segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Sentido da Política

Escrevo este texto anexando esta linda imagem da fotógrafa e mãe Ceres Torres registrando o amanhecer na Laguna dos Patos em 16/04/2010, porque em minha opinião preservar este rico manancial de água doce está entre os sentidos nobres da política. A sociologia como ciência social tem na política o instrumento para a formulação de projetos e programas que valorizem o ambiente natural, a cultura e a organização popular, portanto, o exercício da política deve sintetizar perspectivas de transformação social e construção de um sistema justo, democrático e com oportunidades para todas as pessoas.
O saneamento ambiental e a despoluição da Laguna dos Patos são exigências da sociedade contemporânea. Valorizar os ecossistemas naturais agregando valor aos saberes e fazeres das comunidades locais demonstra possibilidades concretas de constituição de um modelo de desenvolvimento sustentável, que coloque o ser humano no centro do processo, estimulando a auto-organização, o empreendedorismo social e a autonomia econômica e produtiva.
Sou aliado dos(as) trabalhadores(as) que labutam pela construção de um mundo melhor. Respeitando a liberdade e o direito individual de cada homem e mulher. Construtor da solidariedade como instrumento de agregação social, forma de associação e integração dos que mais precisam, exercendo a fraternidade e a generosidade como formas de valorização do bem comum e respeito ao interesse coletivo.
Estes valores orientam minha ação cotidiana e prática. Fomentam as propostas que temos enunciado para um efetivo projeto regional. Escrevem diretrizes para a consolidação de uma nova ordem política. Fazendo da elevação da consciência crítica da cidadania veículo de oxigenação das relações humanas, apontando para um mundo livre, honesto e resultado das aspirações mais elevadas daqueles que se dispõe a enfrentar desafios para agregar elementos em direção à sociedade da inclusão social e produtiva, onde a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.
Convido aos que compartilham com estas opiniões para juntos construirmos uma nova história. Realizar novas descobertas relacionadas às possibilidades factíveis de formarmos um modelo novo, sustentável, integrador e pautado na humildade. Que tenha nas experiências da nossa região a força matriz da sua legitimidade e nas ações convergentes o exercício da boa política. Exemplos que emergem da nossa Costa Doce.

Zelmute Oliveira
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário