quarta-feira, 31 de março de 2010

O Ministério do Segundo Escalão

Em uma cerimônia concorrida no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta quarta-feira a dez novos ministros que vão compor o quadro do governo até o final do seu segundo mandato. Dos dez, sete deixam as secretarias executivas que ocupavam para preencher as vagas deixadas pelos ministros candidatos. A desincompatibilização é exigida pela Justiça Eleitoral para ministros, governadores e parlamentares.
A recomendação para que a troca no comando dos ministérios ficasse com o secretários veio do próprio presidente Lula. Durante o lançamento do PAC 2, na última segunda-feira, Lula brincou e disse que as vagas já tinham dono. “Não adianta ninguém vir me pedir cargo porque não tem", afirmou o presidente.
A maioria que assume os cargos tem perfil técnico e deve dar continuidade às políticas já implementadas pelos indicados por Lula.

Novos Ministros

No lugar de Dilma Rousseff, que sai para disputar a Presidência da República, ocupou a Casa Civil a secretária Erenice Guerra, braço direito da ministra. Em Minas e Energia, sai Edison Lobão e assume Márcio Zimmerman, que já foi cotado para o cargo quando saiu Silas Rondeau, citado na Operação Navalha, da Polícia Federal, em 2007.
Na Agricultura, assume o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi, no lugar de Reinhold Stephanes, que concorrerá a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ao chegar ao Palácio do Itamaraty, irritado, Rossi negou qualquer irregularidade no período que presidiu a Conab.
Já os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais Patrus Ananias (PT) e Hélio Costa (PMDB) serão substituídos por Márcia Lopes, no Desenvolvimento Social, e José Artur, nas Comunicações, respectivamente.
Também candidatos aos governos do Amazonas e da Bahia, os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, deixarão em seus lugares os secretários-executivos Paulo Passos e João Santana, respectivamente. Na Previdência, sai José Pimentel (PT) e entra Carlos Gabas.
Carlos Minc sai do Ministério do Meio Ambiente para tentar uma vaga de deputado estadual pelo Rio. Assume a secretária executiva Izabella Teixeira. Por fim, o secretário adjunto da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira, substitui Edson Santos, que vai concorrer como deputado federal.
Os novos ministros receberão os cargos dos antecessores em cerimônias marcadas para esta tarde.

Fonte: Site do IG
Foto: Site do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário