quinta-feira, 7 de abril de 2011

Secretária Politicas Publicas Para Mulheres Participa de Audiência Pública na Cãmara de Bagé

A inserção das mulheres no mercado de trabalho foi tema de audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores de Bagé, quinta-feira (31), que discutiu o Desenvolvimento Regional na Qualificação Profissional da Mulher. Esta atividade foi uma proposição da vereadora Adriana Lara. A atividade, que iniciou por volta de 19h, teve a mesa dos trabalhos composta pela vereadora Adriana Lara, pela secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana, pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Magda Flores, pela coordenadora municipal da Mulher, Leia Quadros, pela vereadora de Aceguá, Odethe Ribeiro, pela capitã da Brigada Militar, Sulenir e pelo representante do SINE – Bagé, Roberto Meneses. 
Adriana Lara foi à primeira personalidade a se manifestar. A vereadora disse que este momento era muito importante para a sociedade, pois muitas mulheres haviam até derramado o próprio sangue pela luta por igualdade de gênero. “Muitas coisas se falam sobre qualificação... mas ainda no mercado de trabalho as mulheres não ocupam o mesmo patamar dos homens”. A edil encerrou abordando a importância de se observar todos dados mercadológicos da região para a realização de uma construção coletiva. 
Márcia Santana pensa que com a eleição da presidente Dilma Rouseff, se abriu perspectivas mais humanas na política brasileira. Segunda a secretária, há profundas marcas de desigualdade entre homens e mulheres. “Por que quando pensamos em desenvolvimento, temos que pensar o desenvolvimento numa relação de igualdade entre homens e mulheres”. Márcia abordou as precárias condições estruturais para as mulheres se qualificarem e trabalharem plenamente. Conforme ela, a política de inclusão das mulheres no mercado de trabalho deve ser pensada de uma forma integrada. Deve-se pensar em mudança de paradigmas nos diversos setores da sociedade – segurança, transporte, desenvolvimento econômico educação, entre outros. “Nós precisamos ter uma segurança de emprego que nos permita uma segurança futura”, acredita.

Visualizar as Potencialidades Regionais

A
secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres relatou ser de extrema importância à verificação, por parte das esferas de governo, das potencialidades da Região da Campanha e das outras regiões do RS. A representante da pasta também abordou a importância das mulheres elevarem o grau de escolaridade para se tornarem mais competitivas no mercado de trabalho. Santana pensa que a qualificação das mulheres deve superar o modelo atual, onde as mulheres, em sua grande maioria, se qualificam para conseguir subempregos. “Nós não queremos uma qualificação baseada nos cursinhos de 20 ou 30 horas”. A visão do Governo do Estado é gerar independência para as mulheres.

Raça e Sexo

Segundo a secretária, a vulnerabilidade nas mulheres negras é maior. “A vulnerabilidade tem raça e sexo”. “O que nós estamos trabalhando é a qualificação integral, com condições reais de empregabilidade”. Ao final de seu pronunciamento, Márcia Santana convocou todas as mulheres para participarem das discussões do Plano Plureanual (PPA), que está sendo gestionado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. 
Léia Quadros ressaltou a importância da construção de creches por parte dos governantes. “A mulher não consegue trabalhar se não tiver onde deixar seus filhos”. 
A vereadora Jussara Carpes iniciou seu pronunciamento ressaltando a importância de cada vez mais as mulheres ocuparem os espaços de poder. “Nós temos que ocupar os espaços e usar esses espaços de poder para mudar a sociedade”. A parlamentar falou que o ramo da construção civil pode ser um viés na qualificação desse gênero e lembrou os R$ 100 mil destinados, através de emenda parlamentar, pela então deputada Federal Emília Fernandes, para um projeto nesta área. A edil encerrou declarando que deseja abordar este tema, sempre que preciso, nos diversos espaços propiciados pela Câmara de Vereadores. “Que nós possamos nos empoderar e ser exemplos para estas mulheres tão sofridas”. 
Logo em seguida a palavra foi aberta ao público. Depois de algumas manifestações, a secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres declarou que a sua pasta, apoiada pelo Governo Estadual, vai agir para que estas discussões gerem resultados efetivos na mudança da realidade das mulheres. “Nós vamos agir”. Ao final da audiência foi entregue uma homenagem á Márcia Santana. 
Todos os subsídios apresentados nesta audiência serão encaminhados á Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres para a elaboração, por parte do Governo do Estado, da construção de uma política pública efetiva para este setor.

Texto: Matheus Oliveira
Fotos: Jaqueline Muza

Nenhum comentário:

Postar um comentário