quarta-feira, 13 de abril de 2011

Formado Grupo de Trabalho para Sistematização no Setor Cultural


A Secretaria de Estado da Cultura criou um Grupo de Trabalho - GT de Patrimônio e Memória – com o objetivo de cultivar a memória social e o patrimônio cultural. Foram convocados os representantes das várias instituições culturais vinculadas à secretaria e mais o Arquivo Público, que é ligado à Secretaria de Estado da Administração. O diretor do Museu Julio de Castilhos, Joel Santana, foi escolhido como coordenador do GT.
“O GT é uma construção muito rica, porque vai pensar a sistematização, será fundamental para a fruição do acesso a cultura” comenta Joel Santana.
Convocados pela diretora do Departamento Artístico e Cultura, Ana Cristina Froner, o intuito é que sejam realizadas reuniões mensais, onde darão continuidade às propostas. Atualmente, existem várias instituições que trabalham transversalmente. Há sistemas de museus, cineclubes, bibliotecas. A idéia é centralizar todas estas ações, sistematizando as entidades culturais.
A necessidade de que ocorra uma difusão dessa iniciativa é crescente, reunindo os diversos nichos culturais e fazendo com que aos poucos comecem a falar a mesma língua. Além da implantação e mapeamento da memória, comentou-se uma política de infraestrutura para os patrimônios e a anexação do Arquivo Público do estado ao sistema.

Texto: Asscom Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário