sábado, 5 de janeiro de 2013

Nomeada a Primeira Mulher Reitora na FURG

Cleuza Dias toma posse na próxima semana

O Diário Oficial da União divulgou hoje, 04, assinada por Dilma Rousseff e Aloisio Mercadante, a nomeação de Cleuza Maria Sobral Dias para a Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A publicação é necessária para a efetiva posse da primeira mulher neste cargo na história da FURG. Na próxima semana, devem ocorrer a posse no Ministério da Educação em Brasília (segunda-feira, dia 7) e a transmissão de cargo, na quinta-feira, dia 10 de janeiro.
A atual pró-reitora de Graduação Cleuza Dias foi a vencedora, em outubro, da pesquisa de opinião junto à comunidade universitária para o cargo de reitor, formando chapa com os professores Danilo Giroldo (vice-reitor) e Marcos Amarante. Posteriormente, o Conselho Universitário indicou os três nomes, na ordem da chapa, ao Ministério da Educação. O MEC, nos últimos 10 anos, tem nomeado, sem exceções, os indicados pelas Universidades Federais.
A nomeação era aguardada para que possa ser efetivada a posse em Brasília e a transmissão de cargo, no anfiteatro do Cidec-Sul, Campus Carreiros da FURG. Segundo a nova reitora, a equipe de trabalho já está atuando na transição e os projetos e programas da Universidade estão em pleno andamento.
O atual reitor ressaltou, no último dia de seu mandato – esta sexta-feira – que está muito confiante na manutenção dos programas, projetos e obras realizados nos últimos oito anos pela gestão João Carlos Brahm Cousin–Ernesto Luiz Casares Pinto e, principalmente, na continuidade do desenvolvimento da FURG. “Destaco principalmente dois projetos muito importantes para a comunidade rio-grandina: a UTI Pediátrica do Hospital Universitário e o Oceanário Brasil”, disse Cousin.
A UTI, explicou o reitor, está com toda a estrutura pronta, faltando somente o pessoal, especialmente médicos, para atendimento. E o Oceanário teve solucionadas todas as pendências, em especial a doação de parte da área pelo Governo do Estado à FURG. Com esta doação, realizada no final de dezembro, o canteiro de obras está sendo formado, enquanto a equipe de Arqueologia conclui seu trabalho no local.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da FURG

Um comentário: