quinta-feira, 18 de março de 2010

São Lourenço do Sul Realiza a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária

Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento Local, este será o tema abordado na 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária, que será realizada no próximo dia 25 de março, às 8h30min no auditório da E.M.E.F. Marina Vargas em São Lourenço do Sul.
Segundo o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Zelmute Oliveira, a Economia Solidária é uma tendência de organização produtiva de escala mundial. “As alterações do mundo do trabalho e a crise do emprego tradicional, impõe aos gestores e à sociedade forjar alternativas de autonomia produtiva. São Lourenço do Sul, pela qualidade do seu povo e pela fortaleza de suas relações comunitárias consolida-se a cada ato como uma referência nacional nestes processos”, ressalta o secretário.
Já para o Professor de Ciência Política, integrante do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (NESIC/UCPel), Renato Della Vechia, é muito satisfatório poder estar contribuindo na 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária de São Lourenço do Sul, ministrando uma das palestras, pois o trabalho de assessoramento realizado junto aos grupos de Economia Solidária, esta constituindo uma crescente favorável. “As perspectivas e motivações da Economia Solidária, dentro do contexto atual, demonstra a união cooperativista e a valorização do emprego. É com este âmbito que a NESIC vem trabalhando em parceria com mais de 40 incubadoras de diversas universidades de todo o país. Queremos aprofundar a Rede principalmente nas discussões sobre sua metodologia de funcionamento, e nas questões de economia solidária”, destacou Della Vechia.
A Conferência Municipal faz parte da linha de debates que integra a Conferência Estadual que tratará o “direito às formas de organização econômica baseada no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento”, que acontece no dia 24 de abril em Porto Alegre.
O objetivo central é formalizar através dessas discussões e debates as linhas de ações que serão tratadas na II Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), que tem como tema este ano, “Pelo direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”. A CONAE também abordará os temas das contribuições livres das conferências Estaduais, que se agruparam na temática principal que é a “Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento (sustentável, solidário e includente)”.
A Economia Solidária este ano também faz parte da Campanha da Fraternidade, que está trazendo o tema “Economia e Vida” e trabalhando como lema “Você não pode servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24c).

Economia Solidária em São Lourenço do Sul, cinco anos valorizando o trabalho de grupos organizados no Município.
O Programa Municipal de Economia Solidária foi instituído em 2005, através de Lei Municipal Nº 2689 com o objetivo de gerar trabalho e renda através do apoio aos grupos já existentes e a formação de novos grupos no município.
Hoje a programa atende mais de 15 grupos, totalizando uma geração de renda no valor de R$ 1.518.383,81desde sua criação. O Programa Municipal de Economia Solidária tem um departamento próprio e é subordinado a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul.
Maiores informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo fone: (53) 3251.9530.

Confira a programação da 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária:

8h:30min - Credenciamento
Exposição dos produtos dos Grupos de Economia Solidária de São Lourenço do Sul

9h:30min - Abertura oficial pelas autoridades

10h - As Novas Configurações do Mundo do Trabalho
- Palestrante: Reinaldo Tillmann - Professor da Escola de Direito da UCPEL

10h:30min - Intervalo

10h:45min - Limites e Perspectivas da Economia Solidária
- Palestrante: Renato Della Vechia - Professor de Ciência Política da UCPEL

13h:30min - A Política de Economia Solidária em São Lourenço do Sul
- Princípios e Diretrizes de Economia Solidária em São Lourenço do Sul

14h - Trabalho em Grupo

15h:30min - Relato e encaminhamento das propostas do trabalho em grupo

17h - Encaminhamento e orientação do texto base para 2ª Conferência Regional

18h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário