quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto Caminho dos Museus

Projeto elaborado pela Professora Doutora Ana Dallazen, coordenadora do curso de Museologia da UFRGS. Da parceria com a UFRGS, através do Curso de Museologia, UFPEL através do Curso de Museologia, Secretaria Estadual da Cultura através do SEM/RS e do IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus, através da Coordenação dos Sistemas de Informação, resultou uma parceria num formato inédito no Brasil para mapear e conhecer a diversidade museal do Rio Grande do Sul que, apesar de ser o segundo Estado com o maior número de museus cadastrados no Cadastro Nacional de Museus e de ter um Cadastro Estadual com 325 museus, necessita de uma ação para mapear e atualizar dados sobre os museus, contribuindo para que mais museus se cadastrem no Cadastro Nacional de Museus e venham a participar do Sistema Brasileiro de Museus e do Sistema Estadual de Museus, oportunizando contatos, trocas de informações e experiências e uma articulação em rede.

Ação: Oficina de capacitação dos alunos do curso de Museologia das duas Universidades para atuarem no cadastramento dos museus que ainda não estão cadastrados no SEM/RS e no Cadastro Nacional de Museus e diagnosticar a realidade museal gaúcha, ocorrida em 10 de novembro de 2009, no Prédio do Curso de Museologia da UFPEL, em Pelotas.

Ministrante: Museóloga Rose Miranda da Coordenação dos Sistemas de Informação do IBRAM

Próximas ações: realização do trabalho de visitas técnicas aos museus pelos alunos dos cursos de Museologia da UFRGS e UFPEL durante os meses de novembro, e dezembro de 2009, janeiro, fevereiro, março e abril de 2010. Envio de dados para os cadastros.

Maio de 2010: lançamento do Guia dos Museus do Rio Grande do Sul

Objetivos:
Cadastrar os museus do Rio Grande do Sul que ainda não estão cadastrados no SEM/RS e no Cadastro Nacional de Museus;
Diagnosticar a realidade dos museus gaúchos para realizar projetos futuros de qualificação, capacitação, divulgação e fomento na área dos museus;
Editar um Guia dos Museus do Rio Grande do Sul;

Coordenação:
Professora Ana Dallazen UFRGS
Professora Nóris Leal UFPEL
Simone Flores Monteiro SEM/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário