamente desse processo, independente de partido ou posição. Queremos que o Plano Estadual de Cultura seja ponto de união entre diversas tendências ideológicas”, explicou.

Participação e transversalidade
“A população recentemente pediu maior apoio à cultura e mais participação da sociedade. Hoje tivemos aqui as duas coisas: cultura e participação social. Mais do que isso, estamos consolidando uma cultura de participação, fundamental para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural do Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário do CDES-RS, Marcelo Danéris, que coordenou a atividade.
Secretário Adjunto Jéferson Assumção sintetizou as diretrizes do Plano Estadual de Cultura- Foto: Camila Domingues
Uma síntese do texto-base do Plano Estadual de Cultura foi apresentada pelo adjunto da Sedac, Jéferson Assumção. Esclareceu que o documento vem sendo construído desde o ano passado e continua em fase de elaboração. “O Plano Estadual da Cultura é o instrumento para a atuação do Estado como indutor e promotor da cultura popular no Rio Grande do Sul”.
A universalização do acesso à arte, a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico e o aumento da capacidade de expressão são diretrizes do texto. Descentralização dos instrumentos de políticas culturais, intercâmbio de experiências e dispositivos para intensificar a participação social também são elementos abarcados pelo Plano Estadual da Cultura.
Os cidadãos que desejam participar podem encaminhar sugestões para o e-mail planodecultura@sedac.rs.gov.br até 27 de julho. A série de atividades nas localidades do Estado que iniciaram, em maio, em Santa Maria, encerrou com o evento desta quarta, na Capital, após percorrer várias regiões.

RS duplica recursos para o setor
É recente no País a compreensão de que a área da cultura deve ser planejada estrategicamente no longo prazo, destacou Assumção. “O Estado deve ser capaz de fomentar o desenvolvimento e a promoção da cultura popular, contemplando seus variados elementos. Queremos valorizar os costumes e as tradições, estimulando também a criatividade e a inovação”, esclareceu.
O secretário Assis Brasil lembrou do novo momento da Sedac com a duplicação dos recursos por parte do Governo Estadual. Além de agradecer as contribuições manifestadas no Diálogos Culturais CDES-RS, ele lembrou que cerca de R$ 25 milhões foram disponibilizados por meio de editais para a promoção da cultura no RS, em termos de apoio a atividades e criação de espaços culturais.

Texto: Stela Pastore
Edição: Asscom Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário