quarta-feira, 24 de março de 2010

Livro Roteiros de Arquitetura da Costa Doce Foi Lançado no V Salão Gaúcho do Turismo

O livro Roteiros de Arquitetura da Costa Doce foi lançado nesta sexta-feira 19, no estande da região turística da Costa Doce, no V Salão Gaúcho do Turismo em Caxias do Sul. Os arquitetos Ceres Storchi, Luiz Antonio Custódio e Vlademir Roman são os autores da obra que possui fotografias de Mario Pferscher e projeto gráfico de Paulo Brum da Trama Design.
Os Roteiros de Arquitetura da Costa Doce foram organizados pelo SEBRAE a partir de convênios com as Prefeituras Municipais de Rio Grande, Piratini, Jaguarão e Pelotas, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce – AD Costa Doce, e integram o Programa Turismo na Costa Doce.
O trabalho abrange circuitos de visitação aos Centros Históricos destas cidades, buscando valorizar diferentes linguagens arquitetônicas e urbanas representativas do processo de ocupação da região sul do Estado, recuperando aspectos históricos-culturais relacionados ao seu desenvolvimento econômico.
Tem como objetivo contribuir para o conhecimento, o reconhecimento, a interpretação e a valorização do rico patrimônio desta região, vinculado especialmente a ocupação lusa, ao ciclo das estâncias e charqueadas, ao movimento republicano e às lutas pela definição de fronteiras.
Para o Presidente da AD Costa Doce, Zelmute Oliveira, a obra é importante para o processo de diversificação da oferta turística regional, “estes municípios estão sendo contemplados pelo Governo Federal no PAC Cidades Históricas, estão recebendo recursos elevados para valorizar e reciclar seu patrimônio histórico, estes investimentos vão culminar na qualificação de nossa oferta turística e na consolidação da Costa Doce como destino”, sentenciou.
Na foto o Diretor do Ministério do Turismo Ricardo Moesch, Presidente da AD Costa Doce Zelmute Oliveira, Gerente Regional Sul do SEBRAE Rosâni Ribeiro, Superintendente do SEBRAE no Rio Grande do Sul Marcelo Lopes e o Prefeito de Turuçu Ivan Scherdien, no lançamento do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário