quarta-feira, 20 de julho de 2011

Escudo Azul

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE MUSEOLOGIA, CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS MÓVEIS
O Escudo Azul é um programa internacional apoiado em organizações não governamentais representando todos os aspectos das áreas ligadas à informação e conservação visando um movimento internacional de todos os países para a salvaguarda e proteção dos bens culturais no mundo.
O INTERNATIONAL COMMITTEE OF THE BLUE SHIELD (ICBS) é uma Organização internacional profissional independente sediada no International Council of Archives, Paris, que trabalha com a UNESCO. ICBS tem como missão trabalhar para a proteção da herança cultural através da coordenação de medidas preventivas, que dêem respostas a situações de emergência, por isso equivale à Cruz Vermelha Internacional no campo da herança cultural.
 
O ICBS é composto de cinco (5) ONGs:
ICA – Conselho Internacional de Arquivos
ICOM – Conselho Internacional de Museus
ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Patrimônios
IFLA – Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Instituições
CCAAA – Conselho Coordenador da Associação de Arquivos Áudio Visuais
É a organização mencionada no Segundo Protocolo de 1999 à Convenção de Haia para a Proteção da Propriedade Cultural no Evento de Conflito Armado (1954) como sendo o órgão assessor das autoridades internacionais e nacionais chamada a demarcar os locais culturais, que devem ser protegidos contra ataques.
A declaração da reunião dos comitês do Escudo Azul realizada em Haia de 27 a 28 de setembro de 2006 estabelece a criação de uma Associação dos Comitês Nacionais do Escudo Azul dividindo as funções administrativas e de informação com as do ICBS.
Os Comitês do Escudo Azul têm sido criados em diversos países reunindo diferentes profissionais, governos locais e nacionais, serviços de emergências e forças armadas. Esses Comitês criam conscientização dos perigos para a herança cultural e para a necessidade de preparativos de emergência.
O Brasil criou o seu Comitê Nacional em nove de novembro de 2006 tendo sido constituído pela FEBAB, Associação dos Arquivistas Brasileiros, Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, ICOMOS, ICOM, Conselho Federal de Biblioteconomia, Conselho Nacional de Arquivos, Conselho Federal de Museologia, Escritório Regional da América Latina e o Caribe da IFLA, como membros fundadores.
O Comitê Brasileiro do Escudo Azul (CBEA) tem como objetivo:
• Promover os objetivos do Escudo Azul e a conscientização a nível nacional
• Incentivar a ratificação da Convenção de Haia
• Criar redes de comunicação entre as organizações participantes
• Promover treinamento e elaboração de planos de desastre nas instituições nacionais de acervo cultural.
O Comitê Brasileiro do Escudo Azul pode autorizar a criação de novos comitês em outros estados, sob a sua
tutela como órgão central sediado no Rio de Janeiro. O Brasil é o único país que está criando comitês regionais, visando uma ação efetiva a nível nacional, tendo em vista o seu vasto território e a autonomia dos órgãos nos diferentes estados, o que permite uma ação emergencial.
O primeiro Comitê a ser criado, em 2006, foi o Comitê Baiano do Escudo Azul patrocinado pela Universidade Federal da Bahia. Sua criação ocorreu durante o Seminário Brasileiro de Bibliotecas Universitárias.
O Comitê Paulista do Escudo Azul foi criado em dezembro de 2008. Em novembro de 2010, durante a solenidade de comemoração de 30 anos do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis - CECOR da UFMG, com a presença da coordenadora nacional do Escudo Azul Dra. Celia Ribeiro Zaher e do reitor daquela Universidade, foi criado o Comitê Mineiro do
Escudo Azul, que está situado no Centro de Conservação e Restauração de Bens Móveis - CECOR na Escola de Belas Artes - EBA da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG.
A página na web do Comitê Brasileiro do Escudo Azul está sediada no
endereço.
 
Fonte: Instalação do Comitê Brasileiro do Escudo Azul: projetos e ações. Apresentação feita por Célia Zaher no CECOR – Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis - EBA/UFMG, em 26 de novembro de
2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário