quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

São Lourenço do Sul Inicia Processo Para Contar Com Corpo de Bombeiros

Prefeitura de São Lourenço do Sul encaminha licitação para a construção do quartel do Corpo de Bombeiros


Nesta terça-feira (19/02), a Prefeitura de São Lourenço do Sul encaminhou edital para contratação da empresa responsável pela construção do prédio do quartel do Corpo de Bombeiros em São Lourenço do Sul. O Corpo de Bombeiros irá atender o combate a incêndios, resgate e salvamentos, sanando a demanda do município.
O prédio será construído junto à Brigada Militar, com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), criado através da lei nº 3.107, de 14 de setembro de 2009. Atualmente, o saldo financeiro do Funrebom compreende R$ 196.344,86.
Mesmo com a crise financeira enfrentada pelo município, São Lourenço do Sul conseguiu encerrar o exercício de 2012 com superávit acumulado. Devido a este acúmulo, serão destinados R$ 653.941,00 à construção do prédio.
A Prefeitura também promoveu uma campanha junto à comunidade, entidades e empresas, visando à arrecadação de doações para a aquisição de equipamentos e maquinário.

Histórico – Em 2009, o município conquistou um caminhão de bombeiros zero quilômetro, através da Consulta Popular. Neste mesmo ano foi criado o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).
Durante a interiorização do Governo do Estado, em fevereiro de 2012, foi assinado o termo de cooperação e convênio que designa a área física de 530m² para a instalação de um quartel do corpo de bombeiros em São Lourenço do Sul. De acordo com o termo, o Governo do Estado disponibilizará a área junto ao pátio da Brigada Militar do município, assim como o efetivo e equipamentos e a Prefeitura se responsabiliza pela construção do prédio.
No final de janeiro, o prefeito Daniel Raupp esteve na Secretaria Estadual de Segurança Pública, cobrando agilidade na aprovação do projeto referente à construção do quartel do Corpo de Bombeiros no município, em um espaço junto à Brigada Militar.

Cobrança – O prefeito Daniel Raupp também esteve encaminhando na última semana, um ofício ao chefe do Centro Regional Centro Sul da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Luiz Eduardo Correa de Lima, questionando as causas da falta de energia durante a noite de domingo (10/02). Na segunda noite de carnaval, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido durante um período de três horas, atrasando os desfiles e provocando inúmeros prejuízos. Em um momento que o município recebia um fluxo turístico de mais de 40 mil pessoas, São Lourenço do Sul ficou totalmente às escuras.
Na ocasião, não houve nenhum fato inusitado, como chuvas, vendavais ou trovoadas, que justificasse a interrupção. Após várias tentativas de contato com a gerência local da CEEE, a Prefeitura não obteve retorno. No entanto, quando a Prefeitura comunicou-se com gerência regional, ela prontamente atendeu a solicitação do município, normalizando o abastecimento.

(Fonte: Prefeitura de São Lourenço do Sul).

Um comentário:

  1. Bombeiros do RS criam Petição Online e denunciam o principal motivo de seus problemas quanto a formação e aparelhamento. VOTEM E AJUDEM.

    http://www.avaaz.org/po/petition/Desvinculacao_dos_Bombeiros_da_Brigada_Militar_Os_Bombeiros_querem_o_RS_precisa_a_sociedade_gaucha_merece/?launch

    ResponderExcluir