quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Primeiro Museu do RS - 110 Anos

O Museu Julio de Castilhos, que inicialmente surge como um perfil de ciências naturais e que por um período de transformação assume uma identidade histórica, a partir da gestão do Folclorista Dante de Laytano, traz a configuração da imagem do "Patriarca do Estado" Julio de Castilhos, jornalista e política que governou o estado com uma linha positivista, influenciado por Auguste Conte.
Este emblemático museu, traz na sua representação além das cores do estado, traz na configuração de suas salas expositivas, um retrato da composição e formação do estado, trazendo elementos suis generis desta composição. A própria reprodução do quarto de Castilhos, no imóvel que antes fora sua residência e hoje é o atual museu, simboliza a força da memória do poder constituída naquela instituição.
Localizada em área nobre, o espaço próximo a praça do poder, onde estãpo configurados o poder executivo, legislativo e judiciário transborda muito bem esta conotação entre o tempo e o espaço, contudo um monumento em sua homenagem bem ao meio da praça, exemplifica vitalmente esta relação.
Contudo, o museu é um dos mais importantes espaços de memória do país, e aborda elementos reflexivos sobre diversas temáticas acerca do debate historiográfico no estado, elementos aos quais podems ser observados na breve série Conhecendo Museus da TV Brasil, ao qual o link encontra-se abaixo, gravado em 2011, e mostra a organização do acervo e da instituição...

http://www.conhecendomuseus.com.br/episodio-37-museu-julio-de-castilhos

*Se tiver dificuldade no link, corte e cole na sua area de endereços

Vida longa ao Museu Julio de Castilhos....

Joel Santana
Coordenador do Sistema Estadual de Museus do RS
Ex-Diretor do Museu Julio de Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário