domingo, 28 de julho de 2013

Marcha das Vadias no RJ Passou dos Limites!

Sou católico e militante de esquerda, sim com muito orgulho... E tenho por princípio reconhecer a importância do respeito ao diferente, daquele que pensa, age, posiciona-se de maneira contrária ou adversa aos meus modos e costumes de vida... Mas, respeito e bom senso, devem também ser marcas importantes para se que se estabeleça contrapontos em quaisquer situação.
O movimento da "Marcha das Vadias" é legítimo e debate uma pauta extremamente importante na sociedade, principalmente no que tange a "regulamentação sobre o corpo da mulher", não é admissível mesmo que leis venham regular o que cada mulher possa a vir fazer sobre o seu corpo, a autonomia é dela, e esta decisão cabe a dela decidir, longe dos preconceitos sociais, religiosos ou morais que a sociedade insiste imputar.
Por isso não me estranha e nem me causa revolta, ver mulheres seminuas protestando sobre os seus direitos, suas pautas e reivindicações, aliás é muito louvável que essas cobranças estejam expostas aos olhos da sociedade, e que possam fazer provocar reflexões nas pessoas sobre esses temas.
Mesmo quando eles acontecem em meio a um evento religioso de grande relevância como a "Jornada Mundial da Juventude" e a presença do Papa Francisco, é salutar. Mas o que aconteceu ontem na marcha é algo inadmissível e nos leva uma reflexão, sobre até onde vai o bom senso?
É óbvio que a Igreja Católica, cometeu e comete inúmeros erros ao longo dos tempos, embora pareça dar sinais de mudanças, elas não acontecerão tão logo e é preciso compreender que as mudanças são graduais e lentas, muito até, mas assim as são por lá. Mas estes erros não podem ser justificados por outros, a manifestantes que quebraram imagens de santos no Rio de Janeiro, cometeram uma ato de intolerância religiosa, com a mesma veemência com que sofrem os homossexuais e os negros hoje com os preconceitos.
Desrespeitar milhões de pessoas que estão pacificamente professando a sua fé, por mais que não acreditemos e não respeitamos, é um ato antidemocrático... Protestar sim, fazer o contraponto sim, ofender não. Não podemos justificar um erro com outro, não é assim que deve funcionar a sociedade. Como vamos pedir respeito, se não respeitamos o espaço e a crença do outro? Pra tudo há um limite, esse extrapolou, infelizmente...
Espero que este post sirva como alerta ao movimento que tanto provoca debates importantes em nossa sociedade com suas lutas, e que este é um fato isolado, não cabendo criminalizar este grupo, mas sim, como disse antes, um grande alerta, para que possamos refletir sobre nossas práticas...

2 comentários:

  1. se eu estivesse perto deste movimento,com certeza estaria envergonhado de ser brasileiro...!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. reunem uma turma de arruaceiros e desrespeitam a boa fe das pessoas.se fosse aqui em minas a gente botava essa turma pra frente na base do porrete ou chicote no lombo..

    ResponderExcluir