terça-feira, 16 de março de 2010

O Acontecimento do 26° Reponte da Canção

O acontecimento do 26° Reponte da Canção expressa plenamente as conquistas promovidas pelo Governo de Todos de São Lourenço do Sul. Simboliza os resultados das transformações que vem sendo construídas desde 2005 com o protagonismo da participação popular. O evento está consolidado entre os principais festivais nativistas do Rio Grande do Sul, inserido numa estratégia de promoção e valorização da cultura, integrada ao fomento do desenvolvimento local. Sua realização dinamiza negócios de empreendimentos turísticos, oportuniza a comercialização de produtos dos empreendimentos de economia solidária e da agricultura familiar, e promove a terra de todas as paisagens para o Brasil, Uruguai e Argentina, além de possuir uma cobertura de imprensa acompanhada no mundo inteiro.
O sentido essencial destas conquistas deve-se ao fato de o festival ter vivenciado um período de extremo declínio. Uma crise organizacional que levou ao caos e a desordem. Aspectos derivados da falência administrativa estabelecida até 2004. As principais características deste período foram a ausência de políticas públicas, hegemonia política nutrida pelo apadrinhamento sem critérios públicos, inexistência de procedimentos de gestão, falta de iniciativa, endividamento da máquina pública, perseguições aos servidores públicos e declínio da autoestima da sociedade em razão das baixas perspectivas populares.
As edições do 21° ao 26° Reponte da Canção são exemplos clássicos do novo momento inaugurado pelo Governo do Prefeito José Nunes e do Vice-Prefeito Daniel Raupp. Desde o princípio, o atual Governo pautou-se pela busca incansável de soluções para os problemas do município. Através do planejamento estratégico interno e de uma qualificada e respeitosa interface com todos os setores da sociedade local, foram sendo definidos e executados programas que estão melhorando a qualidade de vida da população. Os investimentos públicos e privados foram ampliados e a economia foi dinamizada. Aumentou a eficiência, estabelecendo um novo estágio de confiança das pessoas sobre o seu futuro. Sendo estimuladas a autonomia e a emancipação da sociedade.
Os avanços promovidos no Reponte, novamente enfatizam e conotam este momento de otimismo e de promoção das potencialidades locais. A transparência e a austeridade foram sendo percebidas por todos como sinal deste novo tempo. A cultura foi priorizada. Os elementos relacionados à identidade de constituição do povo gaúcho ganharam força. A cada ano novos avanços foram sendo agregados. O debate permanente da Comissão Organizadora nutriu a crítica, a autocrítica e o aperfeiçoamento focado na qualidade e na competitividade. Os novos padrões de relacionamentos com jurados e artistas comprovaram ser possível realizar um evento desta magnitude sem nenhum tipo de tratativa inescrupulosa. Uma nova lógica entrou em curso, priorizando o diálogo e o estabelecimento de competências coletivas.
Entre os condutores, um grupo de apaixonados pela arte sempre atuou de forma voluntária. A Comissão Artística formada em 2005, inicialmente foi composta por Joice Kaul, Mauro Rosa, Maurício Raupp, Noé Cezar e Silvestre Klering e, mesmo com o distanciamento do segundo integrante nos anos seguintes, continuou firme e forte, sendo hoje integrada ainda por Arthur Martinez. Aqui cabe destacar e agradecer a inteligência e a capacidade da turismóloga Vivian Moura com a criação do Encontro Estadual de Invernadas São Lourenço em Dança. E os papéis insubstituíveis desempenhados por todos os funcionários públicos municipais e membros do Governo. Os agradecimentos cabem ainda aos patrocinadores, parlamentares, órgãos de comunicação, entidades e todos que de alguma forma colaboraram com este feito.
Hoje é momento de transição. Em 2010 teremos a responsabilidade de decidir os futuros do estado e do país. Circunstância histórica em que o Reponte da Canção deve servir de inspiração sobre a forma de como se pode atuar na esfera pública. Estilo que valoriza as iniciativas das pessoas de bem. Estímulo à priorização do turismo e da cultura, integrados a outros arranjos produtivos, promovendo inclusão social e oportunidade de evolução através da construção coletiva. Neste instante está demonstrado que os melhores resultados são possíveis e passam pela qualidade e pela decisão dos que desejam fazer diferença para construir um mundo melhor.
Aos músicos, artistas, poetas, intérpretes, agentes ou produtores culturais, empresários, trabalhadores, jornalistas, gestores, autoridades e ao público em geral, reforçamos nossos compromissos com os princípios transformadores da atividade cultural. Nosso intuito é seguir melhorando o país, buscando um estado indutor e representações que interajam efetivamente com todos os complexos desafios de cada localidade. Perseguir a ampliação permanente das conquistas ligadas a aceleração do crescimento e do fortalecimento constante e equilibrado de acontecimentos como o 26° Reponte da Canção - A mão que toca o ouvido e o coração.

Participe desta construção!


Zelmute Oliveira
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário