terça-feira, 8 de novembro de 2011

IFs Propõem a Criação de Escritório em Porto Alegre

As articulações políticas para evitar que Pelotas perca a reitoria do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul) continuam em ritmo acelerado. Na sexta-feira (dia 4) o deputado federal Fernando Marroni esteve reunido com o reitor da instituição, Antônio Carlos Barum Brod, para tratar do assunto. Marroni foi indicado pelo governador Tarso Genro para atuar como interlocutor do IFSul nas negociações.
O reitor entregou ao parlamentar documento em que os reitores do IFsul, IF Farroupilha e IFRS, propõem a criação de um escritório de representação em Porto Alegre. Marroni reafirmou a Brod que irá atuar na Câmara dos Deputados para a derrubada da emenda que transfere a reitoria para a capital gaúcha. Atualmente o IFSul é formado por 12 campi.
No dia 20 de outubro, Brod acompanhado do reitor do IF Farroupilha, Carlos Alberto Pinto Rosa e da reitora do IFRS, Cláudia Soares de Souza, esteve reunido com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar do assunto. No encontro, foi apresentada uma decisão de consenso entre as três unidades: a criação de uma Secretaria de Relações Institucionais dos três IFs, em Porto Alegre.
“Compreendemos a necessidade de uma representação federal de Educação Profissional na capital, mas também achamos importante manter as reitorias nas atuais cidades, portanto, a criação dessa secretaria em Porto Alegre resolveria o problema”, explicou Brod.
De posse do documento, o deputado Marroni irá trabalhar junto às Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça para tentar manter a reitoria do IFSul em Pelotas. “Há um entendimento de que a reitoria deve permanecer em Pelotas. Vamos trabalhar para tentar resolver essa situação antes que a emenda chegue ao Plenário”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Fernando Marroni (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário