sábado, 19 de novembro de 2011

Museus Em Números

Instituto Brasileiro de Museus lança publicação com dados estatísticos sobre o setor
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou da cerimônia de lançamento da publicação Museus em Números, realizada na tarde desta quinta (17), em Brasília. A publicação faz uma radiografia da rede de museus do país nos últimos quatro anos, apurada junto a 1,5 mil unidades cadastradas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), entre as mais de 3 mil instituições mapeadas na época da realização da pesquisa. Distribuída em dois volumes, com mais de 940 páginas, a obra é um exaustivo trabalho de pesquisa e análise de dados realizado pela equipe técnica do Ibram.
O presidente do instituto, José do Nascimento Junior, disse que este foi o mais amplo trabalho de pesquisa já realizado na área de museus do país. Ele agradeceu o empenho de sua equipe e ressaltou a importância da elaboração da publicação com a força de trabalho do própria Pasta. Esta é uma prova, segundo ele, de que o serviço público está habilitado para trabalhar com a qualificação de informações. Informou, ainda, que nos próximos dez dias, o material já estará disponível ao público interessado, nas livrarias de todo o país.
A ministra Ana de Hollanda agradeceu à representante da Organização dos Estados Ibero-Americanos nos Brasil (OEI), Ivana Siqueira, pela parceria da instituição na elaboração do projeto do Ibram e destacou a importância da realização de um levantamento de estatísticas culturais na área dos museus. “Trabalhos como este traçam um quadro da memória artística nacional e destacam a Cultura do país no exterior”, comentou a ministra. Ela parabenizou o empenho da equipe técnica do Ibram e disse que o órgão vem realizando um trabalho muito eficiente e afinado com as diretrizes gerais das politicas públicas do MinC.

O Perfil da Rede de Museus
A nova publicação possibilita a visualização do perfil da Economia Criativa agregada ao segmento de preservação da memória nacional. A obra traz importantes informações, como o número de empregos diretos gerados pelo setor, cerca de 20 mil vagas de trabalho. Traz também um panorama da concentração dos museus no território nacional. Dos 5.564 municípios brasileiros existentes no período de corte da pesquisa (2006 a 2010), apenas 21% possuem museus. Destes, a grande maioria está localizada na zona litorânea, em consonância com a distribuição da população nacional.
Após a solenidade de lançamento, que contou também com a presença do secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, foi realizada uma mesa-redonda entre representantes do Ministério da Cultura MinC (MinC) e dos departamentos de pesquisas estatísticas do IBGE  e da UNB, para o debate das informações contidas nos dois livros.
A coordenadora-geral do Sistema de Informações Museais do Ibram, Rose Miranda, apresentou a obra ao público presente, formado por estudantes da UNB na área de museus, funcionários do MinC e representantes de secretarias de Cultura de 25 estados brasileiros. Ela disse que a publicação foi fruto de um trabalho de cinco anos da equipe do Ibram/MinC e contou com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos e do Ministério da Cultura da Espanha.  Informou, também, que os  resultados da pesquisa demonstram um crescimento substancial no número de museus no Brasil,  nas últimas décadas, e que apenas 22,3% destas instituições possuem orçamento próprio.
Clique aqui e acesse o Museus em Números online

(Texto: Patrícia Saldanha – Ascom/MinC)
(Fotos: Ivaldo Cavalcante – Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário