quinta-feira, 29 de abril de 2010

Participação na Câmara

Não se assustem não foi desta vez que virei vereador, na última terça (27), estive participando do Ato Solene que marcou a comemoração dos 126 Anos de Emancipação Política de São Lourenço do Sul, organizado pela Casa de Cultura do município.
Onde juntamente com Gilmar Pinheiro, Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio que representou o Sr. Prefeito no ato, Jairo Scholl, Assessor de Cultura que fez a fala em nome da municipalidade e eu, Joel Santana, Assessor de Memória e Patrimônio que organizei o protocolo do evento no qual trouxe a Câmara de Vereadores os novos talentos desta latina terra européia.
A gurizada fez bonito e demonstrou uma grande talento arrancando aplausos e um silêncio copioso de todo a platéia num tom de admiração.

Bugre Vence o 14 de Julho

Apesar das dificuldades, Bugre vence mais uma e se aproxima dos líderes da chave. Jogando em seu estádio, o Guarany de Camaquã na primeira etapa pressionou a equipe do 14 de Julho e teve várias oportunidades de abrir o marcador. Apesar de ter ficado com um atleta a mais em campo, o Bugre foi para o vestiário empatando em 0 a 0.
No segundo tempo, com a entrada de Itamar e posteriormente de Sampaio o Guarany melhorou bastante e abriu o marcador com um gol contra do 14 de Julho. Mas apesar da superioridade, o 14 de Julho empatou a partida com um lindo gol do atacante Enzo. O mesmo Enzo teve a chance de virar a partida em uma cobrança de penalti, mas o estreante goleiro André do Alvi-azul defendeu a cobrança. Até que a pressão deu resultado, e com um golaço de cabeça do zagueiro Fábio o Bugre fez 2 a 1 no marcador e ampliou para 3 a 1 com Flaviano após chances criadas por Junior e Rodrigo.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Uma Grande Vitória

Foi um grande jogo e uma atuação de luxo do time de Silas. O Grêmio foi superior e bateu o Internacional em casa por 2 X 0, no primeiro jogo da final do Gaúchão 2010, e agora pode até perder em casa por 1 x 0 que leva o título do campeonato.
E como é bom ganhar um GRENAL, ainda mais numa final e na casa do adversário calando milhares de colorado, que devem dormir chateados até o próximo domingo. Enfim, Silas reafirmou seu trabalho que estava sendo contestado, e lançou mais um ar de dúvida sobre o trabaçho de Fossati frente ao clube adversário.
E como diz o ex-atacante tricolor Jardel "Grenal é Grenal e vice-versa". Uma emoção sem explicação.
Vamo, vamo, vamo tricolor!

Parabéns São Lourenço do Sul - 126 Anos de Emancipação Política

Esta é a casa do fundador da colônia pomerana em São Lourenço do Sul, Jacob Reinghantz, que se tornou o Museu do Imigrante coordenado pelo ICECI - Instituto Cultural e Educacional Casa do Imigrante - administrado pela comunidade do local na Coxilha do Barão, interior do município.

domingo, 25 de abril de 2010

Voto aos 16 Anos

Rapidíssimas Futebolísticas

Jogando no Estádio Arthur Lawson em Rio Grande, o Guarany de Camaquã acabou sendo derrotado pela equipe do Rio Grande pelo placar de 1 a 0. Mesmo jogando fora de casa, o Alvi-azul realizou uma boa partida tendo várias chances de abrir o placar, mas acabou sofrendo um gol na segunda etapa da partida que resultou na derrota da equipe.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã
__________________________________________
E após 4 anos sem uma disputa de GRENAL na final do Campeonato, hoje ocorre o 1° confronto entre os clubes no estádio Beira Rio, e o jogo promete. Ambos conseguiram a classificação no meio da semana na libertadores e na copa do Brasil, e esperar para ver.

Representação Histórica

A Casa de Cultura do município de São Lourenço do Sul, organizou a 1° Gincana Cultural e Solidária com o tema "Nas trilhas da alegria, façamos a solidariedade", que objetivou por motivar as equipes formadas pelo comércio local a interagir com entidades e promover por meio de tarefas ações culturais e solidárias, em homenagem aos 126° anos de emancipação política da cidade.
Uma das tarefas e a mais comentada entre os participantes, foi executada por mim, onde foi decifrado um código que levaram as equipes à meioa-noite ao cemintério local onde depositaram flores ao túmulo do Engenheiro que demarcou e projetou o município, Carlos Othon Knüppeln, demonstrando todo o reconhecimento histórico a este cidadão que contribui para o desenvolvimento do município, e ao qual eu representei recepcionando as equipes.Um momento que nos faz refletir que os cemintério são espaços históricos e que precisam chamar a atenção dos seus gestores para a preservação do espaço que conta dados significativos sobre as suas cidades, como o sobrenome das famílias, a longividade das pessoas, a representação artística através das escrituras nos tumúlos e seus adereços, e por fim outros tantos.
Enfim uma reprsentação. Olhe só a minha cara mórbida.

A Ação Educativa no MHSLS Já Começou

São Lourenço que no próximo dia 26 e 27 de abril, sedia a oficina de Ação Educativa Para Museus, já iniciou um trabalho de orientação com visitação guiadas e contação de histórias. A Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Maria Lucillia é a responsável pela contação de histórias no patio, numa espécie de mini-auditório a céu aberto improvisado.
Emanuelle Duarte também auxilia no trabalho, e recentemente vem iniciando um trabalho com orientação com fantoches que visa ilustrar e qualificar a intervenção e abrangendo uma nova perspectiva de compreensão.
Joel Santana, Assessor de Memória e Patrimônio, reponsável pelo MHSLS - Museu Histórico São Lourenço do Sul, ressalta "que a contribuição tanto da contação de histórias, quanto da visitação e seus recursos, vem qualificar e aproximar o ambiente museológico com o processo educacional"

Fonte: MHSLS - Museu Histórico São Lourenço do Sul

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ode ao Burguês (Poema de Paulicéia Desvairada) de Mário de Andrade

A sátira em Ode ao burguês é coerente na medida em que seu alvo é o outro; é o burguês rico, ignorante, preocupado com o dinheiro, com as aparências e sem fé cristã. Não se pode, então, ver a crítica, a sátira dos modernistas em Ode ao burguês como caracterizadora de uma postura antiburguesa, uma vez que as idéias desses modernistas não se chocavam com o burguês intelectualizado, ela se restringia ao burguês urbano e não ao burguês rural
Confira o poema de Mário de Andrade na íntegra:

Ode ao Burguês
Eu insulto o burguês! O burguês-níquel
o burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! O homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!
Eu insulto as aristocracias cautelosas!
Os barões lampiões! Os condes Joões! Os duques zurros!
Que vivem dentro de muros sem pulos,
e gemem sangue de alguns mil-réis fracos
para dizerem que as filhas da senhora falam o francês
e tocam os “Printemps” com as unhas!

Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará sol? Choverá? Arlequinal!
Mas as chuvas dos rosais
O êxtase fará sempre Sol!

Morte à gordura!
Morte às adiposidades cerebrais!
Morte ao burguês-mensal!
Ao burguês-cinema! Ao burguês-tiuguiri!

Padaria Suíssa! Morte viva ao Adriano!
_ Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
_ Um colar... _ Conto e quinhentos!!!
_ Más nós morremos de fome!

Come! Come-te a ti mesmo, oh! Gelatina pasma!
Oh! Purée de batatas morais!
Oh! Cabelos na ventas! Oh! Carecas!
Ódio aos temperamentos regulares!
Ódio aos relógios musculares! Morte á infâmia!
Ódio à soma! Ódio aos secos e molhados
Ódios aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
sempiternamente as mesmices convencionais!

De mãos nas costas! Marco eu o compasso! Eia!
Dois a dois! Primeira posição! Marcha!
Todos para a central do meu rancor inebriante!
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos,
cheirando religião e que não crê em Deus!
Ódio vermelho! Ódio fecundo! Ódio cíclico!
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...

Mário de Andrade goza os burgueses, que ampliam suas barrigas à proporção que murcham o cérebro. A rebeldia social encontra correspondência estilística: em lugar de adjetivos são usados substantivos com função adjetiva (“homem-curva”, “homem-nádegas”). O Futurismo preconizava o abandono do adjetivo e da pontuação regular.

*Trecho do Site passeiweb.com

Troca de Secretários

Algumas pessoas estão me perguntando se vou me manifestar sobre a estranha saída do Secretário de Educação de Camaquã, Jorge Jardim (PMDB), demitido por telefone por Ernesto Molon (PMDB), e supostamente derrubado por intermédio de um vereador de seu partido, que tem um desagravo com o mesmo.
Na verdade, a boca miuda, pouco se tem a dizer, Jorge nunca foi uma unanimidade entre os professores, mas chamou os concursados, é bem verdade que falta mais ação em comparação com seu anterior o Vereador Milton Pereira (PP), mas estava longe de ser um dos piores. Pra falar a verdade que coisa horrível, a não nomeação de um quase secretário que comandou a pasta de infra-estrutura por uma semana, uma grande demonstração de amadorismo na gestão do Molon. A substituta é Professora, Especialista em Educação, Marisa Albuquerque, da qual não posso emitir opinião pois não a conheço.
A bem da verdade, é que Molon, não tem uma justifica que atenue a saída de Jorge, mesmo com a história de um meio feriado municipal, até parece brincadeira de 1° de abril.
O Governo Molon, infelizmente parece estar perdido, cheio de picuínhas, e infezlimente quem sofre com isso é o povo camaquense.
Pronto, opinei!

O Petróleo é do Brasil

As novas jazidas de petróleo na camada do pré-sal, descobertas pela Petrobras, inserem o Brasil entre os países com maiores reservas petrolíferas do mundo. Isso, como é natural, mobiliza interesses diversos, dentro e fora do país, e pode gerar polaridades que criam um debate onde o essencial pode ficar secundarizado.
A recente polêmica em torno da distribuição dos royalties é importante, mas não deve nos afastar da essência deste debate. Minha posição, expressa através de projeto de lei que protocolei em dezembro de 2008, é de que mantenhamos a forma de distribuição existente para o volume de produção atual e implementemos um novo sistema de distribuição de royalties que garanta igualdade entre Estados e municípios apenas para o que for acrescido na produção atual de petróleo e gás. Dessa forma, ninguém será prejudicado e todos ganharemos, já que a produção, segundo os dados da própria Petrobras, deverá triplicar no médio prazo.
A disputa que se insinuou, opondo Estados e municípios produtores aos demais, pode nos fazer esquecer que o fundamental, nesse caso, é defender o interesse nacional, garantindo que essa riqueza que se agregará ao patrimônio da nação seja distribuída socialmente e sirva para alçar, definitivamente, nosso país para um novo patamar de desenvolvimento.
Nesse sentido, ganha importância e deve ser o centro das nossas atenções a proposta do governo que muda o sistema de concessões para o de partilha, criando um novo marco regulatório para a exploração de petróleo e gás. Segundo essa proposta, o Brasil passa a ser dono do petróleo extraído em território brasileiro e amplia sua participação no regime de partilha, ficando com a parcela da renda do petróleo aproximadamente três vezes maior do que no sistema atual. São recursos que serão investidos em todos os municípios e Estados em educação, ciência e tecnologia, saúde e programas de proteção ambiental e de combate à pobreza. Além disto, os projetos do governo Lula pretendem fortalecer a Petrobras e garantir exclusividade a nossa empresa nacional na operação desses campos do pré-sal, o que considero importantíssimo e estratégico.
A ideia deste novo modelo é proporcionar um amplo processo de industrialização do Brasil, garantindo que a apropriação dos lucros da produção de petróleo e gás nos permita investir nas futuras gerações de forma definitiva.
Henrique Fontana
Deputado Federal (PT-RS)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Oficina Sobre Museus Será em São Lourenço do Sul

A 7° Região do Sistema Estadual de Museus e o Museu Histórico São Lourenço do Sul promovem de 26 a 27 de abril a oficina de Ação Educativa nos Museus, ministrada pela Prof° Margarita Kraemer (arte-educadora) na Associação Comercial e Indústrial de São Lourenço do Sul, durante todo os períodos de manhã e tarde.
As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura (rua XV de Novembro, 302 – Centro) ou através do email: casa.culturasls@gmail.com e do telefone: (53) 3251-9581 ou 3251-9573.
Museus cadastrados no Sistema Estadual de Museus são isentos da taxa de inscrição.
Museus não cadastrados pagam R$ 10,00.
Professores e Estudantes – R$ 5,00.

Este evento integra a programação dos 126 anos de aniversário de emancipação política de São Lourenço do Sul e conta com o apoio da ACI, ADETUR, Curso de Bacharelado de Museologia da UFPEL, Casa de Cultura – Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul.

Na Raça: Guarany Vence Rio Grande Por 2 a 1

Com o apoio incondicional da torcida que lotou o Estádio Cel. Silvio Luiz, Guarany vence Rio Grande e conquista a terceira vitória na segunda fase do certame. A equipe Alvi-azul começou a partida com bastante volume de jogo e pressionando o adversário mas a defesa do Rio Grande se mantinha firme e conseguiu abrir o marcador a seu favor, aproveitando uma cobrança de falta após duas defesas seguidas do goleiro Diego. O bugre não sentiu o gol e foi pra cima, e acertou uma bola na trave em um lindo chute do meia Ivan. Mas o primeiro tempo terminou com a vitória parcial da equipe do Rio Grande por 1 a 0.
Na segunda etapa, os comandados de Geraldo Delamore poderiam ter aberto o marcador com um lindo gol de cabeça de Flaviano, porém o gol foi anulado por motivo de ter ocorrido falta no lance. Em seguida, após uma cobrança de escanteio o atacante Flaviano foi puxado dentro da área: penalti. O mesmo Flaviano bateu e o goleiro Patrick espalmou, mas adiantou-se na defesa e a cobrança foi repetida pelo mesmo Flaviano que assim igualou o marcador em 1 a 1. No lance da repetição do penalti o Rio Grande ficou com um jogador a menos por expulsão. Mas a equipe Alvi-azul queria a vitória e não mediu esforços para isso, em um lindo chute Sampaio o atacante Flaviano aproveitou o rebote do goleiro Patrick e marcou o segundo gol, mas novamente foi anulado pela arbitragem dessa vez por impedimento. Porém a justiça foi feita, em um lance de garra e determinação, o meia Rodrigo Pavanin aproveitou a disputa de bola dentro da área do Rio Grande e marcou o segundo gol do bugre para delírio do excelente público que lotou o Estádio Cel. Silvio Luiz. Com o resultado a favor, o Bugre administrou o resultado até o final e saiu com a vitória.

Fonte:  Assessoria de Comunicação do Guarany de Camaquã 

terça-feira, 20 de abril de 2010

Revitalização da Praça Central Dedê Serpa

A prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul está realizando, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA) e a Secretaria de Obras e Urbanismo (SMOU) a revitalização da Praça Dedê Serpa visando resgatar o ponto de encontro da comunidade lourenciana, o centro de reuniões da vida urbana. A primeira etapa de revitalização da praça central Dedê Serpa está em andamento e consiste na substituição da vegetação exótica por nativa (devidamente licenciada), reforma de sanitários, construção de um largo de eventos, implantação de luminárias, bancos e lixeiras.
Os R$ 90 mil necessários para esta primeira fase são oriundos do Ministério do Turismo. A contra partida da Prefeitura Municipal será a colocação de piso na praça, todo em pedra granítica. No local, ainda este ano será construída com recursos próprios do município R$ 35 mil, uma pista de Skate. A segunda etapa de revitalização está em fase de captação de recursos, cerca de R$ 100 mil. A praça central de cara nova dará nova vida ao centro urbano do município voltando a ser um ponto de referência para os moradores e para quem visita a cidade. A revitalização ajudará no resgate e a integração da comunidade com a natureza.
A praça Central desde sua fundação sempre desempenhou um papel importante, acolhendo a comunidade e comportando inúmeras atividades do núcleo urbano, tornando-se assim um local de realizações de inúmeras atividades e funções do cotidiano da história de São Lourenço do Sul. A revitalização tem por objetivo o desenvolvimento urbano, com o fim de valorizar a Praça Central Dedé Serpa como espaço cultural e de importância para o município, mantendo a representatividade cultural e patrimonial trazendo consigo todo legado histórico.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Sentido da Política

Escrevo este texto anexando esta linda imagem da fotógrafa e mãe Ceres Torres registrando o amanhecer na Laguna dos Patos em 16/04/2010, porque em minha opinião preservar este rico manancial de água doce está entre os sentidos nobres da política. A sociologia como ciência social tem na política o instrumento para a formulação de projetos e programas que valorizem o ambiente natural, a cultura e a organização popular, portanto, o exercício da política deve sintetizar perspectivas de transformação social e construção de um sistema justo, democrático e com oportunidades para todas as pessoas.
O saneamento ambiental e a despoluição da Laguna dos Patos são exigências da sociedade contemporânea. Valorizar os ecossistemas naturais agregando valor aos saberes e fazeres das comunidades locais demonstra possibilidades concretas de constituição de um modelo de desenvolvimento sustentável, que coloque o ser humano no centro do processo, estimulando a auto-organização, o empreendedorismo social e a autonomia econômica e produtiva.
Sou aliado dos(as) trabalhadores(as) que labutam pela construção de um mundo melhor. Respeitando a liberdade e o direito individual de cada homem e mulher. Construtor da solidariedade como instrumento de agregação social, forma de associação e integração dos que mais precisam, exercendo a fraternidade e a generosidade como formas de valorização do bem comum e respeito ao interesse coletivo.
Estes valores orientam minha ação cotidiana e prática. Fomentam as propostas que temos enunciado para um efetivo projeto regional. Escrevem diretrizes para a consolidação de uma nova ordem política. Fazendo da elevação da consciência crítica da cidadania veículo de oxigenação das relações humanas, apontando para um mundo livre, honesto e resultado das aspirações mais elevadas daqueles que se dispõe a enfrentar desafios para agregar elementos em direção à sociedade da inclusão social e produtiva, onde a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.
Convido aos que compartilham com estas opiniões para juntos construirmos uma nova história. Realizar novas descobertas relacionadas às possibilidades factíveis de formarmos um modelo novo, sustentável, integrador e pautado na humildade. Que tenha nas experiências da nossa região a força matriz da sua legitimidade e nas ações convergentes o exercício da boa política. Exemplos que emergem da nossa Costa Doce.

Zelmute Oliveira
Jornalista

Uma Vitória Surpreendente

Quem achou que a derrota no último jogo em casa contra o São Paulo de Rio Grande, e a perda da invencibilidade em seu território abalaria o Guarany de Camaquã, se enganou, e o bugre foi a Santana do livramento ontem (18) e surpreendeu e venceu o 14 de Julho por 2 X 1, se recuperando na tabela.
Este resultado levou o Alvi-azul a assumir a quarta colocação na segundona e agora se vencer o Rio Grande em casa no próximo dia (21), pode entrar na zona de classificação.

Parabéns Camaquã - 146 Anos

Festa em Homenagem ao Padroeiro São João Batista de Camaquã

A Vida do Índio - Hoje é o Dia do índio

O índio lutador,
Tem sempre uma história pra contar.
Coisas da sua vida,
Que ele não há de negar.
A vida é de sofrimento,
E eu preciso recuperar.

Eu luto por minha terra,
Por que ela me pertence.
Ela é minha mãe,
E faz feliz muita gente.
Ela tudo nós dar,
Se plantarmos a semente.

A minha luta é grande,
Não sei quando vai terminar.
Eu não desisto dos meus sonhos,
E sei quando vou encontrar.
A felicidade de um povo,
Que vive a sonhar.

Ser índio não é fácil,
Mas eles têm que entender.
Que somos índios guerreiros.
E lutamos pra vencer.
Temos que buscar a paz,
E ver nosso povo crescer.

Orgulho-me de ser índio,
E tenho cultura pra exibir.
Luto por meus ideais,
E nunca vou desistir.
Sou Pataxó Hãhãhãe,
E tenho muito que expandir.
Autor: Edmar Batista de Souza (Itohã Pataxó) 06/09/06

Zelmute Oliveira Em Camaquã

O pré candidato a Deputado Estadual do Partido dos Trabalhadores, Zelmute Oliveira, esteve na última quarta-feira (14), na cidade visitando as rádios locais, entidades, reunindo com lideranças do partido e da comunidade, e ainda torcendo para o Guarany de Camaquã.
Sua passagem por Camaquã, foi para ressaltar seu compromisso com o desenvolvimento regional, enfocando nas potencialidades que cada município tem. Zelmute salienta que “tenho um compromisso de luta e de vida com este município, é preciso aumentar a nossa representatividade regional para que se possibilite ter uma voz ativa em defesa da região da Costa Doce;”
O Presidente do PT de Camaquã, Eduardo Silva, ratifica dizendo “ a capacidade comprovada do trabalho do Zelmute na região, o credencia a desenvolver tarefa que lhe for proposta.”

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Conferência Internacional Mercosul e União Européia: Integração e Desenvolvimento

Deu Koff no C13

A eleição para os clube dos 13, entre o atual presidente Fábio Koff e o ex-presidente do Flamengo Kléber Leite, foi acirrada, mas o bom senso da maioria dos clubes que integram a base do futebol brasileiro, inclusive a dupla grenal, optou pela permanência de Fabio Koff a frente do trabalho da entidade, que atua em defesa dos direitos dos clubes junto a CBF e junto a negociações como a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.
Uma grande vitória de Koff, que derrota o candidato do Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e garante a autonomia do Clube dos 13.

Dispensa e Derrota Marcam a Semana do Guarany de Camaquã

A semana do Guarany de Camquã foi agitada, após a derrota do clube sobre o Guarany de Bagé, alguns jogadores do clube, tiveram atitudes inapropriadas para a imagem do clube e para o exercício da sua profissão, tendo como consequência reflexos em campo, e por isso a direção veio aplicar sanções que multaram e desligaram do clube o atacante Valdir (que até vinha fazendo um bom campeonato) e o meia Paulo Diego.
E em uma partida com grande público em casa, como já é de costume, o Guarany de Camquã, até então invicto, sofreu sua primeira derrota na última quarta dia (14), para o São Paulo de Rio Grande, num jogo com muitos gols, foram 3 X 4 para o clube riograndense.
Embora a derrota, o zagueiro Valença, camisa 4, foi o destaque do jogo marcando inclusive um gol, demonstrando muita garra, mas é notório a falta de parceria de zaga de Valença, que comprometeu o resultado deixando espaços pra o adversário passar solto.
O Guarany de Camquã enfrenta agora, no dia (18), o 14 de Julho em Santana do Livramento.

Foto: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Seminário Hidrovia do Mercosul - Programação

Local: Auditório da Escola Marina Vargas em São Lourenço do Sul
Dia 13 de abril

PROGRAMAÇÂO
9:30 hs – Abertura Oficial
Secretário Executivo: Paulo Sérgio de Oliveira Passos - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT – Luis Antonio Pagot - Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ – Fernando Fialho
10:00 hs – 1º Módulo – A Hidrovia e o Desenvolvimento Regional
10:30 hs – Coffee Break
10:40 hs – 2º Módulo – Ponto de Vista do Usuário
11:10 hs – 3º Módulo – Aspectos Técnicos da Hidrovia – DNIT
11:40 hs – AHSUL
12:10 hs – 4º Módulo – Potencial Agrícola da Região
12:40 hs – Debates e Considerações Finais
13:00 hs – Encerramento com o Secretário de Gestão dos Programas de Transportes: Miguel Mário Bianco Masella

Comunidade Aberta, Patrimônio Partilhado

Alvi-azul Perde Para o Co-irmão

A princípio do que aconteceu no primeiro turno da competição, o Guarany de Camaquã foi a bagé enfrentar seu co-irmão perdeu pelo placar de 2 X 0. O clube bageense abriu o placar logo no ínicio da partida e em seguida ampliou. No segundo tempo o Bugre pressionou e partiu pra cima, mas nem a estréia dos reforços Teda (Lateral Direito) e Kleiton (Atacante) conseguiram descontar o marcador.
O próximo jogo é nesta quarta-feira dia (14), em Camaquã, contra o São Paulo de Rio Grande às 15h e 30 min no estádio Cel.Silvio Luiz.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Seminário Hidrovia do Mercosul

A Hidrovia do Mercosul será o centro dos debates da manhã da próxima terça-feira (12), em São Lourenço do Sul, durante o seminário que o Ministério dos Transportes vai promover na escola Marina Vargas, a partir das 9horas. O evento, que conta com o apoio da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), terá a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos; dos diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luis Antônio Pagot e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Antônio Brito Fialho; do deputado federal Henrique Fontana, além de prefeitos e secretários da região.
Conforme o prefeito de São Lourenço do Sul, José Sidney Nunes de Almeida, os investimentos em dragagem, derrocamento, sinalização e recuperação de portos, anunciados no último mês de março, pela então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante o lançamento do PAC 2, estarão no centro da pauta de discussões e análises proposta pela coordenação do evento. A expectativa é de que as melhorias ocorram nas lagoas Mirim, Patos, e nos rios Jacuí e Taquari, que formam um grande complexo hidroviário.
“A Hidrovia do Mercosul deverá trazer um impacto enorme no transporte, ao permitir a entrada e saída de cargas oriundas de toda a região do entorno da hidrovia, através do Porto do Rio Grande e de Estrela, ligando ao modal ferroviário ao centro do país", considerou o prefeito Nunes.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Novo Ancestral do Homem é Descoberto na África do Sul


Crânio do Australopithecus sediba é apresentado na África do Sul
Foto: Reuters

Dois esqueletos parciais fossilizados de uma espécie de hominídeo, com quase dois milhões de anos, foram descobertos na África do Sul, levantando o véu sobre uma nova etapa da evolução humana, segundo trabalhados divulgados nesta quinta-feira pela revista americana Science.
Este hominídeo foi batizado de Australopithecus sediba. Dois espécimes - uma mulher adulta e um homem - foram encontrados numa caverna, perto um do outro e muito bem conservados. Caminhavam erguidos e compartilhavam vários traços das primeiras espécies conhecidas, o que poderá ajudar a responder a alguns questionamentos científicos, enfatizaram os pesquisadores.
Estes dois fósseis têm de 1,95 a 1,78 milhão de anos e a estrutura de seu esqueleto é similar à das primeiras espécies Homo, como a famosa "Lucy", de 3,2 milhões de anos e durante muito tempo considerada o ancestral comum da humanidade até descoberta de Ardi (Ardipithecus ramidus), de 4,4 milhões de anos.
Os dois novos fósseis sul-africanos são um hominídeo surgido um milhão de anos depois de Lucy. Suas características mostram que a transição entre os primeiros hominídeos e o gênero Homo aconteceu muito lentamente. "Não é possível estabelecer de forma precisa a posição filogenética - relações de parentesco - do Sediba em relação às diferentes espécies desde o início do gênero Homo", explicou Lee Berger, da Universidade de Witwatersrand em Johannesburgo, principal autor do estudo.
"Podemos, no entanto, concluir que esta nova espécie compartilha mais traços com os primeiros hominídeos do que qualquer outro Australopithecus", acrescentou.

Fonte: Site do Terra

Bugre Arranca Com Vitória na 2° Fase da Segundona

O Guarany de Camaquã venceu o Bagé por 2 X 0, no estádio Cel. Silvio Luiz em Camaquã, no jogo que abriu a primeira rodada da 2° fase do Campeonato Gaúcho da Série B. Uma vitória que levou o alvi-azul a 3° colocação do grupo.
O Guarany de Camquã em um jogo disputado com o Grêmio Bagê, envolveu a equipe bageense com um bom toque de bola e acabou marcando primeiro com Fábio e depois com Rafael Paraíba, e o Bagê descontou ainda no primeiro tempo.
O Guarany de Camaquã arrancou com uma boa vitória e fez seu tema de casa.

Foto: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tarso Visita São Lourenço do Sul

Dando seguimento as Caravanas do PT, o Pré Candidato ao Piratini, Tarso Genro visita hoje (7), a cidade de São Lourenço do Sul, às 19h30min em uma reunião com Cooperativas, Lideranças do Comércio, Pequenos Agricultores e Comunidade em Geral, no Salão da Igreja Matriz, colhendo propostas e conhecendo a realidade local para implantação de ações em seu programa de governo.
Tarso está na região sul desde ontem onde passou por municípios como Pelotas, Canguçu, Piratini e São Lourenço do Sul, e ainda esteve na Azonasul, que compreende os prefeitos de todas as cidades da região. Tarso vem escutando os debates regionais provocados pelo gaúcho.

Foto: Site do Diário Popular

Assistir Não é Aprender!

O pecado original da área educacional é tratar o conhecimento como se existisse a possibilidade de transferi-lo, como se transfere vinho da garrafa para o copo.
Porém, conhecimento não se transfere, mas se constrói; o futuro do aluno depende menos de quem sabe e mais de o que ele mesmo vai fazer para aprender. A industrialização do processo educacional foi influenciada pela filosofia Taylorista; em geral, os governos são considerados responsáveis por preparar, em grande escala, cidadãos e profissionais capazes de sustentar a economia do futuro.
Por questões logísticas, desenhou-se um modelo para dividir o problema em partes: por idade, por ano, por matéria, por sala, por região. Assim, foi abafada a individualidade do desenvolvimento intelectual, procurando um difícil equilíbrio entre ensinar a todos e respeitar o ritmo de cada um.
Fatalmente, entre seguir o programa e atender às peculiaridades de cada aluno, o professor não tinha opção. A padronização da aprendizagem começou: “sente, escute, anote, até a próxima”. Isso acomoda o aluno numa postura passiva e as escolas, em vez de formar profissionais e cidadãos pró-ativos, formam espectadores.
Paradoxalmente, enquanto as corporações modernas evoluíram para modelos organizacionais mais flexíveis e abertos a sugestões, como o sistema japonês de produção, boa parte dos sistemas de ensino têm dificuldade em evoluir.
Acontece que os alunos-internautas são hoje os principais atores da mudança. Por não aceitarem mais o status quo, eles se tornaram instigadores de novas práticas.

Por Romain Mallard

terça-feira, 6 de abril de 2010

Lançamento Estadual da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens!

Fonte: IPJ/RS - Instituto de Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul

Falcão é a Atração do 31° Bailôco

A maior festa a fantasia do estado do RS, que ocorre durante o período de férias de inverno, o Bailôco em Camaquã, terá uma grande atração em seu palco, o cantor nordestino Falcão, vai animar a festa e invadir as tribos juvenis com seu brega-chique.
A produtora do evento já confirmou a presença do artista que traz um grande girassol no peito e modelitos que impactam, Falcão é autor de oito álbuns, e de um livro com frases de efeito chamado "Leruaite".
E depois do sucesso do cigano Sidney Magal, Falcão promete lotar as dependências para o 31° Bailôco. Aguardem.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Conceituado Jornalista Caiu no 1° de Abril

Em São Lourenço do Sul, um conceituado jornalista noticiou uma informação que determinado vereador de um partido de oposição, teria o apoio incondiconal da Prefeitura Municipal e que o mesmo seria o único representante da cidade nas eleições de 2010. O jornalista salientou que a informação seria de um assessor do referido vereador que pleitea a candidatura a Deputado Estadual por um partido de oposição.
Cabe salientar que o partido que administra o município, já tirou dentro da instância partidária o seu Pré-candidato a Deputado Estadual e aguarda a conferência para homologar sua candidatura. O que caracteriza inverdade sobre o que foi noticiado.
Isso demostra muito mais que uma infeliz brincadeira de 1° de abril, dia da mentira, mas a forma inescrupulosa de fazer políticas de algumas velhas raposas que situam na cidade, um jeito que desmerece o esforço de qualificar o debate e a proposição de idéias.
Embora o radialista tenha já por duas vezes tendo externado sua gafe e reinterado o equívoco, mostra que ainda há a necessidade de alguns meios locais de comunicação checar as informações antes de ir ao ar.
Um verdadeiro 1° de abril foi aplicado.

domingo, 4 de abril de 2010

A Primeira Vitória Fora de Casa e a Classificação

Ontem (2), o Guarany de Camaquã marcou o seu nome na história do futebol gaúcho, com a primeira vitória fora de casa contra o São Paulo de Rio Grande, em Rio Grande pelo placar de 2 X 0, e por consequência conquistando a sua classificação para a próxima fase da competição.
A grande decepção da chave 1, ficaram por conta da eliminação dos clubes da cidade de Pelotas, como o Farroupilha e o Brasil de Pelotas que não avançaram para a próxima fase. O Alvi-azul terminou a primeira fase invicto em casa e conquistou esta grande façanha para seu primeiro ano no futebol profissional.

Clubes Classificados
1º São Paulo 23
2º Bagé 21
3º Guarany de Bagé 21
4º Rio Grande 19
5º 14 de Julho 19
6º Guarany de Camaquã 18
Não Classificados
7º Brasil de Pelotas 16
8º Farroupilha 13
Desta forma o Guarany de Camaquã trouxe um grande presente de páscoa para não só a comunidade de Camaquã, mas da nossa região.
Parabéns Bugre! Feliz Páscoa a Todos!