quarta-feira, 20 de abril de 2011

Trocas Culturais

Esses últimos dois dias foram impressionantes as qualidades de atividades que permearam minha atuação enquanto Diretor do Museu Júlio de Castilhos, muitas concepções de cultura entre um evento e outro que tomo a liberdade para dividir com os caros leitores desse blog.
Um registro evidente desse debate é o acumulo do setor por conta dos inúmeros debates que o Ministério da Cultura provocou ao longo dos últimos oito anos, um debate que norteia uma cultura com dimensões de caráter plural, que pensa observar indicadores de pesquisa científica sobre o tema, pensar a cultura como ferramenta de um intercâmbio cultural ao qual possibilite ser de fato, como diz o Secretário Adjunto da Cultura do RS Jéferson Assunção, precisa ser uma ampliação de repertório como ferramenta para que a cultura perpasse os grande debates que norteiam a sociedade gaúcha, dicutindo-a politicamente, como espaço de reconhecer o outro.
A cultura como elemento formador da sociedade econômico, cidadão e simbólico, que descentralize o acesso e a fruição de bens e serviços culturais para a população, respeitando o seu saber/fazer cultural.
E a cultura é essa transformação, essa mutação cotidiana que acontece nas relações sociais, nas novas formas de comunicar, de fazer as coisas, de pensar o mundo... Emfim, de ser esse aporte do entendimento intelectual e do manuseio, como produção artística estética e simbólica da nossa diversidade do povo do Rio Grande do Sul.
Como é bom aprender nessas trocas culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário