terça-feira, 3 de maio de 2011

Efetivamente no Meu Ponto de Vista Uma Semana Cultural

A Conferência Cultura Para o Rio Grande Crescer, realizada no último final de semana em Santa Maria/RS, trouxe novamente ao debate a temática cultural do estado do Rio Grande do Sul. Mas mais do que isso, voltou a aproximar a Secretaria de Estado da Cultura dos produtores, dos artistas, dos gestores e enfim... de toda uma perspectiva da cena cultural que iniciou no bojo de oito dialogos culturais e entrou em cena, justamente no dia da "Dança" no último dia 29/04.
Mais do que uma data, mais um novo ritmo a cultura se inicia, um ritmo que respeita as diferenças, que compreende as mudanças como um processo de afirmação e reconhecimento, de transformação. Em contraponto a inércia que essa mesma cultura se arrastou nestes últimos anos, denunciada pelo crime que o próprio Secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil cita quando aponta os míseros 0,07% do orçamento do estado, e o menor orçamento de cultura do país, uma herança deixada pelo ridiculo governo Yeda.
Obviamente o desafio é imenso, frente ao grande anseio de tornar este estado como uma palco onde sirva para receber a todos aqueles que queiram produzir e reproduzir sua cultura, no encantamento que as nossas linguagens culturais sabem expressar.
Efetivamente esta foi uma semana cultural, que trouxe a cultura do estado a sua maior riqueza, o dialogo entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário