quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Fontana e Zelmute debatem pesca predatória

A viagem a trabalho do secretário de Turismo de São Loureunço do Sul, Zelmute Oliveira, a Brasília, nesta semana, foi produtiva. A avaliação é do próprio secretário, que conseguiu resolver questões importantes para o município. A pesca predatória na Laguna dos Patos; a revitalização do porto comercial; e o Reponte da Canção estiveram na pauta entre Zelmuth e o líder do governo, deputado federal Henrique Fontana (PT-RS).
Para o Reponte, Fontana assegurou uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil. "Essa atividade cultural é fundamental não só para a cultura de São Lourenço, mas para todo o Rio Grande", diz o parlamentar, que confirmou presença – junto com a família – no evento que acontecerá de 13 a 15 de março.
Zelmute também apresentou a Fontana o Projeto de Revitalização do Porto de São Lourenço do Sul. "Realizaremos debates, reuniões e encontros para definirmos a inclusão do projeto no contexto do Programa de Hidrovias do Mercosul", afirma o secretário. Fontana – que já acompanha o tema com a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar – trabalhará para integrar o porto ao complexo. "É um pleito justo que merece o nosso apoio", ressalta Fontana.
Pesca - Um assunto que tem preocupado a comunidade pesqueira de São Lourenço é a pesca predatória na Laguna dos Patos. Navios catarinenses com equipamentos de última geração, como sensores de detectação de cardumes, capturam camarão e tainha de forma ilegal. Essa prática – que ocorre quase que anualmente – levou o deputado Fontana a marcar audiência no IBAMA e na Secretaria de Aquicultura e Pesca (SEAP), para discutir medidas que impeçam essa ilegalidade.
Na tarde de quarta-feira (18), Zelmute Oliveira, o coordenador-Geral de Fiscalização Ambiental do IBAMA, Luciano de Menezes Evaristo e o coordenador-Geral de Pesca Artesanal, da SEAP, João Dias Machado, se reuniram e definiram ações para coibir essa prática. "Nesta quinta-feira (19) haverá reunião no estado para que sejam tomadas as providências", adianta Zelmute. A fiscalização deve se iniciar hoje (19) ou no máximo nesta sexta-feira (20), conforme determinação do coordenador-Geral do IBAMA. Outra medida adotada será a fiscalização continuada, durante todos os anos, a fim de impedir novamente a entrada dessas grandes embarcações.
Caso essas práticas ilegais continuem acontecendo, poderá haver intervenção da Marinha, que pode apreender os navios que não respeitarem a legislação. "Os pescadores artesanais precisam ser respeitados", finaliza Fontana.
Deputado também destina R$100 mil para o Reponte da Canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário