quarta-feira, 6 de abril de 2011

Secretaria Estadual da Cultura do RS Debate Direito do Povo Negro

Na quinta-feira (31), às 19 horas, foi realizado no Museu Júlio de Castilhos, uma reflexão sobre o dia 21 de março.
O episódio que nos traz a memória do Massacre de Shaperville foi lembrado pelos presentes, em reflexões que procuraram reforçar a necessidade de instituir-se na sociedade uma nova atmosfera de inserção da comunidade negra, pensada principalmente a partir do papel das instituições e estruturas nos marcos da sociedade contemporânea. Foi destacada pelos presentes o papel da Secretaria de Estado da Cultura, a partir da criação da Diretoria de Cidadania Cultural, que de uma forma pioneira para o papel de uma Secretaria de Cultura, propõe este tema para debate público.
É importante que sejam lembrados os problemas ainda vividos pela comunidade de afro-descendentes em nosso estado, e da necessidade do estado formular um diálogo e políticas para a negritude que afirmem e reparem historicamente a sua condição.
A Coordenação de Diversidade Cultural, representada por Lana Campos, vinculada à Diretoria de Cidadania Cultural, foi a organizadora do evento, com o apoio do Museu Julio de Castilhos, que teve como palestrantes o diretor do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore(IGTF), Cláudio Knerim, a Coordenadora da AKKANI, ONG promotora dos direitos das mulheres negras e comunidades quilombolas, Reginete Bispo, o Grupo de Estudos Fanonianos, com as falas dos professores de história Orson Soares e Valter.
Ainda na ocasião, houve uma apresentação de abertura da atividade do grupo de Teatro Afro-Cena da cidade de Venâncio Aires.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário