quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Emoção e homenagem a chegada do corpo de Adão Pretto

Recepcionado com a canção 'O Colono', de autoria de Teixeirinha - uma das preferidas do ex-deputado - e executada por três músicos que estiveram juntos em toda sua trajetória política, o corpo do deputado Adão Pretto chegou a Assembléia Legislativo, no início da tarde de hoje (5/2). Muito emocionados, familiares, amigos, companheiros de trabalho e de atuação política, como João Pedro Stédile, Olívio Dutra, Flavio Koutzii, Eduardo Suplicy, Ivar Pavan, além de todos os deputados estaduais do PT, acompanharam a entrada do féretro na sede do Parlamento gaúcho.
Segundo Cecéu, como o gaiteiro Dirceu Dornelles é mais conhecido, a música era parte importante da vida de Adão Pretto. "Ele gostava muito de tocar e cantar; aliás, foi assim que começou na política, fazendo versos, cantigas e trovas. Adão era um execelente trovador", lembrou. Junto com ele, estavam Severiano Telles e Daniel Machado, ambos de gaita na mão.
Cecéu disse que a morte do parlamentar foi uma surpresa. "Ninguém esperava, nem a família, nem a equipe do gabinete", afirmou.

Pesar

O adeus ao deputado Adão Pretto reflete a sua firme trajetória política e de vida. Antes mesmo de o corpo chegar ao salão Júlio de Castilhos, o saguão e corredores do Parlamento Estadual já estavam lotados por lideranças políticas e por trabalhadores do campo e da cidade. O ex-deputado morreu na manhã desta quinta-feira (5), no hospital Moinhos de Vento e deixou nove filhos, nove netos e um bisneto.
O corpo chegou ao Parlamento às 15h25 minutos e foi saudado com música, melodias e palmas pelos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e recebido pelo presidente da Assembléia, deputado Ivar Pavan.
Os primeiros 30 minutos do velório foram reservados à família e aos amigos mais próximos. Depois, o ato fúnebre será aberto à população e a palavra estará à disposição dos movimentos sociais e de políticos. As bandeiras do PT, do MST e da Via Campesina cobrem o corpo do companheiro Adão Pretto.
Os ministros Tarso Genro, da Justiça, Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, Altemir Gregolin da Pesca e Paulo Vanucci, dos Direitos Humanos já confirmaram presença no sepultamento, que acontecerá às 10h desta sexta-feira (6), no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. “A marca de Adão Pretto ficou evidenciada pelo respeito de todos os partidos políticos. Nos dias que antecederam a sua morte, deputados das mais diversas agremiações da Câmara Federal manifestaram na tribuna seu apreço por ele”, salientou Nilton Tubino, Chefe de Gabinete do lutador consagrado com um pé na luta e outro no parlamento.
O senador Eduardo Suplicy veio acompanhar o velório, além de Walter Pomar, da Executiva Nacional do PT e dos deputados Paulo Teixeira (PT/SP) e Beto Faro, (PT/Pará) e da deputada Iriny Lopes (PT/ES). O presidente do PT/RS, Olívio Dutra, e sua mulher, Judith Dutra, foram os primeiros a chegar para o velório. O líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, disse que não se pode falar em redemocratização, reforma agrária, movimento social e luta popular sem lembrar de Adão Pretto. “Ele é o símbolo desta luta e o nosso desafio é seguir a sua trajetória”.
Em homenagem ao deputado e companheiro, assentados expuseram produtos da agricultura familiar no saguão da Assembléia Legislativa. Lá estavam a erva-mate e o vinho, muito apreciados por Adão Pretto. “Além de ele ser um grande batalhador, era um grande amigo”, pontuou Darcy Zatti, do assentamento Nova Santa Rita – Itapuí, distante a 45 quilômetros de Porto Alegre e que o conhecia desde 86 por ocasião da luta pela terra na Fazenda Anonni.
Para a deputada Maria do Rosário (PT), Adão Pretto foi um lutador do povo e exemplo para o PT e para o povo brasileiro. “No lugar da saudade, nós do PT devemos colocar o reforço na luta pela reforma agrária”, adiantou a parlamentar petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário